quinta-feira, 3 de março de 2011

O Cachorro apaixonado

   Abri a porta principal do prédio. Precisava sair, estava muito atrasada: visitar  cliente e as compras do mês. Um velho senhor me impediu a passagem. Eu ía para à direita, e lá estava ele; para à esquerda, e me encontrava de novo. Sorri.
   - Vamos fazer assim? - disse ao senhor - Vou para à sua direita, e o senhor para à minha esquerda, assim consigo sair e você entrar.
   - Au, au, au - disse o velho
   Não entendi coisa alguma. Ele tinha a voz muito grave, parecia um latido roco. O homem, lá com seus setenta anos, cabelo pintado de ruivo claro e uma caixa de pelúcia em forma de coração, que segurava com as duas mãos. Ainda pela simpatia, me lembrou cachorrinho de estimação que tinha quando criança.
   - Desculpe, não entendi - eu disse
   - Au, au, au, rrrrr, dona Josefa - falou seu Cachorro
   O velho deveria estar procurando dona Josefa, minha vizinha mais conversadora, que eu apelidei ocultamente de dona Xerife.
   - É no segundo andar, apartamento 201, pode entrar - eu disse
   Cachorro finalmente entrou no prédio. Como se estivesse abanando o rabinho, me agradeceu. Acho que foi agradecimento, só ouvi uns rosnados mesmo.
   - rrrrr, au, au, au, ... pode me acompanhar? - disse ele
   Eu estava atrasada, mas com certeza o pobre velho devia estar nervoso com aquela caixa de pelúcia na mão, e mais minha curiosidade, me ofereci para levá-lo até a porta de dona Xerife.
   - Claro, lhe acompanho - eu disse
   Seu Cachorro subiu com vagar. Degrau a degrau, tamanho esforço parecia estar competindo no triatlo. Um lance de escada. Ufa! Segundo lance. Chegamos! O peguei levemente pelo braço esquerdo conduzindo o velho homem que agora estava com os olhos arregalados. Toquei na campainha do apartamento de Xerife.
   - Agora é só aguardar - eu disse a seu Cachorro
   Ouvi os chinelos "crunch-crunch" de Xerife. A mulher abriu a porta.
   - Dona Josefa, trouxe uma visita para a senhora - eu disse
   Cachorro abriu um sorriso gigante. Xerife olhou para o pobre homem e posso jurar que vi uma lágrima azul caindo do rosto da mulher.
   - Você deve estar atrasada querida, pode ir - disse dona Xerife

Pessoal, uma dica, ler o post da T.S. Frank:
No vale das bonecas - agradecimento
No blog Café Quente & Sherlock
http://cafequenteesherlock.blogspot.com
Esse post teve um efeito coletivo esquisito aqui em casa.
Depois de lermos, começou a sair uma água salgada dos nossos olhos,
meus, do marido, e até do gato Lito,
menos da "bebê", porque já estava dormindo.
A ciência explica tal sintoma, Frank? (risos)

Elementar minha cara T. S.
Grande amiga você!

18 comentários:

  1. Vixi,pintou um clima!To começando a achar que a narradora é que tem problema de visao...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ana querida, claro que somos amigas.
    Bem, eu moro numa cidadezinha no interior da Bahia. Meio distante não é?
    Primeiro, gostaria de comentar esse seu texto.
    Como sempre me surpreendo cada vez mais quando volto aqui, cada conto supera o anterior. Esse do cachorrinho apaixonado, tirou uma risada de meus lábios. É incrível o jeito tão simples, mas tão gostoso de se ler no qual você escreve. Realmente um talento e tanto.
    Em relação a sua sugestão, eu já havia percebido esse excesso de informações no meu texto, pensei até em peneira-lo um pouco antes de postar, mas estava muito corrida e precisava postá-lo logo, pois ele estar correndo no Bloínquês. De qualquer forma, ainda tenho muito a aprimorar e desenvolver em meus textos, pois há muitas coisas da qual ainda preciso aprender e é ótimo saber que posso contar sempre com sua sinceridade, experiência e seu carinho pelo meu blog.

    Um grande beijo;

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahaha como será os nossos apelidos aí quando vc fala da gente? Hahahahahaha acho que eu sou o Panda carequinha, hahahahahahahaha.
    Masis um post bem legal, o problema é que vc só conta até um certo ponto e não investiga o restante... Puxa vida esse prédio do Chaves aí necessita urgentemente de um detetive!

    Hahahahahaha, atualizei hoje!

    ResponderExcluir
  4. ahahahahahahahahaha... agora eu fiquei na dúvida... será que ela pensou em mim quando fez a séria "Dona Xerife"?... afinal, no último prédio em que morei meu apê era 201! Afastei o pensamento disso. Que nada, tou longe de ser igual a Xerife!

    Então... quero mais, quero mais, quero mais...

    E que venha o desenrolar dessa história!


    PS: também fiquei com água salgada saindo dos olhos quando li o post da T.S.Frank! 'Brigadão, mesmo, a ela!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Ana espero que goste da homenagem e deixe sua opinão e suas críticas sobre esse poema.
    http://jaynnesantos.blogspot.com/2011/03/segredo.html

    Beijo;

    ResponderExcluir
  6. sera q era um casinho da dona xerife? Sacana ela!

    De boba nao tem nada

    Agora só tem q saber se a arma do seu cachorro engatilha ainda hehehe

    Bjss

    http://www.estilodistinto.com/

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkk, esse Jim é uma figura!

    Essa D. Xerife tem atitudes muuuuuito suspeitas, só quero ver o desfecho, hehehehe.

    Abç!

    ResponderExcluir
  8. Quando o Cachorrão soltou o "au au au" eu não pude conter as gargalhadas, rsrsrs

    Como é popular essa Xerifona hein... e cada dia eu suspeito de que a protagonista é tão "xerife" quanto a Xerifona... mesmo atrasada foi lá levar o cachorrão até o 201.. Digamos que tenha sido por mera gentileza e não por bisbilhotagem.. Ok, eu acredito (não)... rsrsrs


    Grande abraço Cissa!

    ResponderExcluir
  9. oi, sim Cecília, as imagens deram problemas aí exclui, não vou mais trabalhar com banners, mas seu blog está na minha barra lateral na minha lista de sites e blogs, não a deixarei na mão, pois gostei muito de seu blog!Bjo!

    e continue vendo o midiatotal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Opa...opaaa...olha pra Dona Xerife cheia dos esquemaaas. Dandinha, viu! rsrsrsrs

    Quero saber o que vai dar.
    Amiga, vc nos mata de curiosidade assim kkkkkkkkkkk

    Beijos, minha flor =D

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu riu no post e nos comentários oaskosako
    A pergunta que não quer calar realmente é: "como será os nossos apelidos quando você fala da gente?" ...porque né?! Vai saber. :S haha
    E Dona Xerifa tá que tá heim?! haha
    =*

    ResponderExcluir
  12. rolou um clima, hein? gostei do continho, fiquei curiosa com o que vai acontecer dps ; )
    Sempre com bons posts, Cissa. Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Seria mesmo gentileza ou apenas a vontade de descobrir mais sobre D.Xerife? Humm e que tantas visitas ela recebe,já estou com ciumes da popularidade desta senhora.Mande uns pra cá D.Xerife,tbm faço chazinhos.

    ResponderExcluir
  14. Agora que eu fiquei ainda mais curiosa... Quem será na verdade 'O Cachorro Apaixonado'? Seria um antigo namorado? (antigo mesmo!!!), o pai? o avô? Um amigo? E essa caixa de pelúcia... Ah, que eu estou já na expectativa do outro conto! Acho que vou acionar o Sherlock e o Hercule Poirot... Melhor! O Patrick Jane!!!

    P.S - Ahhh,cê merece milhares de posts, Cissa! Você é brilhante!!!! Eu é que agradeço o carinho!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela condução do texto e do sr. Cachorro até seu destino. Quem será ele?
    Quando penso que estou lendo suas crônicas elas é que acabam lendo-me e enrroscando-me, tragando-me na trama.
    Adorei que manteve o suspense sobre a identidade do Cachorro. Característica que tange a essência novelistica da boa literatura "Ceciliana" (da Cissa.. hehehehe...).

    Obs: Desculpe não aparecer, pois tenho dificuldade em arrumar tempo para navegar na internete durante a semana, tenho que me contentar em ser um nauta de fim de semana. Obrigado por autenticar nossa amizade no calor de seus cometários, fiquei muito feliz com isso. Mesmo não te conhecendo pessoalmente te admiro bastante, guria!? Um abraço!
    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Essa dona xerife tá me deixando curioso,quanta visita,e como você gosta de apelidos,kkkkkkkk..quanto ao meu apelido não quero nem imaginar a lista já é enorme,topo Topojijo,elefante voador,,nem preciso dizer por que,rs,rs,rs..
    valeuuu..
    cuidado com a dona xerife!!
    abçsss!!

    ResponderExcluir
  17. Ola Ana,da hora teu blog.
    Seguindo,segue ai tbm?
    http://hiphopactivistface.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. A Dona Xerife ficou incomodada com alguma coisa.
    Acompanharemos o próximo episódio....rsrs
    Um ótimo domingo pra ti.
    Abraço

    ResponderExcluir