sexta-feira, 29 de abril de 2011

De perto, todo príncipe é sapo

   Aguardem os momentos decisivos da novela de dona Xerife!
Enquanto isso, fiquem com esta crônica que publiquei hoje em jornais da região metropolitana de Porto Alegre:
Diário de Viamão, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha.


   Incrível repercussão, no mundo, do casamento do príncipe William com a plebeia Kate. Estive recentemente na Argentina e Uruguai, por lá, a mídia dedicava boas páginas de jornais e matérias em seus noticiários televisivos, o mesmo está acontecendo aqui no Brasil, sem falar no resto do globo.
Século 21 e o imaginário príncipe/princesa ainda está muito presente em todos nós. Quem não deseja ter um parceiro da Realeza em sua casa? O príncipe que chega no cavalo branco, que faria tudo para nos salvar, não desmarcaria encontros, e ligaria no dia seguinte? Ou a princesa frágil esperando o resgate protagonizado por seu heróico cavaleiro, e detalhe, ela sem TPM e mau humor?
   A verdade é que com o passar do tempo, em qualquer relacionamento, a chance do princípe encantado - expressão que seria uma redundância, já que toda majestade carrega em si o encantamento - virar um sapo é muito grande. Os estragos que um simples par de chinelos esquecidos no meio da sala, sem falar na clássica tampa do vaso sanitário, podem ser imensos. A Bela que vira Fera por qualquer pequeno motivo, também vai transformando o castelo luxuoso numa casinha de pau à pique.
   Somos imperfeitos, mas sonhos da Realeza tornam nosso dia-a-dia mais suave. A famosa política do "circo", do pequeno escape diário que nos permite viver com um pouco mais de tranquilidade ao despertamos nosso lado onírico. Nos sentirmos num cenário luxuoso, como personagens Reais, num casamento ideal, mesmo que a gente saiba que tudo pode ser mentirinha. Isso alegra a existência, nos libera por minutos daquele problema que nos preocupa tanto, e até pode nos apontar soluções.
   Viver um pouco o faz-de-conta é um faz-bem para a saúde da alma.
   No nosso mundo, menos encantado, o que nos resta é procurar outro anfíbio que satisfaça nossas pequenas exigências, talvez a popular "metade da laranja", ou o "chinelo velho para o pé torto", quem sabe. E talvez conseguir transformar o banhado num belo castelo; seu sapo interior, no melhor que puder dar num relacionamento: Nossa Senhora Majestade.

24 comentários:

  1. Adorei o "sapo interior" e "procurar outro anfíbio que satisfaça nossas exigências"... ótimas sacadas! rssssss Muito bom o texto... não é à toa que teve excelente repercussão com todos se degladiando para publicá-lo! :-)

    ResponderExcluir
  2. Cissa, ótimo ponto de vista seu, até que enfim um lado positivo nessa história. Lógico que há algo de bom nessa história, que é a perpetuação do casamento como instituição. Acredito no casamento, mesmo pq creio que ele foi instituido por Deus e claro que ele fica satisfeito quando fazemos isso. E lógico que a intenção deles é que dure a vida toda, mas quando há muitos interesses em jogo, como é o caso, títulos, posição, dinheiro, fama, não sei não, mas torço para que dê tudo certo. Apesar de não suportar todo aquele ambiente e atmosfera "REAL", mas já falei sobre isso no meu post.

    Cara, parabéns por vc estar escrevendo para os jornais da tua região, vc tem um talento incrível para a escrita.

    Então aguardo as respostas no dia 2, também manda a foto tua e algum vídeo para postar, ok?

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Bela crônica hein minha amiguinha Cissa, a novela da Xerife está legal, mas suas crônicas são impagáveis, muito bem escritas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Cissa!

    Aqui ansiosa pelo desfecho da birthparty da dona Xerife...

    Então, pois, eu queria era comprar aquele saquinho 'sick' com o bordão do casamento do príncipe e da princesa... he he he...

    Então, cotidiano, convivência... E o antes príncipe, vira sapo mesmo... É tão difícil... A realidade é diferente... E padecem os romãnticos dessa ilusão. Por isso sou a favor do Living Apart Together, como sempre venho dizendo - um eterno namoro!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Cissa,
    Já li tanto sobre isso e já escrevi tantos comentários sobre o assunto, que vou perder amigos(as) pela minha sinceridade...rsrsrs
    Mas eu não costumo ficar no muro para dar algumas opiniões e nessa não será diferente.
    O que eles proporcionaram com esse "evento", sim, foi um evento, é o que se chama de desviar o foco. Enquanto todo mundo fica preocupado em acompanhar um casamento "real", soldados do Reino Unido e seus aliados fazem o "serviço" em outros países.
    Tudo lindo, maravilhoso, glamour, carrões, vestidos, jóias, troca de beijos carinhosos...etc e etc.
    Já moraram juntos antes do casamento e isso não é contra o que a religião "prega"?
    Sinceramente, é muita hipocrisia junta.
    A sua crônica é perfeita e não posso ir contra o que as pessoas pensam ou fazem, aliás, quem sou eu para isso....apenas gosto realmente de falar e escrever o que penso.
    Estamos no aguardo do desfecho da Festa da Dona Xerife.
    Um ótimo final de semana pra você e família.

    ResponderExcluir
  6. cecília, querida,
    oportuna esta tua crónica, num dia em que o mundo parou para poder projectar no par real todos os seus sonhos-por-cumprir e desejos incompletos. a percepção das coisas é sempre fantasiosa quando se funda no olhar epidérmico, como se por debaixo da pele fôssemos um tecido espesso inexpugnável ao tédio, ao ócio ou à decepção.
    saramago tem um conto em que diz que "para se conhecer a ilha é preciso sair da ilha". ora, adoptando um ponto de focalização diferente [imagine-se que o enunciador não é um habitante da ilha], seria caso para dizer que para se conhecer a ilha não basta vê-la pelo lado de fora...
    um beijinho!
    p.s. a tua tese aqui enunciada pulsa viva na novela de d.ª xerife, ou também aí não houvesse um príncipe perfeito, meninas encantadas, um sapo, cocktails glamourosos e até chinelos nos dedos :)

    ResponderExcluir
  7. Cissa, eu adorei esse título haha
    só pensando... de perto, todo príncipe é humano (já que a parte 'mágica' do encantamento não existe mesmo), mas dizer que todos são sapos fica bem mais claro. haha ^^

    ResponderExcluir
  8. Menina!!!
    Eu amei seu blog... vc escreve muito bem!!!
    Parabéns!!! Já ganhou uma seguidora.
    Me faça uma visitinha!
    Beijokas
    Lindo find!
    Pri
    modamusthave.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bel, obrigada por perceber as sacadas!
    Paulo,que bom que desfrutaste desta outra dimensão dos fatos.
    T.S,Living Apart Together, boa ideia! Dedé,William, muito obrigada pela leitura e acompanhar meu trabalho, também em crônicas.
    Jorge-de-além-mar, capistaste com maestria a força exploratória da ilha.
    Laize, hummm..., e têm sapos nesse banhando rsrsrs
    Priscila, seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  10. É, todos nós temos príncipes, princesas e sapos interiores... bem como bruxas malvadas...

    O ser humano não é uma coisa só, não se reduz a um título somente. As pessoas se iludem com essa historia de casamento "real". Real não sei aonde... as duas pessoas que se casaram ontem são seres humanos iguais a qualquer um de nós, e enfrentarão dificuldades conjugais iguais - ou piores - que a das demais pessoas "comuns".

    Abraços Cissa! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cissa!!!

    Ah eu já estou lendo seu artigo e devo concordar. As coisas mudaram muito hoje em dia com relação á relacionamentos. Não existe mais principes ou princesas e acho que pouca gente acredita nisso. Sobre o casamento real e devo dizer que aquele vestido chinfrim desmoralizou todo o glamour da realeza. Sério, a noiva estava feia, apagada...o cabelo não ficou legal, a maquiagem estava ausente..ou ela fez de propósito ou a sacanearam. vestido da Diana era digno agora o da Kate parece vestidos de brasileira comum e pobre. Não ´porque foi um estilistas conceituado e nem venham dizer que o vestido era lindo. Dizer isso é só hábito do povo.

    Então minha mãe é a dona Edna kkkk... Ela agradeceu muito a dedicação e achou super legal vc querer vir aki pra SP!

    Espero que resolva logo o lance da net em sua casa para que possamos conversar mais!

    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O problema num relacionamento é que idealizamos pessoas,queremos que o outro seja o que não somos,que ele satisfaça nossas vontades e não é assim,não podemos respondabilizar,delegar a ninguém a nossa felicidade,e quando o outro(a) não cumpre este papel,nos decepcionamos e tudo: a magia,o respeito,o encantamento vão embora.

    ResponderExcluir
  13. Atual, inteligente e divertido. Adorei a crônica! Isso é o que eu chamo de equilíbrio: ora no sonho de conhecer um príncipe, ora na realidade de que pode tratar-se mesmo é de um grande sapão. Tenho certeza que os teus leitores, tanto daqui do blog quanto na versão impressa, adoraram... Abração e um forte abraço, querida!!!!

    ResponderExcluir
  14. Cissa, passando para desejar um domingo abençoado pra vc e família. Atualizei, abração.

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga adorei a crônica, entre sapos e príncipes, ilusão ou não nem tudo não é eterno,a não ser o amor,quando se é conquistado todos os dias para não o deixar morrer com as rotinas e problemas banais do dia dia!!
    Bjjjsss!!!

    ResponderExcluir
  16. Rose, Tsu, Nani, Dilso, Paulo (de novo, rsrsrs) e Mauro!!!!
    Muito obrigada para vocês!
    Os comentários de vocês movimentam meu trabalho!

    ResponderExcluir
  17. Ana querida, de longe todo príncipe é realmente um sapo.
    Mágico mesmo é quando um sapo torna-se um príncipe e assim conquista sua princesa para que juntos construam um castelo.
    Ninguém jamais será plenamente um príncipe ou uma princesa, mas podemos sermos o conto de fadas para alguém se assim nos empenharmos. Corrigindo nossos defeitos e aceitando os do outro, que assim como a gente sempre vai errar.

    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  18. Jaynne, minha grande amiga. Obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  19. Cissa, comentei lá no jornal teu texto, muito bom, excelente escritora, parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, Paulo, pelo comentário e a presença!

    ResponderExcluir
  21. Belo texto, procurar um anfíbio ou até mesmo, dependendo, uma anfíbiazinha ajeitada, cheirosa, nem precisa ter coroa, estamos analisando todas as hipóteses..rsrs..Novamente, belíssimo texto, acredito que estarei sempre por aqui. Até outras vezes.

    ResponderExcluir
  22. Hahah...A busca de outro anfíbio, é realmente, muito boa!!! Mas já que "o sapo interior" sempre se manifesta..vou ficar com ele...rsrsrsr..."Vida real". Ótimo texto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Miguel, obrigada pela participação.
    Renatinha, minha amiga, que bela surpresa comentando por aqui! Brigadãoooo garota, e fiquemos com nossos sapossss rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Seu humor é sutil e contagiante. Escreve muito bem, continue assim. Gostei do seu blog e estou te seguindo. Um grande abraço.

    http://guiaetec.blogspot.com/

    ResponderExcluir