domingo, 24 de julho de 2011

O Mano e a Mina


Uma pequena pausa nas histórias do condomínio, para esta crônica* 
que fiz em função da desclassificação da 
Seleção Brasileira de Futebol desta Copa América. 

   O Brasil foi desclassificado na Copa América. Fomos eliminados nas quartas de final contra o Paraguai nos pênaltis, depois de dois tempos de prorrogação, sem sequer fazer um gol. Julgada por especialistas como nossa melhor atuação, faltaram finalizações efetivas nessa partida que bem refletiu a situação do futebol brasileiro atual.
   Mano Menezes, técnico da Seleção
 Brasileira nessa Copa – com sede na Argentina –, tem suas credenciais indiscutíveis. Entre suas façanhas, recolocou o Grêmio na Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar o título da Série B em 2005, no episódio conhecido como “A Batalha dos Aflitos”. E foi técnico por dois anos do Corinthians, tirando-o da série B do Campeonato Brasileiro, tornando-o campeão paulista e da Copa Brasil de 2009.
   Não é de hoje que o futebol mundial transformou-
se numa Mina de Ouro: contratos milionários, publicidade, transmissões nas grandes redes de TV. O garoto pobre do interior ou dos subúrbios, muito jovem, alguns com 19 anos como Neymar, torna-se milionário.
   A partida de nossa desclassificação bem mostrou isso. Por um lado, um bom técnico, experiente, qualificado; de outro, um time apático, desfrutando do “repouso do guerreiro”, dependendo de talentos isolados ou da sorte que não veio.
   Saudades de assistir ao futebol de raça na Seleção Brasileira. Daquele jogador que corre atrás da bola como quem está faminto e deseja uma boa refeição; mas o que se viu foi uma sopa de letrinhas das estrelas: “R”, de Robinho; “P”, de Pato; “G”, de Ganso, “N”, de Neymar.
   Com bravura foi a derrota da Argentina, a dona da casa, criando situações ofensivas contra a Celeste uruguaia, que com determinação e raça charrua venceu nos pênaltis. Partida muito disputada, lembrando a do “Maracanazo”, que infelizmente perdemos, por coincidência no mesmo 16 de julho, mas de 1950, na Copa do Mundo sediada no Brasil.
   Por incrível que pareça, felizes são os Manos Menezes, técnicos de pequenos times do interior do nosso País, que mesmo com dificuldades financeiras e de infraestrutura, têm em seu plantel alguns garotos talentosos que ainda não conhecem a tal Mina de Ouro. Que exploram o campo, como se território mágico fosse. Correm atrás da bola, como atrás da musa dos sonhos; e a chutam como seu maior inimigo, criando um incrível espetáculo de resultados positivos aos nossos olhos. As maravilhas do esporte mais popular do País, do verdadeiro futebol.

* Crônica publicada nos jornais:
O Dia (Rio de Janeiro); 
Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul); Diário Popular (Pelotas); 
Jornal NH (Novo Hamburgo); Jornal VS (São Leopoldo); 
Correio Rural (Viamão); Diário de Cachoeirinha (Cachoeirinha);
 Correio de Gravataí (Gravataí) e Diário de Viamão (Viamão).

Agradeço aos amigos que comentaram no site do Diário Popular. 
A atenção de vocês é fundamental para o meu trabalho.


Hoje, dia 25 de julho, foi publicada esta crônica, no Rio  de Janeiro, no jornal O Dia. Pela primeira vez, consegui publicar fora do estado do RS!
http://odia.terra.com.br/portal/opiniao/html/2011/7/ana_cecilia_romeu_o_mano_e_a_mina_179932.html

41 comentários:

  1. Muito bom texto Cissa, compara a seleção do Ricardo Teixeira a uma agência de modelos Elite, só tem estrelas, muito mimados e na hora do vamos ve dá uma cagada dessas, mereceu perder. E em relação ao amor pelo futebol, isso foi a 40 anos atrás, hoje o futebol virou um dos negócios mais rentáveis do planeta, e caso esse larápio e canalha do Teixeira não for expulso da CBF, vou torcer para o Brasil perder feio na Copa de 2014.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cissa,
    Já tinha lido essa sua crônica e comentado.
    Por essa Seleção do Ricardo Teixeira eu não torço. Aliás, torço sim. CONTRA.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo torcer pelo Brasil no futebol...Há tantas prioridades por aqui e aqueles jogadores ganhando fortunas pra nada fazer em campo. E COPA no BRASIL? Torço pra que se lasquem na primeira rodada ...Assim passam vergonha. Ainda que não adiante pois o $ da educação, saúde não voltam...

    Mas mesmo assim,CONTRA!!!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Sabe Cissa, estou preparando-me para sair com minha família, mas não posso sem antes comentar esse texto tão bacana que acabou de escrever. Adorei a relação dinheiro vs arte. O verdadeiro futebol morreu nas várzeas junto com o espírito do bom, bonito e caro desportismo... Hoje o esporte é usado para desvirtuar a massa como se fosse um coliseu da época dos césares. Até o forma do estádios lembra isso... Pão e circo ao povo!!!
    Adorei seu texto e, vou repetir, não me admira as publicações, pois ficou bom mesmo!!! Abraço querida!!!

    ResponderExcluir
  5. volto para comentar..quero ler tintin por tintin..

    bjkas..

    MA

    ResponderExcluir
  6. A resposta para o fracasso da seleção brasileira está nessa crônica! O sr Mano Menezes é muito bom pra trazer times da série B para a séria A, e para ganhar campeonatinhos regionais então minha amiga para comandar a seleção brasileira é necessário alguém mais gabaritado e com lastro de ganhador de campeonatos importantes!

    ResponderExcluir
  7. Cissinha, meu banner ainda não funciona aqui não, hahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cissa !

    acho que o fracasso da seleção nem mora no sr:Mano Menezes, mas sim nessa pretensão brasileira de querer chegar nos campeonatos achando que sempre vai ganhar e tal. Falta um pouco de maturidade na nova geração do futebol que se acha tão brilhante,e falta um pouco de respeito por outra seleçoes como o Paraguay que ficou estudando a seleção do mano a dois meses atras.

    Quem valoriza um oponente, tem mais chances de ganhar sempre !

    O Brasil pode ser o maior campeão de todos os tempos, mas tambem é o mais pretensiso.

    beijo e obrigado por todas as visitas querida !

    ResponderExcluir
  9. Só podia dar nisso um gremista como técnico... ahahahahahahahahahaha...

    Flautas à parte, muitas caras e bocas, muita grana e pouca bola! Isso é o que resta do "futebol arte" brasileiro! Uma pena...

    ResponderExcluir
  10. Dedé,
    nosso campeonato gaúcho é muito importante,não é um campeonatinho (como nenhum outro regional também). Se não fosse, não teríamos projetado ao mundo, por exemplo, o grande Felipão, que inclusive, venceu a Copa do Mundo de 2002, o maior campeonato do mundo. E na seleção portuguesa de 2006, o Big Phil, como é conhecido por lá, levou Portugal até as semifinais da Copa de 2006.
    Menosprezar os campeonatos regionais, não é correto, até porque temos aqui na capital, mais ao sul, fora do eixo Rio/São Paulo, dois campeões do mundo, e uma série de técnicos gaúchos reconhecidos, que se projetaram nacional e mundialmente, e o Mano é um deles.
    Meu amigo, pensa no melhor técnico que você conhece da atualidade e coloca para treinar essa Seleção, poderá melhorar um pouco, mas não teremos resultados expressivos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. PAULO,
    obrigada, amigo! Pela participação frequente!

    WILLIAM,
    obrigada por comentar no Diário Popular! Sempre me dando força, o que nunca esqueço!

    CHICA,
    tens razão, educação e saúde são muito mais importantes, me destes uma ideia para artigo novo. Obrigada, amiga querida!

    DILSO,
    que consideração, amigo! Beijos nas lindas!

    MA,
    volta, garota! Mas apenas se o tempo deixar, entendo, tá bom? Beijosss

    DEDÉ,
    descordamos, mas o que é muito saudável! Abração para ti e beijos na Andreia!

    VICTOR,
    colega publicitário! É essa a minha tese! Beijos

    BEL,
    só temos estrelas, mas sem campeonato rsrs Mas não no grande Grêmio! rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ana, sinceramente falando nunca dei muita importância ao futebol, por dois motivos: Primeiro, meu pai passava a maior parte do tempo trabalhando fora de casa e os jogos que ele assistia era nas casas de seus irmãos, e segundo, sempre achei que as disputas em campo sempre levaram as pessoas a brigas ridículas por coisas tão fúteis e irracionais, devido ao sentimento de superioridade.
    Mas, por outro lado, as copas sempre foram bem assistidas aqui em casa, então, de quatro em quatro anos o verde e amarelo tomava conta das ruas, casas, e das nossas roupas e acessórios. E antes era diferente, porque se via garra e aquele orgulho em dizer: É do Brasil!
    E, equilibrando-me nesses dois pilares avessos, eu afirmo: Passamos do país do futebol para o país da fama.

    Belíssimo texto argumentativo!
    Beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  13. Ana Cecília Romeu!
    Você não existe.
    Fico encantada quando encontro pessoas tão talentosas como você. Em qualquer área.
    No caso. quando te conheci foi empatia no primeiro instante.
    Te li pela primeira vel e pensei: Esta é f...eliz!É das minhas..
    Vejo em você uma mulher muito forte. Que vai a luta, que se expõe, que tem humor na medida que a situação permite.
    Não estou escrevendo para agradar.
    Escreveria a qualquer pessoa que eu sentisse.
    Mas você é especial. Vc é forte. E eu sou um pouquinha esperta..rs e sei reconhecer de longe quando a pessoa tem talento.
    Vc escrevendo sobre futebol foi bárbaro. Com tanta propriedade.
    Gostaria de ser sua amiga de perto. Pra gente sair pra tomar café e dar muitas risadas.
    Iria te levar lá na Liberdade. Tem uma torta de banana lá na Cafeteria Sol que é uma delicia.
    E nem importaria com meu regime.
    Irmãzinha..estamos juntas!
    Beijo..
    Ma

    ( Já tenho mãe aqui: Severa, um irmão Vino, uma Irmã, Cecilia )..e muitos amigos de infancia.
    Bj no seu coração!
    Ma

    ResponderExcluir
  14. Cissa, sua crônica está bem escrita e sobretudo, imparcial.
    Vendo nosso futebol pela via racional, vem-se mais profundamente os erros.
    O problema do futebol é que os jogadores são pagos para jogar e não para acertar e na Seleção Brasileira, os neófitos querem se promover a todo custo e os veteranos não mais se esforçam orientados por seus times. Como você afirma, não mais existe garra nem mesmo raça; a pátria de chuteiras, de Nelson Rodrigues, foi extinta.

    Nossa seleção é uma laboratório para o técnico fazer constantemente suas experiências sem chegar a nenhuma conclusão.
    O plantel é formado por estrelas cadentes, em ascensão e em extinção.

    Parabéns pelo texto inteligente e lúcido!

    Depois, dizem que mulher não entende de futebol.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. querida cecília,
    acabo de te enviar um mail em que, entre outras coisas, te dizia estar curiosíssimo acerca desta crónica que publicaste em vários diários da tua região. e eis que aqui ela nos chega, com um título verdadeiramente sugestivo a que o desenvolvimento do texto acaba por fazer justiça. pois, o mais admirável no desporto, em geral, e no futebol, em particular, é a manifestação do génio pessoal e a superação das fraquezas individuais num tecido colectivo a que chamámos "equipa". sem querer falar dos milhões, da descaracterização dos princípios do jogo ou do romantismo que projecta o aleatório como padrão do sucesso, sublinho apenas o parágrafo final alinhado com a minha forma de olhar o desporto-rei: a mais triunfal das camisolas fazem-se com mérito, talento e genialidade dos homens, mas os emblemas da malha da camisola são colados com suor. pobre do futebolista [e do homem] que esqueça esta verdade...
    um beijo, querida amiga!

    ResponderExcluir
  16. Olá Cissa,

    Como você deve saber, eu não torço para a seleção do Ricardo Teixeira. Há tempos que a seleção brasileira acabou, e o que ficou em seu lugar foi esta abominável empresa de negócios, que lucra milhões com contratos e esquece da essência do esporte. Paixão, dedicação, disputa, vontade.

    Por isso foi tão bonito ver a Celeste Olímpica vencer este torneio. O povo nas ruas uruguaias mostra que lá a seleção nacional está com o povo, e ela a abraça e comemora as suas vitórias.

    No Brasil, cada vez mais as pessoas vão se afastando da seleção, por causa das denúncias e da arrogância de seus comandantes.

    Parabéns pra você pela bela crônica e pela vitória da Celeste, que eu sei que te deixou feliz.

    Grande beijo e uma ótima semana minha amiga querida

    ResponderExcluir
  17. Acho que mania de "o melhor". Ficam pensando "e a melhor seleção" e nem força faz, parece. D:

    ResponderExcluir
  18. A SELEÇÃO VIROU SELECINHA POR CAUSA DAQUELE FDP DO RICARDO TEIXEIRA. E DEPOIS QUE O CAPITALISMO INVADIU O FUTEBOL, TUDO VIROU UMA MERDA. ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA O MESMO COM O VÕLEI E O BASQUETE.

    TEM UM TEXTO INTERESSANTE NO MEU BLOG. LEIA.

    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. O ouro reluz, mas também ofusca. E no futebol, atingiu não somente os olhos, mas também os corações dos famosos artistas da bola. E então a alegria que o futebol brasileiro nos trazia não é mais a mesma. Muito justa a sua crônica, Cissa.
    Abs.

    ResponderExcluir
  20. Cissa! Fico feliz de estar gostando da minha novela, e receber seus elogios, são muito importantes para mim, para alguém como eu que começou a escrever em alguns anos e tão pouco de experiência é um prazer te ter como seguidora e amiga! E feliz também por não esquecer meu aniversário né?! rsrs E quando é o seu?

    Agora comentando sobre a crônica, vergonhoso a nossa seleção, passou se o tempo de que meu coração acelerava a assistir ao jogo de futebol, e você está coberta de razão sobre a Mina de ouro, recebem tanto para que? Errar um pênalti? Prefiro eu também os times pequenos...

    Beijos
    http://leticiabarcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Longe o tempo em que o futebol brasileiro tinha gana, raça, que se jogava por amor! Enquanto o jogador de futebol tiver este salário injusto, uma vergonha comparado ao médico que salva vidas, ao bombeiro que se arrisca e muitos outros exemplos, vai ser assim. Estão com a cama feita, nem se preocupam com os resultados. Agora eu te pergunto: Pra que o Brasil vai sediar uma copa do mundo? Grande abraço

    ResponderExcluir
  22. Feliz Dia do Escritor!!!

    Tenha um Bela Semana!!!
    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  23. JAY,
    "passamos do país do futebol para o país da fama"! Perfeito, amiga! Beijos

    MA,
    muita honra amiga! 100 comentários! Beijos.

    BENTO,
    comentaste melhor do que eu escrevendo rsrs Abração, novo amigo!

    ResponderExcluir
  24. JORGE,
    amigo de-além-mar. Tens razão: "os emblemas da malha são colados com suor". Infelizmente, muitos esqueceram disso. Beijos.

    ALMIR,
    "empresa de negócios", muito certo isso! Beijos.

    LALA(IZE),
    a melhor Seleção, nem me lembro não! rsrs Beijos

    LILLO,
    é assim que estão nos chamando na Argentina, "selecinha" xiiiii rsrsrs Abração, vou lá!

    EVALDO,
    "o ouro reluz, mas também ofusca"! Com certeza, novo amigo! Abraços

    LÊ,
    os caras ganham muito para errar pênaltis rsrs
    Beijinhos

    GI, querida!
    Perfeita comparação (incomparável, na verdade), e o salário de salva-vidas, como médicos, bombeiros? Muito menos do que para quem erra pênaltis. Justo? Beijos.

    ROBERTA,
    Obrigada, se é que me diz respeito :)
    Para você também! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ana, você acredita que eu só vim lembrar que era meu aniversário quando minha mãe veio me dar os parabéns? kk. Vê se pode uma coisa dessas!
    Já faz um tempinho, foi no dia 2 de julho...
    Obrigada pelas felicitações, me sinto lisonjeada por ter percebido o pequeno detalhe no quem sou eu!
    Sua amizade, mesmo que virtual, já me é um grande presente!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cissa! :)

    Confesso que não sou muito "chegada" ao futebol, mas essa crônica está deliciosa, e muito bem escrita. Parabéns!

    Tenha uma maravilhosa semana, e que a inspiração não te abandone nunca.

    Beijokas carinhosas,

    Cid@

    ResponderExcluir
  27. Amada uma linda e abençoada semana
    não posso hoje digitar tudo que sinto
    mais posso te afirmar que minha amizade será para a eternidade.
    Uma de infinita paz semana beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  28. Esta crônica foi publicada hoje no jornal O Dia do Rio de Janeiro, iahuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. o futebol com raça já se foi...o Brasil não está mais a mesma coisa.

    boa semana!

    http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu li no Jornal aqui no Rio e estou passando pra te parabenizar pela publicação e pelo espaço conquistado!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, amiga

    Agora com menos pressa estou aqui pra matar a saudade...rs... tudo muito corrido mas agora estou aos poucos retornando.

    Falando de futebol o Brasil não melhorou nada sem o Dunga rs só não sabemos até quando o Brasil vai ficar entre os derrotados.

    Que pena!!

    Um beijo lindo no seu coração.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  32. JAY,
    pode deixar que não esqueço teu niver do ano que vem! rsrsrs

    CIDA,
    obrigada pelo carinho! Beijos.

    EVANIR,
    uma semana de paz para ti também!

    RART OG GROTESK,
    futebol de raça? onde? rsrs Beijos.

    BÁRBARA,
    muuuuito obrigada, de coração!

    MURÁH,
    beijos de luz para ti! Obrigada pelo e-mail, sempre bem vindo! Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Cissa,
    Voltando aqui na sua crônica para te deixar meus parabéns e um abraço por ter conquistado mais um espaço com suas crônicas, agora no "O Dia", jornal da minha cidade querida, o Rio de Janeiro.
    Logo você estará em vários estados do Brasil.
    Muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  34. WILLIAM,
    muito obrigada, de coração! Serei repetitiva, mas foste uma das primeiras pessoas que me deu força, me incentivou,isso não esqueço!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns! Ótima crônica. Texto impecável. Assim como as opiniões. Admirável trabalho, devidamente reconhecido!

    ResponderExcluir
  36. MARTIN,
    meu novo amigo! Obrigada por seu comentário! Estarei sempre por lá! Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Para falar a verdade não tenho mais tesão na seleção Masculina por vários motivos e um deles é o roubo comandado pela familia do mafioso mór João Avelange e Ricardo Teixeira, além dos políticos corruptos envolvidos nesta fonte de falcatruas chamada copa do mundo.

    ResponderExcluir
  38. HUGO,
    tens toda razão, e daria para fazermos uma tese de doutorado de páaaaginas só sobre isso, e ainda não conseguiriamos espaço para todas as falcatruas. Obrigada pela presença! Araços!

    ResponderExcluir
  39. Foi-se o tempo do futebol arte, Ana.
    Hoje é apenas a arte de ganhar dinheiro...
    Estou sem internet, por isso não estranhe a demora em aparecer.
    Valeu

    ResponderExcluir
  40. JACQUES,
    estava preocupada, tu tinha sumido amigo!
    Mas... existe vida sem internet? rsrsr

    ResponderExcluir
  41. Oi Cissa,

    A seleção não é, de fato, o que foi antes... Mas não acho que a culpa deva ser colocada somente no técnico. Um time não é composto somente por um técnico, mas por jogadores. Se eles não fizerem por merecer, não se esforçarem, mesmo um bom técnico não fará milagres. Acredito que o Mano Menezes pode fazer um bom trabalho - e chegou onde chegou porque tem condições para isso. É cedo demais para desmerecê-lo. Os jogadores mais novos, se tiverem acompanhamento, poderão chegar muito longe também. É esperar pra ver.

    Bjos e parabéns pelas publicações. Elas acontecem porque tu faz um excelente trabalho.

    ResponderExcluir