terça-feira, 8 de março de 2011

A dor e a delícia de ser Mulher


   Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, mas adiei por anos. A ideia daquela agulha furando minha pele, não me era boa. Quando finalmente me animei, já na sala de espera, falei à minha amiga escudeira que estava com muito medo da dor. Um garotão que aguardava para colocar um piercing me disse:
   - Você é mulher, vai aguentar a dor.
   Sábio garoto, concordo totalmente. Nós mulheres temos uma estranha mania de aguentar as dores do mundo. Como a representação de Maria, em Magnificat? Talvez.
   Quando eu estava na sala de parto, a anestesista me perguntava a todo instante qual porcentagem de dor sentia, para verificar o efeito da peridural. Esquisito tudo aquilo. Quase questionei se podia ser uma periódica: 33,33%? Mas passei, apartir dali a quantificar as dores. E não são poucas que nós mulheres sentimos.
   Dor menstrual; da primeira, menarca; da ausência, menopausa. A dor da falta de um único telefonema de quem gostamos. Será que o cara leva um choque nos dedos toda vez que digita o meu número: 32...? Pensei na adolescência, e essa dor foi para mim, na época, de quase 100%. A dor da injustiça, quando o colega (sexo masculino), que trabalhava só meio turno, ganhava o dobro do meu salário que trabalhava full time, e tinhamos currículo e tempo de serviço semelhante. A dor de um fim de relacionamento, da troca, da incompreensão.
   Talvez por essas coisas da natureza, nós mulheres temos a inteligência intuitiva bem desenvolvida, que nos permite sentir mais dores, mas também percebermos detalhes com nitidez.
   É certo que somos de fases, e isso às vezes é incompreensível até para nós mesmas. Em um único mês somos várias, e a dor em nós muda de intensidade. Tem semana que me sinto a Escrava Isaura; em outra sou a Mulher Maravilha; dias em que parece que ouço e vejo melhor, a própria Biônica; e em outros uma verdadeira Barbie pateta que não sabe nem somar um mais um, hã? Coisa da dança de hormônios, quem sabe?
   Mas para não parecer que este texto é um mero manifesto feminista, ou coisa que o valha, vou citar a contribuição de alguns homens em minha vida, por exemplo, o meu escritor preferido Oscar Wilde, que em plena Irlanda do século 19 me sai com essa frase: "Permitam às mulheres as mesmas condições e elas conquistarão o mundo"; ou de outro Oscar, meu pai, agora o velho Rodrigues, que me ensinou a vencer tudo com um simples sorriso. Reverter dores, mágoas. Mais ou menos como o ser transcendente do simbolista Cruz e Souza, o "ficar tranquilo num sorriso justo, enquanto tudo em derredor oscila".
   Uma coisa é certa, essa capacidade que nos foi dada de sermos intuitivas, nos deve vir a favor. Temos essa impressionante capacidade de reverter as dores, e transformá-las em prazer e humor, mesmo que não saibamos disso.
   Aconselho amigas, a nunca chorarem mais que cinco minutos por seja lá o que fôr. No dia seguinte, incríveis bolsinhas de água vão se alojar embaixo de seus olhos. Quando chegarem ao emprego, na aula, na casa de um amigo vão ter que dar algumas desculpas do tipo: "estou me gripando", ou, "a insônia foi terrível essa noite". Eu faço assim, se começo a chorar, já cronométro: 4.59; 5.00, acabou! Olho para o espelho e tento sorrir. Até bom que o lábio fique todo torto, vai ser engraçado, aí vocês vão rir mesmo. Uma vez sorrindo, é incrível, mas começam a mudar as coisas. Rir de nós mesmos, ou da situação, transforma tudo em humor. E o bom humor vence tudo!
   Podemos transformar até a pior dor, em momentos bons de lembrança, por exemplo. Ou quando acabamos o relacionamento com aquele cara, podemos pensar que mandamos o tal palhaço de volta para seu circo, e que vá procurar sua turma em outro picadeiro, e isso será humor.
   Mesmo que estivermos por dentro como gelos despedaçados, um simples riso para nós mesmas é possível. Somos mulheres, temos essa capacidade, e a principal de todas, de percebermos coisas nos detalhes, como a simples intenção de uma alegria furtiva, que pode por fim resgatar a maior de todas: nossa dignidade.

Dedico às mulheres do mundo.

30 comentários:

  1. Olá Cissa,
    Não poderia ser diferente passar aqui no seu blog e encontrar um texto tão especial e inteligente como esse.
    Não há necessidade alguma de ficar comentando muito.
    Todos os dias são especiais para as mulheres.
    Hoje é mais especial ainda (8 de Março).
    Parabéns!
    Abraço e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto,linda loira,e a tatoo tb...rs.FICOU SEXY!Vc é especial e uma grande mulher!bjk

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, tudo a ver com a essência feminina. Realmente a mulher é muito mais macho do que o homem, suporta mais coisas. Quero te parabenizar pelo dia (como disse o William, é todos os dias o dia da mulher) simbólico da mulher. Também fiz um texto homenagiando a vcs. Dá uma passada lá e recebe a homenagem.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabens as mulheres do mundo!
    Aprimoramento das criações de Deus!

    Parabens por mais esses texto! Muito bom como sempre. Minha esposa também morre de medo de injeção e uma vez desmaiou só de ouvir que tinha que tomar uma bezetacil, mas um dia antes da gente se casar ela fez uma tatuagem, "André amor eterno", puxa como fiquei feliz!

    ResponderExcluir
  6. Essas mulheres e seus poderes...
    Que texto mais poderoso!!!

    Obs:Fiz uma singela homenagem as mulheres que admiro, dediquei citando nomes, e adivinha... Você está entre elas. Confira, espero que esteja a altura. Feiz dia da Mulher!

    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Texto maravilhoso, Ana!
    Mulheres sempre! O mundo é nosso!
    Com o perdão dos homens que frequentam, ou frequentarão este rico espaço, hoje me permito dizer que as mulheres é que movem o mundo e podem tudo! Até presidente do Brasil a gente já é! rsss
    Ana dois pontos importantes que considero fundamentais na minha vida, o nosso pai. Nunca, em momento algum da minha vida eu vi este homem desrespeitando uma mulher ou com o astral baixo. Um grande exemplo, certamente!
    E outro, nós mulheres (assim como os homens também) não devemos nos permitir mais de alguns minutos de tristeza na vida! Sigo esse lema fielmente e posso dizer com muita segurança: eu sou feliz e não tenho problemas!
    Bjãooooooooo, mana linda e inteligente!

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ana, primeiramente obrigada pela dedicatória, rsrs.
    Sabe o que me deixa mais indginada? É que mesmo sendo fortes ainda somos consideradas como o sexo frágil. Não é de deixar qualquer mulher revoltada?
    Tantas dores superadas e transformadas em humor como você mesma disse e ainda somos consideradas frágeis. Os fortes são eles, que não dão luz, não são sensíveis e com isso não sofre as dores da alma, não sangram todo mês.

    Amiga te recomendo ler esse texto de Verissímo:
    http://pensador.uol.com.br/frase/MzU0MjA5/

    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Ana,texto maravilhoso.

    As mulheres existem para que as amemos,e não para que as compreendamos.

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns Cissa, pelo dia dedicado às mulheres e pelo depoimento acima, carregado de sentimentos verdadeiros. Eu me orgulho de jamais ter incorporado o estilo machista de discriminação, e de repudiar toda e qualquer manifestação do tipo que presencio, aliás, seja ela de que natureza for. Não há motivos para que as mulheres sejam discriminadas, felizmente aos poucos as pessoas estão se libertando destes pensamentos arcaicos e se dando conta disso. Eu adoro as mulheres em todos os sentidos, e acho que elas ainda tem muito espaço para conquistar.

    Um grande beijo e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, Cissa! Tenho muito orgulho de fazer parte da blogosfera, acompanhada de grandes blogueiras. Uma delas é vc, claro! Talentosa, educada, cheia de sensibilidade. O texto só expressa um pouco do que vc mesma é!

    Abraços e ótima terça!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu dia.
    Lindo post,seguindo ta,segue ai tbm.
    http://beautyblack2.blogspot.com/
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Este texto é uma justa homenagem a todas as mulheres.
    Sem elas não há criação, e nós homens, devemos louvá-las.

    ResponderExcluir
  14. pooooo frase do oscar wilde nao vale! O cara era uma mulher em pele de homem! Se bem q ele tinha umas frases meio machistas. Acho q ele era um clodovil dos seculo 19! :D

    Sábias palavras. Principalmente na parte da dor, onde normalmente a mulher tem mais "culhao" para aguenta-las do que um mero "macho" de palavra!

    Mas mesmo assim, ainda acho q tem MUITAS mulheres que tem q conquistar algo que lhes falta, respeito proprio. E no meu livro, tento deixar claro isso, mesmo que ele tenha tendencias machistas. Mas, com certeza, o considero um livro em sua grande maioria, feminista!

    Mas enfim, ia escrever mais, mas isso é um longo debate que nao conseguirei me fazer entender por aki hehehehe

    Beijaoo e parabens pelo seu dia, mulher!

    http://www.estilodistinto.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá minha querida...
    Adorei tuas palavras a respeito do meu comentário: -Isto é coisa de amiga...
    Sim...Amiga...Não é pq é mundo virtual que não dê para criar vínculos, te adimiro como pessoa e profissional...E este blog que tanto mim diverte heim...Sabe, este fim de semana sai de Minas e fui debaixo de um tempo terrivel para São Paulo...Fazer sabe o que ? COnheçer alguns amigos virtuais...Nossa Cissa, foi a maior doidera que já fiz e a mais prazerosa tb, adorei conheçer eles e este vinculo de amizade cresceu ainda mais...Prova que ainda existe afeto, carinho e admiração veradadeiros mesmo sendo virtual...
    Destaque para a frase:
    -Você é mulher, aguenta a DOR...
    Precisava de algo do tipo hj..Tem dia que estamos mal...Mas vim aq, faz um bem enorme...
    Beijo querida tenha um lindo dia...

    ResponderExcluir
  16. as mulheres são fortes, aguentam muuuuiiitas dores!Cólicas, a dor do parto, da depilação...rsrs
    Todas as mulheres são "mulheres-maravilhas"rs
    bjs

    http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Uma costelinha....isso que vcs são...por isso que quando um cara perde uma mulher ele fala que sente um vazio no peito...é que falta uma costela !


    Acho que a dor que vcs sentem, homens não poderiam sentir, para nos os tolos meninos, não sabemos entender que a dor de vcs tem uma relação muito estreita com o amor......... o sacrificio !

    adorei sua tattoo e quem sabe um dia coloco uma foto da minha pra vc ver !

    obrigado pelas visitas de sempre...vou colocar o humor em conto na minha lista de blogs...

    um beijo !

    http://universovonserran.blogspot.com --- Coração verde e amarelo

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a todos pelas palavras tão importantes neste post: William, Emi, Paulo, Rejane, Dedé,Dilso, Bel, Jaynne, Nani, Almir, Roseane,Cássia, Pedro, Jim, Josy, Rart e Victor, meu muito obrigada a vocês! De coração!

    ResponderExcluir
  19. oieeee!
    feliz dia internacional da mulher atrasado!
    adoreiii a tattooo!
    e então, deu pra suportar a dor?
    eu tb tenho uma no pé!
    doeuuu "pacas", mas aguentei firme e forte a dor!
    hehehehe
    bjos
    nathy
    www.nathybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada Nathy, por tua volta ao meu espaço, justamente neste post tão importante!
    Deu para suportar a dor sim rsrsrs
    Mas doeu pra caramba!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. A D O R E I especialmente em sorrir ao me imaginar mandando um palhaçao de volta ao picadeiro!!!

    ResponderExcluir
  22. Lilia, muito obrigada pela atenção.
    Que bom que sorriu, os palhaços tem seu lugar, e é no picadeiro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Aninha! Muito legal este post, dá pra falar muito sobre o assunto né? Tu sabe que eu não vejo as mulheres como seres melhores ou superiores, a gente fala isso só brincando pra pentelhar, afinal a vida também é feita de piadas. Mas voltando a falar sério, nós somos todos seres humanos, iguais em direitos e deveres que infelizmente não se aplicam na prática no mundo machista em que vivemos, onde até mesmo as mulheres se permitem ser tratadas como meros objetos sexuais, um problema sério que requer muita discussão ainda. Agora, independente de sermos todos irmãos, pertencentes a este gigantesco universo, é inegável que a sensibilidade feminina é algo que está para além do compreensível, realmente é muito especial, nossa coragem e força são inexplicáveis e eu creio que os homens não passariam por muitas das dores que passamos sem traumas. O bom é que eles nos ajudam com as praticidades da vida, nos oferecem um chão firme quando viajamos demais, e não podemos esquecer que dois braços fortes são sempre bons para curar qualquer dor não é? E a gente em troca ensina a eles o valor da doação, o prazer por se aventurar sem ter certezas de nada, e a vivenciar o amor incondicional que temos por quase tudo que existe. Deus sabe mesmo o que faz! Grande beijo querida!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa Rashimi, sem comentários!
    Por ser maravilhoso o seu!
    Grande beijo também.

    ResponderExcluir
  25. Lembro de uma cena no filme Cidade dos Anjos em que a Meg Ryan conta ao Nicolas Cage que as mulheres consegue suportar a dor física até 9 vezes mais do que o homem.
    E então?
    Quem é o sexo forte?
    Parabéns a você e a todas as mulheres que dão um pouco mais de cor a este mundo cinza.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  26. Jacques, muito obrigada pelo comentário muito inteligente o seu! Abração!

    ResponderExcluir
  27. Que texto mais lindo e oportuno, Cissa... digo oportuno, pq nesse momento estava pensando sobre isso, em como nós mulheres somos guerreiras!

    Amei... ah e adorei sua tattoo... vc estava com medo da dor e foi escolher um dos lugares onde mais dói!? rsrsrsrs... viu como vc foi forte!? Sabe que sou super suspeita em falar de tattos, pois aaaaaamo demais! Se eu não me policiar, viro uma folhinha de gibi. hahahahha

    bjks

    ResponderExcluir
  28. JOICY,
    obrigada, amiga! Comentário bonito o seu!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  29. Oi Cissinha,

    O seu texto é bárbaro! Você consegui falar da mulher por inteiro, nas suas lutas, dores, neuras e recomeços.

    Irei fazer 40 anos em março, tenho um filho de 10 anos que o pai foi assassinado em 2010. Naquele momento achei que não ia conseguir, mas hoje estamos caminhando e sempre. Sou mulher daquelas que vai para o banheiro chorar no momento da tempestade, mas volta inteira ou pelo menos em pé.

    Posso dizer que esse poder que a mulher tem de retomada deve ter sido o elixir da vida. Concordo com você no resgate da dignidade.

    Enfim, temos coragem, amor e fé em Deus para seguir.

    Lindo texto, inteligente, articulado e real.

    Bom domingo, minha amiga linda.

    Fica com Deus, você, Pedro e a sua lindinha.

    Lu

    ResponderExcluir
  30. Luluzinha,
    só hoje vi teu comentário... me perdoa?
    Chorei, amiga..., nem sei o que te dizer...
    Grande beijo, te cuida!

    ResponderExcluir