quinta-feira, 8 de março de 2012

A dor e a delícia de ser mulher


   
   Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, mas adiei por anos. Quando finalmente me animei, já na sala de espera, falei que estava com muito medo da dor. Um garotão que aguardava para colocar um piercing me disse:
   - Você é mulher, vai aguentar a dor.
   Sábio garoto, concordo totalmente. Nós mulheres temos uma estranha mania de aguentar as dores do mundo. Como a representação de Maria, em Magnificat? Talvez.
   Quando estava na sala de parto, a anestesista me perguntava a todo instante qual porcentagem de dor sentia, para verificar o efeito da peridural. Passei, a partir dali a quantificar as dores, e não são poucas que nós mulheres sentimos.
   Dor menstrual: da primeira, menarca; da ausência, menopausa. A dor da falta de um  telefonema de quem gostamos: "será que o cara leva um choque nos dedos toda vez que digita o meu número: 32...?" - pensei na adolescência -, e essa dor foi para mim, de quase 100%. A dor da injustiça, quando o colega que trabalhava só meio turno, ganhava o dobro do meu salário que trabalhava full time, e tinhamos currículo e tempo de serviço semelhante. A dor de um fim de relacionamento, da troca, da incompreensão.
   Talvez por essas coisas da natureza, nós mulheres temos a inteligência intuitiva bem desenvolvida que nos permite sentir mais dores, mas também percebermos detalhes com nitidez.
   É certo que somos de fases, e isso ás vezes é incompreensível até para nós mesmas. Em um único mês somos várias, e a dor em nós muda de intensidade. Tem semana que me sinto a Escrava Isaura; em outra sou a Mulher Maravilha; dias em que parece que ouço e vejo melhor, a própria Biônica; e em outros uma  Barbie pateta que não sabe nem somar um mais um, hã? Coisa da dança de hormônios, quem sabe?
   Mas para não parecer que este texto é um mero manifesto feminista, ou coisa que o valha, vou citar a contribuição de alguns homens em minha vida, por exemplo, o meu escritor preferido Oscar Wilde, que em plena Irlanda do século 19 me sai com essa frase: "Permitam às mulheres as mesmas condições e elas conquistarão o mundo"; ou de outro Oscar, meu pai, agora o velho Rodrigues, que me ensinou a vencer tudo com um simples sorriso, tal e qual o ser transcendente do simbolista Cruz e Souza: "ficar sereno num sorriso justo, enquanto tudo em derredor oscila".
   Uma coisa é certa, a intuição nos deve vir a favor. Temos essa impressionante capacidade de reverter as dores, e transformá-las em prazer e humor, mesmo que não saibamos disso.
   Aconselho amigas, a nunca chorarem mais que cinco minutos por seja lá o que for. No dia seguinte, incríveis bolsinhas de água vão se alojar embaixo de seus olhos. Quando chegarem ao emprego, na aula, na casa de um amigo vão ter que dar algumas desculpas do tipo: "estou me gripando", ou, "a insônia foi terrível essa noite". Faço assim, se começo a chorar já cronometro: 4.59, 5.00, acabou. Olho para o espelho e tento sorrir. Até bom que o lábio fique todo torto, vai ser engraçado, aí vocês vão rir mesmo. Uma vez sorrindo, é incrível, mas começam a mudar as coisas. Rir de nós mesmos, ou da situação, transforma tudo em humor, e o bom humor vence tudo.
   Podemos transformar até a pior dor em momentos bons de lembrança, por exemplo. Ou quando acabamos o relacionamento com aquele cara, podemos pensar que mandamos o tal palhaço de volta para seu circo, e que vá procurar sua turma em outro picadeiro, e isso será humor.
   Mesmo que estivermos por dentro como gelos despedaçados, um simples riso para nós mesmas é possível. Somos mulheres, temos essa capacidade, e a principal de todas, de percebermos coisas nos detalhes, como a simples intenção de uma alegria furtiva que pode por fim resgatar a maior de todas: nossa dignidade.

Dedico às mulheres do mundo.


*Agradecimentos a: Paulo Cheng, André Mansim, Dilso Santos, Bel Rodrigues, Jaynne Santos, Nani Oliveira, Almir Ferreira, Roseane Silva, Pedro Costa, Jim Carbonera, Jozy, 
Victor Von Serran e Jacques Beduhn. E mais recente: Joicy Sorcière e Luciana Santa Rita.


Crônica publicada nos jornais: Jornal do Comércio (Porto Alegre), Correio de Gravataí,
Diário de Viamão, NH (Novo Hamburgo), VS (São Leopoldo), 
Diário de Cachoerinha e Correio Rural (Viamão).


Na internet, também nos sites: SECHSPA, AOERGS, SIMCA e 
ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA.

121 comentários:

  1. Ola Ana, que bom que voltou!
    Esse foi um texto seu que lembro de ter lido ano passado mas que estava na fase de apenas "corujar" rsrsrsrsrsrs...
    Tem uma frase no seu texto que curti muito e acho que exemplifica bem essa dualidade que é o universo feminino, quando diz: "tem semana que me sinto a escrava Isaura e em outra a mulher maravilha".

    E essa dualidade que pode ser perversa para as mulheres causa muita admiração por parte dos homens inteligentes, e eu me incluo nessa lista, rsrssrrsrrs... E utilizando essa lógica posso dizer que nunca gostei muito daquele ditado "por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher", pois sabemos que na verdade esse "grande homem" só foi grande por ação direta de uma mulher, não estando em segundo plano.

    Parabéns a todas as mulheres pelo dia 8, mas que esse período também seja um momento de reflexão.

    abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, amigão!

      Obrigada pelo comentário, lindo, lindo!

      Interessante saber que os homens inteligentes gostam dessa dualidade das mulheres, e com certeza você é sim inteligente, basta perceber pelo "Telinha Crítica" que é excelente!

      Adorei esta tua frase: " esse 'grande homem' só foi grande por ação direta de uma mulher, não estando em segundo plano". Perfeita!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, amiga Cissizinha, que saudade!
    Ainda bem que reeditou essa magnífica crônica, pois eu não a tinha lido.
    A mulher é a melhor coisa que Deus criou para o homem e ela é mãe da humanidade.
    Depois de tanto ser massacrada e reprimida por preconceitos primitivos masculinos, a mulher mostra, paulatinamente seu valor para construção de uma sociedade mais humana e mais justa.
    Para mim, todo dia é dia de homenagear à mulher.
    É pena que essa data se originou de um evento muito tétrico, que foi o massacre de cerca de 130 mulheres, em 1857, que reivindicavam melhorias trabalhistas.
    O mundo e a vida pertencem a todos nós e não somente a um único sexo. Com uma mulher ao nosso lado (ou em todos os lados)nossa vida se torna mais terna.
    Ao ler o texto, lembrei-me desta frase:

    "A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova".
    (Léon Tolstoi)

    Quero congratular todas as mulheres do mundo tanto real quanto virtual pelo seu dia.

    Sua crônica é uma preciosidade!

    Abraços saudosos do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bentinho, saudades amigo!
      Belíssimo comentário o seu, apenas discorrendo um pouco sobre a fala de Tolstoi, creio que a mulher não é uma substância e, sim, a essência, de tal maneira a ser uma espécie de "molde" do mundo, por isso, incompreensível, surpreendente, como a própria vida de o Universo.
      Muitíssimo obrigada pelas palavras inteligentes de sempre!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Cissinha,

    Acho que não vou deixar nunca de me encantar quando leio esse texto. Do fundo da minha alma, nunca percebi tamanha sensibilidade a leitura da mulher. Vejo em você uma mulher forte, daquelas que não chora, nem no banheiro depois de uma tormenta emocional.

    Penso que só você para permitir o liame da dor e do humor e quem sabe da felicidade, principalmente se o palhaço perder o picadeiro por falta de competência.

    Sabe o que penso Cissinha? Que talvez é olhar acima e pensar se inventaram a auto-estima é porque ela é como água no verão.

    Talvez, hoje esteja em meu momento Betty Boop, mas quero que todas as mulheres do mundo se dediquem a si.

    Beijos e dá um beijo também para a Luíse que já nasceu em um mundo de mulheres que podem se amam.

    Beijos.
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luluzinha, querida!
      Pois bem, decidi postar novamente por tua causa, já sabes disso e é verdade!
      Este texto fiz ano passado, voltando de uma viagem da serra gaúcha, como eu não estava dirigindo e olhava aquela paisagem toda, linda, os morros, o céu azul, a mata, os penhascos, enfim... me veio todo o texto na cabeça e rezei para que não esquecesse de nada. Quando cheguei em casa, corri para o laptop e o escrevi em menos de 10 minutos. E fico feliz com tua colocação sobre ele, porque veio do fundo da alma mesmo.

      Quanto à força, chorar ou não..., somos forte pelas tantas voltas pra cima que conseguimos dar, e às vezes chegar ao fundo do poço é a única maneira de dar um grande pulo prá cima. Sou uma chorona diária, mas sempre tento manter um pouco de razão (só um pouquinho). rsrs
      Somos todas fortes! Não esquece disso, chorando ou não, somos mulheres!

      Grande beijo e obrigada por tudo! Pela linda mulher que és!

      Excluir
  4. Cecília, querida Amiga, foi com enorme prazer que li a sua crónica. Você sabe do que fala, porque fala com o sentir.

    Um excelente dia para você!
    beijos
    cvb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília,
      pois roubaste minhas palavras, digo o mesmo:
      "você sabe do que fala, porque fala com o sentir".

      Um excelente dia para nós todas!
      Um beijo com imenso carinho,
      da Cecília brasileira!

      Excluir
  5. Lindo teu texto.Somos fortes, mas temos TODO o direito de explodir, gritar, escabelar, espraguejar . Não somos santas nem rainhas. Somos mulheres de TODOS os dias e nem precisava ter esse UNZINHO dia apenas.Isso pra mim é frescura! Mas...as convenções,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiquinha,
      hummm... acho que tenho que te dar outra caixa de alfajores... hahaha! (brincadeira), mas penso diferente quanto ao dia, acho, sim, que temos que ter um dia para nós, por tudo que aconteceu no passado e ainda hoje acontece. A discriminação é fato, e 1 dia para essa reflexão se faz necessário, ainda que saibamos que não somos Deusas ou Santas, mas um pouquinho disso temos sim, e... se temos!
      No demais, somos normais! *-*
      Grande beijo!

      Excluir
  6. Acho que lembro bem desse texto, que diga-se de passagem muito bem escrito, e concordo com tudo que vc discorreu ai, a mulher não tem nada de sexo frágil, é uma guerreira, batalhadora, lutadora, e com toda a certeza é o sustentáculo de uma casa em todos os sentidos, e creio que, com o passar dos anos, ela conseguirá firmar o seu espaço dentro dessa sociedade machista com o seu talento, inteligência e sensibilidade.

    Fico notando uma coisa, vejo minha esposa que, a cada mês fica menstruada e tem cólicas e enxaquecas, mas mesmo assim tá firme fazendo as coisas em casa, trabalhando, estudando, e eu, o "machão da casa", a uma simples cefaléia entrego os pontos e não consigo fazer nada, cara, as mulheres são mais machos que nós machos, kkkkkkkkkk.

    Cissa, é realmente bom ter vc de volta, fico feliz por isso e espero que vc tenha vindo cheia de energia, novidades e inspiração, bom retorno amigona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, meu amigo de fé!
      Adorei teu comentário!
      Vejo assim também, essa questão das dores e a resistência das mulheres, nos diversos aspectos. Somos guerreiras.

      Voltei, amigo, com saudades de vocês! Obrigada! Mas, cansada e muito hahaha! Tentar descansar com filha de 5 anos junto, é impossível. Mas inspiração e novidades, sempre.
      Grande abraço, amigão!

      Excluir
  7. ESTÁS PRONTA PRÓ ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!
    Vim quebrar tuas costelas nesse abraço de retorno menina amada...menina querida...rsrsrsrsrsrsrsrsr
    Tua vinda me deixou mais sorridente,rsrsrsrsrsrsrs,
    Vc fez falta,muita falta...quase que ia pegar o endereço para ir te buscar...conheces a palavra SAUDADES,pois foi isso que senti,mas agora vejo que estás no seu cantinho,e já abrindo para seus leitores uma crônica muito linda para o dia de hj...aplausos sempre prá vc e os elógios são muitos poucos para sua grandiosidade como mulher...
    Bençãos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severinha,
      Miss Simpatia!
      Se conheço a Saudades??? Xii... é minha fiel companheira rsrsr
      Está pronta para meu abraço???
      1
      2
      3
      Abrrrrrraço fortãooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!
      Grandiosidade como mulher? Só na minha altura mesmo! O resto, tudo normal!
      Beijos muitos e Bênção!

      Excluir
  8. Já comentei lá no jornal pelo link que veio essa semana no face.
    Passando para deixar meu abraço e dizer que tava com saudades também viu?
    Feliz Dia da Mulher para vc.
    Que todos seus dias sejam felizes e levinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, linda!
      Muito obrigada por ter comentado lá no site do Jornal do Comércio, amiga você!
      Que teus dias também sejam bem ligths e maravilhosos.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Cissa!!
    Feliz dia da mulher!!
    De fato, as mulheres são sensacionais, farei um post pra vocês hoje, lá falarei mais. Por aqui, só posso dizer o quanto admiro as mulheres e to esperando que elas conquistam o mundo mesmo.
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rickynho!
      Pois conquistaremos o mundo, então!
      Obrigada pelas felicitações e o comentário,
      beijos!

      Excluir
  10. Muiiiito bom, Cecília!
    Em dia como o de hoje, em meio a tantas homenagens, raro encontrar tamanha singularidade em um texto.
    adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      nossa! Muito obrigada!
      Tua opinião me é muito gentil,
      grande beijo!

      Excluir
  11. Oi Cissa, bem vinda mais uma vez!

    Bom entrar em teu blog e ver um maravilhoso texto de uma grande singularidade tal como menciona a Marcela!
    A Lu fez esse pedido e em boa hora!!!

    Parabéns a vcs, por existirem!
    Feliz dia hoje e sempre!

    Bjs

    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, amigo Portista!
      Muito obrigada pelas felicitações!
      Pois a Luluzinha pediu e aqui está para todos lerem.
      Linda a sua fotografia lá no seu blog, que imagem..., linda mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, Cissa.

    É sempre uma alegria sua vinda ao blog.

    Felicidades para todas vocês, nesse dia de confraternização, em comemoração ao dia internacional das mulheres.

    Profunda e justa sua crônica e não poderia deixar de acrescentar: além de toda a dor sofrida, que no fim tudo se transforma em amor pela vida, as mulheres ainda nos cedem os ombros para chorarmos as nossas mazelas e abraçam-nos em nossas alegrias.

    Felicidades, Cissa.

    Com a amizade de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaldo,
      meu amigo!
      Saudades daqui da blogosfera e também de seus comentários atenciosos.
      Obrigada pelas felicitações e você disse uma coisa muito interessantes, esta questão do acolhimento que é própria, ou pelo menos, mais comum na mulheres.

      Grande abraço, com amizade sempre!

      Excluir
  13. Oi Cissinha tudo bem aí minha amiga? Foi legal de férias? Torci por você e sua familia!

    Menina, estou aqui meio zumbizado porque ando trocando os dias pelas noites em longas conversas com o Samuquinha que adora a madrugada, hahahahhahahahahhahahahahaha. Coitada da Andréia tá um bagaço, hahahahahahahahahahha.
    Acho que esse menino vai ser boêmio, hahahahahahhahaha.

    Esse texto seu foi muito bem escrito e inteligentissimo. Gostei da forma que você transitou pelas frases tricotando e encaixandi-as no enredo. Tá ficando cada dia melhor!

    Parabens pelo seu dia, e de todas as mulheres. Manda um abraço pros gaúcos aí da sua casa e obrigado pela torcida pelo Samuquinha!

    Um beijão a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedé!!!!!!!!!!!

      O que você está fazendo aqui?
      Mas vai cuidar do seu menino e da Bonitona! hahaha!

      Senhor Zumbi! Parabéns pelo Samuelzinho, lindo e abençoado, cuida bem da Andréia, viu? E do filhote, e não fica postando comentário amigo... descansa enquanto o bebê dorme!

      Obrigada pela presença e tira uns diazinhos para descansar e curtir a family!
      Fiquem com Deus e um beijão para vocês!

      Excluir
  14. Un cadeau pour vous a l'occcasion de la journée international de la Femme
    c'est une realisation de moi
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/06/120306121908505749540805.jpg

    cordialement
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris,
      sur cette jour, des femmes,
      merci pour le beau cadeau!

      gros câlin

      Excluir
  15. Querida, nós mulheres somos assim. Somos como o vento, brisas ou ventania. Somos amadas , amantes,fortes e guerreiras, sempre levando da vida o que de melhor tem a oferecer. Nesta Dia em que se comemora o Dia Internacional da mulher deixo aqui meu carinho e mil flores para enfeitar tua caminhada.Felicidades e na tua alma a eterna primavera. Bjs. Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloah, querida amiga poetisa!
      Sim, somos muitas e de tudo um pouco, nos adaptamos ou não, mas sempre na busca da vida.
      Obrigada!
      para ti também, um caminho de flores neste dia e em todos!
      Beijos

      Excluir
  16. Linda! Intensa! Vibrante! Profunda! Assim é a crônica, assim são as mulheres!!!!! 'Brigadãoooooooooo por tudo, mana querida!!!!!!!

    UM FELIZ DIA DAS MULHERES A TODAS AS LEITORAS DO HUMOREMCONTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, minha mana!
      Tu captaste bem a ideia mesmo!
      Foi escrever uma crônica em que o próprio ritmo, narrativa, a forma e conteúdo, fosse as próprias mulheres em sua essência, uma crônica feminina em todas suas letras.
      Obrigada!
      Beijos!!!

      Excluir
  17. Minha querida

    Hoje passando para deixar um beijinho de parabéns pelo Dia da Mulher.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosa-Sonhadora!
      Obrigada!
      Para todas nós um feliz Dia da Mulher,

      beijos com carinho!

      Excluir
  18. Cissa que bom te ver de volta, ja sentia tua falta.
    Sua postagem é maravilhosa e bem objetiva. Uma crônicas escrita com muita maestria. Parabéns pela beleza.

    Parabéns pelo Dia Internacional da mulher, sucesso sempre pra ti. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis,
      obrigada!
      Teu post estava lindo e muito delicado.
      Feliz dia das mulheres para todas nós e para ti, sucesso também, muito e sempre!
      Beijos!

      Excluir
  19. Cissa.. Vc faz falta na blogsfera. Senti a tua falta.. do seu jeito, do seus comentários... vc é unica.
    Sua cronica está maravilhosa.
    Fiquei aliviada ao término da leitura. Sinto tudo o que voce escreveu..portanto sou normal..sou mulher!

    Um beijo Guerreira..Feliz o nosso dia, que é todo dia!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!
      Hummm... não me envergonha nãooo....
      todas somos únicas, por isso somos mulheres especiais, viu? Senhora Mulher MAravilha!
      Que bom que gostou da crônica.

      Felicidades por nosso dia, claro e um beijão para ti Guerreira também!

      Excluir
  20. Sua volta não poderia ter sido melhor minha amiga. Com um texto de peso e com esse jeito, que só vocês mulheres tem para tocar a vida. Um beijo no seu coração. Feliz dia da mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, meu amigo!
      Muito obrigada, seus elogios, sei que são sinceros, e também importantes para mim, tendo em vista sua inteligência e competência já percebidas por mim e por toda blogosfera,
      agradecida!
      Beijos!

      Excluir
  21. Seja muito bem vinda Aninha Cecilia!
    :)

    Gostei demais do texto, e por isso te aplaudo de pé.
    BRAVO!!

    Parabéns pra você e para a filhota, que um dia (assim como a Bruna), será uma bela mulher, por dentro e por fora.

    Beijão, e Deus abençoe!

    Cid@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, Cidinha!
      Menina, não precisa aplaudir de pé não... imagina!
      Mas pode servir um cafezinho mineiro que espero com todo gosto! rsrs E é "bãooooo"!!!!

      Parabéns a todas nós e as meninas-lindas, Bruna e Luíse, que serão mulheres-lindas, com certeza!

      Deus abençoe vocês todos!

      Beijão, estava com saudades!

      Excluir
  22. Sua forma de expressão é sempre bela. O texto, com grande significado, veste, direitinho, cada uma de nós. Parabenizo, hoje, todas as mulheres que caem e se levantam, sem temor. E espero que as outras, dominadas pelo medo, um dia façam parte do grupo anterior. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene,
      muito interessante e inteligente a tua colocação!
      Se formos parar para pensar com mais atenção, existem mesmo dois grupos de mulheres, e enquanto o outro grupo silenciar, sempre será o outro grupo, como se fosse uma resistência, ou até mesmo uma negação da própria mulher.

      Beijos e obrigada pela lucidez!

      Excluir
  23. Como vc descreveu perfeitamente nós mulheres, somos isso e mais um pouco, aguentamos tudo e por muitas vezes todos.
    Amei demais, Feliz Dia da Mulher e que seja nosso dia, todo dia!! Beijos em seu coração!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janinha!
      Somos muitas e aguentamos tudo e todos, verdade!
      Feliz Dia da Mulher para nós todas, diariamente, na vida, na luta do dia-a-dia.
      Beijão no seu coração, também!

      Excluir
  24. Lembro que li este maravilhoso texto nas primeiras vezes em que acessei teu site Ana, e ele foi um dos que me convenceu a voltar aqui por muitas e muitas vezes.
    Tudo o que dizes aí é a mais pura verdade, e as mulheres de hoje não tem escolha a não ser serem fortes de todas as formas possíveis e imagináveis.
    Agradeço tuas palavras de apoio lá no blog e vou tentar não sumir de novo, é que realmente não tive escolha alguma.
    Feliz Dia Internacional da Mulher pra ti e um forte abraço, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacques, meu amigo!
      Claro que leste, sim! E fez um comentário muito inteligente, aliás, habitual isso em ti.
      Sem opções, as mulheres têm que serem fortes, ou têm que serem fortes.
      Obrigada pelas felicitações, e não some mesmo! Tu é essencial aqui na blogosfera, e tua criatividade e etc... e etc... rsrs
      Abração!

      Excluir
  25. Olá Cissa!
    Obrigado pela visita e pelo convite para conhecer seu blogue, é com gosto que a sigo de volta, afinal, blogues como os seus, com crônicas pensantes e inteligentes, não são maioria, infelizmente.
    Gostei da sua escrita, da maneira que discorre e descreve sobre a mulher, sem florear muito a coisa, sendo ao mesmo tempo emotiva, também objetiva. Acredito que só mesmo as mulheres conseguem fazer ou ser duas coisas ao mesmo tempo.
    Vou usar de bastante honestidade aqui, não sou a favor de um dia específico e neste dia específico, ao invés das mulheres lembrarem o quanto ainda lhes falta para conquistar mais espaço, dêem preferência a bajulações como discorri em meu conto. Mesmo muitas que possuem senso crítico, como a personagem Sylvia, não tomam uma atitude igualitária com o marido e isto que me impressiona: vejo temor ainda nas pessoas em querer modificar certos padrões e, claro, quem está em posição cômoda não vai fazer nada. Tantas mulheres "independentes" que ainda se sujeitam a tantas coisas, como duplas ou triplas jornadas acreditando que isto é ser feminista e eu creio que, isto sim, é ser escrava.
    Não que eu seja contra a mulher no mercado de trabalho, mas vejo uma falta de postura na maioria que faz sua jornada de trabalho, e carrega nos ombros tudo.
    Vejo que este é seu retorno na blogosfera, portanto, seja bem vinda de volta e espero que continue nos proporcionando crônicas inteligentes como esta.
    Boa quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian,
      seja bem vindo!
      Para mim, é uma honra ter pessoas inteligentes como tu por aqui. E concordo, sim, muitas de nós bradam aos quatro cantos uma "independência" de mentirinha, enquanto ficam apenas na manutenção de uma situação, e essa questão da dupla, tripla jornada é muito comum nesse contexto.
      Mas vejo em algumas situações, a impossibilidade de ser diferente assumir um papel diferente do "carregar tudo nos ombros", mas se essa mulher tem um companheiro, marido, enfim, alguém, é claro que essa postura é errônea, no entanto, percebo cada vez mais mulheres sozinhas, tendo que tomar conta de tudo, dos filhos, casa, trabalho, etc..., porque simplesmente o cara vai embora e pronto. E daí, o que fazer?

      Adorei tuas palavras, e teu conto lá no teu espaço virtual. Muita qualidade! "Antes tarde do que nunca" te conhecer e teu trabalho!

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  26. Me lembro desse texto... vc me apresentou quando falou que tinha feito uma tattoo, lembra? Adorei... Realmente, nós mulheres merecemos reconhecimento e todo o respeito do mundo. De todos e de nós para nós.

    Acredito que somos verdadeiras mulheres maravilha. A diferença é que somos mortais e nossos super poderes são mais reais! rs

    Que nesse dia e em todos os outros vc continue sendo essa super mulher, viu Cissinha!

    Sentimos muiiiiiito sua falta nessa blogosfera.

    Ahhhh, que lindo... eu vi, eu vi, eu vi meu nominho aliiii óóó, nos agradecimentos!

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicynha Mulher Maravilha 1!
      Gostou?
      Nada de Garota Insônia 1!
      Hoje somos maravilhas, merecemos rsrs (e todos os dias)
      Brigadão por tudo, mas somos todas guerreiras e fortes, de uma ou outra forma, mas somos.
      Que bom que sentiram falta de mim rsrs, isso não é ruim, não é mesmo? :)

      Claro, que teu nominho tá ali!
      Beijão e até!

      Excluir
  27. Despertar
    é Preciso. . .
    Tão importante quanto semear flores, é ver a mulher semear idéias.
    Veste-se, em primeiro lugar, de bom humor, de um sorriso agradável, de uma esperança renovada.
    Felizes são as mulheres que aproveitam com sabedoria a preciosa aventura que é o existir.
    O coração de uma mulher é cosmopolita. Não tem raça, cor, religião. Não tem tamanho. É amorfo.

    Parabéns pelo seu blog e feliz dia da mulher!

    Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidíssima!
      Lindo seu comentário!
      A questão da semeadura de ideias, muito inteligente tua observação. Pois bem, aqui na crônica coloquei essa passagem da dor para o humor, que também materializa essa semeadura.
      Obrigada pelas palavras certeiras!

      Esta tua frase está divina:
      "o coração de uma mulher é cosmopolita. Não tem raça, cor, religião. Não tem tamanho, é amorfo".
      Linda, linda, perfeita!

      Beijos e obrigada pela inteligência, lucidez e sensibilidade!

      Excluir
  28. comentei no post da luciana sta rita a respeito do texto mulheres celtas que "não, nunca, jamais...." se deixam atingir por quaisquer que seja o sentimento negativo, mas elas estão é "celtasmente" erradas e eu duvideodó e atire a primeira pedra qual nunca sofreu, (in)justamente a mulher é a que mais se submete à dores involuntária e voluntária by estética mais dores que a vida lhe proporciona ou ela mesmo se proporciona, então vamos de maria-das-dores à mais valente de toda a espécie animal e humana porque a mulher, nós mulheres sabemos gemer sem sentir dor! Aiiiii!!! lembrei da amaelinha que cantava essa música!!! bjuuuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shan-Tinha,
      seja bem vinda!
      As mulheres são muito fortes, a questão, creio, é que a maioria não sabe disso, e acaba por não se valorizar ou procurar um tipo de estabilidade e só. Mas, como eu disse na minha crônica, as mulheres aguentam as dores do mundo.
      Obrigada pelo comentário,
      beijos!

      Excluir
  29. Olá Cissa,

    Fico feliz em vê-la de volta.

    Parabéns pela bela e bem humorada crônica!

    Parabéns pelo dia e por ser esta MULHER inteligente, carismática e encantadora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, querida!
      Mulher inteligente, carismática e encantadora? É você!

      Obrigada por tudo, você é muito gentil, assim como a mana!

      Beijos

      Excluir
  30. Oi Cissa,

    um texto mais que realista, homenagem mais que linda.

    Sua tatuagem é linda! Parabéns pelo seu dia, nosso dia.

    Acabei de chegar da terra do seu velho Rodrigues, maravilhosa terra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van,
      pois sim, a ideia foi mesmo fazer uma crônica bem "pés no chão".

      Obrigada! Parabéns por nosso dia!
      Espero que tenha aproveitado a viagem, para o paraíso eu sei que você foi! :)
      Beijos!

      Excluir
  31. Cissinha, que bom tê-la de volta!

    Minha mãe é quem diz que "homem não aguenta o que nós, mulheres, aguentamos". E concordo com ela e concordo com o que você escreveu - muito obrigado pelo tom suave e agradável da crônica, distante de alguns rótulos que li por aí sobre esta data. Claro que as mulheres querem seus direitos e respeito, mas queiram flores, também. Não percam este lado. ( é um fator que venho percebendo nos comportamentos - tanto de homens como mulheres, mas isso deixo para depois.)

    Se avaliarmos o histórico das mulheres ao longo dos séculos, olha, não foi fácil a trajetória até chegarem aqui. Foram séculos de opressão e sofrimento - talvez, também por isso, as mulheres possuem uma resistência muito maior às adversidades que aparecem na vida. Muita gente lembra de Joana D´Arc, Maria Quitéria neste dia, mas eu gosto de lembrar de mulheres como as irmãs Brontë, Mary Shelley, Jane Austen, Katherine Mansfield, Virginia Woolf, Cecília Meireles... por que citei estas escritoras? Porque elas quebraram barreiras, venceram preconceitos - e hoje as mulheres escrevem, publicam blogs.

    Graças também a estas mulheres eu estou lendo esta sua bela crônica; graças a estas mulheres cheguei ao seu blog e de tantas outras mulheres que publicam nos espaços virtuais; graças a estas mulheres você está aqui conosco na blogosfera. Um viva ( minto: vários "vivas!" às mulheres escritoras que conquistam seu espaço com a literatura de qualidade, com a sensibilidade e o olhar que só as mulheres possuem ao contar uma história, a tecer um conto, um romance.

    Muito obrigado por não desistirem!

    Um beijinho, minha nêga! Fiquei muito feliz em tê-la retornando, viu?

    Comentário curtinho e sem graça porque já é madrugada e o sono bateu por aqui rs

    Bjs! Bom final de semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaiminho, meu bichinho!
      Obrigada, amigo!
      Que bom que fiz falta na blogosfera, caso contrário, nem precisava voltar rsrs

      Mas, putz! Comentário "curtinho e sem graça"???
      Comentário maravilhoso, isso sim!
      Você disse várias coisas interessantes, destaco a questão do ranço que muitas mulheres adquiriram ao longo dos tempos, em querer como que mudar as coisas na marra, e isso se percebe claramente quando se lê um texto assim, como uma espécie de rancor, ou machismo às avessas. E creio, sim, que a mulher tem esse dom de aguentar as dores do mundo, mas como escrevi, também de convertê-las em humor, em leveza, em docilidade, o que não se percebe muito por aí, é fato. E até porque acredito que mudar uma situação enraizada a séculos, não se consegue pela força e sim pela sugestão, como tudo na vida, o humor vence, sendo esse "humor" algo bem amplo, e por que não dizer, sedutor.

      Muitíssimo obrigada pela fidelidade, querido amigo, aqui no Humoremconto e na amizade!
      Beijinhos e te cuida:)

      Abração na mami!
      Bom final de semana? Já? rsrs
      Ótima sexta!

      Excluir
  32. Oi Cissa
    Lindo texto, é nós somos tudo isso e mais um pouco né? Temos que nos desdobrar, mas é muito bom ser mãe!
    Legal, vc tem uma tatoo, eu estou querendo fazer uma, a Joicy tem me inspirado, mas eu tô criando coragem, agora vendo que vc fez, fico mais animada, afinal prá quem teve dois filhos (kkkkkk), acho que aguento a dor.
    Bjão no coração.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      nós mulheres somos de tudo um pouco, não é mesmo?

      Fiquei feliz com seu blog, marinheira de primeira blogagem hahaha!!! Muito interessante teu texto.

      Quanto a tatuagem, é uma decisão pessoal que deve ser muito pensada, no meu caso, foi. Sempre quis "marcar" meu corpo, para além das marcas que se adquirem ao longo da vida, ou algumas que nascemos. Fiz esse desenho no papel, e o tatuador passou para o pé, depois fez a tatuagem. A dor é de uma unhada de gato, aiii..., mas imagina essa unhada no tempo em que demorar para ser feita uma tatuagem, esta foi bons minutos...
      Beijão!

      Excluir
  33. Oi linda!
    Eu não carrego dor nenhuma, mas pari sem peridural...rs.foi gostoso!
    A crônica, show,muito show! Não precisa nem dizer pois a sua autocrítica funciona muito bem.
    O filhote ainda sem andar mas já está dando trabalho à esposa e a mim...rs.
    E eu,caminhando sem lenço e sem documento...beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soninha,
      torcendo para que seu filho se recupere, tá bom?
      Se Deus quiser, as coisas voltam ao normal.

      Sem peridural? Menina corajosa!
      A minha opção sempre foi por parto normal, o que consegui, mas nunca pela dor, com certeza rsrs

      Força, muita força!
      Beijinhos e fiquem com Deus!

      Excluir
  34. EU SEMPRE QUIS COLOCAR UMA TATUAGEM. MAS ESTOU INSERIDO NUMA FAMILIA ULTRA CONSERVADORA, E PRA PIORAR A MINHA NAMORADA É EVANGÉLICA. MAS UM SALVE PARA TODAS AS MULHERES QUE ACOMPANHAM E COMENTAM NO HUMOR EM CONTO.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/03/onde-houver-fe-que-eu-leve-duvida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lillo,
      foi-se o tempo que tatuagem era só coisa de marinheiro ou presidiário! rsrs E é uma decisão pessoal, acima de tudo. A namorada gosta de ti? Dá uns beijõessss nela, e tudo se resolve *-*
      Obrigada pelas felicitações!
      Beijos

      Excluir
  35. Teu blog é de grande qualidade. Parabéns! Vou acompanhar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Al Reiffer,
      teu texto é muito bom, Al, visitei teu blog no acaso, ao ver que tu és de Santiago, terra do Caio Fernando Abreu.
      Seja bem vindo!

      Obrigada,
      Abraços!

      Excluir
  36. Amigas, antes de mais nada, apesar de hoje ser o dia seguinte... todo dia é dia: Feliz Dia da Mulher!

    Cecilia,
    Eu acho interessante a tatuagem, algumas são belas e artisticas, outras são um exagero!
    Já tive vontade de fazer, mas lembro na dita hora H que depois... depois nao sai. Conheço gente que tentou retirar e fica muito estranho o local.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, moça simpática da panela de pressão! hahaha!

      Feliz dia da mulher para nós! Sem essa do dia seguinte, afinal, estão dizendo por aí que todos os dias são nossos, vamos agarrar essa ideia com unhas e dentes! :)
      Pois é, até onde sei, já existe uma técnica alemã que retira tatuagens, mas o resultado ainda..., não achei legal, não.
      Beijos!

      Excluir
  37. Oi, Cissa!!!!!!! Foi difícil vir aqui, pois não havia link pra mim, mas agora não importa mais, pq cheguei e vou ficar.
    Reproduzir a crônica foi ótima idéia, assim pude me rever nessas dores e delícias, que a gente tanto conhece, com encantamento, por saber-te talentosa na voz.
    Bj grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ira,
      garota! Pois é, você já me falou sobre isso, por esse motivo coloquei o link no meu comentário lá no seu blog, para que conseguisse vir aqui.
      Bem, o importante é que veio, não é mesmo?
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  38. Cissa!!
    Que saudades de vc!!!! /o/ Do seus posts e comments! Tu não pode sumir não!!!
    Que bela crônica..é nós mulheres temos uma força que os homens não tem..eu mesmo nesse exato momento estou sofrendo um fim de relacionamento, entretanto estou rindo com as besteiras que falo com minha amiga e cuidando do blog.

    Não fui mencionada no seu texto..to de mal.

    Ainda bem que voltou e agora com a corda toda!
    Ah mas o TOP 7 era pra mostrar Loiros e Loiras! Assim tive que balancear! Mas tem
    bonitões! Como você pode dizer que Leon, Johan e principalmente Lestat não são
    lindos?rs.
    Sim, o Tom Crise encarnou o Lestat..eu digo que o Tom quando quer, sabe atuar!
    Ah um FELIZ DIA DA MULHER pra vc também! Pra sua mãe, irmã e claro, sua filha! Uma
    menina-mulher né?
    Tudo de bom!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsu(Pri)!
      Saudades também, amigona!
      Fim de relacionamento é difícil mesmo, mas faz bem, por sorte sempre temos uma amiga(o), alguém para dar força e o blog, numa hora dessas, também é bom.
      rsrs
      Tsuzinha!
      Você não foi mencionada no texto, porque não leu a postagem anterior do mesmo texto, de 8 de março de 2011, ano passado! E sabe por quê? A gente não se conhecia ainda hahaha!
      Nos conhecemos, com certeza, em abril do ano passado, me lembro que estava em Buenos Aires e procurei teu blog, adorei, segui, você me seguiu e estamos assim até hoje hahaha!

      Tsuzinha... queridona! Não fica de mal não!rsrs

      Beijinhos para ti e para a Edna!

      A Edna vai no Morrissey também?
      Fotografa tudo e faz um post!
      URGENTE!
      PLEASE BE GOOD TO ME! OK???

      Excluir
  39. Oi, Cissa.
    Seu blog é MARAVILHOSO!
    Eu o conheci através do espaço da amiga Angela (Nos Passos de Jesus e Sonhos de Papel) e confesso que passei momentos incríveis aqui. Estou seguindo com muito prazer.
    Eu te convido a conhecer meu simples cantinho. Espero que goste.
    Beijinhos,
    Analine

    sinfoniasdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analine,
      seja bem vinda!

      Já fui a seu blog, achei um espaço virtual muito bonito, delicado, me sai leve de lá!
      Muito obrigada pela presença, volte sempre, sinta-se a vontade, a casa é sua também :)
      A Angela é um amor, não é mesmo?

      Beijinhos!

      Excluir
  40. Bahhh que emocionante! tudo foi dito sobre nós mulheres.

    P A R A B É N S!!!

    comosempre maravilhoso o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani, queridona!
      Obrigada pela presença!!! Duas vezes no mesmo texto!
      Ano passado e neste.
      E vamos nos conhecer ainda este ano, tá bom?
      Maravilhosa és tu!

      Beijão

      Excluir
  41. Cissa, mal tu chegou já tá de saída, poxa, kkkkk. Mas beleza, esperamos sim, só 3 dias, hein, nem mais nem menos!!!

    Abração pra ti e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,meu amigo de fé!
      Voltei!
      Abração para ti e a Michel.

      Excluir
  42. Cissa o/
    AHSAHSASH ah desculpa eu ter sido radical com relação á não ter sido mencionada no seu post kkkkk.
    Sabe com relação á fim nunca se sabe né..a vida dá voltas e também é uma caixinha de surpresas...mas vou levando! =)
    Mas é...eu acho que as amizades..sejam intensas, virtuais, reais, ou o escambau são importantes e mais ipmortante: nunca estamos sozinho. Eu já tive essa certeza e já passei essa certeza para algumas pessoas.
    Ah é mesmo! Nossa já faz um ano que a gente se conhece! Eu confesso que perdi muitos posts seus que queria ter visto...ahsha eu me pergunto o que vc achou de legal no meu blog afinal eu sempre falei de assuntos que vc nem fazia idéia do que era!
    Bom eu espero conhecer vc pessoalmente um dia!
    Sim, mamãe Edna vai curtir o Morrissey! \o/ E pode deixar que tentarei tirar fotos ou depois conseguir links..vi que o site do Terra trnasmitirá o show ao vivo!!!!
    Iuru!! Morrissey *.* Mega empolgação.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsuzinha!
      Conta tudo do Morrissey, ok? E faz post!
      O importante é a gente nunca estar sozinha, isso mesmo!
      Beijos

      Excluir
  43. Bonjour
    Une visite sur votre blog en ce dimanche
    Et j'espère que vous apprécierez cette journée de repos.
    Je ne suis pas présent sur l'Internet en ce moment, je me consacre aux mises à jour du directory qui prend une certaine ampleur.
    Votre blog est toujours aussi beau.
    A tres bientot , je vous souhaite une excellente journée!
    Amicalement
    Chris

    Mon petit cadeau
    http://nsm01.casimages.com/img/2009/05/19/090519080136505743688116.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris,
      bonjour.
      Je vous souhaite une excellente semanaine, aussi
      Grôs calin

      Excluir
  44. Cissa, gostaria de ter tua ajuda mais uma vez. Bem, tô querendo implantar mais uma coluna no meu blog chamada "turismo", ou seja, eu posto matérias dos leitores onde eles fazem um breve histórico do lugar onde eles moram, tiram algumas fotos legais de pontos turísticos e me enviam, no teu caso seria de tua cidade, vc faria um texto sobre a tua cidade, bem básico, e complementaria com algumas fotos do lugar, que tal? Mas se vc não tiver tempo, não tem problema, mas pensa direito na proposta, caso concorde, já pode dar início ao projeto e é só me enviar por e-mail.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, meu amigo!
      Sem problemas, apenas de tempo. Se não tiver uma data determinada, consigo, sim, fazer!
      Grande abraço!

      Ah! Preciso só a confirmação de teu e-mail...

      Excluir
  45. Gostei muito do seu texto, além de ser uma linda homenagem a mulher, é um texto repleto de verdades, parabéns.Bom ter você de volta.Felicidades, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnoldo, meu amigo,
      obrigada!
      A frase:
      "é um texto repleto de verdades". Me deixa muito feliz, pois tentei ao máximo "despir" situações e colocá-las francamente.
      Beijos

      Excluir
  46. estive uns tempos afastado dos blogues, querida cecília, por razões diversas que me foram prendendo noutros lugares. regressei, ainda titubeante, neste domingo, daí que tenha perdido poemas, crónicas, fotografias, suspiros, desabafos... um pouco por todos os lugares de dizer que sinto como meus. ao aportar no humor em conto, receei ter perdido a oportunidade, porque o post entronca numa data, entretanto passada. todavia, e num segundo olhar, percebo que, se o dia da mulher já lá vai, a comemoração, essa, mantém a sua renovada atualidade, porque as mulheres não são uma data mas todo o tempo.

    beijinho, amiga-mãe-mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te senti ausente, querido Jorge, imagina! Eu estive muito ausente nos últimos tempos.
      Podes rir, amigo, mas sinceramente não sei se entendi teu comentário, devo estar no meu dia de Barbie pateta, como escrevi na crônica. De qualquer forma, a intenção foi transcender a data, com a finalidade da abordagem da questão maior: a da mulher num todo, para além de comemorações.
      Deixo-te um beijão em agradecimento a fidelidade que tens aqui no Humoremconto e também pela amizade

      Excluir
  47. Querida Cissa

    Espero que tenho vindo toda "rebobinada" depois destas pequenitas férias... :)

    "Você é mulher, vai aguentar a dor" - sábias palavras.
    Sei de mulheres que aguentaram dores - e não se trata de dores físicas, o que é ainda pior - que não sei onde arranjaram forças para as suportar.

    No seu todo este texto é uma maravilha. Foca todos os pontos. Foi um grande prazer lê-lo.

    Não estive cá no Dia próprio mas, tal como "Natal é sempre que o Homem quer", também Dia da Mulher pode ser sempre que a Mulher queira :) Por isso, desejo que seu "Dia" tenha sido muito feliz.

    Obrigada por suas lindas palavras e seu carinho, sempre.

    Feliz semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariazita, querida,
      voltei "rebobinada" e cansaaaaada!
      A questão da dor, é mesmo um fato, e tantos e tantos exemplos temos, não é mesmo?
      Muito obrigada, amiga, considerando que és uma grande escritora, um elogio seu se faz um elogiãooo para mim!
      Dia da Mulher são todos os nossos dias!
      Ótima semana!
      Beijinhos

      Excluir
  48. Oi Ana tudo bem?
    bela homenagem as mulheres
    todas elas merecem, obrigado por lembrar de mim e do meu espaço, estava um pouco ausente, mas enfim estou de volta,ja faço parte de seu espaço...

    grande abraço

    bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      eu também estava ausente, de férias, por isso não senti as ausências.
      Obrigada, abraços!

      Excluir
  49. Olá, Cissa. Seja bém vinda. Saudades! Linda homenagem. Grandes verdades Cissa! Obrigada amiga. Desejo uma ótima semana com paz e luz. Bjos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha,
      saudades também da tua simpatia!
      Obrigada!
      Ótima semana também para ti, dias leves e felizes,
      beijinhos!

      Excluir
  50. Ah!!!
    Eu nem sei por onde começar.
    Primeiro: já tinha saudades tuas, e de ler as tuas histórias.
    Segundo: esta é uma verdadeira crónica escrita por uma MULHER para outras MULHERES!!!Foste sábia, soubeste em poucas linhas descrever como se sente um mulher, as diferentes sensações e emoções.
    Terceiro: deixas aqui um bom conselho, nunca chorar mais do que cinco minutos. [vou tentar segui-lo]
    Quarto: também ando a pensar em fazer uma(s) tatuagens!!!

    Quinto: um grande beijinho!!!
    <3
    LauraAlberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, queridona!

      1) Também estava com saudades dos teus poemas, agora vou colocando as leituras em dia;

      2) Teu elogio me engrandece, e muito, pois sinto pela tua Poesia que és uma mulher muito especial;

      3) Siga mesmo, vale a pena!

      4) Se fizer umas tatuagens, me avisa, ok? Mas veja bem o que vais tatuar... hahaha!!!!

      5) Beijãoooo

      Excluir
    2. 1.1) Também com saudades tuas, Laurinha!

      Não sei o que está me acontecendo hoje, estou muitíssimo distraída hahaha!

      Excluir
  51. É uma crônica bastante agradável e significativa, também... Faz todo o sentido, para nós mulheres...

    Cissa, também estou sumida. No meu caso, é reforma em casa e sem tempo para mim. Passo o dia todo fora, praticamente. Só trabalhando e cuidando dos assuntos de minha mãe, irmão e casa. Mas ainda estou em pé..., rsrsss

    Sì, mi manca il nostro italiano...!!
    Baci,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha Lúcia,
      tutto benne caríssima?
      Io ho nostalgia da te! Sì, me manca moltíssimo nostro italiano hahaha!
      Dovremmo fare cualque apuntamento per studiare o parlare un pò :)

      Mas que bom que está tudo bem, apenas muito ocupada, como eu.

      Baci, ci vediamo presto!

      Excluir
  52. Nossa Cissa.
    Já estava sentindo falta das suas crônicas.Lindas e bem humoradas deixando aflorar as suas emoções.E você é tudo o que disse sobre a mulher guerreira.Nenhum contratempo a faz recuar e desistir dos seus objetivos. Adorei sua volta.Obrigada pela homenagem a nós mulheres.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa,
      obrigada!
      Pois sai de férias com uma crônica e retorno com outra rsrs sempre com as emoções na escrita, é verdade.
      Sobre mulher guerreira, tento, aliás, tentamos todas.
      Eu que te agradeço!
      Beijos

      Excluir
  53. Cissinha, vc disse que ficaria sem net. Eu nem fiquei, mas sumi tbem! Aff... estou numa correria sem fim! DEsejaria que o dia tivesse 30 horas(acho que já falei isso, antes!).. rsrs

    bjinhossss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicynha,
      tudo mundo correndo, menina!
      Esse mundo parece uma maratona sem fim rsrs
      Beijos e te cuida :)

      Adorei teu post sobre as saudades.

      Excluir
  54. Cissa amiga de fé, como estais? Gostou da ideia do texto sobre turismo? Que legal, mas fique à vontade, sei que teu tempo é corrido, então me manda quando tiver pronto, não tem pressa tá? Vc pode enviar pro meu e-mail: paulocheng@paulocheng.com

    Reitero: NÃO TEM PRESSA, OK? Assim quando vc me enviar, postarei no outro dia.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      my friend de fé! hahaha! (meu inglês é péssimo!) :)
      Sem pressa eu consigo, sim! Adorei a ideia!
      Abraçãooo

      Excluir
  55. Minha querida

    Uma crónica que diz o mistério lindo de ser mulher, e a tatuagem é linda.
    Obrigada pelo carinho de sempre e deixo um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa-Sonhadora!
      Eu que te agradeço pelo carinho de sempre, tão delicada e atenciosa, sempre!
      Obrigada também pela atenção com minha crônica.
      Que bom que gostou da tatuagem.
      Beijinhos

      Excluir
  56. E sempre bom voltar e reler...acabei relendo até meu comentário. Não se preocupe minha amiga querida, assim que resolver UM MONTE de coisa na minha vida sem graça volto a postar ta bom. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victinho,
      resolve um moooooonte de coisas, sem pressa, tá bom?
      Te cuida, o mais importante é ser feliz, se a pausa é necessária, sem problemas!
      Grande beijo!

      Excluir
    2. Oi Cissa,

      obrigada pela lembrança! Seu texto expressou lindamente as vivências femininas. Muitos dizem que as mulheres são seres complicados, mas não acho. Temos características muito nossas, não encontradas em nenhum homem e isso nos faz fortes. Uma delas é o que citou, a força para suportar as dores da vida e do mundo.

      Em geral - os homens que me perdoem - eles são mais dengosos em relação às perdas e dores. Mulheres se refazem mais rápido, secam as lágrimas e seguem vivendo. Não é à toa que encontramos tantas senhoras, que sofreram inúmeras perdas - filhos, maridos, afastamento de parentes - e que ainda assim vivem da melhor maneira possível. São essas mulheres que merecem homenagens sempre.

      Abração e feliz dia da mulher atrasado!

      Excluir
    3. Roseane, queridona!
      Pois é, somos singulares em muitos aspectos, um deles é essa questão do "suportar as dores da vida e do mundo".
      Concordo totalmente, sofremos, mas nos refizemos com mais pressa. A homenagem é merecida a todas mulheres fortes, com certeza, é quem devemos prestigiar.

      Beijão e feliz dia da mulher atrasado, mas feliz :)

      Excluir
  57. Grande Cissa, deixo um abraço, meu beijo e desejo de uma excelente semana.
    Hoje é o Dia da Poesia. Meus parabéns pra ti.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Smareis!
      Hoje é dia da Poesia? Nem sabia disso não...
      Parabéns a todas nós, pois Poesia está no sangue de todas mulheres, verdade?
      Beijos

      Excluir
  58. Cissa o/
    AHSAHSASH ah desculpa eu ter sido radical com relação á não ter sido mencionada no seu post kkkkk.
    Sabe com relação á fim nunca se sabe né..a vida dá voltas e também é uma caixinha de surpresas...mas vou levando! =)
    Mas é...eu acho que as amizades..sejam intensas, virtuais, reais, ou o escambau são importantes e mais ipmortante: nunca estamos sozinho. Eu já tive essa certeza e já passei essa certeza para algumas pessoas.
    Ah é mesmo! Nossa já faz um ano que a gente se conhece! Eu confesso que perdi muitos posts seus que queria ter visto...ahsha eu me pergunto o que vc achou de legal no meu blog afinal eu sempre falei de assuntos que vc nem fazia idéia do que era!
    Bom eu espero conhecer vc pessoalmente um dia!
    Sim, mamãe Edna vai curtir o Morrissey! \o/ E pode deixar que tentarei tirar fotos ou depois conseguir links..vi que o site do Terra trnasmitirá o show ao vivo!!!!
    Iuru!! Morrissey *.* Mega empolgação.
    bjs

    ResponderExcluir
  59. Cissa o/
    Então já voltou com tudo? Deu algum problema com sua net? Parece que ultimamente está tendo uma onda de gente com problemas de conexão, dos mais variados tipos.Ah e vou aproveitar pra te avisar que eu fiz uma postagem especial sobre o show do Morrissey!!! \o/ Dá uma conferida lá!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morrisey!!!!!!!

      iahuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!

      MARAVILHOSO TEU POST!

      LINDA, LINDA VOCÊ!
      (e o Morrissey também) :)

      Excluir
  60. Olá Císsa!

    Tudo bem, amiga?

    Adorei a tua crónica!

    Parabéns!

    Acho que tens razão, nós mulheres aguentamos todas as dores, mas as que nos custam mais a aguentar são as injustiças e as traições de ditos "amigos".

    Temos de sorrir para a vida, para que ela nos retribua um sorriso.

    Obrigada pela visita e pelos comentários.

    Estou quase a terminar o conto «Por Amor», talvez tenha mais uma parte, ou duas... ;)

    Beijos e dias felizes.

    ResponderExcluir