sábado, 11 de junho de 2011

O Homem e o Cara

Tratamento de Photoshop: Bel Rodrigues.

Antes do epílogo da pequena novela: “Procurando Brad Júnior”, 
posto esta crônica em resposta ao pedido de alguns seguidores e amigos que colocasse a minha visão sobre o universo masculino, 
já que em março escrevi sobre as mulheres 
(vide: A Dor e Delícia de Ser Mulher, post de 8 de março).

   O Homem é o sujeito, o Cara é um sujeito.
   O Cara é só um cara, um sujeito muito bom em matemática faz contas todo tempo: no almoço, dois pratos; na festa, oito copos; na semana, três mulheres. E ainda muito organizado, anota tudo e coloca etiqueta em todas.
   Para o Cara, a mulher é a “princesa”, “linda”, “deusa” e uma gama de adjetivos pouco criativos que podem ser usados para qualquer uma. Mas o Homem a chama primeiro pelo nome, e pergunta sempre: “como você está?” Nunca fala de si antes.
   Mas se você perguntar isso para o Cara, ou mesmo que pergunta nenhuma faça, é melhor sentar, sairão dele boletins falados de início-meio-fim, onde o fim de um assunto já emenda no início de outro, com diversos “eu” em única oração, e jamais perguntará a sua ouvinte sobre ela. Caso a moça queira insistir em lhe contar alguma coisa, o Cara vai apertar os lábios como quem diz: “mulher fala demais”.
   Incrível como a quantidade de Caras é muito maior que a de Homens. Isso pode ter uma explicação nos primórdios da civilização, quando grupos de Homens defendiam a si e sua prole em verdadeiras lutas contra imensos dinossauros; enquanto os Caras fugiam rapidamente para a caverna dos Caras: local privado onde desenhavam nas paredes as “grandes conquistas” e preservavam suas vidas. É provável que a invenção da roda tenha surgido da necessidade dos Caras em chegar mais rápido a esse refúgio. Até porque, Caras são ótimos inventores.
   Mas existem semelhanças. Tanto Homens como Caras ficam por segundos quietos se ao verem a mulher, ela lhes pareça bela. Acontece algo numa parte do cérebro que lhes tira a voz.
   Depois do primeiro encontro, não só o Cara, mas também o Homem desaparece por alguns dias. É normal, ele precisa de um tempo. Mas para o Cara, o tempo é precioso, e o que nem iniciou, já acabou.
   Tanto Homem como Cara não querem mulher que crie confusão por nada. Mas o Homem vai ter mais tolerância e aguentar essa inquieta dança dos hormônios femininos.
   Se você leu até aqui, parabéns! Sérias chances de ser Homem, porque o Cara nunca passa do primeiro parágrafo.
   Cara não gosta de incomodação só procura coisas e mulheres possíveis, e não são poucas para ele.
   Mas para o Homem, mesmo que ter a mulher pareça quase impossível, ele fará tudo para torná-la próxima - com paciência, estudando os passos - se sentir por ela uma Coisa que não saiba explicar, e ao teorizar sobre essa Coisa, tudo pareça não ter lógica alguma.
   Sim, ele vai tentar, porque reconheceu nessa mulher a Coisa que a torna tão exclusiva. O que o faz acreditar, desacreditando; explorar, sem navegar; sonhar, sem dormir; desvendar, sem que haja mistério; lutar, sem guerra alguma. O que o faz ser um Homem de Verdade.


Dedico aos Homens do mundo. 

24 comentários:

  1. Poxa Cissa, eu achava que era um cara, mas como consegui ler teu texto até o final, agora acho que sou homem, kkk.

    Genial tua sacada Cissa, num tom humorado e ao mesmo tempo ácido, coloca as duas formas de homens, e eu como sendo homem, tenho que concordar com isso, nossa natureza é muito "cafajeste", porém discordo quando as mulheres dizem que homem é tudo igual, não é, existem homens e caras. Muito legal teu texto, parabéns, ótimo fds pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Romário, na minha modesta opinião o maior jogador brasileiro depois de Pelé e Garrincha, certa vez se saiu com uma fantásica frase: "Deus apontou o dedo para mim e disse: Você é o cara". Ao contrario do que muita gente pensa, Romário nunca bebeu e nunca fumou. Sempre gostou da noite e de mulheres. Cafajeste? "O cara"? rsrsrs...Sei lá.
    Sua última filha é "especial", tem síndrome de Down, e numa entrevista recente na ESPN, falou tantas coisas bonitas sobre a filha e sobre a vida, que muita gente desconhece o lado humano de algumas pessoas, principalmente dos "astros" do futebol, da música.
    Pelé até hoje não reconheceu uma filha legítima que já nem está mais aqui na Terra. Não liga a mínima para os dois netos.
    Quem é o cara?
    Quem é o homem?
    Bem, como disse o amigo Paulo em seu comentário anterior, eu também fui até o fim....rsrsrs
    Agora, que atire a primeira pedra quem nunca foi um pouco cafajeste......olha, por favor não confuda, no bom sentido.
    É isso aí. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era cachorrão eu me achava O CARA, depois conheci minha esposa e tive vontade de me transformar em um homem pra ela, em um homem pra mim mesmo e quando tiver filhos, um homem pro meu filho. Sabe o que descobri? Que muitos futuros homens ainda são OS CARAS porque não encontraram as mulheres ainda, apenas encontraram AS MINAS...

    Um beijão Cissa, fica com Deus e tenha um belo dia dos namorados com seu homem...

    ResponderExcluir
  4. Falas tuas verdades com bom humor, dando um jeitinho todo especial.Adorei! beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Cissa, óia eu aqui de novo, hahahahaha.
    Aparece nesse blog aqui ó: http://damadomingblog.blogspot.com/
    ele é de uma amiga de infância e eu colaboro lá de vez em quando. Postei um poema lá, hahahahaha isso mesmo que vc leu, hahahaha um poema!

    ResponderExcluir
  6. O que dizer né?
    Simples e objetivo:
    muito bom.

    ResponderExcluir
  7. PAULO,
    viu? Conseguiu chegar até o fim do texto!!! Com certeza tudo o que escrevi aqui, além de observações e experiência, são coisas de fato que acredito. Abração para ti e a Michel.

    WILLIAM,
    genial a tua colocação. Aqui abordei apenas sob o aspecto de relacionamento homem-mulher. Mas a tua visão usando Romário e Pelé, muito inteligente cara, ops! homem!!! rsrsrs
    Quanto a cafajeste, posso ser ingênua, mas vamos fazer então um meio termo: existe o Cafajeste e o Cafajestinho (aquele sujeito que comete pequenos delitos!) :) rsrsrs
    Abração para ti e esposa!

    DEDÉ,
    outro amigo inteligente! Acredito que uma Mulher de Verdade, pode sim transformar um Cara em Homem, mas apenas se esse já tenha propensão a sê-lo. E existem sim, Mulheres e Mulherezinhas, ou como você falou as Minas! rsrsrs
    Abração para ti e a Andréia.

    CHICA, minha querida amiga!
    E olha que eu tenho material para mais uns 10 posts só sobre Homens e Caras. rsrsrs.
    Minha amiga, vou postar dia 17 mesmo sobre a Oficina Poética que fiz as crianças, com os poemas teus, da Anne e Soninha. Segui o blog delas e retribuiram! Que legal! Beijos.

    DEDÉ,
    claro, que legal! Assim que der apareço sim, ainda neste fim de semana!

    JÁDISON,
    obrigada pela presença!

    ResponderExcluir
  8. Vou me esforçar, agora, para ser mais homem do que cara... hehehheh.... Concordo com seu ponto de vista.... Ficou muito boa a tua postura nesse texto, pois não pecou com feminismos exagerados, aliás, tudo o que é exagerado é ruim, o que não foi o caso aqui, foi muito equilibrada e com uma pitada do tempero especial da Cissa: o bom humor. Abraço, querida!!!

    ResponderExcluir
  9. Bahhhhhhhh... quando a Ana escreveu esta crônica e leu pra mim estabelecemos uma debate bem interessante.

    De um lado uma escritora bem casada e do outro eu, uma solteira que conheceu e se relacionou com uma infinidade de "caras", portanto, descrente total de que os "homens" (segundo a visão da Ana, Claro) existam.

    Quando já tínhamos conversado muito a respeito, eu encerrei o assunto... ahhhhhhh... tu acredita em príncipe encantado! hehehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Agora, me envolvi tanto pensando no assunto que esqueci o principal e o motivo de meu orgulho: mais um excelente texto, mulher!!!!!!!!!!!!!!!!! \o/ Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. DILSO,
    muito obrigada! Tentei ser o mais equilibrada possível, e sempre seguindo a tônica: "hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás"!!!, e com pitada de humor!!! Abração para ti, esposa e filhinhas!

    BEL,
    acredito em Príncipes. Mas que existem mais sapos, isso existem! "No creo en brujas, pero que las hay, las hay" rsrsrs
    Brigaãoooooo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom este teu texto amiga! Temos muito em comum, no meu blog, dia 8 de março, postei uma crônica SER MEULHER, e nos meus arquivos, tenho um texto sobre os homens. Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Cissa!!!!! \o/
    Desculpa não ter respondido seu comentário antes não deu tempo porque eu queria respondê-lo vá altura! Gosto muito de voc~e então esperei ter um tempinho maior na net para poder comentar...

    Nossa, realmwente nos conmhecemos á pouco tempo mas adquiri uma simpatia gigantesca contigo, sei lá parece aquele lance de ligação entre pessoas 0_0
    Poxa eu amei o seu comentário, sério fiquei muito emocionada!
    Nossa, você também eé fã de Ingmar Bergman? Eu não assisti todos os filmes dele, mas os que vi (principalmente O Sétimo Selo) é a prova mais do que suficiente pra gostar do cara...ele, assim como Kubrick, foi um gênio além de seu tempo. Voc~e curte Dorian Gray??? Uau! Mas..não vai me dizer que você também curtiu o Ben Barnes? Eu já amava esse rapaz em Nárnia, mas quando vi ele interpretando Dorian Gray....foi quase um enfarto! Ele é demais *.*. Pooutz...Tom Cruise é baixinho mesmo...recomendo que você escolha lá no meu top 7 o Hugh Jackman..ele é grandão =D

    Eu fico muito feliz do meu blog estar fazendo as pessoas conhecerem um lado de "contracultura" que elas não conheciam. Pensei até em arriscar a falar um pouquinho de cenas urbanas pra derrubar algunsm itos mas antes preciso pesquisar mais sobre tais coisas.

    Ah, justo agora que eu ia pedir pra você me dar de aniver´sario o Ben Barnes dentro de uma caixa enorme com laço preto? =p Rs..falando sério também te considero uma amiga já, espero que um diap ossamos nos encontrar pessoalmente!

    E seu texto está excelente, adorei!

    bjs!!!!
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Minha querida, seu artigo me fez pensar viu. Mais eu entendi muito bem o real significado de todo o texto. Me permita só acrescentar que assim como ninguém é igual, obviamente o homem também não. Infelizmente os homens de má reputação são mais propagados, oque realmente dá a sensação de que todos são iguais. Ótimo texto. Parabéns! Agora me permita por gentileza lhe agradecer a honrosa visita em que fizeste ao nosso blog. Apareça por favor viu, sempre que quiser e assim julgar necessário, será um grande prazer. Vendo todo o seu blog, fica claro, só não sigo se tiver mal gosto e mal gosto eu penso que não tenho. Um beijo grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  15. Perfeita analogia, e sem perder a 'veia cômica'!

    Existem muitas diferenças mesmo entre 'o cara' e 'o homem'; algumas saltam aos olhos. O que se percebe é uma grande sobra de caras, mas isso não significa que faltem homens. Eles, simplesmente, não se destacam tanto nas críticas por apresentarem uma conduta mais sensata.

    Adorei, Cissa! Que muitos leiam!!!

    ResponderExcluir
  16. GI,
    oi querida nova amiga! Tenho que passar por lá e colocar minha leitura em dia! Beijos.

    TSU,
    gosto muito de ti mesmo, é super sincero amiga. Ainda vamos nos conhecer sim, com certeza!
    Quanto ao Tom Cruise, pois é foi minha decepção. Mais baixo que eu, não dá! rsrsrs Tive que dispensá-lo!!! Mas prefiro o Josh Holloway, assim você fica com o Ben Barnes, e tudo bem! rsrsrs Ok??? rsrs Beijos.

    PAULO,
    seja bem vindo amigo! Gostei do seu blog também, achei os temas e texto inteligentes, com abordagem jornalística. Volto sim. Grande abraço!

    BÁRBARA,
    também acredito que existam Homens de Verdade! Mas concordo que os Caras apareçam muito mais rsrs Obrigada pela visita, inteligente como sempre!!!

    ResponderExcluir
  17. Ana, minha amiga, eu assino embaixo dessa distinção entre Caras e Homens. Não como quem apoia, pois essa realidade é triste, existem Caras de mais pelo mundo, Homens de verdade estão escassos, em extinção, como os animais que os Caras traficam, vendem, matam.
    Enquanto os Caras 'textualizam', falam, argumentam, mentem muito bem, os Homens de verdade apenas materializam o que os Caras saem gritando por aí. E eles gritam porque necessitam que elas ouçam. O Homem sussurra aquilo que ele prova todos os dias, porque só ela precisa ouvir.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Seu texto me fez pensar,nisso que algumas vezes falamos sem pensar.."Ah,ele é O Cara..." e percebi o quanto tem de idealização nessa simples frase.E os "caras" são muito bons mesmo em magnetizar,em mostrar uma brilho diferente,que muito nos atrai...mas que como seu texto descreve,é fugaz.
    Mas como a vida é feita de ciclos,muitos "homens" tiveram sua fase "o cara" e vice versa.O desafio é entender quem está ali predominando no momento e ajustar as expectativas,não é mesmo?
    Ou até sair andando e deixar o cara falando sozinho,né?!
    Minha linda,adoro suas visitas lá no blog,eu tenho mania de tempos em tempos mudar o layout,quando vc comentou,ainda estava montando,hehehe!depois dá uma passada lá,agora estou numa fase entre o salmão e o rosa ;)
    beijo grande

    ResponderExcluir
  19. Olá, amiga!
    Nossa, vc arrasouuuuuuuuuu!
    Gostei bastante de suas linhas de pensamento e concordo plenamente com as definições.
    Muito criativo seu texto...ficou fantástico!

    Um beijão e ótima semana!

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. JAY,
    "o Homem sussurra aquilo que ele prova todos os dias, porque só ela precisa ouvir".
    Maravilhoso amiga. Sem comentários!
    Extremamente inteligente! Beijos.

    HARAH,
    é verdade minha amiga! A vida é feita de ciclos, quem foi Cara um dia, quem sabe vira Homem! rsrsrs Mas deixar o Cara falando sozinho, é uma boa ideia! rsrs
    Vou sim ver o novo layout! Com todo prazer!
    Beijos.

    NIC, minha flooor!
    Então concordamos!
    Passo sempre por lá. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ser O CARA é muito fácil...
    Difícil mesmo é ser homem.
    O que acontece é que geralmente é o cara quem ganha fama, enquanto o homem fica no anonimato.
    Muito bem feito o seu texto.
    Unir humor e seriedade não é lá muito fácil, mas conseguistes.
    Até mais
    http://www.fantasticocenario.com.br

    ResponderExcluir
  22. JACQUES,
    muito obrigada pelo comentário inteligente, estive agora no site de vocês, também inteligente, espaço virtual de primeira!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  23. Cissa..adorei esta pausa na nossa viagem.

    Vc definiu perfeitamente O CARA e O HOMEM.

    Dizem que existem muitos caras por ai.. sou casada..só escuto..rsrs

    Estou encantada com seus textos. Vc escreve suas cronicas em alguma revista.

    Adoraria um dia dessespostar em meu blog colocando os creditos evidente uma cronica sua, emoldirada com uma peça de ceramica.

    Vc me autoriza? ( ja estou abusando.. )

    Bj

    Ma

    ResponderExcluir
  24. MA,
    claaaaaaro! Pode ser até esta do Homem e do Cara! Não escrevo em nenhuma revista, infelizmente conseguir espaço não é assim! Mas publico em jornais aqui do RS. Beijos!!!!

    ResponderExcluir