domingo, 30 de janeiro de 2011

Francamente, senhor Wilde

É o título da minha crônica literária no site:www.portuguesepoesia.com

Roger Tavares, obrigada por ceder seu espaço.

2 comentários:

  1. É tu tem razão. A época em que Wilde viveu, era marcada por um profundo elitismo literário. Poucos tinham acesso aos livros. Talvez por isso mesmo, fosse tão marcante a classificação entre boa e má literatura, ou entre literatura e pseudo-literatura. Hoje estamos vivendo um tempo de democratização do conhecimento. A maioria das pessoas tem acesso à internet, seja em casa, na escola, no trabalho ou em lan houses. Isso tudo também fez com que a escrita se popularizasse nos meios eletrônicos, através de blogs e sites de relacionamento (esses últimos, criaram até uma espécie de novo dialeto). Na internet, os textos devem ser enxutos e interessar ao leitor, enquanto em outros meios, possuem outras exigências.

    Realmente Paulo Coelho não é um grande escritor, mas foi muito esperto ao aproveitar o filão literário que lhe renderia muito sucesso. Acho que apesar disso, todos devem ter a liberdade de ler de tudo. Afinal, isso faz parte da caminhada na formação do leitor.

    Muito bom seu texto, Cissa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo espaço, ainda não tinha parado para analisar a citação de de Wilde, mas você tem razão ao proferir :"há livros bem ou mal escritos...", mas isso não é tudo.
    Eis o motivo da literatura...Adquirir conheçimento ! Eis a questão !
    Abraços

    ResponderExcluir