domingo, 31 de julho de 2011

Fruto amargo

   Esta crônica* fiz algumas horas depois de dar a Oficina Poética para a turma do Jardim de Infância de minha filha Luíse, (garotos de 4 e 5 anos). Fiquei feliz, pois a interação com as crianças foi ótima, mas ao mesmo tempo refleti sobre o que espera minha filha, esses meninos e toda geração que viverá e comandará este país no futuro. 
   Uma pequena pausa nas histórias do condomínio, para esta reflexão.

   “Corruptinho quando nasce, se esparrama pelo chão; feito sementinha, depois cresce, coloca a mão num dinheirão.” 
   Poderia ser apenas uma paródia de um poema infantil, mas infelizmente reflete a realidade política brasileira. A plantinha da corrupção é a que mais está frutificando na sociedade do nosso País: o uso ilegal do poder político e financeiro por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados, com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para alguns indivíduos ou grupos ligados por laços de interesses, é o que mais está sendo cultivado em nossa horta.
   Esse benefício exclusivo, o uso do poder estabelecido no jogo político para realizar atos ilegais contra a nossa sociedade, entre outros – suborno, nepotismo, proveito de fundos públicos de maneira não prevista na lei –, vai produzindo um fruto amargo a ser colhido. 
   Esse fruto é amargo, pois provoca distorções econômicas no setor público ao direcionar investimentos de áreas básicas como saúde, educação, segurança, alimentação para outros projetos, interesses e bolsos. Isso se reflete na sociedade com o aumento dos níveis de cobrança de impostos, taxas e tributos. Essa iguaria de proporções infinitas é degustada diariamente pelos brasileiros quando necessitam usar essa infraestrutura pública, precária ou quase inexistente, em muitos casos, ou adquirir um bem ou serviço.
   A certeza da impunidade no Brasil é o grande adubo nessa horta da corrupção.
   Hoje, com o advento de novas tecnologias, internet, fotografia por celular, mais casos são descobertos e aparecem na mídia. Mas em contrapartida silêncio, cobertura de governantes, passividade e continuidade dessa colheita de maus frutos, que parece proliferar sem controle.
   A separação do joio e do trigo cada vez fica mais parecida com o dito popular “encontrar agulha no palheiro”. Achar os trigos no meio dessa plantação de joio não parece tarefa muito fácil. Vide quando temos que exercer nosso direito do voto. 
   Sem muito o que fazer como cidadãos, nos resta, quem sabe, sonhar com ainda recitar aos nossos filhos ou netos: “Brasileirinho quando nasce põe a mão no coração;  homem feito quando cresce,  tem orgulho de sua Nação”.

*Crônica publicada nos jornais:  
Jornal NH (Novo Hamburgo); Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul); 
Diário Popular (Pelotas); Jornal VS (São Leopoldo); 
Correio de Gravataí (Gravataí); Diário de Viamão (Viamão); 
Diário de Cachoeirinha (Cachoeirinha) e Correio Rural (Viamão).

31 comentários:

  1. Cecília, Beleza de crônica a sua.

    Infelizmente as coisas estão assim. E o que me espanta e o a minha sensibilidade diz, é que nosso povo perdeu a voz. Perdeu a capacidade de indignar. Se o faz, o faz em silencio.

    Me preocupa o mundo que espera a Bruna.

    Eu sempre digo a ela. Bruna, o mundo esta ai. A sua espera com um monte de tentações e facilidades.

    Cabe a vc se posicionar diante dele.

    Armas para isso vc tem e outras vc está construindo. Que vc seja forte e resista as tentações.

    No mais é rezar e pedir a Deus juizo na cabeça desses nossos governantes.

    As vezes me pergunto quando vejo um quadro de corruução ser noticiado.
    O que um pai se sente vendo um filho ser testemunha de sua desonestidade?
    Eu morreira d vergonha!

    Beijo Cecilia. Vc foi um dos presentes que ganhei antecipadamente ao meu aniversário.
    Te respeito, te admiro e te gosto Maninha!!

    ResponderExcluir
  2. Linda e reflexiva crônica...O que espera esses pequeninhos?

    Já de volta, tentando ainda "me achar", sentindo falta do sol e mar, encontrando esse cinza feio de Poa...Mas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Parabens Cissa, grande crônica! Vc é uma grande "croniqueira" viu! Quando nos dá o prazer de ler alguma é sempre muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Cissa, lembro bem de quando era pequeno e na escola dava-se a matéria de Moral e Cívica, infelismente tiraram essa matéria, e seria bom se retornasse, pois nos colégios precisam incentivar e orientar mais sobre esses assuntos como política, cidadania, ética etc.

    Foi louvável essa sua palestra para essas crianças e que elas tenham guardado essa aula no coração, pois o futuro de nossa nação está nas mãos delas.

    Ótimo texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ontem, no último capítulo de uma série sobre o "Caos da Saúde" (ótima, por sinal!) que a RBS estava fazendo na tv, uma Promotora de Justiça falou curto e grosso o que se passa no país, "dinheiro tem, o problema é o mau uso e a corrupção. Mas o que assusta mesmo é a falta de indignação dos usuários, que já perdeu a força e a esperança por melhorias na saúde!".

    Bahhhhhhh... aquilo me tocou muito forte e logo pensei, eu também, na Luíse. No futuro que a espera... bom, não quero eu perder a capacidade de me indignar e a esperança. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. O BRASIL ESTÁ CAMINHANDO PARA O FUNDO DO POÇO. E INFELIZMENTE A PARCELAQUE QUER MUDANÇASÉBEM PEQUENA,SE COMPARADA AOS MILHÕES DE BOLSAS ESMOLA E AUXÍLIO VAGABUNDO QUE CADA VEZ MAIS APARECE NO PAÍS. QUER SE DAR BEM COM O GOVERNO ATUAL?? NÃO FAÇA NADA. PÁRE E COMECE A VIRAR MAIS UM DEPENDENTE DE ESMOLAS PÚBLICAS.
    MAS EXPERIMENTE ESTUDAR E VOCÊ VAI VER NITIDAMENTE ESSA MUDANÇA DE VALORES DENTRO DAS PRÓPRIAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

    TEXTO NOVO NO BLOG. PASSA LÁ:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/07/vendo-e-nao-observando.html

    ResponderExcluir
  7. Já havia lido e comentado na fonte direta do sítio de um dos jornais que publicou esse seu artigo. Contudo nunca é demais por voz nessa boca tristes e amordaçadas pela alienação política a que insistem (os brasileiros) em dizer que não lhes interessa...
    É, Cissa, temos muito trabalho pela frente para poder minimamente garantir um futuro mais tranquilo para nossa filhotas...
    Belo texto querida, o Albatroz baudelariano adorou esse novo ninho!!!

    Obs: A Roseane nos citou em uma entrevista...

    Vide o link abaixo:

    http://www.aleatorium.com.br/2011/07/aleatorium-entrevista-roseane-silva-do.html?showComment=1312129517308#c6966583147014763004

    ResponderExcluir
  8. querida amiga,
    acabo de ler duas crónicas tuas quase em simultâneo: a que saiu no diário popular, sobre a paz, primeiro, e esta agorinha mesmo. não pude deixar de perceber como há uma linha[ não tão ténue quanto isso] a cruzar a ideia da falta de paz interior e o que de pior o ser humano seja capaz de protagonizar como sua consequência directa. se a desestruturação e os desequilíbrios que breivik e whinehouse alimentaram em silêncio conduziram à destruição [sua e de outros que com eles se cruzaram de modo mais ou menos directo], como pensar que o crime de luva branca possa ser menos hediondo e de impacto mais ligeiro? é que, como bem fazes lembrar, nós, cidadãos, não pagamos apenas com o incremento de taxas e novos impostos, sacrifícios que custeiam os desvarios e trejeitos malformativos da arruaça política; a pior herança será mesmo o [mau] exemplo que se lega a um povo por parte de quem devia ter conduta exemplar. como diz o ditado, à mulher de césar não basta sê-lo; é preciso parecê-lo...
    um beijinho rendido ao teu olhar cívico e informado!

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana a crônica, viu? Adorei!
    É como sempre digo: " Quer achar agulha no palheiro? O primeiro passo é andar descalço no palheiros".
    O que acontece é uma proteção ao tal palheiro. Não deixam que, quem quer procurar, procure.

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cissa,

    Excelente crônica, como sempre.

    Eu só gostaria de comentar o seguinte: a gente tem uma ideia de que nossos políticos são os piores do mundo, e eu não estou aqui pra defendê-los, longe de mim. Mas o problema maior, na minha visão, é o sistema judiciário brasileiro. É essa nossa Justiça que fomenta a impunidade para nossos congressistas deitarem e rolarem, que se sentem à vontade para meter a mão no cofre da Viúva. Como diria minha saudosa vozinha, "a ocasião faz o ladrão". Corrupção existe em todo país democrático burguês do mundo, porque o sistema favorece essas coisas. Mas lá fora, quando se descobre um caso, é uma vergonha nacional, a polícia prende, a Justiça condena, e o sujeito passa a ter uma imagem negativa perante a sociedade. Aqui, esses bandidos roubam, renunciam, não são julgados, riem da nossa cara e voltam nas próximas eleições, tudo por conta da impunidade. É preciso atacar este problema também, e não só a qualidade de nossos políticos.

    Duas coisas Cissa: eu transferi seu banner no meu blog para uma aba de parcerias. Se achar que ficou injusto me avisa, oquei?

    E segundo: espero que não tenha sofrido muito com a derrota do Grêmio para o Mengão com gol de Ronaldinho Gaúcho e tudo.. hahahahaha...

    Grande beijo minha amiga.

    Rama na Vimana
    http://ramanavimana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Cissa, você encontrou o busílis de nosso país: para resolver o problema da gestão pública, temos que cortar o mal pela raiz, ou seja, trabalhar a criança porque "é de pequenino que se torce o pepino" nos ensina esse provérbio.

    Sou otimista inveterado em tudo, mas em relação ao Brasil, sou pessimista.
    Quando vejo tanto dinheiro arrecadado oriundo de nosso suor ser distribuído indiscriminadamente para uma minoria, deixando serviços básicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura abandonadas e o povo alienado achando que isso é normal, não tenho perspectiva nenhuma de futura melhor.
    Fiz um cordel intitulado "O País do faz-de-conta" para me desabafar de tudo que nos fazem. Mais adiante, vou publicar no blog.
    Porém, nossas crianças são nossa esperança de um futuro diferente, melhor.

    Parabéns pela crônica e obrigado pela visita e comentário inteligente no "folhas soltas"!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Que sua semana seja de muita paz,
    que você seja abençoada (o)a cada minuto.
    nunca esqueça que você mora no meu coração.
    Que nossa amizade seja para sempre.
    Bjs no seu coração,Evanir.
    Obrigada anjo lido pela sua amizade.

    ResponderExcluir
  13. Ana, muito obrigado pela sua visita a meu blog. E seu espanhol e otimo. Minhas disculpas por meu pobre portunhol. Mais no por isso decho de disfrutar Humor en Conto. Boa sorti

    ResponderExcluir
  14. Menina, fruto amargo é pouco!

    Esse realmente, está podre e intragável!!!

    Mas, apesar de tudo, e por ter muita Fé, eu sonho com um País bem melhor para o futuro dos meus netos.

    De mais a mais, parece que já chegamos no fundo do poço,e, se é assim, ou seja, se pior não pode ficar, a esperança é que melhore. Tomara!

    Não dizem que Deus é brasileiro?
    :)

    Cissa, gostei demais do seu texto. Parabéns!

    Te desejo uma ótima semana.

    Beijinhos,

    Cid@

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana Cecília! Passei ótimos momentos aqui em seu blog. Parabéns pelo talento humorístico. Que Deus continue te iluminando sempre!Já estou te seguindo com muita alegria. Ficarei contente com sua presença em meus cantinhos também:

    docessonhosdepapel.blogspot.com

    nospassosdejesusamor.blogspot.com

    Beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  16. Sou Educadora de Infância e Formadora, além de muitas outras coisas na área de Educação.

    Fiquei contente com a sua ida à sala de sua filha e gostei deste texto.

    Lhe desejo feliz semana

    ResponderExcluir
  17. Cissa o/
    Nem preciso dizer que adoro suas cronicas né?

    Ah eu sei que você não entende muito de animes mas eu gosto de ver seus comentários! Olha minha próxima postagem certamente você poderá comentar! É Papo Furado!
    Sim, no caso de Witch Hunter Robin o destino dos personagens principais fica em aberto, muitas coisas ficam sem ser reveladas..tudo para deixar um gosto de "quero muito mais" e cada um tirar suas próprias conclusões. A maioria dos animes tem isso. Eu partoicularmente adoro esse tipo de coisa pois dá margem para debates...quero ver se consigo fazer um pouco disso no meu livro original, mas vamos ver..tem coisas que gostaria que as pessoas chegassem á conclusão que eu quero que cheguem rs.
    Bjs pra vc!!! Eu e minha mãe estamos mandando! rs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Bem escrito, bem dito, Cissa.
    Esse maldito mau:
    Existe o corrupto e o corruptível!...
    Mas a ética é relativa.
    Recebi um email sobre ética que dizia o seguinte:


    O sociólogo Peter Berger escreveu o livro "Introdução à Sociologia". Um dos seus capítulos tem um título estranho: "Como trapacear e se manter ético ao mesmo tempo". Estranho à primeira vista, mas logo se percebe que, na política, é de suma importância juntar ética e trapaça. Para explicar, segue uma historieta:

    Havia em uma cidade dos Estados Unidos uma igreja batista.Os batistas, como se sabe, são um ramo do cristianismo muito rigoroso nos seus princípios éticos.
    Na mesma cidade, havia também uma fábrica de cerveja que, para a igreja batista, era a vanguarda de Satanás.O pastor não poupava a fábrica de cerveja nas suas pregações.
    Aconteceu, entretanto, que, por razões pouco esclarecidas, a fábrica de cerveja fez uma doação de 150 mil dólares para a igreja.
    Foi um auê... Os membros mais ortodoxos da igreja foram unânimes em denunciar aquela quantia como dinheiro do Diabo e que não poderia ser aceito. Mas, passada a exaltação dos primeiros dias, acalmados os ânimos, os mais ponderados começaram a analisar os benefícios que aquele dinheiro poderia trazer: uma pintura nova para a igreja, um órgão de tubos, jardins mais bonitos, um salão social para festas.
    Reuniu-se então a igreja em assembléia para a decisão democrática. Depois de muita discussão registrou-se o seguinte no livro de atas:
    "A Igreja Batista Bethel resolve aceitar a oferta de 150 mil dólares feita pela cervejaria na firme convicção de que o Diabo ficará furioso quando souber que o seu dinheiro vai ser usado para a glória de Deus."

    ResponderExcluir
  19. Perfeita e muito bem escrita sua crônica. Já nem se trata de "encontrar a agulha no palheiro", pois de tantas, ficam visíveis, de imediato. Conhecê-las não nos traz a justiça esperada. A honra e a dignidade, antigamente tão preservadas, são hoje, para muitos, tolices que a ambição cobre com manto dourado.
    Infelizmente!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi,Cissa! Vim agradecer suas doces palavras e sua sugestão, que por sinal, foi bem oportuna. Quando puder, visite novamente meu cantinho. Deixei uma mensagem especial para você,lá nos comentários. Saiba que sua presença será sempre uma alegria.

    Que Deus te guie sempre!
    Beijinhos, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  21. Olá Ana
    Infelizmente é uma triste realidade no Brasil. Parece uma erva daninha, se espalha rapidamente ,e é de difícil controle. Sinceramente não tenho mais esperança que esse quadro se reverta. Parei de votar.
    Voltei.
    Bjux

    ResponderExcluir
  22. O que mais me entristece é ver que as crianças estão crescendo achando que tudo isso é normal.

    Desculpe a demora em aparecer
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Amiga, está aí um dos motivos no qual escrevo.
    Escrever me faz esquecer um pouco a realidade, criando um mundo meu, no qual gosto de dividir com os que sonham e fazem da imaginação uma arma poderosa.
    Também sei que, não poderei fugir da realidade para sempre e que, é preciso abrir os olhos, por vezes, e enxergar o mundo cruel, egoísta e corrupto no qual me encontro. Talvez, através das minhas portas imaginárias, eu abra um caminho novo para quem ainda acredita. Fé em Deus, me faz nunca desisti de mim mesma e desses seres que em sua maioria esqueceram que são humanos. Humanos não no sentido que erram, mas no sentido que se arrependem, sentem, amam...

    O que estamos depositando nas crianças de hoje é apenas uma preparação para o mundo onde os contos de fadas tem mais bruxas, dragões e sapos do que qualquer outra coisa, e não deveria ser assim, deveríamos preparar um castelo para que eles cuidassem depois do jardim...

    Bela reflexão você me proporcionou Ana...
    Beijos e volto.

    ResponderExcluir
  24. Cecília sua Crônica nos remete a uma realidade bem atual no nosso país. Eu te aplaudo de pé, minha querida. Como sempre, você foi maravilhosa nesse texto. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  25. Oi Cissa!

    Desculpe a demora, estava um pouco doente... Mas seu texto está muito bom, como sempre... Corruptos nascem em pequenos atos, daqueles bem corriqueiros. Frutifica com o famoso "jeitinho brasileiro" e resulta nos inúmeros golpes (dinheiro na cueca, mensalão...). E em uma sociedade em que as pessoas se preocupam apenas com o placar do jogo de futebol ou com o último capítulo da novela, não há tempo para reivindicar direitos e reclamar honestidade ou competência política!

    Mas é justamente com a discussão desses temas que conseguiremos nos mobilizar em busca de um país mais honesto com seu próprio povo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre me pergunto como é que estes caras fazem pra dormir à noite, e cheguei aa triste conclusão que a lógica bizarra deles é a seguinte : se eu não roubar, outro roubará, então tudo bem.
    Pra eles, talvez.
    Mas não pra quem tem vergonha na cara.
    Ótimo texto, Ana.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cissa
    Muita realidade, muita tristeza, muita decepção, muita preocupação quanto ao futuro de nós brasileiros e de nosso Brasil. Pano pra manga pra boas reflexões. Parabéns, minha amiga!Valeu, mesmo! Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  28. excelente reflexão!!! Você disse tudo, me deixando de fato sem palavras.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. belíssima novela que intercala música,homenagem aos nossos ídolos como o maior piloto que já vi correr.Ayrton Senna que álem de ser um gentleman era um piloto que tinha cara de vencedor,foi perseguido por ser brasileiro,competiu com os melhores pilotos que a F1 já teve,não escolhia companheiro de equipe, adorado no Japão por ser determinado a ponto de ficar com os engenheiros e mecânicos da Honda trocando experiências para melhorar o carro após os treinos.Sua morte prematura deixou várias gerações orfãos e a F1 nunca mais séra a mesma.No youtube podemos matar a saudade deste paulistano que amava a velocidade e que sempre foi competitivo a ponto de ultrapassar 6 carros em uma volta sem tirar nínguem da corrida.Parabéns pelo blog.pedro costa

    ResponderExcluir
  30. belíssima novela que intercala música,homenagem aos nossos ídolos como o maior piloto que já vi correr.Ayrton Senna que álem de ser um gentleman era um piloto que tinha cara de vencedor,foi perseguido por ser brasileiro,competiu com os melhores pilotos que a F1 já teve,não escolhia companheiro de equipe, adorado no Japão por ser determinado a ponto de ficar com os engenheiros e mecânicos da Honda trocando experiências para melhorar o carro após os treinos.Sua morte prematura deixou várias gerações orfãos e a F1 nunca mais séra a mesma.No youtube podemos matar a saudade deste paulistano que amava a velocidade e que sempre foi competitivo a ponto de ultrapassar 6 carros em uma volta sem tirar nínguem da corrida.Parabéns pelo blog.pedro costa

    ResponderExcluir