segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Alma cabeluda


O Humoremconto, como o próprio nome diz,
é um blog de contos de humor.
Mas às vezes quebrar algumas regrinhas é bom, se faz necessário.
Neste post, uma crônica que fiz baseada num sentimento e
em algumas pessoas que me inspiraram definitivamente.
Espero que aproveitem e se permitam entrar no clima de Hair!
"When the moon is in the seventh house And Jupiter aligns with Mars..."
   Aquarius, música tema de Hair, filme dirigido por Milos Forman (EUA/1979), consegue materializar como película todos os anseios de uma geração. O roteiro é baseado em espetáculo homônimo da Broadway. Conta a história de um rapaz do interior que passa por Nova Iorque um dia antes de se alistar para a Guerra do Vietnã, e conhece um grupo de hippies, com os quais passa a conviver.
   "Quando a lua estiver na sétima casa, e Júpiter alinhar-se com Marte, então a paz guiará os planetas, e o amor dirigirá as estrelas".
   O filme marcou história, mas não parou no tempo.
   Pensando assim, depois de algumas décadas de vida, descobri que alma tem cabelo. Pois é! Alma tem cabelo sim! Tudo pelo amor ao equilibrio da tal "paz mundial", talvez a grande utopia pregada desde o século passado, mas um acordo de cavalheiros com o presente. Um nirvana de conceitos, onde o respeito ao diferente impera. Tendo consciência que somos seres em constante transformação, absorvendo, construindo; reconstrução e destruição, no acertar e errar: a iconoclasia cotidiana; mas buscando nossas histórias nas pegadas em conjunto, na areia marcada por outros pés. O respeito ao planeta, a natureza, ao próximo, até ao vizinho que mora ao lado, que deve lá ter seu motivo de ser tão chato.
   Tudo na vida pode dar certo, mesmo que pareça que está errado. É o desafio constante. Se fosse fácil e bonitinho, era só resolver algumas fórmulas no café da manhã e teriamos um dia perfeito.
   O Hair é mais que isso. Propõem o desafio do dia-a-dia. O choque de gerações e até de nós com nós mesmos, num constante divórcio do ir e vir individual. O descobrir suas capacidades e testar seus limites, de outra forma não tem como evoluir.
   A alma que tem cabelo está pronta para novos penteados. Um dia quer prendê-lo, em outro soltá-lo, colocar adereços, lavar, escovar. O careca não, almas com alopecia não se permitem opções e nem pentes usam. Costumam a conceber tudo em regras pré-determinadas. Privilegiam à técnica; ao bom senso. A si próprias; ao coletivo. Por isso são carecas de alma, sem opções de ter o privilégio de soltarem seus cabelos esvoaçantes por aí numa brisa da manhã.
   É meus caros, quem tem alma cabeluda reconhece nos outros todos os cabelos que têm, e propõem uma marcha quase silenciosa em busca de uma magia, um "clic" do destino: a grande utopia, a mística, que possa trazer melhor vida a todos. A verdadeira lei da compensação. Se eu fizer o bem; o bem retornará. Lei da física? Quem sabe? Mas calcada no respeito, apesar do desafio. Ser pacífico, mas sem atitudes estanques. "Viver, e não apenas aguentar". Esse é o Hair.

12 comentários:

  1. Hummmmmm acho que minha alma não tem cabelo, porque nem eu vivinho aqui tenho... Hahahahahahaha.
    Bela crônica e mesmo querendo falar sério eu rí bastante do seu texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Que belissimos post, minha flor.
    Chego a conclusão de que a minha alma tb tem cabelo, pois sou uma pessoa que vivo sempre em busca de algo novo para acrescentar à minha vida.

    Acho que todo esse ciclo tem maia graça assim. Tudo depende da gente...por isso, que vivo falando que são os meus sonhos que me movem. Eu vou para onde cada um deles me levar.

    Beijos e tenha uma linda semana.

    Te espero lá no blog, tem post novo ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Saindo de ônibus daquela pequena cidade para cumprir o dever de defender a pátria. A pátria errada, imperialista, cruel e sem limites. Encontra-se com cabeludos, vai à festas da burguesia e com os verdadeiros amigos iguais dançam sobre a mesa farta de alimentos e hipocrisia, nadam no lago numa linda noite, "tragam a paz", cantam canções afrodisíacas e celestiais e vão tocar piano numa delegacia. Julgados, humilhados, assim como a sátira exposta na seleção dos jovens que irão lutar numa guerra idiota e imbecil, com coronéis estranhos e escondidos no armário.
    O que fica disso tudo é um misto de amizade verdadeira mesmo que por pouco tempo - porém, na jazida misturada entre milhares de fiéis servidores da pátria, está um inocente, mas um inocente amigo de verdade.
    A pátria saiu derrotada, apesar de todos os tanques, aviões e suas bombas. Derrotada por pequenos lutadores desarmados, mesmo com os filmes de Hollywood que teimaram por longos anos empurrar goela abaixo do mundo, que foram vencedores.
    Que ótima postagem, Cissa.
    Escreveu com propriedade sobre uma causa de uma época que não terminou.

    ResponderExcluir
  4. e olha que ser chamado de piolho era uma coisa ruim !!!


    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tem um selo para você no meu blog.Espero que goste.

    ResponderExcluir
  6. Sempre atual,principalmente lembrando do preconceito que eles enfrentaram,fora as lições de amizade,de como é bom fazer um amigo ,por algumas horas feliz,mesmo que depois ele foi lutar por coisas que não acreditava,com as quais não concordava.Marcou uma época,uma geração inteira e lendo teu texto lembrei de "grease"(com o travolta).Clássicos do cinema,agora os filmes parecem que tem,todos, o mesmo enredo,o mesmo blá blá com final feliz ,e só.

    ResponderExcluir
  7. Minha flooor,

    Tem post novo lá no blog.
    Te espero =D

    Beijos!!!

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hair um classico...e vc conseguiu torná-lo ainda mais atual com seu texto.
    Não tem muito o que dizer,vc disse tudo.E alma ter cabelos...que bom, gosto de cabelos longos como os nossos!rsrs
    Beijao querida,e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Hair é o filme da minha vida!
    Não vivi essa época, mas ele foi um divisor de águas quando o vi pela primeira vez (talvez na 4ª ou 5ª reprise da tv). Ali, prafraseando a Ana, descobri que minha alma é cabeluda: pela busca da amizade incondicional, pela valorização da paz mundial, pelo sentido de grupo, que permeia toda a minha vida.
    Parabéns pela crônica! Hair, ainda é muito atual e tá mais do que na hora da gente mudar esse mundo, mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Ah adorei seu post! Uma comparação bem pertinente essa sua, entre alma cabeluda e carece. Quando comecei a ler, não apostava muito em um texto sério, rss. Mas tem todo o sentido o que você afirmou. Parabéns pelo texto, querida!

    Abç!

    ResponderExcluir
  11. oi meninasss!!

    o blog ta otimoo... pois é meu blog ta crescendo rapido rsr .. mais de 855 seguidores jaa ( yyyuuupiii) rsrs

    brighadinha por passar la..

    bjuss

    VISITEM:
    www.nathybook.blogspot.com
    www.twitter.com/@blog_nathybook

    ResponderExcluir
  12. O que eu posso comentar depois de ler isso? Eu amo mudar o meu cabelo! haha
    Boa comparação essa de cabelo e "alma". Gostei ^^

    ResponderExcluir