terça-feira, 5 de julho de 2011

Bons ares de Buenos Aires

Bairro de Puerto Madero, às margens de Mar del Plata.
Foto de Isabel Rodrigues.

   Última madrugada em Buenos Aires, antes de retornar a Porto Alegre. Fiquei pensando no que um colega meu de francês, senhor José Ferreira, pessoa que respeito muito, me disse certa vez: “a melhor coisa do mundo é viajar, a segunda melhor é voltar para casa”.
   Fazendo ou não uma leitura mais ampla desta expressão, a verdade é que viajar a Buenos Aires é maravilhoso. Não significa claro, que eu torça para a Argentina na Copa América ou que considere o famoso gol do Maradona como “la mano de Dios”; ou ainda pense que o nosso gol, que aqui na Argentina chamam por “la mano de Túlio”, não seja uma mãozinha de Deus..., mas fora as rixas no futebol, esta cidade tem muitos encantos.
   O encanto de uma capital federal que tem livrarias e cafeterias abertas 24h. Restaurantes tradicionais com comida típica, ou culinária internacional variada, em pleno funcionamento noturno. Onde no inverno, que por hoje faz algo em torno de dois graus, senhoras com seus casacos charmosos circulam no centro com segurança pela madrugada.
   Buenos Aires ainda tem a Avenida Corrientes, a pequena Broadway, com suas montagens teatrais, algumas atravessam a noite.
   Capital da diversidade, não escolhe sexo ou diversão. Cosmopolita, aceita diferentes idiomas. Boêmia: espetáculos noturnos variados.
   Rock, new age, techno, pop, ou o famoso tango. Esse último, nas casas de espetáculos; ou para quem quiser se aventurar numa dança ou assistir ao  cidadão que de manhã lhe deu “buen dia”, se transformar em bailarino famoso, existem diversos estabelecimentos noturnos, onde na parte térrea funciona o bar, e em seus porões, genuínas casas de tango. Alí não se vê o estilizado e, sim, o tango de origem: a dança dos cabarés.
   Antes de retornar ao hotel, ainda podemos arriscar alguns passos na esplanada do Obelisco, localizada bem no centro da avenida mais larga do mundo: a 9 de Julio. Imaginem a sensação de automóveis por todos os lados, uma dança bem acompanhados e ao som imaginário de Piazzolla, na noite gelada e o luar como testemunha...

Famoso Obelisco, de madrugada.
Foto de Isabel Rodrigues.

   Ou na sequência deste gran final, ouvir o uruguaio mais argentino de todos. Ainda hoje, quem propaga a paixão do tango: o tapa e o beijo, em sua expressão máxima. Quem nos eleva os bons e distintos ares de Buenos Aires a um sopro de vida em nosso pequeno coração: Carlos Gardel, “la voz de Dios”.


Crônica publicada nos jornais:
Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul); Diário Popular (Pelotas);
Correio Rural  (Viamão); VS (São Leopoldo) e Correio de Gravataí.

58 comentários:

  1. Também gostei muito de lá , fiquei 5 ou 6 dias e senti pena ao voltar pra casa.Queria mais! Gostei de tudo, fomos tratados com educação, não vimos grosserias, foi muito legal! E tu mostraste muito bem tudo de lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amiga
    vim agradecer o seu apoio e sua carinhosa presença lá no meu carinho. Muito obrigada!
    Tenha um lindo dia coberta de muita paz e amor
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso! É muito gostoso só em ler o que "diz"!

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Mais é verdade mesmo a frase sobre a volta para casa, por mais que nos encante as doces e maravilhosas viagens, o lar é o nosso sustentáculo, nosso refúgio. Quando falo casa, não me refiro a casa de maneira literal, também, mais casa no sentido patriota da palavra, se é que me faço entende. Um super beijo grande nesse seu encantado coração minha querida.

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Primeiramente devo dizer que é sempre muito bom voltar aqui!
    Sabe, eu sou muito caseiro e não gosto de viagens muito longas, até porque concordo muito com essa idéia de que "a segunda melhor coisa é voltar para a sua casa". Até vou mais além, voltar para a minha cama, para o meu banheiro, para os meus cachorros, para os meus discos e livros, etc.
    De qualquer forma Buenos Aires é lindíssima e apesar de amar outros estilos de música (blues e rock) fiquei totalmente envolvido com o clima do Tango que por lá encontrei!
    Uma cidade pra la de interessante!

    Abraços, Flávio.
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabens Cissa, vc nos ofereceu uma viagem bem legal através do seu blog! Gostei das fotos, das cenas, das descrições e deu até vontade de conhecer Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cissa...Cá estou..e se prepare, me verá muitas vezes por aqui.

    Eu li toda a sua "saga" em Buenos Ayres.
    Você uma uma aula completa para qualquer turista que queira visitar aquela bela cidade.

    Ja visitei a cidade por duas ou tres vezes e você não deixou escapar nada..só não falou das "comprichas" que entre um passeio e outro vale a pena fazer..ja que ninguém é de ferro..rrs

    Pena que não vi a foto do Brad...mas td bem..

    Gostei muito do CARA. Mas lerei mais atentamente as suas cronicas e se você me permitir, vou usa-la como tema em alguma peça ceramica minha.
    Mas isso só para agosto.
    Estamos em férias, devo viajar semana que vem..
    Mão no barro..acho que só em agosto..isso é..se eu aguentar..rs

    Um grande beijo..foi um prazer enorme conhecer você.

    Pra vc saber.. o seu nome no sorteio do colar e brinco é 13. ( treze ).
    Resolvi aceitar comentários de seguidores para o sorteio até esta quarta dia 6, então irei sortear dois conjuntos, um para cada pessoa a ser sorteada.
    Sou meio criança...gosto dessas brincadeiras...

    Beijo..
    Ma

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a minha "prima" de sobrenome Ma Ferreira que a Cissa foi uma verdadeira guia de viagem. Se eu fosse pra Buenos Aires amanhã já saberia exatamente aonde ir e o que fazer. Essa sequência de postagens foi maravilhosa, deu mesmo vontade de poder conhecer a bela capital Argentina e todos os seus encantos. As pessoas pensam muito em Europa e USA, e esquecem que nós temos uma cidade tão bonita logo ali do lado. E você nem precisa passar pela humilhação de tirar os sapatos na alfândega ou coisa parecida (eu acho.. rsrsrs)


    Grande beijo minha amiga, e muito obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  9. Relato interessantíssimo, cidade maravilhosa e apesar da rixa no futebol, somos bem recebidos.
    Quando estive lá acontecerem coisas muito legais, como por exemplo, eu e minhas amigas sermos recebidas nos restaurantes sempre "con una copita" (vinho, vermute ou outra bebida)para o brinde à mesa... rssss Diversão só!
    Parabéns, Ana... e volta pra POA, logo, com teus contos! hehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Como disse o Luís Fernando Veríssimo, o argentino é um italiano que pensa que é inglês.
    Vocês eu não sei, mas eu cresci ouvindo a frase "uma frente fria vinda da Argentina", eu sei que o frio vem lá da Antártida, faz a curva e passa por ali, mas vai dizer isso pro meu cérebro.
    Rixas inexistentes e implicações inúteis à parte, sem enhuma dúvida, Buenos Aires é uma cidade belíssima que vale a pena ser visitada.
    Obrigado por ter nos mostrado um pouco que seja dela, Ana.
    Um abraço.

    http://www.fantasticocenario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Cissa \o/
    hsashahsahs tudo bem! Você disse a mesma coisa que o William e recebendo a mesma opinião da
    qualidade do meu texto, começo a acreditar que é verdade e que escrevo bem =p...mas estou sempre tentando melhorar!
    Uma excelente semana pra você e minha mãe te manda um beijo! (tenho a sensação de que se vcs duas se conhecerem se darão muito bem!)

    Olha eu nunca tive vontade de conhecer a Argentina mas acompanhando seus posts e tudo o que vc conheceu por lá, me deu vontade de conhecer também!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que postagem maravilhosa!
    Sou louca para conhecer Buenos Aires e todos esses encantos que todos que vão pra lá descrevem =D

    Amei acompanhar tudo, minha flor!

    Aproveito para pedir perdão pela ausência...a correria está demais! Mas, é assim mesmo, né? O tempo voa e precisamos acompanhar seu ritmo.

    Vou conferir agora mesmo o post anterior ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. JACQUES,
    tudo bem? Comento no site de vocês, mas nos últimos posts não têm aparecido meus comentários, de repente foram para o espaço sideral com o Lucky Skywalker! rsrsrs Mas dá uma olhadinha, porque estou comentando, por favor, até porque achei o espaço virtual de vocês muito bom e inteligente!
    Abraçãoooo

    ResponderExcluir
  14. O meu anjo fiquei brabo não..eheheh....sei que tem blogueiro que não curte selo e ta tudo certo..!

    Quanto a viagem....que maravilhosa essas fotos !
    uma pergunat chata que eu queria te fazer é se vc gastou muito...pretendo ir quando acabar a facul, ja cheguei a pisar em buenos aires , mais fiquei tão pouco tempo, que preciso voltar !

    ResponderExcluir
  15. Querida Cissa, vc é uma ótima guia turística, e a cidade é uma maravilha, rixas futebolísticas à parte, é um roteiro turístico maravilhoso e vale cada centavo da viagem, espero um dia chegar lá e parabéns pela viagem, é algo que daqui a algum tempo eu quero cultivar com minha esposa, conhecer outros lugares, culturas é algo lúdico, um aprendizado de vida. Agora cadê aquele casal fujão?

    ESTAMOS ESPERANDO A NOVA NOVELA DAS 8 DA CISSA ROMEU.

    Abração pra ti guria.

    ResponderExcluir
  16. Flor querida, viajei contigo e tá aí uma coisa que amo na leitura sair do lugar sem sair fisicamente de onde estamos!!
    ;)

    bjokitas com master carinho pra ti!

    ResponderExcluir
  17. Cissa..claro que deixo. Amanhã eu posto no www.tessiturapoetica.com.

    Volto a postar na sexta no meu blog ok?

    Se um dia vc precisar da postagem, pode copia-la na integra, inclusive a imagem.

    Eu não sou artista. Sou a Ma Ceramista, a Ma que não é má.rsrs

    Eu nunca achei que iria estar postando em parceria com uma escritora do seu gabarito.
    Não estou falando para te agradar.
    Sei admirar o que é bom. E vc.. é boa no que faz, é gente que é gente. Eu sinto.
    Bjkas
    MA

    ResponderExcluir
  18. MAAAAAAAAAAA,
    não me deixa sem jeito garota!!!!
    Viu? Depois choro e nem sei o que escrever!!!!
    (e não estou de TPM!!!!)
    Beijos,
    muito obrigada artista!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana Cecília, vim até aqui por intermédio da Ma ceramista. Li tua crônica, moça e achei hilária, inteligente e com aquele bom humor velado que faz a gente ir até ao fim lendo e gostando do que lê. Esse é o segredo!

    E pra completar, abro teu blog e o que vejo? Mi Buenos Aires Querida. Ahhh que saudade.

    Esta cidade é tudo isso mesmo que falou e lança um encanto sobrenatural em quem a conhece.

    Prazer em conhecê-la, já sou tua fã e te sigo.
    Qdo puder venha me visitar, vai ser um prazer.

    Abraços desde Sampa, tão gelada quanto teu RS, que eu tb amo!
    beijão querida e boa noite!

    ResponderExcluir
  20. Tão lindo e gostoso deve ser amiga! Fiu à Argentina uma vez, era pequenina, com um tio argentino que minha tia arrumou...rsrsrsr Não me lembro de absolutamente nada, mas dá para visualizar bem ao ler-te, adoro! Grande abraço

    ResponderExcluir
  21. A casa noturna mais massa que eu fui na minha vida foi lá. The Roxy é o nome. Rcok n roll de primeira linha e muita gente massa, principalmente as mulheres hahaha

    Nao tenho queixa do povo argentino, fui muito bem tratado. E tinhamos q apreender um pouco com eles no sentido cultural e de protestos. Pq por mais q nos gauchos sejamos todos orgulhosos do passado, no presente nao fazemos nada pra mudar. Nossos leitores só estao por ai no dia da feira do livro, etc. Enfim, argentina é um bom lugar pra se conhecer.

    Beijaoo e fiz o que me sugeriu no email :D

    ResponderExcluir
  22. Olá Cissa,
    Fim de passeio é triste principalmente quando gostamos muito do local. Mas ficam registradas na memória e em fotos e vídeos, todos os passeios.
    É isso aí, a saga ficou ainda mais incrementada com a "caça" ao galã. Parabéns pelo belíssimo trabalho no seu blog e nos jornais onde você está escrevendo suas crônicas.
    Merecido sucesso.
    Uma ótima quinta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  23. Olá minha querida, um beijo grande no seu coração. Estive no blog que você indicou para acompanhar a publicação citada por você. Parabéns de verdade minha querida.

    ResponderExcluir
  24. Cissa o/
    Olha lá, vou começar a cobrar seus comentários grandes hein? ¬¬
    Já estou indo ver! E parabéns por ter seu artigo publicado no blog da Ma, comecei a conversar com ela esses dias!
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pelos conselhos e toques que serão mais que uteis...ja postei no blog da Ma e ja to seguindo. Beijoca !

    ResponderExcluir
  26. LETÍCIA BARCELOS,
    oi garota! Vou reproduzir aqui o teu comentário, tá bom? Se por acaso conseguir comentar, tudo bem, se não, não te preocupa. Pode ser que precise instalar o Google Chrome, dá uma olhadinha se você tem, no demais brigadãoooooo!!!!

    LETÍCIA disse:
    "Cissa, como foi bom viajar com você pelos posts. Sempre tive uma vontade imensa de visitar Buenos Aires, e lendo suas declarações, minha vontade aumentara!

    P.S: Ganhei um Tag, e quis compartilhar com os seu blog

    Beijos"

    ResponderExcluir
  27. Olá Cecília... Se é que posso te chamar assim.. eu prefiro. primeiro: porque o nome é de escritora e segundo: não te chamaria de Cissa, tive uma namorada que eu não gotava e se chamava Cissa, Aí pra não ficar me recordando dela não te chamarei assim...kkk, Bom essa tempestade já passou... kkk ... brincadeiras a parte. vamos ao que interessa. Adorei a sua visita na Sociedade dos Poetas Mortos e sua participação por lá também. Claro que daí vim retribuir a visita aqui. maravilhoso esse espaço. Aqui se pode fazer uma viagem, conhecer mais sobre a cultura e costumes e hábitos.
    bjos e
    Carpe Diem!
    Kleber J G Martins
    Sociedade dos Poetas Mortos - http://poetasocio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. KLEBER,
    seja bem vindo! Adorei teu blog! Vou te confessar uma coisa, prefiro que me chamem de Cecília! Pode esquecer a Cissa, tudo bem!!! :)
    Carpe Diem!!!!

    ResponderExcluir
  29. Massa, Cissa! Aaaah, que eu tenho planos de ir a Argentina tão logo minha vida fique estável. Os seus relatos são tão saborosos, que eu não consigo ver outro lugar para expressar toda a minha vontade de 'cultura'. Carlos Gardel... Adooooro! Poderia ouvir várias e várias vezes.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Cecília...quero te indicar, caso tenha um tempinho o blog de um amigo cronista: http://jefhcardoso.blogspot.com

    Um bj..

    MA

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga

    Que maravilha tudo que li aqui rsssss pretendo conhecer Buenos Aires, até o final do ano estarei por lá.

    Passando pra desejar a você um lindo dia de muita paz.

    Beijo grande, amiga.

    Muito frio por aí? rss

    ResponderExcluir
  32. Hummm..com esse frio a cama te chama rs
    Tenha lindos sonhos, amiga.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, agradeço a todos vocês por comentar aqui no Humoremconto e acompanharem meu trabalho. Esse retorno é muito gratificante.

    CHICA,
    também sempre fui tratada muito bem em Buenos!

    MARIA ALICE,
    eu que agradeço!

    RODRIGO E MAYCON,
    o texto de vocês é muito bom!

    PAULO CÉSAR,
    o lar é sempre o lar! Obrigada pela atenção lá no blog da Ma Ferreira.

    FLÁVIO,
    então é caseiro??!!! rsrs

    DEDÉ,
    leva a Andréia para lá, rapaz!!!!

    MA,
    minha parceira! :) Muito obrigada, de coração!

    ALMIR,
    tem razão, é uma opção mais barata e bem interessante!

    BEL,
    bah "una copita" é muito bom!!!

    JACQUES,
    as frentes frias vem de lá mesmo! Vou tentar comentar por lá, ainda não desisti!!!

    ResponderExcluir
  34. TSU,
    é uma opção legal e não muito cara!

    NIC,
    está perdoada minha florrr rsrsrs

    VICTOR,
    que bom que não ficou brabo, meu colega!

    PAULO,
    em breve segue a novela!!!

    MEIRE,
    que bom que deu para viajar junto!

    LU,
    seja bem vinda, querida! Adorei teu blog. Volto lá mais vezes, tá bom?

    GI,
    que curioso! Então conheceu quando era pequena, depende da idade não dá apra lembrar mesmo.

    JIM,
    tem uma pá de coisas para aprender con los hermanos.

    WILLIAM,
    obrigada! Você foi uma das primeiras pessoas que me deu força!

    TSU,
    já comentei compridãoooo por lá! rsrsrs

    ResponderExcluir
  35. LÊ,
    tenta o Google Chrome. Depois passo por lá!

    KLEBER,
    Carpe Dien!

    T. S.,
    quando coloquei o Gardel, me lembrei de ti.

    MURÁH,
    minha amiga da madrugada. Te cuida, tá bom? Chazinho e cama!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Cissa passei para conhecer seu blog, gostei muito, o texto de Buenos Aires é bom demais, também li a matéria abaixo, amigos virtuais muitas vezes são reais e algumas vezes temos a felicidade de conhecer pessoalmente, assim aconteceu comigo aqui quando conheci o poeta Márcio Rufino, até então apenas virtual, através do Márcio vim a fazer parte do grupo po-de-poesia onde conheci também o grupo gambiarra profana, hoje faço parte dos dois grupos de poesia aqui na baixada fluminense RJ. Parabéns pelo seu espaço, tudo de bom pra você, beijos.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Cissa! No momento só vim seguir teu blog, voltarei para ler as matérias. Nossas raízes estão aqui, deu pra ver.
    Mais uma gaúcha... rsrs

    Grande beijo
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  38. Tá bom Cissa, depois de ler esse post até deu vontade de ir lá. Elogiando a cidade assim... agora eu quero ir também. Haha. Não tenho tanta simpatia pela argentina, não sei porque...

    Mas e ai, voltar pra casa é melhor do que ir mesmo? XD

    ResponderExcluir
  39. Oi, Cissa
    Bom te conhecer! Adorei sua ida ao Amadeirado. Ah, e Buenos é tudo de bom e mais um pouco, né! Viajei junto com você, pois eu adoro praticar esses "esporte", hehehe...
    Adorei seu blog e sermos as duas amigas da linda Ma é muito bom. Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  40. Cissa o/
    Ah tudo bem eu compreendo esse corre-corre é que sinto falta da sua presença nos comments kkkk. Eu passo por algo semelhante, corre-corre com trabalho, responder coments, escrever, escrever livro, ver filmes para poder escrever sobre eles, sair de vez em quando...vida complicada a nossa...
    Eu assisti o Corcunda a primeira vez quando era pequena mas fiquei encantada com o visual e a trilha sonora, quando cresci passei a gostar mais ainda rs.
    Opa quem sabe um dia nos conhecemos mesmo né? Eu torço por isso o/
    bjs

    ResponderExcluir
  41. Viajar é uma das melhores coisas da vida, Cissa!
    Minha filha estudou por anos em Buenos Aires e eu claro vivia por lá.
    Em Buenos Aires a gente respira cultura(e fumaça de cigarros e carros, tudo fica preto), comemos uma das melhores carnes do mundo, vinhos maravilhosos, e a "Florida" meu Deus! Passava horas futricando nas lojas e comprando novidades. Embora ali as confeitarias sejam um sonho para os olhos e paladar, o café de lá é uma mierda (com perdão da palavra)parece cevada repassada. Ecaaaaa
    É a noite que as coisas acontecem por lá, parece que ninguém dorme né? As construções, a arquitetura, o idioma, e os hermanos são maravilhosos.
    Adorei viajar contigo por lá. Fiquei com saudades de verdade.
    Beijokas e obrigada pela visita Cissa, vou seguir-te também é claro.

    ResponderExcluir
  42. C.,
    que ótima surpresa! Seja bem vinda! Já estive no seu blog, é ótimo, tambén estou seguindo. Obrigada!

    ARNOLDO,
    muito obrigada! Seja bem vindo! Participa de dois grupos de poesia? Isso é ótimo! Parabéns!

    TAÍS,
    obrigada pela presença! Colega gaúcha!!!

    LAÍZE,
    mas olha que os hermanos recebem a gente super bem!!! Beijos

    LENA,
    a "viagem" é um grande esporte!!! Obrigada!

    TSU,
    vamos nos conhecer sim! A esperança é a penúltima que morre! rsrsrs

    MARLY,
    seja bem vinda! Nossa! Você já morou em Buenos. Concordo com tudo, inclusive que o café por lá "es una mierda"! rsrsrs

    ResponderExcluir
  43. Minha querida Cissa
    Não li seu post. Voltarei para ler e comentar.
    Hoje quero apenas duas coisas:
    - Agradecer suas palavras tão lindas e carinhosas lá na minha «CASA». Fez-me muito feliz.
    - Peço-lhe o favor de agradecer, por mim, ao Jim, a visita que ele fez ao meu blog. Quis agradecer e retribuir a visita dele, mas o blog dele parece não estar ainda em funcionamento...
    Não é abuso de minha parte pedir este favor?:)
    Espero que não. E muito obrigada.

    Tenho que ir preparar o post para domingo (eu publico ao domingo).

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  44. OI Cissa, o problema deve ser aquele que vc me disse no face, pq entrei no Pc da minha amiga e consegui te deixar esse recado!
    Enfim, preciso dizer algo sobre seu post? rsrs'
    Deixei tudo lá no face.... =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Boa noite, Cissa.
    Gostei tanto da espontaneidade que empregas para escrever.
    Estarei mais vezes por aqui.
    Abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  46. Minha querida, eu indiquei o seu blog entre outros cinco blogs para receber um selo de qualidade que está lá no nosso blog. Se te interessar fique vontade minha querida. Um grande beijo nesse seu coração.

    ResponderExcluir
  47. MARIAZITA, minha querida nova amiga!
    Obrigada pela presença, e aviso o Jim, claro!

    LÊ,
    recado dado! rsrsrs

    WILL,
    seja bem vindo! Estarei por lá também!

    PAULO CESAR,
    agradeço a lembrança, já estou passando por lá!

    ResponderExcluir
  48. O café dos caras é um lixo, è?
    Isso explica muita coisa...
    Ana, quando der, passe aqui:

    http://no-presente.blogspot.com/

    no site da Dani Neves, mineira e karmicamente compatível com você, comigo e acredito que com todos que seguem seu inspirado site.
    E, se der, passe lá no FC que o Rafael bolou um post sobre música no cinema que acho que irás gostar.
    Abração.

    http://www.fantasticocenario.com.br

    ResponderExcluir
  49. soa a despedida da capital das pampas, este post, querida cecília. mas, recordo que a empresa maior está incompleta: xerife e seu garboso marido não foram ainda encontrados. a que outras rotas e destinos nos levarão eles, por esse mundo tão aparentemente grande mas tão experiencialemnte curto? e a pena segura que nos conduzirá tem uma bandeira e uma identidade: gaúcha, de traço fino e delicado, capaz de arrastar a atenção e a curiosidade de brasileiros, argentinos, portugueses e outros mais que por aqui, de modo mais ou menos intencional, venham parar pela primeira vez.
    quanto a mim, ainda que em viagens nem sempre regulares, não arredo pé.
    um beijinho, prosadora amiga!

    ResponderExcluir
  50. Nossa que bacana. Deu para te acompanhar perfeitamente, sentir a sua frustração de estar deixando a Argentina e ao mesmo tempo uma inquietação de querer voltar para casa. Pelo visto a viagem valeu a pena, pois já disse uma vez o nosso Fernando Pessoa: "valeu a pena?/ Tudo vale a pena se a alma não é pequena..." E tua alma não é pequena guria, não é mesmo!!!! Abraço querida!!!!

    ResponderExcluir
  51. Olá Cissa,
    Obrigada por ter se integrado ao meu recanto.
    Estarei aqui com você. Já sigo.
    Acompanhei sua bela viagem, recordando a minha.
    Fui com meu marido e adoramos, embora, particularmente, senti aquela vontade de voltar para casa.
    Beijo, linda, e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  52. Amiga, seu blog está cada vez mais 'cheio'! Ainda bem que aqui é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um! Rs.
    Fiquei por alguns segundos só admirando as belas fotografias na madrugada. Ainda sinto inveja das livrarias abertas vinte e quatro horas, aqui em Tucano, não tem nem livraria, imagine aberta vinte e quatro horas! Vê se pode? É rir para não chorar.
    Mas, nesse reboliço todo você deve ter dançado muito tango, não? Rs.

    Beijos e volto.

    ResponderExcluir
  53. Oi, Cecília, também fiquei 6 dias, me senti quase que em casa, pois temos muitas coisas em comum com os hermanos. É maravilhoso voltar, sim, mas não com pouco tempo. Até poderia ficar mais. Buenos Aires é lindo, povo educado, o tango... Ah o tango!
    Gostei muito do teu relato, pois voltei novamente à Buenos Aires com sua arquitetura magnífica, e lembrei de várias coisas. Como estamos pertinho, somos gaúchos, eles e nós.

    Grande beijo, estarei por aqui sempre.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  54. JACQUES,
    passo sim no site de vocês, vou ver se consigo comentar, porque não está aparecendo meus comentários por lá.

    JORGE,
    que bom meu amigo, fique aqui, estarei sempre lá também!

    DILSO,
    pois quem tem um "almão" é tu guri! rsrsrs

    C.,
    então você é curitibana! Amiga de infância e Viamão? Só falta você me falar que ela mora no condomínio Cantegril, pois eu moro! Beijos

    VERA LÚCIA,
    seja bem vinda! Conhece Buenos? Que bom! Estarei sempre por lá também.

    JAYNNE,
    em Tucano não tem livraria? Que triste!
    O único tango que dancei com a minha filha que deu um baile de arteirice por lá! rsrsrs

    TAÍS,
    concordo totalmente, todos somos gaúchos dos pampas! Beijoss

    ResponderExcluir
  55. Cissa. dei uma fugidinha e vim dar uma olhadinha no meu blog. .. não podia de dar uma olhadinha no seu ( escondodo.r.s )
    Fiquei feliz em ver muitas carinhas minhas conhecidas aqui no seu blog.
    Bjkas!
    Ma

    ResponderExcluir
  56. rsrsrs
    É irresistível, não posso deixar de perguntar:
    Já que esteve passando na Argentina,
    viu se é verdade que as vaquinhas de lá
    têm torcicolo ou se ficam olhando muito pra cima?
    É que elas ouviram dizer que por esses lados
    tem "boi nos ares"...

    ResponderExcluir