domingo, 8 de maio de 2011

Mãe: contrato sem dissolução

Pessoal, no dia de hoje, não poderia pensar em outra postagem.*
Tudo que escrevi nesta crônica, de fato aconteceu e acontece.
É uma homenagem à minha mãe, Maria Aida Romeu Rodrigues, 
e também a todas as mães que lerem este texto.


   Criança coloca as mãos na cabeça, sem entender nada, fica com o rosto vermelho. Levanta, pega seu caderno e vai até a professora.
   - Mãe, não estou conseguindo resolver o problema - diz a criança
   - Não me chame de mãe, sou sua professora - diz a mulher
   Anos 70, cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, escola estadual, segundo ano primário, esta criança era eu; a professora, minha mãe.
   Várias coisas poderia considerar para qualificá-la como uma pessoa especial, mas me lembro com clareza desse fato. Uma mãe que não dava privilégios à sua filha, exercia sua profissão de magistério, na maioria das vezes desvalorizada, com maestria e esforço. Quando chegada a hora do tema de casa, eu sempre tinha que errar ou acertar sozinha, se perguntasse alguma coisa, logo me vinha com "me pergunte em sala de aula", ou coisa que o valha. Hoje aposentada, agora vovó, ainda nos cerca de algumas lições.
   Ser mãe é uma coisa muito esquisita mesmo, uma verdadeira metamorfose na vida da gente. Se antes era uma filha, indivíduo, uma partícula; agora me encontro numa espécie de célula de duas unidades. Tom e Jerry, queijo e goiabada. Tudo passa a ser decidido em conjunto, ou considerado para mais de uma pessoa. Pela primeira vez em minha vida, não sou mais a protagonista dela própria, tenho alguém para cuidar, zelar.
   Como mãe, tenho que ser uma criança, há pouco aprendi a brincar de pular corda, coisa complicada, pelo menos para mim; a contar histórinhas imitando vozes; recitar poesias; aprendi a ser cozinheira, até agora só sabia fazer o arroz "unidos venceremos"; e a trabalhar de madrugada, se isso fizer com que fique mais tempo com minha filha, e ainda aprendi a ser a modelo da capa, se isso a fizer sorrir.
   Serei mãe sempre, contrato sem dissolução. Agora sou mais de uma pessoa, sentindo e planejando por duas. E quando ela construir seu próprio caminho, ainda estarei com uma mochila nas costas para acompanhá-la.
   Minha filha só será criança uma vez na vida, adolescente, moça. Se tiver daqui a alguns anos que ouvir seus desamores; receber o namorado, mesmo que não tenha gostado dele, torcer para que passe no vestibular; comemorar o primeiro emprego, eu farei. Sempre estarei onde ela estiver.
   Sou mãe, agora é para sempre. Que diga a minha grande professora, mas que ainda só consigo chamar de "mãe". Sem cargos, ofícios, só amor. 

*Crônica publicada: Jornal do Comércio (Porto Alegre);
Gazeta do Sul/Especial Mães (Santa Cruz do Sul); 
Jornal NH (Novo Hamburgo); Jornal VS (São Leopoldo);
Correio Rural (Viamão); Correio de Gravataí (Gravataí).

17 comentários:

  1. Maravilhosa ! E tanta verdade! Mãe é pra smpre mesmo, pra tudo que for aparecendo...Lindo dia das mães por aí! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Dizem que ser mãe é padecer no paraiso, e que mãe é tudo igual, só muda de endereço. Bem, são adágios populares, mas que no fundo tem um pouquinho de verdade. O sacerdócio de ser mãe é algo divino, reservado somente às mulheres, que, mesmo que consigam lograr êxito em suas vidas profissionais e amorosas, só se completam na maternidade. Teu texto é lindo, profundo e pessoal. Desejo a benção de Deus na tua vida e na vida de todas as mães desse planeta. Ainda não sou pai, mas não vejo a hora de minha esposa ter um filho para compartilhar essa experiência.


    Abração e feliz dia das mamães Cissa.

    ResponderExcluir
  3. Texto lindíssimo, Ana, e coberto de esperança de um mundo ainda mais bonito. Parabéns pras duas mães, neste dia!

    ResponderExcluir
  4. Grandes mães as nossas... agora eu sei de onde saiu tanta competência na arte de escrever bem... Como disse lá no facebook, não me surpreende que um de seus textos tenha sido escolhido para publicação, pois são essencialmente universal no que concerne as verdades da condição humana, sensibilissimos!!!!
    Parabéns: primeiro pelo dia das mães; segundo pelo aniversário do último dia 5; e enfim, claro!, pela excelente postagem!!!
    Abração e obrigado por ter me citado como referência no site do Paulo Cheng, a recípucra é verdadeira!!!!
    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Cissa \o/
    Oba!!! Eu sei como é ter net em casa...demorei muito para conseguir isso ahshashashash. Ah que isso logico que eu iria te prestigiar né? Espero que tenha passado bem o seu aniversário.
    Então eu até fiz um facebook mas não entendi direito como se usa aquilo hohoho. Ele parece com o orkut mas ao mesmo tempo não parece...muito estranho...vou pedir sua ajuda para me auxiliar nele. Mas pena que tu não tem msn..porém podemos ir conversando aqui pelos blogs e quando você vier pra SP marcarmeos telefone hohohoh. Se o seu for VIVO eu consigo te ligar com bônus o/
    Olha eeu estava mesmo para entrar no blog da Laize quando li sua mensagem. Eu procuro conhecer todos os meus seguidores e digo que já estou seguindo a garota. Vou ver agora se consigo manter contato com ela ^^
    Bom eu coloquei um novo post no blog acho que esse dá pra comentar relativo hohoho (ou não =p)
    Olha o seu recado para minha mãe foi dado...é que ela não está em casa hoje mas assim que ela me responder, eu transfiro aqui!
    Ei, sei que seu blog é mais diversificado do que o meu em termos de assunto...vai falar algo sobre o Bin Laden-sama? (no Japão o adjetivo "sama" pe usado para se referir respeitosamente á alguém kkkk)

    Sobre seu texto..digníssimo! Eu ri quando vc contou que na sala de aula sua mãe não a deixava chamar de "mãe". Mas é isso. O que seriámos nós sem nossas mamães?
    Ás vezes não conseguimos dizer á ela o que sentimos mas tentamos fazer o que puder para agradar.

    Bjs e bom fim de semana!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hoje é um dia especial realmente. Mãe é uma pessoa muito especial em nossas vidas, exatamente como a sua é, e como será com a sua filha, tenho toda a certeza.

    Meus parabéns Cissa, a você e a todas as mães que hoje comemoram este dia todo dedicado a elas.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Um beijãoooo especial às mães queridas que fazem parte da minha vida, minha mãe Maria e mana Ana e que me enchem de orgulho diariamente!

    Ana, a mãe disse:
    Fiquei muito orgulhosa e agradecida com esta homenagem! Depois de tantos anos de vida é uma bênção ainda poder comemorar com minhas filhas, genro e neta.
    Sou mãe e professora realizada!
    A sementinha plantada lá naquela segunda série germinou, cresceu e dá muitas flores e frutos! Muitos abraços e beijos especiais, milha filha!

    ResponderExcluir
  8. Essa foto no caldeirão tá show!!!!!! :-))))

    Eu executei, mas a ideia super interessante foi da blogueira.

    ResponderExcluir
  9. "Arroz, unidos venceremos". Essa foi boa, rir muito.
    Ana querida, muito obrigada pela consideração, gostei muito da entrevista, mas não deu tempo de comentar- espero que me perdoe- e fiquei contente por está entre os blog´s indicados.
    Ser mãe é mesmo uma coisa sobrenatural, já me sinto uma, mesmo não tendo filhos ainda. É que sempre me senti como se já fosse, sei que isso é só um desejo e que nem se compara com o ato já confirmado de ser esse ser extraordinário.
    Minha mãe é meu refúgio e não me imagino sem um esconderijo tão protetor e acolhedor como ela é pra mim.
    Um feliz dia das mães pra você amiga. Muita saúde e muito amor pra toda sua família. Que papai do céu abençoe a todos vocês nesse dia especial.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Cissa que legal! Que texto lindo e olha vc e sua mãe no calderão, hahahahahaha, até aqui vc fala com humor! Com certesa essa senhorinha aí te criou muito bem! Parabens pelas filhas dona Maria Aida!

    ResponderExcluir
  11. pela afinidade das tuas vivências com as minhas [a mãe que gravita em torno da dupla função de protectora e mestra, a mãe que foi professora - agora aposentada - o filho que agora é pai, sem nunca ter deixado de ser filho...] apetece-me cortar esta flor e oferecê-la à minha mãe.
    no mínimo comovente, querida amiga!
    um beijinho na amiga, um abraço na mãe!

    ResponderExcluir
  12. Ana, primeiramente, "Feliz dia das mães!"
    E quanto ao texto: emocionante.
    Acho que por ser, principalmente, de uma mãe falando da sua mãe, e falando de ser mãe. Ofício que exige grande trabalho e aprendizado, mas também muito amor. Quando pensamos em mãe, logo nos vem a cabeça uma pessoa amorosa, porque vemos a imagem de nossa mãe em todas as outras, mas sabemos que não é assim, não são todas as mães que a sabem ser.
    Lindo texto querida.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Ain que lindo, a foto é algo á parte heim...
    Deve ser barra ter a mamis como professora heim...
    Putz
    Linda semana qrida...
    bjinho

    ResponderExcluir
  14. Que cronica tao linda, minha flor.
    Me emocionei!

    Espero que vc tenha comemorado o seu dia com bastante alegria.

    Ontem foi um dia para desejar mais do que nunca aquele abraço apertado da minha mãezinha linda, mas a distancia me impediu disso. Porém, sei que as minhas orações chegaram até ela.

    Tô contando os dias para estar pertinho dela de novo.

    Beijos, amiga.
    Tenha uma linda semana!

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que lindo, Cissa!!! Parabéns a tua mãe e, claro, a você!!! Sabe, a minha mãe também já foi minha professora... Era um tanto estranho rsrsrsrsrs... Cara, apesar de ser com atraso, desejo que este dia tenha sido maravilhoso, cheio de alegria, carinho e amor.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela atenção e o carinho de todos!
    De coração!

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a todos pela atenção e as palavras!!!

    ResponderExcluir