sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ser humano, eis a questão

   
Fotografia de Pedro Costa


Pensemos nos bichinhos como iguais a nós. Cada ser vivo é uma bênção sobre o mundo 
e deve ser cuidado, seja ele gente, animal, ou vegetal.
(Isabel Rodrigues)


   Uma coisa que sempre me incomodou é o desrespeito com os animais. Jamais entenderei o que motiva o dito ser humano a cometer crimes, seções de torturas e atrocidades, e o abandono de seres tão indefesos. Difícil ser humanista e ao mesmo tempo acreditar no ser humano.
   Retornando a casa, dia muito chuvoso e frio, testemunhei uma cena: um cachorro com dificuldade para caminhar atravessava a rua. Parei o carro, e percebi que uma senhora o esperava do outro lado. Disse-me ela que era um cão que perambulava pela região há dias, e decidiu por adotá-lo e, exatamente no momento em que eu passava, ela o atraia para dentro de sua casa. Ainda assisti aos dois entrando pelo portão: novo lar de um; antigo lar de outro.
   Se existe um prazo de validade para a felicidade de se presenciar uma cena assim, penso que serei feliz por alguns dias.
  



   Gestos como esse nos dão uma espécie de sobrevida de ânimo frente ao ceticismo que por vezes instala-se de forma inevitável, tendo em vista tudo o que se presencia, ou se fica sabendo: crimes contra os animais que são crimes contra nossa própria espécie.
   Pessoas que não valorizam os animais não valorizam outras pessoas. Quem interage em perfeita harmonia e respeito com toda a natureza é mais altruísta e evoluído, consegue distinguir a essência dos sentimentos e das relações, e entregar-se ao código de um idioma reconhecido em todo Universo.
   Ser humano transcende o estar humano, é quando consideramos o outro como uma vida também, em outro corpo e alma. Alguém a quem devemos consideração seja quem for, e muito dessa postura passa pela questão de termos o mesmo respeito pelos outros seres vivos que diariamente nos trazem lições preciosas.
   Quando o gato faz seu assédio felino, nem sempre seu pratinho está vazio, por vezes ele só quer carinho. Quando o cachorro abana o rabo e sorri, porque algo na boca dele modifica e parece um sorriso, nem desconfiem, é sorriso mesmo. Mas quantos seres humanos estão prontos para pedir ou dar carinho e sorrirem uns para os outros?
   Ser humano, eis a questão. Temos de honrar todos os dias o fato de termos nascido com o que se chama de "raciocínio". Que ele sirva então para considerarmos todas as vidas, não somente a nossa, como algo pleno. Afinal, quem não respeita a vida, não merece dela o respeito, simples assim.




*Crônica publicada também nos jornais:
Jornal do Comércio (Porto Alegre)
VS (São Leopoldo)
Diário Popular (Pelotas)
NH (Novo Hamburgo)



**A todos os bichinhos, em especial ao Lito, meu filho-gato. 
Com ele aprendi o "miadês", idioma que me ensinou a ser mais humana.
(02-02-2000/27-08-2013)

.........................................................................................................
Aviso: 
Neste momento, terei de fazer uma pausa. Visitarei a todos que vierem nesta postagem, e seguirei contato via facebook, embora com menos frequência, onde também continuarei postando meus textos. Até o retorno! Grande abraço!
..........................................................................................................

40 comentários:

  1. Agradeço a todos pela leitura.
    Um abraçãoooo do tamanho do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo momento presenciaste e isso nos enche de alento, de verdade. Bons gestos assim ecoam,não/ Fico feliz! Lindo teu gato, bem folgadão! beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de bicho, mas gosto de gente, também!

    Adorei o texto, lembrei do dia em que estava no centro da cidade, quando vi uma senhora saindo de um supermercado com um saco carregado de salsichas e distribuiu entre os cães de rua que por ali perambulavam... noa hora, pensei, "como tem gente boa nesse mundo! E se ele não está pior, na certa que é porque essa gente boa se espelha nos animais, também".

    Excelente reflexão e muito obrigada por me valorizar, colocando uma citação que eu escrevi em algum momento da vida, mas que reflete uma forma de pensar, agir e viver... rsssss Bjooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cissinha!

    Quando você escreve sobre a perfeita harmonia com toda a natureza, lembro que os taoístas buscavam outros animais como guias para uma vida boa - pode parecer estranho, mas tem lógica: é viver conforme a própria natureza. Um animal acorrentado ou submetido a maus tratos ( como acontece em muitos "shows" por aí) deixam de viver naturalmente e vivem condicionados às vontades humanas, que do ponto de vista animal é que são realmente estranhas, assim podemos dizer.

    E quando Platão nos diz que a consciência é o que nos distingue dos outros animais, questiono o que estamos fazendo com essa consciência e principalmente quando não valorizamos a vida. Sistemas vivos - todos eles - possuem um estado cognitivo, ou seja, apresentam estímulos, reações... só para citar um exemplo, as plantas e a fotossíntese. cães e gatos que "farejam" tempestades ou mesmo terremotos; enfim, a vida em nosso planeta é algo extraordinário e repito: o que fazemos com a nossa consciência? Por que maltratamos animais? Somos, na verdade, extremamente arrogantes dentro desse sistema. Eu acho que temos muito a aprender com os cães, sobretudo no que diz respeito à fidelidade - e falo dos cachorros porque gosto muito deles, só não tenho um para fazer companhia porque moro em apartamento.

    Cissinha, lamento pelo Lito. Mas ficam as boas lembranças e o miadês. :)

    Beijo procê e bom final de semana! o/

    ResponderExcluir
  5. Ana Cecília, magnífico, junto com o seu texto, a frase de Isabel Rodrigues: somos iguais.
    Penso que vivemos um tempo bem melhor para os cuidados e respeito aos animais. Proibição em muitas cidades de expor animais em circos, já não vejo meninos chutando ou atacando pedras em cachorros, mas, infelizmente, ainda há muito abandono e maus tratos.
    Eu moro em frente a uma praça e é corriqueiro ver "despejarem" animaizinhos ali.
    Tenho receio especialmente da época natalina, das festas de final de ano. É mais fácil jogar os bichinhos ali e sair para a curtição...

    Teu companheirinho certamente lhe encheu de amor. Fique bem.
    Beijo, até a volta.

    ladodeforadocoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Císsa.

    Lamento muito pelo Lito, parece-se muito com o meu Freddie. Estou triste contigo, amiga e entendo o teu afastamento.
    Volta quando estiveres recuperada, em breve também ficarei off no meu blog devido à cirurgia.
    Sabes, desde há uns anos mudei muito na minha forma de ver o mundo e neste caso, os livros de espiritualidade têm-me ajudado muito na compreensão da vida e no respeito por todas as criaturas de Deus, pela natureza. Actualmente, vejo que não quem não gosta/ama os animais não tem um bom íntimo.

    Beijinhos amiga, estou contigo :'(

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga;

      Vim só para te dar uma força e dizer-te que estou aqui.
      Gosto muito de ti.

      Beijos,

      Cris Henriques

      http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

      http://jakeemary.blogspot.com

      http://espaçoconscienciapura.blogspot.com

      Excluir
    2. Também gosto muito de ti, Cris, minha amiga portuguesa!
      Deves ter sentido meu estado de espírito.
      Muito obrigada pela presença, companheirismo e amizade.
      Jamais esquecerei isso.
      Grande beijo!

      Excluir
  7. Ahhh... chorei né, pois vi que o Lito se foi, foi para o ceu dos gatinhos e com certeza um dia encontrará vc por lá.
    Eu me pergunto as mesmas coisas, aprendi que alguns humanos não merecem ser chamados assim e com isso aprendi a não confiar e se confiar, sempre desconfiando.
    Me alegro saber que pra tanta maldade, ainda existe humanos de verdade, pessoas que lutam diariamente para que este seres não sofra com tanta atrocidade.
    eu sou mãe de 12 gatos e mais Rock, todos tirados da rua, cuidados com amor e cada vez que vejo um pedido de adoção urgente, onde a pessoa ameaça de devolver o gatinho pra rua, machuca meu coração.
    Peço a DEUS por eles, peço a DEUS para que nunca os abandone em espirito.
    Beijoooos e espero que seu coração esteja mais calmo, a saudade com certeza aperta o peito as vezes, eu sei por que o meu aperta e sei tbm que doí... força e fé Ana, precisar de uma amiga que entende o que vc sente tô por aqui... Bj bj

    ResponderExcluir
  8. Cissa, querida amiga

    Fiquei muito emocionada com a sua crônica. Ainda bem que tem pessoas assim que também ama esses animais tão ternos e tão indefesos. Me deu uma grande tristeza neste momento por causa do seu filhote gato. A minha Gigi está neste momento no meu colo tentando olhar para a tela como se adivinhasse. O Lito com certeza está em outro plano feliz.
    Estou solidária com você. Volte logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro bichos Ciça, e já tive muitos, mas hoje não tenho mais pq eu acredito que como crianças eles necessitam de muito carinho e atenção e minha casa fica praticamente sem ninguém o dia todo.
    Já tive papagaio que eu tive que entregar para o IBAMA pq os vizinhos denunciaram [não sabiam eles que eu o peguei com a asa quebrada e ainda depenado de tão novinho. Caiu do ninho e a mãe o abandonou].Era para devolvê-lo para o habitat, mas tanto nós em casa quanto a Frida não queríamos mais nos separarmos. Ela morreu de tristeza na sede do IBAMA.
    Cachorros eu amo, mas por passarem muito tempo sozinhos eu não acho legal, quando eu me aposentar vou ter um. Gatos eu acho que são os mais manhosos e carentes e quando ficam muito sozinhos, acabam irritados.
    Acho que nós humanos, devemos ter humanidade suficiente para lutarmos e denunciarmos os maus tratos a esses indefesos seres. Quando vemos um animal ser maltratado dói na gente.
    bjkas doces e um fim de semana fabuloso.

    ResponderExcluir
  10. Uma linda crônica Ciça. Que sejamos humanos perante essa raça desumana que maltrata um animal tão indefeso.
    Eu amooooo os bichinhos e so não os tenho em profusão pq não tenho tempo para tanto carinho que precisam. Quando aposentar vou ter um tantão, tipo a titia dos gatos e cães.
    bjkas doces

    ResponderExcluir
  11. Olá!Boa noite
    Cissa
    Fiquei triste demais.Meus sentimentos pela perda do Lito.
    Bela e emocionante cena inicial, perfeita escolha da imagem do Pedro, cativante citação da Isabel, imagens lindas dos "miaumigos"
    ...conversando com uma socióloga, no meu tempo de estudante, ( não me recordo do nome dela) , foi dito que se atentássemos à complexidade fascinante do comportamento animal, iríamos enterrar os modelos que associam automaticamente muitas espécies animais a criaturas exclusivamente dominadas por instintos.Por isso penso que verdadeiramente temos que começar a enxergar os animais (não só os animais de estimação e sim todas as outras espécies) como co-habitantes do nosso planeta e mantermos um convívio de respeito. Sei que seria demais para muitos, e até utópico, mas teríamos que deixar de considerar, também, o homem um ser supremo, destoante...e que se aprender a respeitar até o menor ser da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante...
    Obrigado e no aguardo de seu retorno...
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir

  12. Olá Cissa,

    Fiquei pesarosa com a partida do Lito. Posso imaginar a sua dor. Corações sensíveis se apegam a estes doces seres e é muito difícil o momento da inevitável separação. Ficam as boas lembranças, como este momento imortalizado nesta sua foto com ele.

    É mesmo incompreensível os maus tratos e abandono de animais, estes seres tão fiéis e amorosos com os seus respectivos donos.

    Vale citar aqui Albert Schweitzer: "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes".

    Linda crônica.

    Ótimo final de semana.

    Volte breve e fique bem.

    Até à volta.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, amiga-flor!

    Tão sensível e pungente... Sinto muito pela partida do Lito.

    Adorei o texto, moro em apartamento e temos o Théo, um hamster que amamos muito. Com certeza, o mondo é mu todo e nossas ações refletem o equilíbrio de nossa alma.

    Beijo, flor... Some não, tá?

    ResponderExcluir
  14. Poxa Cissa, uma pena mesmo a perda do teu gatinho, imagino a tristeza sua e de sua família, pois os animais de estimação ganham status de integrantes da família, e passam a ser considerados como verdadeiros parentes, senti um pouco dessa tristeza quando me desfiz do Lion, meu pastor alemão, passei 4 meses com ele, e foram intensos, mas devido à rotina minha e a de Michel, não estávamos preparados para ter um animal, pois requer tempo e muita dedicação. E o teu texto, sem palavras, muito profundo mesmo, uma verdadeira dedicatória de amor aos animais, e a citação da Isabel foi demais, parabéns às duas.

    Cissa, te cuida, e sempre vou estar por aqui, abração.

    ResponderExcluir
  15. A sensibilidade não diferencia os seres. Quem a tem é incapaz de tratar mal qualquer ser vivo. Meu pai dizia que, para ter um animal em casa, era preciso disponibilidade para dele cuidar. E havemos que ter essa disponibilidade em relação uns aos outros, para vivermos em harmonia.
    Uma bela crônica, como sempre, Cissa. E está muito bela na foto do perfil (rsss). Espero que não se ausente por muito tempo do blog porque vou pouquíssimas vezes ao face.
    Tenha um lindo domingo. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cissa minha amiga!
    Lindo texto esse seu.
    Realmente quem não ama os animais, não deve ter um coração assim tão bom né?
    O Lito se foi né? Minha amigona de 18 anos, a Menininha também se foi a 3 anos. Ela era uma amigona e dormia aos pés da minha cama.
    A gente sente falta desses bichos, mas a gente que ama, tem obrigação de dar carinho a outro, e não ficar se lamentando dizendo: Ah mas quando eles morrem a gente sofre muuuuito...
    Lógico que a gente sofre, mas a vida continua, e fazer um animalzinho feliz é uma rua de duas vias, poque eles também vão fazer a gente muito feliz.

    Um abraço e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir


  17. Cissa o/
    Tudo certo por aí?
    Ótimo texto!
    Também me revolto com a crueldade que algumas pessoas praticam contra animais..acho até pior do que quando praticam com outro ser humano pq o animal não entende a razão para tal coisa e é sempre inocente e totalmente benigno: ao contrário do ser humano, o animal não tem maldade em nenhum momento de sua vida.
    Aqui as coisas estão indo..estou correndo com a mamis pois ela não anda muito bem de saúde...mas tudo dará certo!
    Fico feliz que tenha curtido o visual da personagem usado para ilustrar a sessão cosplay..há muitos outros personagens nessa série...uma, inclusive, possui um dos cosplays mais belos e perfeitos que já vi (em breve farei postagem). O legal da obra X-1999 e que todos os personagens possuem um bom apelo emocional..confesso que é impossível não querer chorar em certas partes rs.
    Ah valeu por curtir meu cosplay de Júlia ^^. Vura e mexe no face vou colocando alguma foto nova e agora já estou com uns 3 planos de novos cosplays para fazer ^^
    Desejo uma ótima semana e tudo de bom aí pra vc e sua familia!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Lindo texto, Ana.
    Histórias assim me deixam acreditando que nem tudo está perdido.

    E fico apreensiva aqui, com a tua, bem particular: meus gatinhos, Sophia e Manchinha estão já com idade avançada, que não sei qual é, pois vieram adultos, bem magrinhos, assustados, como todos os outros que já cumpriram seu tempo aqui ... Quase sofro por antecipação.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  19. Olá. Boa (?) noite Mrs. Vampire.
    Parece que estamos um pouco em meio a tempestades, eu com os humanos e você com os animais. Sinto muito pela perda do Lito, infelizmente acompanhei perdas da nossa parceira Jane também e o único que posso dizer é que concordo inteiramente com seu texto e que olho com uma desconfiança (que nem é desconfiança, em verdade é uma certeza)acerca do caráter de alguém que afirma diante de mim não gostar de animais.
    O que eu acho mais complicado quando estamos de luto com um ser vivo que fazia parte da família é o desrespeito ao luto, ter que ouvir frases do tipo "era apenas um bicho", desvalorizando estas vidas e os sentimentos, toda uma história que tivemos com as mesmas. É revoltante.
    Sei como está se sentindo com esta perda e, portanto, sei que precisará de um bom tempo ainda para poder adotar outro animal. Digo por experiência pessoal que é preciso "digerir" primeiramente um pouco desta perda, sofrer intensamente tudo o que precisamos sofrer, para depois, recompostos, termos capacidade psicológica de tomarmos conta de uma nova vida. Pois quem ama os animais, não consegue enxergar a casa vazia por muito tempo.
    No momento nem tenho previsão de retornar ao Facebook, contudo, estou sempre que posso no G+ e descobri fuçando como se usa o nosso EM OFF, basta selecionar a pessoa com o + onde está escrito "Público" (retirando o "público", obviamente) e a mensagem se torna particular.
    Tenho ficado o mínimo de tempo na blogosfera, tanto que o projeto dos 140 caracteres, quem tá levando adiante de verdade são os participantes.
    Força aí e desejo alívio e serenidade aos dias que virão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. BOA NOITE MINHA MENINA LINDA !!!!!!!!!!!!!!
    HOJE AO ABRIR MEU BLOG FUI SURPREENDIDA COM SUA VISITA E COMENTÁRIO.E RETROCEDI NO TEMPO.LEMBRA-SE QUE UM DIA EU COBREI TUA PRESENÇA NELE?
    VALEU MUITO A PENA.POIS ERA DE PESSOAS HONESTAS E QUERIDAS QUE ESTAVA ATRÁS.
    HOJE VALEU,ABRI E LER TODOS QUE POR LÁ PASSARAM.VOCÊ FOI UM DELES
    AGRADEÇO O CARINHO DEIXADO LÁ.NEM TEM PREÇO,SABIAS ?
    DEPOIS VOLTAREI PARA COMENTAR TEUS BELOS POSTS.HOJE É MARCANDO PRESENÇA,RSRSRSRSRSR
    BEIJO GRANDE !!!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Cissa, queridona
    Um texto muito sensível e é claro muito bem escrito! Eu sei que vc ama animais. Os animais saltam em sua casa, lembra?! kkkkkkkk. Que pena pelo seu gatinho Lito, sei o quanto vc era apegada a ele, espero que sua filhinha tenha se recuperado da perda. Eu não posso ter animais por causa do Dani que é alérgico, mas sinceramente os respeito e muito.
    Bjos. queridona. Até a volta!

    ResponderExcluir
  22. Subscrevo, na íntegra, tudo o que disseste neste magnífico post.
    Na verdade, é incompreensível que haja gente que tão maltrate os animais. Mas também há gente que trata muito mal outra gente...
    Cecília, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Não temos noção de como os animais são importantes em nossas vidas.Conheci pessoas que se relacionavam melhor com os animais do que com pessoas,talvez por os animais serem mais sinceros nos afetos.Lembro há 30 anos no programa Fantástico de uma matéria com um milionário que era caçador de elefantes na áfrica que dava um depoimento arrependido de ter caçado mais de 600 elefantes e que ele não conseguia ter paz de espírito,pois os mesmos não puderam se defender de suas atrocidades de ser humano e por isso ele mantinha uma reserva de preservação dos elefantes.Os animais são nossos amigos,que estão para nos dar lições para sermos mais humanos, devemos aprender com eles.Parabéns, por reconhecer nossos amigos que nos dão os melhores exemplos para sermos melhores exemplos de seres humanos.Bela homenagem

    ResponderExcluir
  24. Minha muito querida Cissa
    Que momento lindo, esse a que tiveste a sorte de assistir!
    Felizmente ainda há muitas pessoas que amam, verdadeiramente, os animais (eu, por exemplo, adoro-os).
    Acredito que os animais nos procuram, muitas vezes, apenas para receberem um carinho, e não por necessidades alimentares.
    A minha filha tem em casa um gato, arraçado de siamês, que a minha netita recolheu na rua, quando era pequenino.
    Era tão lindo! Sempre que eu lá ia - o que faço muitas vezes - agarrava-o e encostava-lhe a cabecinha ao meu pescoço, como se fosse um bebé. Ele aninhava-se e começava logo a ronronar. Sentia-se bem, com certeza.
    Pois, penso que ele se lembra disso! Sempre que lá vou começa logo a dar-me turrinhas nas pernas, ronronando; e quando dou a volta ao jardim, ele acompanha-me, a par e passo, ao meu lado, como uma pessoa.
    Como é possível não gostar de animais?

    Minha querida, desejo tudo de bom para ti.

    Um Grande beijinho

    Mariazita

    ResponderExcluir
  25. OI ANA
    PASSANDO PARA CONHECER O SEU BLOG. ADOREI COMO VC SE REFERE AOS ANIMAIS. TEMSO QUE TER AMOR E RESPEITO POR ELE. VENHO TE CONVIDAR PARA DAR UMA CHEGAINHA ATÉ O MEU CANTINHO. UMA FELIZ QUINTA FEIRA. COM CARINHO.
    ANA
    Qualquer coisa tu procuras no Google pelo link que deixo aqui.
    http://brisa-petala.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Minha querida

    Fiquei emocionada com as tuas palavras que deveriam ser lidas por todas as pessoas que não valorizam o amor que os animais podem dar e que em troca pedem tão pouco.
    Eu não sei como seres humanos podem abandonar um animal e depois adormecerem como se nada fosse, é muito cruel mesmo conseguirem voltar as costas a quem fez parte da sua vida.

    Um beijinho com carinho e bom fim de semana
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  27. a maior homenagem que se pode tributar aos animais é uma só: tê-los.
    sempre cresci e vivi em redor dos animais, sobretudo cães, nos últimos anos, gatos também. são eles uma extensão do nosso próprio equilíbrio pela simples razão de que através deles compreendemos como os afetos são manifestações genuínas, jamais impostas e nunca esperando nada em troca. o único problema é o da inevitável separação, dando assim cumprimento ao desígnio maior da vida; a sensação de perda instala-se de uma tal forma que se torna necessário, depois, algum tempo para lamber feridas e remendar perdas. assim foi com a minha mimi; assim estará, por certo, a ser com o teu lito.

    beijos, querida amiga de coração inteiro!

    ResponderExcluir
  28. Cissa, um beijo no seu coração. Me sinto profundamente feliz por ler o seu texto agora. Eu sou louco por animais, em particular os cães, mas outros também. Infelizmente, o ser humano ainda não entende que os animais são irmãos nossos menores e que não adquiriram a faculdade do raciocínio, embora muitas vezes parecem nos desmentir isso. Parabéns pelo maravilhoso texto.

    ResponderExcluir
  29. Olá lindinha!

    Me perguntarão...

    Como posso amar meus amigos
    Que nunca vi e não conheço

    Eu respondi...
    Eu nunca vi Deus,
    Mas sinto ele,
    Dentro do meu coração!

    Desejo que sua noite não seja uma simples noite, mas uma noite abençoada e iluminada pelo nosso Deus!
    Beijos!!!!
    Optchá!
    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. É muito triste o que os humanos fazem com os animais. Tenho vizinhos que adotam cachorros e quando cansam deles, os deixam na rua. Me dá uma raiva.
    Mas cada ser humano é um, com suas dádivas e respectivas ignorâncias.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Olá Cecilia, entendo sua pausa, vc não imagina como tenho tido dificuldades de blogar, meu tempo está muito reduzido, e estou quase fazendo a mesma coisa sem data de retorno! nos veremos no Face então! Não tenho animais, só um Hamster, já tive gatos e cachorros mas decidi não ter mais pois era muito sofrimento quando eles partiam, fico indignada com o que vemos por ai, os maus tratos, agora saiu uma lei de prisão p quem maltrata-los, tomara que seja p valer mesmo! Bjinhossss

    ResponderExcluir

  32. LINDA DO MEU CORAÇÃO !
    SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    ESSA É A PALAVRA QUE TRAGO NO CORAÇÃO.
    ESTOU CHEGANDO DE VEZ PARA ME DELICIAR DE SUAS LINDAS POSTAGENS ...
    SEUS TEXTOS É MAIS UM QUE VC DEIXA ESCAPAR SUA INTELIGÊNCIA ...
    GRATA PELO CARINHO QUE VC SEMPRE DEIXOU LÁ NO MEU CANTINHO.SEU CARINHO É A ESPRESSÃO DO QUANTO TENS QUARDADO NA ESCRITA ...BJSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  33. E que bom é pensarmos e respeitarmos os outros, seres humanos, animais, plantas, seres viventes... pena que muitas pessoas se centrem em si proprias e esqueçam que são apenas um grão no meio da imensidão que é o mundo e a criação.

    Gostei muito de voltar a lê-la.
    Um beijinho
    cecilia

    ResponderExcluir
  34. Olá, Ana.
    Acredito que seja realmente verdade que a humanidade não seja exclusiva dos humanos, afinal, este é um termo inventado por nós mesmos, ou seja, falso (ou, pelo menos, relativo).
    Nossos amigos animais nos ajudam a vermos o mundo com olhos que não são os nossos e isso faz com que evoluamos de formas que sequer podemos imaginar.
    Meus sentimentos pelo Lito; sei como é doído perder um filho/amigo/parceiro animal.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  35. Olá, boa noite!
    Nesta minha 1ª visita, devo dizer que achei muito bem, o seu blog.
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  36. Gosto muito de animais, principalmente de cães.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Ana.. embora tenha o desejo de ter gatos ainda só me toca ter um cachorro rss.. meu pai não curte não.. mas então tem um video no youtube da cristina cairo que ela fala sobre os gatos e o poder de cura deles. se desejar procurar ou me peça que te mando o link.. é muito interessante beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  38. Teste de comentário, para ver se está tudo ok.

    ResponderExcluir