sábado, 2 de fevereiro de 2013

Saudades publicitárias em dois tempos

O Peixe - nanquim sobre papel couchet - de Ana Cecíla Romeu*

Foi divulgado pelas redes sociais a comemoração de dois dias: o dia das saudades - 30 de janeiro (como se essa velha senhora tivesse um dia certo para aparecer); e o dia do publicitário - 01 de fevereiro, minha profissão desde meus 17 anos. Compartilhei fragmentos que por aqui também deixo.


Primeiro tempo: saudades
- Último parágrafo de uma crônica ainda em construção -

Sal-dades

   Saudades se resolvem no cartão de crédito com saldo ilimitado, assim se viaja por ar, mar e terra; se ama, (re)ama e conjuga o verbo (a)mar, porque só no crédito incondicional temos mais tempero no prato do dia, aquele prato simples, o pronto que nada se espera, mas quando provamos, sentimos o gostinho de comida da mãe, - até se o arroz está um pouco empapado, ou o feijão grudou no fundo da panela -, mas a memória do paladar se transforma em saldo perene. E assim se cumprem as saudades: na presença da ausência que ainda se fará.



Segundo tempo: o publicitário

   Essa profissão nos faz descobrir que podemos sobreviver apenas com 4 horas de sono, e às vezes nenhuma; que podemos contar o mundo em 15 segundos; que criatividade não é obrigação, é matrimônio; que público-alvo é a pessoa por quem nos apaixonamos e a única que devemos ouvir sem questionar; que as críticas devem ser selecionadas e quase sempre ignoradas; que as críticas sempre virão, então existe a palavra "foco" - com esta namoramos, noivamos, casamos, mas principalmente temos que fazer amor; que discutir a relação com o cliente sempre é uma coisa boa; que podemos escrever a qualquer hora e sob quaisquer condições; e que os rabiscos nem sempre precisam de uma arte-final; que muitas vezes a Grande Ideia vem sem avisar, e precisamos estacionar o carro no acostamento, ou sair da piscina correndo para buscar o bloco de anotações no vestiário; que devemos ler de tudo, prosa, poesia, bula de remédio e anedota de marciano, mas principalmente, ler pessoas, são elas as que mais nos ensinam; que o serviço não é para ontem, é para anteontem; e por fim, descobrimos que o relógio é sempre pontual.
   Ser publicitário não é fácil, mas ninguém nos enganou, já sabíamos disso, pois amamos o difícil!


Prorrogação


   E tanto em comum nos dois tempos, e quanto das saudades e do nosso trabalho pontuam esse tempo, o relógio que cronometra e o que esquece; o tempo passado que teima em ser futuro; o impossível, a luta contra o impossível e todos os possíveis que podem se fazer numa Grande Ideia, num Grande Amor ou tudo aquilo que for digno de saudades e o que for digno do ofício; ou o ofício das saudades, ou as saudades do ofício. E o foco: no trabalho, a concentração; nas saudades, a desconcentração e o desconcerto. Arrumando a vida em fusos e confusos, o trabalho e os sentimentos; em inverso, os sentimentos com e sem trabalho, a vocação, o ofício, a profissão, os amores, as amizades, o que gostamos e o que evitamos, o que apagamos e o que salvamos, tudo que nos compõe nesse encaixe de peças que chamamos de vida, em dois tempos ou mais.


*Mostrei essa ilustração, O Peixe, em entrevista para meu segundo emprego. 
Guardo ela como um pedaço daquele tempo de muitas tentativas.

33 comentários:

  1. Pessoal, agradeço antecipadamente a todos que passarem por aqui.
    Obrigada, abração!

    ResponderExcluir
  2. Cissinha,

    falando de saudades, eu lembro dos tempos em que eu procurava a profissão a seguir e "Publicidade" estava entre os desejos. Fiz até um curso de desenho básico onde lidei pela primeira vez com nanquim, bico de pena e a famosa "curva francesa" ( que não era a Briggite Bardot, que pena!). Na verdade o curso serviu para aprimorar o que eu já rabiscava - e, pelo o que eu ando rabiscando, não ajudou muito - e consolidou a vontade em fazer algo relacionado à arte e criatividade. Daí fui fazer Desenho Industrial ao invés de publicidade, meio que às cegas. Apenas 01 semestre de curso e deu: não era aquilo. Graças a um professor de História de Arte, busquei um caminho insólito no momento, mas que deu certo: Letras. Mais tarde eu poderia fazer Jornalismo ou Publicidade, na parte de redação/textos. Acabei ficando com a Educação - há quem diga que eu fiz mal negócio, mas foi feito.

    Acho o trabalho dos publicitários bárbaro! É muita criatividade...mas também repleto de desafios, como você bem expôs no texto homenagem.

    E saudades...ah, eu tenho saudades de muita coisa, mas tenho saudades também do que poderia ter sido e não se realizou. Que coisa doida, né? Mas acontece. E desta saudade intensa, forte e permanente, existe um trecho de uma música do Roberto Carlos que define bem: "das lembranças que eu trago da vida / você é a saudade que eu gosto de ter/ só assim sinto você bem perto de mim/ outra vez".

    Enfim...

    Beijinhos procê e bom final de semana! E parabéns, publicitária e cronista talentosa! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, nobilíssima amiga Cissa!
    Tua dica para acabar com a saudade é bem interessante e faz muito sentido, sim.
    Sempre admirei o trabalho do publicitário por ser muito criativo e versátil. Nunca me imaginei trabalhando nessa área, mas creio que me daria bem (não tão bem nem tanto sucesso quanto tu).
    Sentimos saudades somente de algo ou de alguém que nos fez bem, gostamos ou até amamos, por isso, vale a pena tentar reviver esse momento sublime, matando assim, a saudade que nos mata. Sou um tanto saudoso, uma vez que muitas coisas me deixam regozijante.
    Quando falo em saudade, lembro-me desta frase de Mário Quintana: "O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo."

    Então, grande amiga, parabéns pelo dia de seu mister e pelo duplo talento!

    Abraços do amigo de sempre e ótimo fim de semana para ti e família!

    ResponderExcluir
  4. Ah, quase me esqueci de dizer que sua obra "O Peixe" é esplendorosa.
    Eu te contrataria só de vê-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ler seu espaço, excelente postagem, e saudade sempre haverá.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha amiga,,,obrigado pelo carinho no Livro, é um momento difícil, de despedida,,,mas é necessário, a vida as vezes nos leva a caminhos que não conseguimos voltar, e uma parada, um breve adeus quem sabe, talvez nos trará renovados,,,beijos e flores de bom dia.

    ResponderExcluir
  7. dois dias que se escrevem com as letras do teu nome, dois dias que a todos, de modo mais ou menos premente, nos definem. e em ambos, o tempo da ausência agarrado a uma presença que se fez e se fará alvo, com ou sem público, neste "encaixe de peças a que chamamos vida, em dois tempos ou mais". mais, seguramente... muito mais.

    beijo e saudades, querida ana cecília!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mrs. Vampire. Também achei super estranho o Dia das Saudades, foi muito divulgado no Twitter, até mais do que o do Publicitário, visto que esta aí atinge a todos. rs.
    E o publicitário procura ser como ela, atingir a todos. Lendo sua descrição do que é ser publicitário, percebo semelhanças muito grandes com ser escritor. Não temos hora nem local para trabalhar, dependemos muito da inspiração, devemos ser super criteriosos e até mesmo indiferentes no caso das críticas e, principalmente, precisamos "ler" as pessoas antes de escrever, pois nosso objetivo é o mesmo, atingi-las como as saudades. Forte concorrente esta. rs.
    Abraço parceira.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  9. Como sempre, maravilhosa,Cissa! Já em casa(infelizmente acabaram as férias0 beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa tarde!
    Querida Cissa
    Seus escritos estão tão belos e singelos, que nem vou comentar sobre. Além do "peixe"!Vou só "pitacar".
    ...eu tive primeiro contato com publicidade, quando fui visitar meu irmão no seu primeiro emprego em Sampa.Saudades do meu tempo juvenil.Quando cheguei na Av. Paulista e vi aquele escritório (AlmapBBDO)pensei: vou seguir a carreira do meu irmão e também do meu cunhado, hoje. Nada disso aconteceu.Mas, parabenizo vc e à todos que daqueles que conseguem transformar o mundo com boas ideias, criatividade e sensibilidade.Sempre gostei de quem quebram regras para mudar conceitos...
    Meu carinho!
    Belo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sua ilustração é bela e deve ser guardada com muito carinho.
    Creio que a saudade faz parte de nossas vidas. Quem não a conhece é infeliz, pois jamais teve um momento de alegria e prazer em sua existência.
    Sua profissão requer sensibilidade, dedicação e talento, além, é claro, de vontade, persistência, criatividade... e muito mais. E você já demonstrou possuir todas as qualidades necessárias ao seu exercício, merecendo meus sinceros cumprimentos. Grande beijo!

    ResponderExcluir

  12. Olá Cissa,
    Adorei a ilustração. Uma bela obra de arte, sem dúvida.
    Lindos fragmentos você nos trouxe. Amei suas considerações sobre a saudade e sobre a carreira publicitária, que muito admiro. Saber conviver com as críticas, nesta profissão, é um mal necessário. Requer jogo de cintura e bom senso. Nela, não existe espaço para melindres.
    Não sabia que existia um dia comemorativo para saudades. Estranha esta comemoração. Quanto ao dia do publicitário, este me passou despercebido, caso contrário teria vindo deixar meus cumprimentos a esta linda e talentosa profissional, que além de tudo é uma excelente cronista.
    Parabéns, amiga! Que sua carreira seja sempre coberta pelo sucesso.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cissa
    Muito bom o texto, e o final vc fechou com chave de ouro! Já te disse pessoalmente como admiro sua profissão, criar algo do nada, mas o que me chamou atenção no texto foi que, como vc me disse na conversa que tivemos, toda profissão tem o lado bom e o ruim, e agora percebi que vc seleciona as críticas e quase sempre ignora kkkkk, muito bom. Acho que vou tomar essa atitude também.
    Bjão queridona. Parabéns mais uma vez!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. saudade é igual bicho de pé, ana cecília... incomoda, mas é bão...rs

    eu gosto de sentir saudade. eu gosto de saciar a saudade. viajo quilômetros para ver um amigo, pra ver pai, pra ver mãe.

    viajo até na maionese, se preciso for...rs

    beijào,
    r.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana.
    Creio que a saudade seja uma forma relativamente inconsciente de nos lembrarmos de pessoas,lugares e situações que nos fizeram bem e, eventualmente, devem ser revisitadas pois fazem com que cresçamos internamente.
    Não faço ideia de como seja vida de publicitário, mas não deve ser muito diferente da vida de quem escreve regularmente, já que temos de estar ligados em tudo à nossa volta o tempo todo para que nosso cérebro (esse incompreendido que faz com que compreendamos (quase) tudo) encontre conexões entre assuntos aparente e superficialmente díspares e daí saia algum texto que valha a pena ser lido.
    Sim, não é fácil, não, mas se fosse, não teria a menor graça.
    Creio que o ato de unirmos ideias seja algo semelhante ao seu belo peixe visto bem de perto: separadamente, não faz muito sentido, mas visto mais de longe, se torna uma obra única.
    Abraço e bom final de semana pra ti, Ana.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Ana Cecília
    Bom, não tenho muito o que falar, apenas que simplesmente amo ver alguém com paixão pelo seu trabalho. Sabe como é, vejo tanto "vou trabalhar com isso porque dá dinheiro", é pouca paixão pelo que se faz. E você é apaixonada pelo que faz, tenho essa impressão. E mesmo com tanto trabalho e poucas horas de sono, está sempre de pé. Acho que é essa paixão que falta nas pessoas.
    Grande abraço
    E um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  17. Cissa, dois pequenos temas, mas que dariam vários tempos. Saudade, difícil expressar na íntegra esse sentimento, mas ao mesmo tempo que é bom, também é nocívo, destrói e machuca-nos por dentro.

    Dia dos publicitários, gostei da sinceridade no qual vc descreveu os lados dessa nobre profissão, mas pra quem tem talento, dom e gana, como você, acho que se tira de letra todos os percalços que surgem no decorrer desta profissão, e desde já te parabenizo pela data, sucesso pra ti, sempre.

    Abração pra ti e família.

    ResponderExcluir
  18. A saudade é um sentimento engraçado, pois só quem ama ou considera alguém, a tem.
    E o seu dia... Parabens Cissa! Sei que nessa sua profissão existem agruras... Mas em qual não tem né? Ainda bem que você trabalha com amor!

    Um abração ao povo daí!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cissinha,

    Tudo bem? Li no facebook a sua publicação e gostei muito. Amanhã virei com calma.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. parabéns pela profissão que escolhestes.A publicidade nos deu uma grande escritora,continue nos deliciando com seus textos.

    ResponderExcluir
  21. Já dei uma breve comentada no Face... mas não podia deixar de dar uma passadinha aqui... heheheheheh

    Não sou nenhuma Fátima Bernardes, nenhuma Sandra Passarinho (minha musa inspiradora no jornalismo... rsss), mas só eu sei o quanto de saudade, de presença da ausência que eu sentiria se não tivesse escolhido o jornalismo para minha vida profissional, por isso te entendo perfeitamente e parabenizo muito pelo teu dia.

    Nós que trabalhamos com comunicação somos verdadeiras apaixonadas pelo ofício e tu, com teus bem construídos textos, nos mostra isso!

    Bjãooooooooooooooooooooo \o/

    ResponderExcluir
  22. Os fragmentos formam o todo, e todos nós nos fragmentamos todos os dias. Parabéns pela arte.
    Bjux

    ResponderExcluir
  23. Boa noite minha querida !!!!
    Menina amada !!!!
    Atualmente, está tudo tão indissociável que não conseguimos imaginar o mundo sem publicidade… qualquer que seja a sua forma!
    A publicidade é muito mais do que tornar público um produto, uma ideia ou um serviço.
    A publicidade de hoje joga com as emoções, os anseios, as necessidades, os preconceitos e com todo o tipo de sentimentos que possam ser expressos nas suas mensagens.
    A publicidade tornou-se um mundo. Para quem o imagina, para quem o cria, para quem faz parte dele e para quem é destinada.
    A publicidade já faz parte de nós e será sempre para nós.
    A publicidade celebra-se hoje no Dia Mundial da Publicidade e Propaganda.
    Cá estamos para recordar e homenagear esse grande ato de criar a Publicidade!
    bjs de boa noite !!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Oii Cecilia, parabéns pelo seu dia, acho a Publicidade um campo de profissão muito bacana, tenho amigas publicitárias que tbém amam as suas profissões, parabéns, gostei tbém do que falou sobre a saudade, saudade com dia próprio é um pouco estranho, como vc disse, dia de saudade é todo dia! Bjoooss há, e obrigado pelas dicas lá no blog! Bjooooss

    ResponderExcluir
  25. Oiee minha querida Cissa, boa noite!

    Estou encantanda com essa sua crônica em dois tempos. Adorei o "Primeiro Tempo: Saudades
    O cartão de crédito com saldo ilimitado, sonho de consumo de muita gente, resolveria sim, a questão da distância...física. Da minha parte, eu não só "mataria" saudades de pessoas, quanto de lugares e, também de situações que eu iria re-vivenciar. E claro, cuidaria pra não ter que senti-la. Bom demais da conta, amiga!!

    Mas, me encantei mesmo foi com a descrição apaixonada que você fez da tua profissão. Você a deliniou de forma muito brilhante, mas permitiu que se percebesse os imensos desafios que deve pautar a vida de um publicitário (a).

    A cada crônica, minha querida Cissa, você revela inteligência e sagacidade admiráveis. Linda você, viu?

    Ahhh, e agradeço também, a sua presença na minha vida seja, no blog, ou no face, me enviando seu carinho e atenção, que muito me faz bem, porque você é do Bem, do Bom e do Belo, minha amiga.

    Bjos e abraços...Te amoooo!

    ResponderExcluir
  26. Saber ler pessoas... Hum, esse é o seu diferencial!

    Cissinha, linda amiga!
    Sempre ouvi falarem tanto das dificuldades de um publicitário e, por incrível que pareça, sabe que já trabalhei com publicidade? às vezes as pessoas me pedem para criar propagandas para suas empresas. Eu amo criar.

    Penso que algumas pessoas ao escolherem essa profissão, esperam o glamour, o status e se esquecem de tudo aquilo que você elencou lá em cima; daí obviamente, levam um susto.

    Quem ama criar se sente realizado quando sai do banho correndo, mas vê sua plantinha nascer ali, frente aos seus olhos, independente do resultado que possa ter...(por isso você guardou seu peixe).

    Beijo, amiga! Feliz por essa postagem e Saudades!!!

    ResponderExcluir
  27. Minha querida

    São pedaços de vida que se encaixam um nos outros e formam o tempo...o que somos e que queremos.
    Sempre um prazer imenso ler-te.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  28. Oi Cissinha,

    Tudo bem? Tinha lido no face, depois por aqui e agora lendo de ovo tive um outro olhar. Muito legal!

    Penso que as nossas escolhas profissionais são encaixes da nossa vida pessoal e raramente conseguimos quebrar o nosso ser no meio e pontuar o trabalho e a casa. Não acredito que possamos, deixar o pessoal em casa e agir só como profissional. Percebo que o nosso trabalho é pessoal e espelho da nossa alma.

    Na sua área é algo como desenhar a bola, desenvolver o design, vender a bola e chutar para o gol, algo mais ou menos o que fazemos na vida. E na prorrogação, vale a saudade ou as tentativas do peixe lá da figura. Não consigo ver o trabalho sem sentimento ou sem o ego, embora entenda que distanciar o ego seja a condição para prorrogação. Não acredito em esquecimento, mas nessa pasta que salvamos o que é necessário entregar ou mesmo se dedicar. E no final,os nossos melhores trabalhos são o que focamos, damos atenção, assim como na vida.

    E talvez a Grande ideia seja a continuidade da saudade, não como ofício, mas algo mais ou menos a atenção que damos para o lançamento da bola, sem pensar na liquidação.

    E quando temos dois ou mais tempo, dá não apenas para ter saudade, mas ter confiança que as nossas escolhas foram necessárias como encaixe de uma peça puzzle, mesmo quando terminamos de montar e percebemos que estava faltando uma peça entre 150, por exemplo.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, Cissa

    Adorei isto.
    Você é uma excelente publicitária. Nem dá pra falar em saudade com tanta disposição e amor a tudo que faz. Deve ser sempre pontual. Pontualíssima até em pintar a nanquim .
    Papel que fez com muita criatividade. Acho que vou trazer esse peixinho para mim sem desconcentração. Vou voltar para reler.

    Lindos dias para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Oi Cissa,

    Voltei para comentar este texto porque gostei demais! Você pareceu tão sincera consigo e com todos que te lêem, que dá vontade de ler várias vezes. Você conseguiu ser doce sem ser piegas, profunda sem ser dramática. Um verdadeiro caso de amor à profissão! Lindo! Parabéns mais uma vez!

    Abraços

    Leila

    ResponderExcluir
  31. Olá Aninha,
    Só agora percebi que não tinha comentado essa postagem! Eis que estou aqui!

    Sabe, saudade é um sentimento tão complexo que nem está presente na língua inglesa, quando sentem algo parecido precisam dizer "sinto falta de" o que não é a mesma coisa que saudade. Comecei por essa histórinha pois tenho uma relação estranha com esse sentimento., como por exemplo sentir saudade de coisas que nem conheço! Maluco? Talvez... rsrsrsrsr....

    Por suas ideias e como escreve tenho certeza que és uma publicitária excelente! Apesar de não ser do meio, curto muito publicidade, a ponto de algumas vezes ouvir uma determinada rádio ou TV apenas por conta de um determinado comercial! Maluco? Talvez..... rsrsrsrsrrsrs

    Viu só? Terminei igualzinho os doi parágrafos acima! Maluco? Talvez..... rsrsrsrrsrsrrs

    Grande abraço,
    Flávio.

    ResponderExcluir