sábado, 10 de dezembro de 2011

O gaúcho e o baiano


   Este texto fiz em parceria com o amigo Jaime Guimarães* que também fez as charges (maravilhosas!).
   Sebastião é gaúcho do distrito de Coxilha do Bugre; Jó do Ghetto é baiano do Pau Miúdo – calma, minha senhora, isso é o nome de um bairro em Salvador. Apesar da distância de pouco mais de 3 mil quilômetros separar os primos (sim, eles são parentes!) a internet os mantém em contato. Mas a boa e velha conversa ao telefone entre parentes e amigos ainda tem espaço - sobretudo quando se trata de um convite.
   - E aí tchê bagual? Quanto tempo criatura! Como tu estás? Aqui nestes pagos do sul tá um frio de renguear cusco!

   - Digái, negão, colé de mêrmo? Aqui é niuma, miserê, tudo tranquilo, pois a Bahia é linda, Salvadô é linda! E aê, meu véi, tu sumiu!

   - Vivente! Tu não podes esperar mensagem minha no tal de emeéssene, é esse o nome do bicho? E o fassebuc, não sei mexer nessa coisa, sou muito guasca, lembra? Só no tal de emeilll, porque a patroa me explicou.

   - Tô ligado! Rapaz, tô aqui retado, virado na zorra com o trabalho, é falta de tempo mesmo, mas cê tá ligado que cê é minha corrente, né, véi?

   - Tu és meu primo, sangue do meu sangue, filho do meu tio mais amado, o Floriano, que Deus o tenha! Por isso, te faço convite primo macanudo.

   - Diga lá, vá!

   - Aqui cerquita da Coxilha do Bugre tem a filha do fazendeiro Borges, dono de umas terras que vão até o Chuí! Prenda flor de linda, flor de formosura. Morocha! Os cabelos são mais negros que a asa da graúna. Tá solterita no más, e quer compromisso sério, pensei em ti piazito.

   - Massa, véi! Até tô querendo, mas...

   - Bah, tchê! Já estás com uma prenda nesse rincão aí?

   - Oxe, eu até andei quexando umas nêga uns tempos, mas eu me saí logo. Olhe, faça assim que não tem errada: manda o msn e o face da piriguéti que a gente troca uma ideia.

   - Já te falei que não sei mexer nesses troço aí, emeéssene, fassebuc, ou fassebóc? E não posso charlar com a prenda solterita que a Maria, minha patroa, me esgana!

   -  Oxe! E aí, faz o que?

   - Mas tchê, não te deste conta bagual? É para tu vires aqui no sul, passar uns dias no sítio. Garanto churrasco gordo, chimarrão e te levo lá na fazenda do Borges, meu companheiro de charla, aí conheces a filha do homem, a prenda flor de formosura!

   - Oxe, lá ele! Colé, meu bróder, acha que vou aí comer um frio da miséria como esse? Aoooonde?!

   - Estás me estranhando homem? Aqui prendemos a lareira o dia todo. E a morocha não pode esperar. Bom partido, logo arranja um gaúcho e tu perdes a oportunidade primo, agora que já fiz teu cartaz.

   - Foi mal, primo, foi mal... cê é corrente, cê é meu bróder. Olhe, eu agradeço, cê sabe que não sou de fuleragem, mas não posso sair agora, não, véi, senão me jogava mermo: primeiro que tô lenhado, não dá pra viajar; e também minha agenda tá é cheia, maluco!

   - Estás fino primo. Tens até agenda? Os emeneéssecoisa também... Estás dando uma de magrinho da capital? Aqui nessas coxilhas o tempo passa devagarzito, ainda tiramos leite da vaca. Te arremanga e vem!

   - Oxe, primo, nem pensar: agora em Dezembro tem a festa de Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e depois vem Natal e Reveillon, vai ser massa! Em Janeiro tem a festa da Boa Viagem, aí depois tem festa na Lapinha, festa da Ribeira, festa de São Lázaro, festa de Iemanjá, Lavagem do Bonfim, lavagem de Itapuã...

   - Bah, quanta lavagem, tchê! Salvador tem que ser um rincão muito limpo.

   - Cole bróder, sossegue, terminei não: e ainda tem ensaios dos blocos e bandas, Festival de Verão e Carnaval! Bróder, é muita coisa, aqui o verão é animado, é tempo pra cumê água e sair atrás do trio de Ivete, Bel, Jau, Léo, Tom, Gil, Caê, Gal, Line, Val! A Bahia é linda, Salvadô é linda! Eu é que tenho que te chamá pro reggae, negão! Bora? Se pique logo, misera, aí cê traz a menina!

   - Tchê, não posso, eu tenho que cuidar do gado e da patroa. Os gaúchos têm o Natal e a festa do fim de ano, mas a Maria tem uma tal de festa do amigo secreto. Mas tchê, tu sabes quem é esse tal de amigo secreto? Será que a patroa tá querendo que eu vista chapéu de vaca?



Fala do gaúcho: Ana Cecília Romeu 
*Fala do baiano e charges: Jaime Guimarães

   Pessoal, lá no blog do Jaime, Grooeland, tem um final alternativo que ele criou ao texto. Comentem também por lá. Aproveitem e conheçam o seu espaço, é muito inteligente. O Jaime tem um talento ímpar para fazer as charges e os textos. Obrigada, amigo, pela parceria! 

46 comentários:

  1. Olá, grande amiga Aninha!
    A sátira de vocês está, além de bem escrita, muito divertida. O dueto está tão perfeito que se tem a impressão de que foi escrito por um só autor.
    Pelo sotaque de cada um, não precisa nem identificar os personagens.
    A charge também está espetacular.
    Vim dar uma visitadinha aqui e me deparei com essa pérola.
    Fiquei encantado com a interação de vocês nos diálogos.

    Você dois estão de parabéns.
    Jaime é mesmo muito talentoso

    Grande abraço para ambos!

    ResponderExcluir
  2. BENTINHO,
    muito obrigada, amigo!
    Tuas palavras nos servirão de inspiração, de verdade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bah, Tchê! Trilegal esse papo com o primo arretado da gota. hahahaha!

    Você dois separadamente são ótimos nem preciso dizer. Juntos fizeram minha alegria nesse dia tão feio que está fazendo aqui hoje.

    Grande abraço, Cissa e Jaime. paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Eita Cissa, muito legal! Esse texto com esses diálogos cada um a sua maneira ficou muito engraçado! Parabens aos dois!

    Um ótimo final de semana pra vc e sua familia Cissa!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto e os quadrinhos.Ficou bom demais Rsss ...

    ResponderExcluir
  6. Cissa, perfeita a parceria tua com o Jaime, não sei se ele é baiano, mas reproduziu à risca as gírias locais, e aqui em Pernambuco também se usa algumas expressões que foram usadas no texto, ficou muito bacana e bem humorado, parabéns mesmo, muito criativo.

    Sim, estamos gostando da casa nova, é processo de adaptação esses dias, mas está tudo correndo bem, semana que vem vamos comprar nosso cão, já fui ver, é um lindo filhote de Rottweiler, e quando ele chegar faço um texto para ele, obrigado pela preocupação amiga.

    ResponderExcluir
  7. querida cecília,
    quereria eu chegar mais fundo, em termos interpretativos, do que aquilo que me foi possível, mas confesso que li o texto três vezes e parecia a narradora a escutar um diálogo surdo entre a barbie italiana e o francês misterioso. imagina o que seria tu leres um diálogo entre um açoriano e um algarvio :); ainda assim, deu para soltar a gargalhada nalguns momentos.
    beijo grande para ti e um abraço para o jaime!
    p.s. o teu comentário lá no viagens é poesia pura!!!

    ResponderExcluir
  8. Cissa, o texto do início ao fim é de uma sincronia perfeita, desde das narrativas e descrições até os diálogos Você e o Jaime Guimarães estiveram perfeitos. Me deliciei por aqui. O elogio que faço é o reconhecimento de quem entende que fazer um texto com essa característica não é tarefa das mais fáceis. Parabéns de verdade. Um beijo no seu coração e um abraço ao Jaime.

    ResponderExcluir
  9. Cissa, Cissinha,

    foi um grande prazer realizar este trabalho em parceria contigo. Que venham tantas outras realizações daqui pra frente. Até que a gente conseguiu se entender bem, né? Tirando a minha pressa (!) em mandar aquele monte de intervenções de textos e depois a demora com as charges por causa do final de ano letivo ( não queira saber o quão desgastante é o magistério nesta época!) até que formamos uma boa dupla, tchê!

    Espero os seus leitores apreciem o (primeiro) resultado desta parceria.

    Paulo Cheng, não sou baiano, sou paulistano chato e sem sal radicado aqui em Salvador há 12 anos já - como o tempo passa rápido por aqui rs. E a ideia foi justamente essa: reproduzir os regionalismos utilizados de forma corrente na capital baiana ( mas sem um famoso palavrão muito comum por aqui - tanto que a Cissa ficou até assustada com um dos textos rsrs) e no Rio Grande. Bem diferente do que encontramos por aí em algumas novelas e séries, embora eu até procure entender a "adaptação" de alguns termos para as demais pessoas que não são daqui - imagine o meu susto ao chegar aqui em Salvador e um aluno falar "esse professô é miseravão, rapaz!". Depois é até divertido rs

    Quem tiver dificuldade para entender alguns termos do "baianês", sugiro que procurem pela internet o famoso "Dicionário de Baianês", mas o original de Nivaldo Lariú, que é o mais completo e sério.

    Obrigado pelos elogios e críticas, sempre são importantes :)

    Cissinha, depois eu volto. Ainda tô devendo um daqueles...rsrs

    Grande beijo, minha nêga parceira! ( Romário mode)

    ResponderExcluir
  10. Oi Cissa,
    O diálogo ficou sensacional! Não é fácil colocar no papel uma conversa com tal regionalismo.
    As charges ficaram ótimas.
    A parceria foi perfeita. Parabéns aos dois!
    Vou lá no Jaime conferir.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  11. o mais interessante e evidente em todo o texto é a diferença cultural num mesmo país. Dizem que na Itália o dialeto do sul não entende o do norte. Na Espanha tem o catalão e no Brasil temos essa miscigenação de "continente" e que deixa tudo curioso. Muitas vezes num próprio estado não se compreende o que uma região fala, imagina em outro estado.

    Aqui no sul tem o dicionário gauches, provável que na bahia deva existir o baianes :P

    Bjss ana.

    Palavra Vadia:
    http://palavravadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Maravilha! A caracterização ficou perfeita, observando traços marcantes da cultura de um e de outro. Coisas do nosso Brasil, bastante verdadeiras (rss).
    A parceria foi alicerçada em harmonia impecável.
    As charges são cômicas.
    Amei, querida! Vou conhecer o espaço dele.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkk
    Ainda bem que todos se entendem! Gostei muito, Cissa! Ainda rindo aqui. okaoasoaso

    "Bah, quanta lavagem" hahahaha (:

    É verdade que deve ter mais comentário teu do que meu. hahaha Eu confesso: às vezes tenho preguiça de ler =x E às vezes não tenho preguiça, leio e não comento. ): haha É verdade.

    Ah, eu vou me acostumar com o texto do lado direito, achei meio estranho também, mas deve ser questão de costume.

    =*

    Bom fim de semana. ^^

    ResponderExcluir
  14. FIZ UM TRABALHO NA AULA DE SOCIOLINGUÍSTICA QUE ERA JUSTAMENTE UM TEXTO ENTRE UM NORDESTINO E UM SULISTA, PARECIDO COM ESSE. MAS ESSE FICOU ÓTIMO!

    [A CONTINUAÇÃO DO CONTO "NA PELE", PELA VISÃO GENIALMENTE BIZARRA DESTE QUE VOS ESCREVE:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/12/na-pele-parte-02.html]

    ResponderExcluir
  15. Que texto bacana!! Uma mistura super legar!! Parabéns.
    jorge-menteaberta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Surpresa!!!!!

    Sai da clausura....rs já despausei!!!

    O que poderia se esperar da Cissa&Jaime?

    Sucesso!!

    Amei os diálogos..amei a idéia...as charges..

    Como sempre saio mais leve daqui!!

    Vou la no Jaime conferir!!

    Um beijo...te amo...saudades

    ResponderExcluir
  17. Tudo muito bem montado, acho que mais que qualquer outra coisa vocês quiseram mostrar a diversidade cultural dos sotaques e ficou otimo. vou ver o final alternativo agora !


    Beijo Cissa !

    ResponderExcluir
  18. Nossa Ciss ficou show mesmo.
    Tens talento menina.
    Vou lá ver o blog parceiro.
    Parabéns mesmo e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Oi Cissa...
    Adorei a charge e o texto...Vc e o Jaime estão de parabéns!
    Hoje eu vim pedir seu voto...estou participando do sorteio das entrevista da Kika e ficaria muito feliz se vc votasse em mim...Deixo o link para votação...é só deixar um comentario no post.."Estão abertas as Votações para o Sorteio das Entrevistas"
    http://prendaslovega.blogspot.com/2011/11/prenda-oferecida-por-jcgellibert-amiga.html#comment-form
    nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  20. Oi Cissa!!!!

    Excelente o texto! Só vc mesmo e o Jaime para fazerem um diálogo repleto de gírias de suas determinadas regiões. Eu como paulistana até fiquei meio perdida...um dia gostaria de escrever um texto contigo!
    Ah eu costumo dizer que os clássicos da Disney fazem parte da minha infância., adolescência e fase adult5a! Não me canso deles! Sõa mágicos! E cada fase da vidfa que assistimos esses clássicos antigos, notamos mais e mais referências dos produtores, mensagens subtendidas e tudo o mais. Os caras que trabalharam com Walt Disney eram fabulosos.
    Sim, as princesas de hoje estão mais espertinhas entretanto eu acho que elas não tem o encanto das antigas...por exemplo a Rapunzel de Enrolados é até legal mas ela não tem o enigma no olhar de princesas como Bela Adormecida por exemplo. E eu falo que a Rapunzel ficou com um ladrãozinho boa-pinta no filme da Disneyn mas a Bela Adormecida da Disney com apenas um encontro fez o príncipe literalmente matar um dragão por ela!
    Ah vou tentar descansar esse fim de semana e ver se consigo produzir alguma coisa útil!
    bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  21. hahahahahahah... adorei o texto e as charges. O final alternativo, lá do Jaiminho foi ótimo!

    Rindo aqui! Lendo e "ouvindo" os sotaques. Viva a diversidadeeeee!!! rsrsrs

    Essa parceria deu super certo... espero ver mais novidades com vcs dois, seus lindos!

    Grande beijo, da garota insônia 1 para a Garota insônia 2
    JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga. Adorei o texto e a charge. Perfeita! rsrsrsrs. Bela parceria Cissa. Bjos e linda semana.

    ResponderExcluir
  23. OI Cissa, bom dia!
    Menina que excelente essa parceria. Achei super bacana o texto e Charge. Adorei, Espero outros textos assim. Muito bom mesmo. Só posso parabenizar. Parabéns. Depois passo pra conhecer seu parceiro de charges. Beijos e ótimo começo de semana.

    ResponderExcluir
  24. Vocês dois foram maravilhosos! Muito tri legal, ôxente!!! rsr

    beijos,tudo de bom,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  25. Bom dia minha loirinha linda e cheia de charme!
    E a voz está boazinha?Zele por ela que é seu cartão postal...
    Esse texto juntamente com a charge deu mais brilho na post...
    Te convido a passar no Recanto dos Autores que estou no bate bola da Anne Lieri.
    bjs minha flor de girassol!
    http://recantodosautores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Além de engraçado, o texto mostra a possibilidade de diversidades regionais no país, e isso é interessantíssimo. Muito legal!
    Até, Ana!

    ResponderExcluir
  27. Oi Cissa, ler o que você escreve sempre é bom demais. Agradecida com as palavras. Sempre será especial pra mim.Obrigada pelos elogios, vindo de você é um grande presente. Você escreve muito, e muito mesmo, tem uma facilidade grande em brincar com as palavras, são talentos pra pouco o que você faz... Parabéns! Pensando nas suas palavras. Obrigada!
    Bjs e ótima tarde!

    ResponderExcluir
  28. Cissa, garota insônia 2,

    Garota insônia 1 na escuta, aqui de novo... Ah, vc não pareceu esquisita, mas sim sincera! Adorei saber um pouco sobre vc. Agora entendo mais ainda essa sua paixão e facilidade em escrever... rsrsrsrs... vc escreve com gosto, com afinco! Seu blog está aí, para nos mostrar isso com clareza! Isso é bom!!!

    Eu nunca fui muito de escrever... pra falar a verdade, só escrevo aqui, no blog e as coisas relativas ao meu trabalho(muitas coisas relativas ao trabalho... rsrsrs... o tempo todo, sobre cada aluno. Mas, é sempre algo mais tecnico!).

    Não nego que sempre fui ótima com dissertações! Meu forte!!! rs

    Da época da faculdade e especializações tenho na bagagem 3 monografias e alguns artigos. Tenho orgulho em dizer que todos foram escritos por minzinha, com muito esforço e dedicação! rs

    Não tenho essa facilidade que vcs têm em escrever contos, crônicas e afins. Acho tudo de bom, mas meu lance é ler. É como a comida. Não sou boa de fazer, porém ótima para degustar! Rsrsrsrrs

    Ahhhh, sobre filmes, já confessei para todos os cantos que esses estão no topo de minhas preferências. Adoro ler... mas, os filmes estarão sempre em primeiro lugar! Gosto muito... muito mesmo!

    Obrigada por compartilhar sua história lá no blog...

    Bjks! ;)

    JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  29. Passando para desejar uma noite abençoada ...
    Fica na paz!
    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Oi Ciss...
    Muito legal essa diferença no modo de falar.
    Nosso país é muito rico e o povo muito diverso mesmo em sua maneiras, costumes e crenças.
    Sempre que vc compartilha um texto fica bom.
    O que prova que vc é uma escritora completa.
    Boa semana e mais sucesso ainda, que vc merece.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  31. Bahhhhhhhhh.... me abobei agora... e eu que pensava que a macanuda, guasca e gaudéria era eu... ahahahahahahahahaha... mas minha mana mostrou que é boa de charla campeira... me caiu os butiá dos bolso! ahahahahahahahahaha

    Ótima parceria... ideia excelente! ADOREI!!!!! Parabéns!
    E pensar que tão diferentes somos todos brasileiros e esses aí, primos! \o/ ahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  32. Oi Cissa,

    eu acho que vou ter que instalar o closed caption no seu blog pra poder entender essa conversa sem viajar na maionese (rsrs).

    Pra você ver como essa conversa mostra a riqueza e a diversidade cultural do nosso país, expressa na linguagem dos regionalismos. Parabéns aos dois por esse texto maravilhoso que me divertiu aqui.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  33. hasuashsauhasuhsausa... adoreeeii
    Muito legal, regionalismo tem seu valor!! Eu adoro essa riqueza cultural!
    Parabéns pela postagen e pelas charge [ao seu amigo].
    Passa lá no blog, tem postagem nova!
    BeijO
    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. BEL,
    pois é..., não frequento CTG, mas tento! rsrs
    Beijão!

    ALMIR,
    vou providenciar um closed caption! rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. PESSOAL,
    muito obrigada pela leitura e comentários!

    ResponderExcluir
  36. JAIME,
    agradeço novamente á parceria, na certeza de mais delas! :)
    Abração!

    ResponderExcluir
  37. Genial, Cissa!

    Muito legal a parceria. Vocês dois formaram uma dupla, em polos distantes, muito massa!

    É incrível esse Brasil, coração do mundo, que se entende maravilhosamente aos quatro cantos, no calor, ou no frio, como demonstra o divertido texto.

    Falar que o professor Jaime Guimarães é muito bom nas escritas e nas charges é um elogio pequeno. Vamos dizer, então, que é mais do que excelente.

    E o HumorEmConto? Maestria em comunicação da Cissa, a aproximar pessoas.

    Parabéns a vocês dois por esse momento de descontração.

    Abs.

    ResponderExcluir
  38. Hahahahaha... eu sabia que aí tira treta... hahahahaha... eu ri de chorar das girias e o jeito que eles falam msn e facebook... kkkkkk... Muito bom!!

    ResponderExcluir
  39. EVALDO,
    muito obrigada pelo comentário! Sempre muito aguardado!

    JANE,
    obrigada, amiga! na verdade, essa parte do MSN e do Facebook foi uma caricatura, pois o gaúcho em questão, é um homem do campo rsrs Eu que fiquei rindo aqui! rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  40. maneiro meu rei... não tem fuleragem nenhuma das duas partes. até que fim fizeram uma piada com baiano colocando tudo original, ao contrario dos seriados da rede globo que imitam oq não sabem...

    ResponderExcluir
  41. maneiro meu rei... não tem fuleragem nenhuma das duas partes. até que fim fizeram uma piada com baiano colocando tudo original, ao contrario dos seriados da rede globo que imitam oq não sabem...

    ResponderExcluir
  42. ITO,
    obrigada. A diálogo do baiano foi meu amigo jaime Guimarães que fez.

    ResponderExcluir
  43. Como não poderia deixar de ser de outra forma, a parceria de vocês ficou ótima, Ana.
    Nosso país é realmente imenso e, salvo a moeda corrente, a língua oficial e o Presidente (ou no caso, Presidenta) da República, existem realmente diferenças enormes entre uma região e outra, que vocês conseguiram colocar em evidência através do humor de uma forma dinâmica e inteligente.
    Desculpe ter ficado esse tempo todo sem aparecer, é que tive alguns problemas e fiquei sem poder dar notícia.
    Estou com muita saudade do pessoal da blogosfera e vou ver se consigo falar com todos.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  44. Obrigada, Jacques!
    Li teu comentário com atraso, mas li!
    Abração!

    ResponderExcluir
  45. Essa parceria ficou muito tri! A história muito divertida!
    Beijos, Ana! :)

    ResponderExcluir