quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1 grau: Montevideo - New York

Fotografias de Pedro Costa

- Histórias de Viagem - Episódio 2 -

   21 de julho, 2013 - domingo - Cidade de Montevidéu, capital do Uruguai.

   Ainda pela manhã, próximo ao meio-dia e um frio de 1 grau centígrado com sensação térmica de bem menos..., o suficiente para doer os dentes ao sorrir. Nuvens escuras, um vento forte vindo do Mar del Plata (Rio da Prata – que emoldura toda cidade).
   Montevidéu é uma capital peculiar, com um centro de arquitetura clássica em art-deco e art-noveau, convivendo com prédios mais modernos e ecléticos. Apesar de concentrar praticamente a metade da população de todo o país, incluindo a região metropolitana, conserva recantos de cidade do interior, por vezes; e um centro de grande cidade, que bem pode lembrar Nova Iorque, mas... será que não é?






  Caminhando na principal avenida, a 18 de Julio, observei que algumas quadras estavam fechadas ao trânsito. Havia uma grua com luz, fumaça de gelo seco, luz, câmera..., ación? Mas o que é isso?
   Sim, era o que eu pensava, um set de filmagens em plena 18 de Julio. Coisa possível nesta cidade que é grande, comporta o status de capital, mas ainda assim não fica em caos tendo algumas quadras fechadas. Não, se isso for num domingo de 1 grau centígrado.




  

   Soubemos que se tratava das gravações de uma propaganda do café de uma indústria Suíça muito conhecida. Qualquer publicitário adoraria acompanhar essas filmagens, e por acaso, eu estava lá.
   Ainda nos inteiramos que têm sido realizados com certa frequência comerciais de grandes empresas mundiais de diversos segmentos ambientados no centro de Montevidéu. Recentemente, passa um no Brasil de marca famosa de calçados esportivos que foi feito na Plaza Independencia.
   Entrando nas duas quadras fechadas ao trânsito, mas não aos pedestres curiosos, parecia que se estava caminhando mesmo em Nova Iorque. As placas das ruas, dos carros e outras das calçadas foram trocadas por simulações norte-americanas.



   Quietinhos mas nem tanto, observamos: a cena consistia na filmagem do casal protagonista no trânsito movimentado. Ao ouvir o chamado do diretor, os mesmos figurantes atravessavam a avenida, os automóveis davam a partida, o guarda de trânsito fazia os sinais. Tudo do mesmo jeito nas várias tomadas que acompanhamos. E algumas curiosidades: os figurantes usavam roupas de meia-estação, dispensa dizer que não era tarefa fácil naquele frio todo. Além disso, o carro dos protagonistas não pegou num primeiro momento, para riso geral.

Figurantes na pausa das gravações.
Automóvel com os protagonistas.

   
   A sensação foi de estar em Nova Iorque ou qualquer outra grande cidade dos Estados Unidos. O cuidado com os detalhes na produção, por instantes, me fez pensar em ter viajado para um país e chegado em outro. Quase uma viagem dentro de outra. Sensação quebrada pela conversa aqui e ali com os simpáticos figurantes uruguaios. Nesse momento, voltei ao Uruguai, ainda que ali tudo parecesse ter sotaque mais longínquo, tínhamos o vento charrua, o sorriso e a disposição de quem não tem medo do frio. E a certeza: Montevidéu é uma capital tão especial que nela cabe o mundo.


Dedico ao Pedro, meu companheiro de todas viagens.

61 comentários:

  1. Olá!
    Bom dia
    Cissa
    Montevidéu...
    Parabéns pela riqueza de seus relatos e pela excelente qualidades das fotos postadas. Eu, com certeza, faço parte de um time que aprecia os detalhes, que ama as diferenças culturais e que sonha um dia poder viajar ao Uruguay. Além disso, fiquei admirado com vários aspectos em que eles nos superam, como por exemplo, ser uma cidade em constante movimento, que visa a renovação e integração de diferentes linguagens de gerações, sim...uma capital peculiar.Mas voltando, estava frio mesmo...nossa, um grau, no domingo, e agora que percebi,foi esses dias atrás,julho de 2013 ...e que bela coincidência, uma publicitária que adoraria acompanhar as filmagens de...uma propaganda e vc estava lá...percebi, vendo as fotos, que as figurantes , realmente, estavam com uma roupa não condizente com a temperatura.Foi bom , "viajar" novamente com vc...parabéns, mais uma vez, pela postagem...
    sim...obrigado pelo carinho das palavras em meu blog, e é a pura verdade, os comentários são pequenos posts nossos... algumas vezes ,acertamos, outras erramos, mas é importante sempre o respeito pela obra.Nós sabemos que, para atualizar uma linha de postagem,por vezes,deixamos de lado muitos outros afazeres, por isso, aquela pessoa que vc conhece, um pouco, fora do ar blogosférico, que é bem humorado e alegre,fica muito sério na blogada, hehehe
    Obrigado pelo carinho
    Bela quinta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felix-Poeta,
      eu que te agradeço pelo carinho e a atenção de sempre.
      E, sim, os comentários também são pequenos posts, e os teus sempre são aguardados: os textos que por lá você escreve (verso e prosa), e as palavras aqui no madrugadãOOoooo....
      Você não dorme, não? Idem! :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Depois de saber o que é frio de verdade, sempre que vejo cenas de seriados ou filmes durante um inverno gelado eu sinto uma certa pena dos atores e me pergunto "como eles conseguem falar e andar naturalmente como se nada estivesse acontecendo?".

    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala,
      fico imaginando é você, vinda de um lugar tão quente e estando no meio da neve... aff! É para os fortes!
      :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Ainda não conheço Montvidéu, mas estou louca pra ir! E que legal tudo por lá e ainda de carona nessa gravação.

    Tua foto está linda! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiquinha,
      tem que conhecer, menina!
      É aqui pertinho rsrs
      Obrigada pela presença de sempre.
      Beijão para vocês!

      Excluir
  4. Cissa

    Seu excelente texto e fotos me fez viajar também. Com gostinho de New York que pretendo em breve voltar. É pena que a neve não caiu aí.

    Um lindo final de semana para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa,
      pois, sim, e havia previsão de neve, mas...
      parece que a neve foge de mim, no dia em que nevou em Porto Alegre eu estava na aula de natação:)
      Beijos e obrigada pela presença de sempre!

      Excluir
  5. Olá Cissa,

    Bom dia!

    Escreveste lindamente essa viagem, passeando aqui contigo. Olhando e admirando os detalhes das fotografias, até parece um cartão postal essas imagens. Uruguay é um lugar que eu gostaria muito de conhecer, quem sabe um dia... Essas construções são fantásticas, a arquitetura me fascina.
    Parece que estava mesmo frio por ai, eu adoro frio, mais meu Estado por ser quente demais quase não temos inverno por aqui, só mesmo o mês de julho que dá uma esfriada coisa pequena risoss.

    Ficaste linda na foto!
    Obrigada por compartilhar essa tua viagem inesquecível, memórias que devera ser guardadas por ti com muito carinho.

    Deixo um beijo e desejo de um ótimo dia.

    Que bom que voltou!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis,
      obrigada pela presença e o carinho.
      Também adoro o frio, mas então você tem que vir para o sul e aproveitamos ara nos ver. Que tal?
      Grande beijo!

      Excluir

  6. Olá Cissa,

    Você fala de Montevidéu com gosto e admiração. Passei por lá há muitos anos, mas rapidamente, pois estava à caminho da Argentina (de carro), e não tive oportunidade de observá-la com o seu olhar.
    Eu não gosto de frio e não suportaria estar nessa temperatura.
    Deve ter sido muito interessante acompanhar a gravação desta propaganda. Sempre tive curiosidade de acompanhar uma filmagem qualquer. Sabe-se que cada cena é repetida inúmeras vezes até dar certo e os "foras" que acontecem fazem a diversão dos curiosos e o aborrecimento da equipe, pois representa demora na execução do trabalho.
    Pela data da viagem, você acaba de chegar de lá. Vi as fotos em tamanho maior e pude observar melhor a arquitetura dos prédios mais antigos. A última foto está especial. Arrasou neste look 'invernal'-rsrs.

    Adorei acompanhar a sua narrativa e também fazer mais este passeio com você.

    Obrigada pelo carinho de sempre.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha,
      foi maravilhoso mesmo acompanhar essas gravações, até então eu só tinha presenciado gravações de áudio, inclusive sendo locutora em comercial, mas isso foi tudo muito inusitado.
      Obrigada pelo carinho e presença de sempre!
      Grande beijo!

      Excluir
  7. Bahhhhhhhhh... e eu perdi uma dessas! rsssss
    Eu já tinha imaginado a cena quando contaste... aliás, não tão difícil de fazê-lo já que Montevideo, assim como Buenos Aires, se assemelham muito a qualquer grande metrópole européía ou norte americana.
    Riqueza de detalhes muito interessante, fotos ótimas... timming, perfeito! Parabéns! :-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bel!
      Bah! É mesmo... Buenos também tem uns lances bem de grandes cidades norte-americanas.
      Beijão!

      Excluir
  8. Ahhhhhh... e o meu cunhadão contemplado no agradecimento... ótimo!!!!!! :-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel,
      ele merece. É um ótimo companheiro de viagens há um tempão...: roubadas, micos, aventuras, curiosidades e tudo mais. :)
      Tri-beijos gaúchos!

      Excluir
  9. Viajar é a coisa mais gostosa que existe(depois de outras coisas mais)Conhecer lugares novos nos dá outra vida.A cidade de Montevídeo sempre me chamou a atenção,principalmente na minha infância com o sequestro na ditadura de 2 uruguaios,lembro que a televisão mostrava essa belíssima capital em todas as reportagens,hoje sinto ela perto de mim a 12h de automóvel e ainda com um povo maravilhoso que vive lá.Que bom Montevídeo que você existe e a blogueira que me fez conhecê-lá nem posso falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      12 h de automóvel que a gente nem sente..., principalmente nas estradas do Uruguay, tudo tão lindo!
      Só tenho a agradecer pela companhia de sempre em todas as viagens: micos, roubadas, aventuras 1000, curiosidades..., tudo que passamos todos esses anos :)
      Beijos muitos!

      Excluir
  10. Olá, Ana.
    Bela postagem; acredito que quando se está aproveitando a viagem, as adversidades climáticas não importam muito, desde que nossas companhias nos façam esquecer delas.
    Não conheço Montevideo, mas ela me lembra Nova York das hqs geniais de Spirit, do genial Will Eisner, a Gotham City dos filmes do Batman de Tim Burton e nossa famosa Catedral, aqui de Pelotas.
    Lembrei também de um comentário do diretos Fernando Meireles em seu filme Ensaio Sobre a Cegueira, em que conta que para criar uma rua fictícia na cidade onde o filme se passa, ele colou uma parte de uma rua do Uruguai em uma imagem onde os atores contracenavam.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacques, guri de Pelotas,
      obrigada pela atenção e companhia de sempre.
      Quando estive lá nesse dia também pensei em Gotham City, acredita? Pois é! E aquele ar sombrio todo devido às nuvens escuras de frrrrio, deixou tudo ainda mais com o clima sinistro de algumas HQs. Boa lembrança!
      Passamos por Pelotas, mas tu estavas sem internetchê :) e não tinha como se comunicar. Mas não faltará oportunidade.
      Tri-abraços, tchê!

      Excluir
  11. Oi Cissa! Tudo beleza?

    Menina que friu!
    Um dia vou a Montevidéu... Mas no verão!Pois detesssssssssto friu! Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo beleza, Dedé!
      E o mais curioso é que lá em Montevideo quando faz calor, faz calorrrrrrrr mesmo :)
      Abração ao povo daí!

      Excluir
  12. Nova Iorque em Montevidéu, que pasa?


    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é uma figura, Assis, moço-poeta de tanto talento!
      Beijos!

      Excluir
  13. Que viagem linda querida Ana Cecília, adorei viajar com você.
    Lindas fotos.
    Grande beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa,
      obrigada. Pois, viajemos todos juntos e espero que venham um dia aqui nos conhecer nos Pampas :)
      Grande beijo!

      Excluir
  14. Mariazita querida,
    fico feliz pela Lúcia e por sua iniciativa em publicar tão belo poema.
    Grande beijo amiga de além-mar!

    ResponderExcluir
  15. Ler o que escreve é um prazer. Eu me vi lá, presenciando as cenas que mencionou. Até imaginei o frio de quem participava como figurante, tendo que usar roupas inapropriadas para a temperatura local. Não conheço a cidade, apenas os elogios que lhe fazem. As fotos estão ótimas e você muito linda. Estou adorando suas histórias de viagens. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene,
      agradeço pelo carinho e atenção de sempre.
      Fico feliz que você conseguiu entrar na cena também:)
      Montevideo é uma bela capital a ser conhecida, com certeza.
      As fotografias foram do meu fotógrafo oficial da casa rsrs estão boas, sim.
      Grande beijo!

      Excluir
  16. Ciça,
    Você transcreveu a cidade como minhas lembranças saudosas ainda a vê. Só que quando fui por lá, o calor estava de matar e eu quase arrastei minha língua pelas ruas maravilhosas de Montevideo.
    Não conheço N.Y. mas adorei essa cidade Uruguaia e a limpeza me deixou fascinada, além da arquitetura linda, linda e linda. Adoro frio e até queria um desses de doer os dentes, desde que estivesse bem agasalhada. Você nesse foto abaixo está a cara do luxo e da riqueza!
    Bjkas doces e um bom fim de semana.
    Meu blog mudou agora é http://apenaspalavresias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly,
      estava um friozãoooo que você adoraria! A cidade é linda mesmo, mas no verão é super quente, bem como você falou.
      E é fato, a cidade estava muito limpa.
      Eu na foto? Chique no "urtimo" rsrs
      Beijos e apareço no teu novo endereço, com todo gosto!
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  17. Hermosa ciudad, texto y fotografías.
    Saludos Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benicio,
      gracias! Bom te ver por aqui, fico feliz :)
      Grande beijo!

      Excluir
  18. Querida, adorei a postagem amanhã comento os detalhes pois tenho um evento hoje. Beijocas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri,
      pode vir com calma, te espero.
      Grande beijo, amiga-flor!

      Excluir
  19. Querida, dia desses assisti a uma reportagem sobre o Uruguai, fiquei encantada... é tudo muito lindo, quero conhecer esse lindo país um dia. Sei que você ama o Uruguai, então eu já amo também rsrsrs.

    Lindas as fotos, como é lindo o texto! Imagino sua sensação ao presenciar essa filmagem...

    Beijo bem gostoso pra você e pro maridão companheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri,
      pois venha ao Uruguay! Mas não sem antes vir aqui me conhecer no RS, tá bom?
      O Pedro te manda um abração, e eu te deixo um beijão.
      Obrigada, amiga-flor talentosa!

      Excluir
  20. como no célebre livro de poesia de mia couto: "idades cidades divindades" - a massa modelável de todas as viagens.

    beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      o que constitui, nem sempre modela; mas, inevitavelmente, constrói.
      Beijos!

      Excluir
  21. Cissa, um beijo no seu coração. Olha, eu senti frio só de ver as fotos. Mas é maravilhoso viajar. Eu adoro. Além de ser uma oportunidade enorme de conhecimento também a respeito de artes, cultura e costumes de outros lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo César,
      sim, viajar é maravilhoso! Esse contato imenso com outra cultura, ainda que de um país fronteiriço ao nosso, nos acrescenta e muito. Obrigada.
      Um beijo no seu coração!

      Excluir
  22. Cissa o/
    Aqui está udo bem! E com a mamis também...ela só está numa correria danada para resolver várias coisas.
    Nossa...eu queria muito conhecer Londres algum dia *.* Fotografar nas catedrais, museus, parques..sei que lá tem uma rua ou algo do tipo...que é só com lojas de gótico/alternativo *.*
    Você faz tantas viagens legais...queria poder viajar assim também o/ Deve ser tudo de bom!
    Fico feliz que tenha curtido o post do Anime Friends! Esse foi um dos eventos que mais gostei e o local era ótimo também...acabei fazendo amizade com gente desconhecida para fotos rs; Bom eu tento fazer a postagem para aqueles que não conhecem esse lance de cosplay também possam ver como é, que não é algo de louco rs. Obrigada por curtir meu cosplay de Júlia! Eu usei o dela pq o outro cos que iria usar não deu certo o penteado rs..mas foi bom consegui melhorar o cosplay, tendo um cinto e um macacão mais fiéis á personagem e eu mesma gostei do resultado ^^.
    Excelente semana pra vc e sua familia!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsu (Pri),
      que bom que está tudo bem contigo e a Edna.
      Não faltarão oportunidades para ti.
      Quanto à Londres, é verdade, tem tudo a ver com o gótico. A propósito, lembrei do Morrissey, e o show dele foi cancelado aqui no Brasil... :(
      Excelente semana para vocês, beijos!

      Excluir
  23. Olá Ana Cecilia
    Bela postagem. Não conheço Montevidéu. Será que animo conhecer? rsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wandy,
      Tomara que você se anime :) Vale a pena, é muito linda.
      Bjux!

      Excluir
  24. Olá amiga Císsa!

    Espero que estejas bem.
    Nós aqui, estamos bem. Andei com uns probleminhas físicos, mas estou a melhorar.
    O Freddie está bem, crescido e lindo. Muito carinhoso. Ele manda-te beijinhos e pergunta por Quindim.
    Gostei de conhecer um pouco do Uruguai, Montevidéu parece ser uma cidade linda e é verdade que lembra New York.
    Apesar do frio, espero que a viagem tenha corrido bem.

    Muitos beijinhos, amiga e espero que gostes de conhecer o novo blog Espaço Consciência Pura, que é da minha Mãe e meu,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com/2013/08/capitulo-10-red-e-lucy.html

    http://espacoconscienciapura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      estimo melhoras, minha amiga.
      Montevideo é linda, e diferente dos cenários de Portugal, e lembra, sim, New York :) A viagem foi ótima, e gosto muito do frio.
      Obrigada pelo beijinho do Freddie, o gato mais gato de Portugal:) O Quindim retribuiu o beijo!
      Grande beijo para ti!

      Excluir
  25. Adoro essas suas postagens mundo afora, e as fotografias que vc tira, é que dão um gostinho à mais de viajarmos e também conhecermos esses lugares. E isso prova que a America do Sul tem países belíssimos para se visitar, Uruguai é um deles, e quem sabe um dia eu conheça esse país, mas antes gostaria de dar uma passadinha na China, Inglaterra e Estados Unidos.

    Abração pra ti e parabéns pela viagem Cissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, meu amigo de fé,
      viajar é uma das melhores coisas do mundo. E a América Latina oferece muitos lugares interessantíssimos. Mas é uma coisa estranha, quanto mais se viaja, mais se quer viajar :) Haja grana...
      Abração e obrigada!

      Excluir
  26. Oi, Cissa! :)

    Belas fotos e relato muito interessante sobre Montevideo - será que você apareceu na propaganda dos suíços? :) Poderia ter arrumado uma "ponta" né?

    O Jacques fez referência a Gotham City e fiquei imaginando estes cenários das fotos à noite. Talvez até lembre o centro velho de São Paulo - foi a sensação que eu tive. Nem sei dizer de NY ou alguma referência sobre a cidade além do que se vê em filmes ou seriados, até porque eu sou sujeito estranhíssimo que não tem sequer a mínima curiosidade em conhecer a "Big Apple". rs ( já Grécia, Egito, Noruega - ou melhor, os fjords noruegueses -, Machu Picchu, aí é outra história)

    O Uruguay é um país que deveria merecer maior atenção dos brasileiros. As referências feitas ao país remetem basicamente à Copa do Mundo de 1950 e talvez uma ou outra pessoa mais atenta se lembre da Cisplatina - e, se dermos sorte, alguém se lembrará do grande Eduardo Galeano. Só que o Uruguay é muito, mas muito mais do que tudo isso. Se não me engano, foi um dos primeiros países do mundo a abolir os castigos físicos nas escolas - prática que perdurou no Brasil até um passado não muito distante. E no presente o Uruguay vem se mostrando uma nação muito progressista ( de verdade!) com relação a várias questões que no Brasil ainda continuam em discussão e na eterna picuinha partidária.

    Mas os brasileiros deveríamos conhecer mais o Uruguay. E também sua literatura, que é das boas! Galeano e Quiroga são alguns dos mais conhecidos, ao lado de Mario Benedetti e Onetti. Um escritor não tão conhecido mas que eu gostei bastante dos seus contos "solitários" e com simplicidade tocante é Juan José Morosoli. Quisera eu dominar o espanhol para buscar mais obras deste autor.

    É isso, Cissinha. Vale lembrar também que um dos meus maiores ídolos no futebol é uruguaio: o melhor goleiro de todos os tempos (sou fã, não leve a mal exageros de fã...rs), o grande Don Rodolfo Rodriguez! Goleiraço!

    Beijo procê e adorei a crônica de viagem! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime,
      não..., não apareci na propaganda dos suíços :(
      É verdade, amigo, concordo plenamente que o Uruguay deveria receber mais atenção dos brasileiros, no que completo: do mundo.
      Um país pequeno em extensão territorial, no entanto com muito a oferecer. Essa questão da abolição dos castigos físicos nas escolas, eu desconhecia. Muito bom que levantaste isso por aqui. Como sempre, você acrescenta muito nos comentários, e não apenas em extensão territorial das palavras hehe Comentariãoooo esperado, e muito!

      Quanto à literatura, um capítulo à parte... é muito rica! Fato que Galeano e Benedetti são os mais citados sempre. Estou lendo um tanto de Onetti, e ainda preciso explorar mais o Horacio Quiroga.
      Ando conhecendo aqui e ali, me avizinhando aos poucos de mais alguns: Mauricio Rosencof, Hugo Burel, Mario Delgado Aparaín, Henry Trujillo, Tomás de Mattos, Mario Levrero.

      Jaime, quero te agradecer imenso por tudo.
      Beijos!

      Excluir
  27. Olá Ana, que delicia que é Montevidéu né, eu amei, fomos no verão, e foi muito gostoso, legal as fotos, e vc ter visto as filmagens do comercial, eu amei Montevidéu e quero voltar mais vezes! Retornei ao Blog depois de um período de pausa! Bjooooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen,
      pois é, recordo que você me disse que foram em Montevideo no verão e recomendou uma a parrilla Garcia, se não me engano, no Mercado del Puerto.
      Que bom que você retornou com o blog.
      Obrigada pela presença aqui.
      Beijosssssssss!

      Excluir
  28. Oi, querida amiga e irmã Cissa, que saudade!
    Eu, que não tenho oportunidade de conhecer os países com suas belezas modernas, sou grato a ti por trazê-los até a mim.
    Realmente o Uruguai contém uma beleza extraordinária física e natural, mas também socioeconômica, uma vez que possui o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH)sul-americano, o que deveria servir de exemplo para nosso país.
    Da forma que foi apresentado por ti, dá até curiosidade e vontade de conhecer essa Nova Iorque dos trópico.
    Peço-te desculpas pela ausência! Há momentos que somos prisioneiros de nossos ônus.
    Retornarei em breve. Sinto falta e saudade dos amigos daqui.
    Forte abraço e ótimo fim de semana para ti e família.
    Amigo de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bento,
      meu caro amigo!
      Fico muito feliz com tua presença aqui no meu espaço.
      Este fato sobre o IDH- sul-americano é bem relevante, sim. Um país todo ao dispor dos brasileiros e do mundo, um lugar maravilhoso e ainda seguro para se conhecer.
      Aguardarei sua nova postagem, estarei atenta ao blogroll.
      Feliz dia dos pais e um forte abraço!

      Excluir
  29. Oi Cissa queridona
    Desculpe o atraso kkkkkk. Lindas fotos, tinha visto uma linda sua no face! Gostei muito do post. Engraçado que quando fui a Buenos Aires também estavam gravando um comercial por lá. O Uruguai também está na minha rota de viagens para conhecer, das que não precisam de passaporte kkkkkk, dizem que é muito lindo e o povo é muito acolhedor, até para se morar é bom! Sei que vc é suspeita kkkkkk.
    Bjão queridona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianinha,
      nem te preocupa. Desculpe meu atraso em desmoderar também, hoje tô no maior febrão... horrível. :(
      Sou suspeita mesmo kkkk
      Mas que legal essa coincidência de você assistir gravações de um comercial em Buenos.
      Agradeço o carinho e a presença de sempre,
      grande beijo para ti e tua família!

      Excluir
  30. Minha querida

    Tudo é por ti descrito tão bem que quase nos sentimos lá também. Adorei as fotos e a viagem que fiz nelas.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa-Sonhadora,
      obrigada, você é muito gentil.
      Grande beijo!

      Excluir