segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coração Celeste

Fotos: Ana Cecília Romeu
                 
   Na infância, brincando com meus primos uruguaios, tive contato pela primeira vez com o Coração Celeste. Tínhamos que evitar o futebol ou mesmo falar dele, porque sempre discutíamos. Qual seleção é a melhor? Pergunta a esquecer, pois a Celeste uruguaia era a campeã máxima de tudo.

Parede de um restaurante na cidade de Pan de Azúcar ...
... a 10km do balneário de Piriápolis.


   
































   Recentemente, passando uns dias no Uruguai, percebi que este fenômeno segue forte. Dia 11 de novembro houve jogo das eliminatórias da Copa do Mundo, Uruguai contra Chile. A Celeste venceu de quatro a zero, todos gols do artilheiro Suárez. Grande jogo, qualquer amante do futebol tem que admitir isso. No mesmo dia e no seguinte, como resposta do torcedor, uma comoção que não se vê aqui no Brasil. Na capital Montevidéu, automóveis com bandeirinhas do país, pessoas comprando ou vestindo camisetas da seleção e o assunto vigente era esse. Parecia final de Copa do Mundo.

Montevideo, capital.


   











Em Maldonado, cidade da região litorânea.
















Livros e DVDs sobre a Celeste e seus feitos vendem bem.
   No dia 15 de novembro foi a vez do amistoso contra a Itália, que de “amistoso” teve muito pouco, e novamente a seleção uruguaia venceu, agora com um único gol de Papelito Fernández, que substituía o craque Suárez, que assim como Forlan, outro jogador essencial, estavam ausentes. Elogios da imprensa européia e, no Uruguai, nova comoção do torcedor.

Jornal El País, edição de 16 de novembro - 2011,
cuaderno deportivo.
   Por outro lado, assistimos ao Brasil com a vaga garantida, a fazer amistosos com equipes sem tradição e pouco desafio. Como ficarão nossos treinos preparatórios, já que enfrentar seleções fortes nesta etapa ajudaria a acertar o time? Sem contar que o nosso desempenho quase protocolar ainda não convenceu ao torcedor brasileiro.
   Mas no Uruguai, o que se percebe é uma seleção que está se articulando, com jogadores bons e uma garra imensa, necessária no futebol, afinal, quanto mais se tenta o gol, e se aprimora o como, a possibilidade é bem maior de fazê-lo.

Cartaz, cuarderno deportivo La Ovación, Jornal El País.
Poster, Jornal El País.
Uruguai foi a primeira sede de Copa do Mundo, em 1930,
também primeiro campeão na final contra a Argentina: 4 x 2.
   Creio que são grandes as chances de uma Celeste fortalecida e de um novo espetáculo na Copa do Mundo do Brasil, uma realidade que vem se desenhando, até mesmo de um novo Maracanazo, quando perdemos o título para eles na final de 1950.

Clássico uruguaio: Peñarol  (amarelo e preto)
versus Nacional (branco, azul e vermelho).
Aqui sou Peñarol desde criancinha!
   Coração Celeste é a garra Charrua, a certeza de que a seleção é a melhor, e acaba sendo muito boa mesmo, em talentos que convergem ao grande futebol, aquele feito com a alma do país, com orgulho de pertencê-lo. O resultado se contempla desde agora. E se os uruguaios seguirem torcendo desse jeito, não terá para ninguém, afinal quem tem um coração Celeste, já sabe há muito espantar as nuvens.

Praia de Atlántida.
Punta Colorada, região do balneário de Piriápolis.
   Crônica publicada nos jornais: Jornal do Comércio (Porto Alegre), 
VS (São Leopoldo), Correio de Gravataí, 
Correio Rural (Viamão), Diário de Cachoeirinha, 
Diário de Viamão e NH (Novo Hamburgo)

Pessoal, aqui o vídeo dos gols da eliminatória (Uruguay 4 x Chile 0), assisti boa parte numa loja de conveniência na estrada a caminho de Montevideo. Jogaço! De arrepiar a todos que amem futebol.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pesquisa Humoremconto - Música


No post do dia 23 de outubro, 
eu pedi para que colocassem em comentário no máximo 3 músicas, bandas ou cantores que estão escutando atualmente. Aqui, os comentários.
Por uma questão de espaço, editei para que aparecesse apenas a parte dessas citações. Agradeço a participação de todos, 
sugestões muito boas apareceram por aqui!

Victor Von Serran
Gosto muito de Carl Orff, principalmente nos combates de Swordplay, no qual as vezes colocamos algumas trilhas para melhorar. Gosto muito de Led Zeppelin mas escuto muito blues também.
Recomendo: 
Duel of the Fates - Jonh Willians

Jaime Guimarães
3 bandas que estou ouvindo atualmente? Vamos lá.
1) The Breeders - redescobrindo o álbum "The Mountain Bates" e sempre o clássico "Last Splash";
2) The Rolling Stones - Let It Bleed, o álbum que tem a sublime "You can't always get what you want" e a incrível "Gimme Shelter";
3) Guns n´ Roses - Apettite for Destruction, porque de tanta raiva e decepção ao ver a "banda cover" do Axl Enrolose tenho ouvido o álbum direto.

Chica
Ando numa fase que todo cuidado é pouco.. Todas me emocionam e até as infantis, que atualmente mais ouço,rsrs

Ma Ferreira
Gosto do Lenine, da Bethania. Ouvi nesta semana a Miracle Worker da nova Banda do Mick Jagger.

Dilso J. Santos
Minhas músicas e cantores favoritos do momento são: Poeta, em duas versões: Amália Rodrigues ou Joana Amendoeira; As cantatas de Bach; Carmen, de Bizet; e La Bohème, de Puccini.

André Mansim
Blues e rock são os mais tocados e bandas como Ira!, artistas como o Erick Clapton e B.b.King são os campeões!

Hugo
1-Bolero de Ravel - Original. 
2-Beatles. 
3-Tião Carreiro e Pardinho (Dever de um médico). 

Jorge Pimenta
três nomes que tenho estado a escutar, recentemente:
1. radiohead (os dois últimos álbuns)
2. arctic monkeys (o último, suck it and see)
3. sigur rós (toda a discografia).

Simone Prado
Agora tenho gostado demais de Laura Pausini. Já tive minha época de Lulu Santos e Jota Quest que amo. Mas a Laura Pausini (Italiana), Paula Fernandes, Vítor e Léo tem me tocado ao coração. 

Bixudipé
Deixo a minha sugestão: Sergio Sampaio.
Ah! Esqueci da excelente Ithamara Koorax

Marly Bastos
Agora quanto ao meu gosto eu sou muito eclética e ouço de tudo. Arranco coisas do baú e meus filhos ficam apavorados rsrsrsrs. E sou obrigada a ouvir a que eles colocam pra estourar os tímpanos. Melhor nem citar rsrsrsrs.

Cidinha
Música seja clássica,mpb é aquela que tóca o coração.

Severa
Menina do céu!Nem sei dizer se isso é normal...gosto de vários tipos de músicas que nem sei inumerar, do brega ao lírico,kkkkkk

Gi Zamai
Amiga, eu amo música, respiro música! Sou um tanto eclética também, gosto de conteúdo, mensagens que elas nos passam...E viva a música!

Pecado Capital
Ola Cissa. A moça que é uma caixinha de surpresas. Bom seu post e sua opinião é meio que parecida com a minha. Boa semana pra vc linda.

Marilene
Na música, caminho por espaços tão diferentes, que até eu mesma fico surpreendida.

Van
Kings Of Convenience - Boat Behind http://youtu.be/df2K91QSqJE
Dave Matthews Band #41 http://youtu.be/PEbb621s_GI
Elephant Gun by Beirut http://youtu.be/SWSz_PAfgNc
Ponto de luz by Sara Tavares http://youtu.be/R2i_-F8JftE
Ah Voltei! Não podia me esquecer do grego Makis Ablianitis, olha essa dele que linda Cissa Love Secret

Jacques
Atualmente ouço R.E.M. (que infelizmente acabou pouco tempo atrás), Alanis Morissete e U2.

Laize
Ultimamente tenho ouvido The Kooks '.' E Eliza Dolittle também ^^

Vera Lúcia
Posso ouvir uma música clássica, ou uma apropriada para meditação (tenho várias) ou até um samba ou pagode se quero "mexer o esqueleto" (em casa, claro). Conclusão, retirando o Funk, tudo que vier "eu traço" de bom gosto!

Smareis
Gosto de quase todos os estilos, dependendo do momento ouço todos. Mas ouvir Pearl Jam é quase uma terapia rs.

Evaldo
Gosto de ouvir Led Zepelin e Pink Floyd. Gosto de algumas músicas da Shakira, pois também sou eclético. São tantas as músicas, cantores e instrumentos musicais... Creio que “nenhum de nós” vive sem música. rs

Jim Carbonera
Lá vai as 3 bandas que ando escutando bastante: * Reckless Love (banda glam-rock sueca formada em 2010.) * Jackyl (produzida pelo vocal do ac/dc em 1991). * Allman Brothers (essa dispensa comentários). Queria deixar mais duas bandas aqui pro pessoal conhecer. Ambas bandas de rock aqui do RS. * Cartel da Cevada * Draco

Cida
Gosto muito de ouvir, entre outros: (só pode ser 3, né?...rs) - Roger Waters - ABBA - The Beatles. Fora isso, marido e eu gostamos muito de músicas clássicas (quase todas), e sempre ouvimos (principalmente no carro). Gosto bastante também de MPB, e na minha juventude curtia muitos cantores brasileiros (agora bem menos), e amava The mammas e the papas. Mas quando estou em SP junto aos netos, o que gosto mesmo, é de ouvir músicas infantis...hehehe

Bento Sales
Como sempre tive boa memória, sabia de cor todas as músicas que ouvia no rádio: de Roberto Carlos, Amado Batista, Raul Seixas, Odair José, Evaldo Braga, Fernando Mendes, Chitãozinho e Chororó, Fagner, Zé Ramalho, Wadick Soriano,Marcos Roberto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Augusto, Fábio Júnior, Teixeirinha, Nelson Ned, Almir Rogério, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Toquinho, Morais Moreira, Alce Valença e etc.. Atualmente estou ouvindo as músicas de Paula Fernandes, mas sempre curto Scorpions.

William
1º) THE ROLLING STONES - Sempre em qualquer momento ou situação! 
2º) CYNDI LAUPER - Um cd de blues que ela gravou em 2010 simplesmente fantástico, chama-se "Memphis Blues" 
3º) MUSICA LATINO-AMERICANA - Tenho encontrado várias canções bolivianas, peruanas e chilenas de qualidade inquestionável.

Eloah
Querida, adoro música, mas as preferidas são as clássicas. No momento estou revendo os Dvds com os concertos regidos pelo Karajan das 9 sinfonias de Beethoven. Gosto de todas mas a 9ª é a preferida.Tenho outras preferências Também. Estou revendo os filmes e as trilhas sonoras de Morriconi. Ah! adoro Nana Mouskouri.

Bel Rodrigues
Atualmente tenho me revezado entre três cantores/bandas: 
1º Zeca Baleiro 
2º Jack Johnson 
3º Maná

Clemente Germano Muller
No que se refere a música, não tenho um estilo, vai do meu astral. Como músico sou um ótimo turista.

Paulo César PC
Vou indicar três da atualidade, pois fazer lista de minhas preferidas é ser injusto com tantas coisas boas que já ouço ao longo da vida. Aí vai, Seu Jorge, Vanessa da Mata e Ana Carolina.

Jaynne Santos
Amo Nenhum de Nós! Principalmente a música deles que foi tema da novela, a primeira que tive contato: Você vai lembrar de mim. Algumas bandas e cantores: -Nando Reis (Muito Estranho; Resposta; A Fila; Eu e a Felicidade; Por Onde Andei; Pra você Guardei o Amor...) - Teatro Mágico (Ana e o Mar; O Anjo Mais Velho; Além, Porém Aqui; Palavra...) - Pe. Fábio de Melo (Todo Homem É Bom; O Caderno; Milagres; Deus é Capaz...).

Almir Ferreira
Eu deixo como sugestão duas das minhas bandas favoritas e uma música de um estilo que eu adoro, que é o Metal Melódico: 
1 - Mercyful Fate: "Evil" 
2 - Rhapsody of Fire: "Emerald Sword" 
3- Nightwish: "Wishmaster"

Diulye Araujo
Prefiro as músicas bem antigas das décadas de 70, 80 e 90, elas expressam sentimentos verdadeiros. Atualmente tô ouvindo Coldplay - Paradise Djavan - Um amor puro Ivan Lins - O tempo me guardou pra você.

Tsu
Em termos de voz, acho que ninguém pode se comparar á Sarah Brigthmann. De banda, eu tenho uma infinidade... gostei muito da inovação que The Cruxshadows fez no cenário gótico atual. The Cure é eterno...The Addicts é uma paixão que tenho...e o New York Dolls dispensa comentários. Agora uma banda que sai do usual é o Gregorian...sempre amei cantos gregorianos e eles rivalizam com ERA na minha preferencia. Uma música? Love Tear Will Us Apart do Joy Division.

Leila Rodrigues
Tenho as minhas listas para dançar, para correr, para relaxar e até para escrever... Sou bem eclética, porém, me permito excluir por completo alguns gêneros que não tem nada a ver comigo. Uma música: All i need - Gregorian

Paulo Cheng
La vai então: 1) Carlinhos Félix (Gospel) - uma coletânea em mp3 dos anos 90 que escuto com frequência; 2) Pet Sounds (The Beach Boys) - um albúm maravilhoso que dizem ser o melhor de todos os tempos pela crítica especializada, o preferido de Paul MacCartney, e acho que concordo, é DIVINO!!! De 1966; 3) Brother Simion (Gospel) - O Brother é um cara de São Paulo, já foi muito loucão, perambulou pela Europa, quase morreu de overdose, e fundou uma banda no início dos anos 90 gospel, a Katsbarnea, uma das precursoras das bandas gospels de rock, hoje ele e sua família moram em Berlim, e recentemente fiz uma entrevista com ele. O som dele é bem eclético e giram em torno do rock e do pop, amo suas músicas.

Nani Oliveira
The Doors, Legião,Bee Gees.(preferencias) Mas ouço de tudo,dependo do dia,do momento,do humor.

AS
As músicas são a carícia da alma.

Meire
Bom, então aí vai, minhas três bandas favoritas: Beatles, Fleetwood Mac, Carpenters.

André Martin
Olá Cissa, Não vou listar (só três?!?!), apenas vou comentar que eu tinha (tenho) e curtia (curto) ouvir aquele LP (vinil!) do Supertramp (mencionado por você) que tem na capa uma tesoura prestes a cortar a corda bamba! E que ultimamente uma voz e pessoa musical que me seduziu foi a Paula Fernandes no seu recente DVD.

Lillo Dogmez
Falando de discos, lembro do CD "Da lama ao caos" do cantor pernambucano Chico  Science. Esse CD abriu meus horizontes musicais.

Elisa T. Campos
Gosto de todos os estilos, só alguns sertanejos, muito MPB que ouço pela rádio USP e ultimamente ando ouvindo música clássica.

Letícia Barcelos
Ainda curto rock, mas me encontrei mesmo no mpb e o pop internacional. Atualmente estou completamente apaixona pelo Maroon 5, sempre escuto Ana Carolina, e os rocks antigos, como Legião Urbana!

Soninha
Amo escutar Gonzaguinha, principalmente "O que é o que é" e "um homem também chora"; amo Richard Clayderman; Ravel-Bolero; Kitaro; Ave Maria; Ludmila Ferber... Chico Buarque.

Fernando Siqueira
O ritmo que eu amo é o brega, isso mesmo, gosto muito de ouvir e sugiro que você ouça, cecilia. Agora aquela música que não tem nem sentido, que é a "vou não posso nao minha mulher não deixa não" essa aí ninguém merece, né? 

sábado, 12 de novembro de 2011

Pesquisa Humoremconto: Time de futebol


Pessoal, no post do dia 14 de outubro 
propus que postassem em comentário qual o time de futebol de paixão de cada um, e aqui vocês conferem as respostas.


RESULTADO PESQUISA HUMOREMCONTO
Time de futebol de paixão
Observação: Para times com o mesmo número de votos, coloquei em 
primeiro na ordem o time que apareceu antes em comentário.
Agradeço a participação de todos e o fairplay.



O resultado vocês conferem aqui!

- Sport Club Internacional: 8

- São Paulo Futebol Clube: 5

- Clube de Regatas do Flamengo: 5

- Grêmio Foot-ball Porto Alegrense: 4

- Cruzeiro Esporte Clube: 3

- Club Atlético Boca Juniors (Argentina): 3

- Santos Futebol Clube: 2

- Sociedade Esportiva Palmeiras: 2

- Sporting Clube de Portugal (Portugal): 2

- Clube Atlético Mineiro: 2



Citados uma única vez 
(por ordem de comentário):

- Santa Cruz Futebol Clube

- Sport Lisboa e Benfica (Portugal)

- Club de Regatas Vasco da Gama

- Fluminense Football Club

- Bayer 04 Leverkusen Fußball  (Alemanha)

- Club Atlético Peñarol (Uruguai)