quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pátria amada, Brasil


Bandeira do Brasil feita pela minha filha Luíse,
de 4 anos, para o "bog" (blog)!

  
   Pessoal, pequena pausa nas histórias do condomínio 
para uma crônica* na Semana da Pátria.

  No mês em que se comemora a Independência do Brasil, uma questão que muito cidadão brasileiro já se fez: tenho orgulho de ter nascido aqui?
   A todo momento, novos casos de corrupção política; temos índice elevado de analfabetos, assim como, de baixa escolaridade; no setor de saúde pública, o caos; muitas pessoas em estado de subnutrição, fome e sem moradia humanamente decente.
   A verdade é que, quando viajamos para outro país, uma enorme vontade de Brasil se apodera de nós. O nosso país é nossa casa, mesmo que construído em alicerces de problemas.
   Sim, tenho orgulho de ser brasileira!
   O povo brasileiro possui uma enorme capacidade de adaptação que poucos têm.
   Tenho orgulho do cidadão que sustenta sua família de cinco filhos ou mais, com apenas um salário mínimo ao mês, e dos que, às vezes, nem salário tem, vivendo de biscates. Orgulho da mulher idosa de uma comunidade carente da região metropolitana de Porto Alegre que cuida de mais de dez crianças para que suas mães possam sair de madrugada para trabalhar. Daquele que perdeu tudo, mas sobrevive. Do que não tem nada, mas insiste.
   Esse é o brasileiro. Nos esportes, o piloto de Fórmula 1, apontado ainda hoje pela crítica especializada como o melhor de todos os tempos, Ayrton Senna, aquele que  retardava  as freadas e antecipava a aceleração após as curvas, mesmo se grande chuva caísse no circuito. Assim venceu corridas, quando ninguém conseguia fazer o mesmo. Brasileiro, como o jogador de futebol Garrincha, coluna torta, uma perna maior que a outra, e que importância tinha isso? Parava a bola no chão e mandava quando ela tinha que seguir. Ninguém conseguia tirá-la dele. Soberano absoluto.
   Esse é o brasileiro. Grande capacidade de adaptação, que pode ser sua grande qualidade e seu maior defeito. Quando deve exigir seus direitos coletivos, se torna passivo e adaptável, diferente, por exemplo, dos vizinhos argentinos, vide episódio do Curralito, confisco da poupança do cidadão daquele país; se compararmos à nossa reação quando tivemos episódio semelhante.
   A certa alegria de viver, quando a luz não aparece, e muitas vezes nem a comida. O procurar ser feliz no meio do caos e da violência. O sambar e cantar, o sorrir sem motivos, e ainda agradecer a Deus pelo pouco.
   Sim, por tudo isso, tenho orgulho de ser brasileira! Pertencer a esse povo que tem a “Pátria Amada, Brasil” em seu sangue, e algumas vezes, apenas isso.

Foto que tirei de uma vitrine em Munique, Alemanha, em 2005.


* Crônica publicada nos jornais:
Jornal da Semana (Cuiabá); Correio Rural (Viamão); Diário Popular (Pelotas); VS (São Leopoldo) e Correio de Gravataí (Gravataí).

Agradeço aos amigos que leram e/ou comentaram
no site do Diário Popular. Obrigada, de coração!


Pessoal, estou muito feliz! 
O primeiro jornal fora do estado do Rio Grande do Sul, 
que apostou em meu trabalho foi o "O Dia", do Rio de Janeiro, 
e agora, também, o "Jornal da Semana", de Cuiabá, Mato Grosso. 

61 comentários:

  1. Oi, Cissa, tudo bom neste feriado?

    Pois é, vou comentar aqui o que deixei registrado lá no jornal de Cuiabá - que ainda vai ver se libera ou não o meu comentário hahaha:

    Existe uma frase de Euclides da Cunha, em sua monumental obra “Os Sertões”, que ficou imortalizada: “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”. (apesar do contexto polêmico do qual a frase está inserida)

    Parafraseando, podemos dizer que “o brasileiro é, antes de tudo, um forte”: conforme a escritora Ana Cecília relatou, trata-se de um povo com enorme capacidade de adaptação; precisa, sim, ter um papel mais ativo quanto os escândalos que ocorrem em setores governamentais, no descaso da educação e saúde, da justiça lenta e burocrática, dos direitos negados.

    E que este sentimento patriota não aconteça apenas em datas como o 7 de Setembro ( embora a luta pela consolidação da Independência tenha prosseguido até 1823 em províncias como Bahia, Maranhão e Piauí) e em Copa do Mundo.

    Excelente crônica! Gostei bastante!


    Se eles não liberarem este comentário vou mandar a Italiana entregar uma cabeça de cavalo para a redação! rsrs

    Beijo e bom feriado :)

    PS: e a bandeira da Luíse tá ótima! :)

    ResponderExcluir
  2. JAIME,
    comentário hipersuperinteligente! Na verdade nossa independência ainda está a caminho... chegará um dia? Beijos e ótimo feriado!
    Obrigada pela atenção de sempre, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Tua crônica foi genial. O brasileiro coitado é um povo sofrido, aguenta os trancos que lhe são impostos pra sobreviver apesar de tuuuuuuuuuudo.

    O Brasil é lindo, merece ser festejado. Só o Brasil, ao meu ver, não os políticos e dirigentes...

    E claro, a bandeira da filhota é linda demais! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Cissa, eu já disse aqui, e assim fiz para deixar público, que sou seu fã. O que expresso não é da boca para fora, é o que pensa o meu coração. E isso não é nenhum favor que lhe faço, é o seu talento que me obriga de tal modo proceder. Eu não tenho a menor dúvida que você teria e tem capacidade para ser colunista de qualquer grande jornal desse país. Isso que aqui escrevo não é nenhum exagero, não. É fato. A maneira inteligente, com obediência as narrativas e precisão nos temas que abordada, te eleva a um patamar mais elevado. Esse artigo que acabo de ler e que de maneira indubitável concordo, é uma grande prova disso. Um grande beijo no seu coração. Beijinhos na Luíse!

    ResponderExcluir
  5. CHICA!
    Chiquita bacana! Pois é, um país lindo com esses dirigentes... e uma pergunta: teria como escolher melhor? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. PAULO CÉSAR! Meu querido amigo!
    Vou te chamar por hoje de: Paulo César Primeiro!
    Pois, proclamaste uma Independência na amiga que vos escreve! Muito obrigada! De coração!
    Vale chorar? Chorei! Sempre vale!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cissa!
    Ah Brasil....bom eu não sei o que dizer...esse país me deixa tão contraditória! Gosto e não gosto dele por inúmeros fatores..mas quando me perguntam se eu gostaria de morar em outro lugar, digo NÃO!
    Porque o Brasil é onde nasci...São Paulo é o meu lar...São Paulo é onde nasci, cresci e certamente morrerei.
    Bela homenagem a sua e belo texto!
    Bons brasileiros que fizeram história parece que ficaram no passado...hoje em dia os esportistas brasileiros só se importam em aparecer na mídia.

    Ah eu adoro passar no seu blog sempre1 E para retribuir o bom feriado que vc desejou, venho aqui desejar um bom feriado pra ti também..pena que esse feriado não deu pra emendar!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. TSU,
    é um país das contradições, e nele estamos inseridos, por isso não tem como não ficarmos confusas nisso tudo! Obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. É Cissa, o nosso país é mesmo contraditório e confuso, com tantas desigualdades sociais e com a riquesa na mão de tão poucos... Sua crônica de hoje parece uma crônica do V&B onde eu tento falar as coisas mas as vezes me sinto uma pessoa gritando no deserto, sem ninguém para escutar.

    Esse Hugo que comenta aqui sempre é sim o meu Tiugo, um cidadão muito gente boa né?

    ResponderExcluir
  10. Excelente crônica, Ana Cecília!

    O que falta ao brasileiro para que as coisas neste país melhore é realmente não ser tão passivo, buscar conhecer o que se passa,se posicionar, opinar, reivindicar, protestar, denunciar.

    Parece que há um sentimento de apatia e desesperança generalizado, como se sentissem que envolver-se, participar, cobrar, não fosse alterar nada, mas é um equívoco, confundem reclamar com se posicionar, a reclamação é atitude de quem espera que façam o que precisamos ou queremos, o posicionamento é atitude de quem vai buscar o que quer e precisa, é isso que o brasileiro precisa aprender: ir buscar. Ele pode, só não descobriu isso ainda.

    Ah! A bandeira da Luise para o "bog" ficou linda!

    ResponderExcluir
  11. DEDÉ,
    então achou uma colega pra gritar no deserto contigo! O Tiugo é muito gente boa! Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  12. VAN,
    muito inteligente a diferenciação que você propõem aqui entre reclamação e posicionamento! Estarei sempre por lá, te espero por aqui também! Obrigada pela Luíse, li a ela teu comentário! :) Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cissa,
    Tenho muito orgulho de ser brasileira e de ter
    nascido neste País maravilhoso. Um país que agasalha um povo sofrido, mas alegre e festivo.
    Tenho fé que um dia este Brasil terá uma população bem formada que saberá escolher representantes dignos que governarão para o povo e somente pelo interesse do povo.
    Parabéns pela bela participação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto Cissa, e fico pensando numa data dessas, o que será que passa na cabeça das autoridades politicas e militares quando estão desfilando nas capitais? Será que eles sentem mesmo orgulho de ostentar aquelas fardas e a bandeira, ou estão putos pq foram obrigados a cumprirem o trabalho?

    Bem, o Brasil é um dos poucos países do mundo onde oscila entre extremos, de um lado está os casos e pessoas mais sórdidaz e maquiavélicas que patrocinam patifarias, corrupções, mensalões e afins, e do outro lado, tem um país maravilhoso, rico naturalmente, com belas pessoas em todas as áreas e com um potencial tremendo de ser, sem dever nada a ninguém, um país de primeiro mundo.

    Cissa, parabéns pelas conquistas literárias, e pelas oportunidades que você está tendo de escrever para inúmeros jornais, você tem um talento maravilhoso e escreve muito bem, é merecido essa oportunidade. Já tem aqui um fã incondicional!!!

    Abraço pra tu.

    ResponderExcluir
  15. Apesar do nosso famoso jeitinho, tão criticado lá fora, concordo com o Paulo Freire que o brasileiro é um sobrevivente do capitalismo, alguem que forma unica usa suas ferramentas de percepção para atingir seus objetivos, e que nem sempre é tão bem visto por isso.

    Agora tudo aponta para uma evolução,pois enquanto o mundo declina ao medo, vivemos uma ressaca de aprimoramento social, e não que ainda não tivessemos reformas a fazer, mas pelo menos a hipocrisia anda em baixa ultimamente por aqui.


    Deus salve o Brasil, que senão ela não teria patria, isso se Deus for mesmo brasileiro !

    Abraço querida e é sempre um prazer vir aqui !

    ResponderExcluir
  16. Rápido e direto:
    Orgulho? Tenho.
    A decepção infelizmente é bem maior.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. VERINHA,
    tens razão, esperança nunca é de mais, esperar um povo formado que sabe escolher seus representantes. O "como"..., não sabemos como!
    Beijos, obrigada!

    ResponderExcluir
  18. PAULO, meu amigo de fé!
    Excelente reflexão você propõem aqui. Um país dos extremos...
    Obrigada pela força a respeito de meu trabalho, que estou ai tentando, afinal sou brasileira! Sei viver nas adversidades! rsrs :)
    Seu texto também é muito bom, amigo!
    Abração pra tu!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cissa,

    Passei o dia fora e só agora pude entrar aqui.
    Parabéns pela crônica! Realidade e coerência retratadas com maestria poética.

    Ah! O desenho da bandeira também ficou lindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Cissa, minha querida, o povo brasileiro é um povo guerreiro, acolhedor e divinamente simpático (quando quer rsrs). Amo esse país de paixão e tenho muito orgulho de ter nascido nessa Pátria!
    Só acho que muitos ainda precisam abrir os olhos para os problemas e não ficar fingindo que está tudooooooooo tão bem.

    Linda quinta pra ti querida, vim só agora por cá porque o dia foi agutado aqui no interior :) muito bom, espero que seu dia tbm tenha sido uma delícia.
    ahhh, adorei a bandeira da Luíse e lindo o nome da sua filhota! bjokitas com master carinho.

    ResponderExcluir
  21. Não tenho orgulho de ser brasileiro. É um povo acomodado que assiste a tudo quieto e se contenta com pouco. Não lê, dá valor para tudo de fora e se satisfaz em ter o pãozinho na mesa e sua bolsa família, enquanto assiste toda roubalheira dos seus governantes e os premia dando seus votos para os mesmos na próxima eleição.

    O brasil e seu povo é o exemplo de cultivar e engrandecer a ignorância. Basta ver o collor e o sarney até hoje no poder. Brasil, um país maravilhoso para quem tem $$$$, pois a impunidade para esses é inexistente. Temos a Amazônia, o pulmão do mundo, e viramos as costas para ela. Desmatamentos e mais desmatamentos. Estrangeiros tomando conta de lá e descaso total.

    Um país que chora na vitória da seleção brasileira de futebol e vira as costas para a caótica situação dos hospitais e segurança. Professores ganhando o minimo, policiais a mesma coisa. 4 meses de trabalho dado de mão beijada para nossos governantes para ter em troca menos segurança, educação e saúde. Sustentamos as vaidades de quem comenda esse Brasil.

    Um país se faz de cidadães e em média geral, esses são os nossos.

    Enfim... Somos um povo receptivo quente caloroso amoroso batalhador, sim. Os estrangeiros nos adoram, mas no que isso ajuda a melhorar a situação do país com um povo tão "pacifico" em relação a tudo que o cerca.

    Enfim, de boas intenções o inferno ta cheio. Não posso me orgulhar de um país corrupto, injusto, desonesto e onde tudo acaba em samba!

    Hipocrisia patriótica tá cheia nesse 7 de setembro. Mas não entro nessa onda. Não me orgulho de um país "indecente" que reflete a imagem de seu povo. (Não to falando do teu post, e sim de falsos patriotas que brotam hoje em todos os lugares)

    Beijãoo ana, e parabens pelas publicações Brasil afora. O céu é o limite :D haha

    ResponderExcluir
  22. Ahhh, e o movimento dos caras pintadas, só existiu pq o clima era de festa. Jovens, bebida e o oba-oba depois. Se reuniram principalmente pq foram financiados pelos grandes empresários, em quem o collor meteu a mão tb. Se nao fosse isso, nada teria acontecido. Como nada aconteceu com o monte de corrupção que veio depois.

    ResponderExcluir
  23. VICTOR,
    meu anjo! Grande Paulo Freire e perfeita a tua colocação:"ressaca de aprimoramento social".
    Beijos

    WILLIAM,
    síntese perfeita! Abração!

    ResponderExcluir
  24. PALAVRAS/Leila,
    muito obrigada pelas palavras :) você também escreve muito bem! Beijinhos.

    MEIRE,
    minha amiga! Abrir os olhos aos problemas, com certeza. Obrigada pela presença e carinho! Beijos

    ResponderExcluir
  25. JIM,
    querido! Concordo 99% contigo!
    Apenas discordo na questão "orgulho", pois apesar de tudo o que se sabe e vê, ainda tenho orgulho disso daqui. Como? Não sei!
    Talvez por ter visitado e convivido com comunidades carentes em trabalhos comunitários.
    O que é certo e concordo plenamente, e tu não disse, só nas entrelinhas...,mas imagino que pense igual a mim, é que teria sido melhor para nós se o tal 20 de setembro tivesse vingado!
    Um pequeno país como o Uruguay, tem índice quase zero de analfabetos, por exemplo. E nossa cultura daqui se assemelha, e muito, a eles e aos hermanos argentinos. Mas a coisa está feita, então resta... se posicionar, ficar alerto, ter esse senso crítico aguçado, mais uma característica aqui nossa... putz! ...acho que vou ter que fazer um texto para o 20 de setembro, assim não me arrependo! :)
    Oooooohhhh Jim! Matou a pau!
    Vou fazer um texto para o 20 de setembro, assim fico de bem com a vida! rsrs :)
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  26. Cissa, o Brasil é um país maravilhoso e não é uma minoria podre que vai nos tirar o orgulho de ser brasileiro. Essa banda podre é quem deveria se envergonhar (se a tivesse, é claro) do que faz para piorar e do que não faz para melhorar a situação, sobretudo, dos necessitados.

    É claro que ainda falta muito para termos uma autonomia econômica, financeira e educacional, mas se nossos gestores não nos atrapalhar, chegaremos lá, pois nosso povo é trabalhador e sempre muito otimista.

    Gosto muito de suas crônicas porque têm emoção, lucidez e sabedoria.

    Um forte abraço do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  27. BENTO,
    meu querido REI DO CORDEL!
    Nosso povo é muito trabalhador, isso é certo; assim como temos essa banda podre que estraga tudo. Verdadeira corja.
    Obrigada amigo de sempre! Fiquei feliz em me nomeares como tua sétima irmã! :)

    ResponderExcluir
  28. hahahaha olha só! Já até salvei aki no word a resposta do 20 de setembro. Eu ia postar aki tb, mas nao quis misturar as coisas. Uma coisa de cada vez.

    Eu discordo do Bento, pq não é a minoria que estraga e sim a grande maioria. É isso que nos cega, pensar que é só uma minoria.

    A grande maioria do brasileiro se satisfaz em dar jeitinho, em burlar as leis, em tirar proveito aki ou ali (nem q seja furar uma fila), etc. Isso é cultural. O brasil me lembra a africa, onde uma tribo tira a outra do poder e quando assume comete os mesmos delitos da anterior. Aqui é assim tb, todo mundo rouba (ou uma grande maioria), basta ter o poder na mão. É cultural.

    Enfim, espero o 20 de setembro agora. Para dar meu humilde pitaco.

    Beijãoo!

    ResponderExcluir
  29. Admirei uma linda bandeira e li uma bela poesia...rs.Crônica poética!Parabéns.bjs e Deus continue a te iluminar,sempre.PAZ.

    ResponderExcluir
  30. Tens razão, meu amigo Jim,o antropólogo Sérgio Buarque de Holanda já dizia isso em seu livro "Raízes do Brasil", na década de 30, mas temos que ser otimistas sempre que isso irá mudar.

    Abraços para você, Jim e Cissa.

    ResponderExcluir
  31. JIM,
    nossa cara! Isso parece uma trova! Bah! Ainda vou ver sobre o dia 20, aqui ou nos jornais, ainda vou ver se coloco esse lenço vermelho no pescoço rsrsr
    Mas achei muito inteligente tua comparação do Brasil com a África. Amigo inteligente esse!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  32. SONINHA,
    obrigada! Hoje passei mais de uma hora no teu blog da vovozinha com minha filhota. Ela adorou, li, rimos com as ilustrações..., mas não consegui comentar. O "bebê" não me deixou!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. BENTO,
    meu querido amigo! Concordo sim que temos que ser otimistas. Apenas penso se isso é possível. Atitudes otimistas servem como molas propulsoras, mas quando a situação está um tanto quanto caótica, é mais difícil.
    Te admiro muito por essa colocação, que abrilhanta um pouco mais e nos faz pensar em uma luz para nosso país!
    Beijos, amigo!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Cissa!
    Que maravilha de crônica que retrata o que meus olhos têm visto, meu coração tem sentido, no transcorrer apertado que mostra o quadro da vida dos brasileiros. Apesar de todos os desencantos (e vivam todos os encantos), as flâmulas verde-amarelas e cores de anis sempre tremulam erguidas nos ares da esperança.

    O símbolo da Pátria amada, Brasil, está enraizado em nossos corações, desde criança, como mostra o desenho da bandeira feito com carinho pela Luíse, que desde cedo revela o dom artístico. É preciso dar asas a essa arte, como você fez, muito bem, no blog.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Olá Cissa
    Apesar de todos os momentos de raiva que passo, principalmente como nosso políticos, tenho o maior orgulho de ser brasileiro, e jamais moraria em outro lugar.
    Bjux

    ResponderExcluir
  36. Torço para o dia em que no Brasil não vai existir mais fome, nem miséria, nem violência, nem drogas, nem bandidagem solta nas ruas (inclusive os de colarinho branco) e nem doentes nas filas ou mal atendidos nos hospitais. Mas enquanto este Brasil de sonhos não acontece, vou me emocionando com a tua crônica... Parabéns, Ana!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Sim, sou tio do André e gosto do que é bom por isso venho ler seus textos suas lindas e criativas historinhas, seus pensamentos.
    Como alguém já disse é bom beber na fonte de toda sabedoria e sua fonte é farta.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Como disse no facebook:

    - Tenho muito orgulho de ser Brasileira, afinal, que culpa o Brasil- com suas imensas (ex) riquezas naturais- tem de ter governantes corruptos e indiferentes as suas necessidades?
    Tenho orgulho de ser brasileira, mas não posso dizer que tenho orgulho do que - aqueles que tem o "poder" na mão- fazem do Brasil.

    Sua crônica foi muito bem feita, assim como todas as outras e assim como seus contos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Oi Cissa,

    Dizem que não existe povo como o brasileiro. Alegre, receptivo, festeiro e todas essas coisas que a gente conhece. Mas infelizmente muitos de nossos compatriotas esquecem que existe algo além de samba, futebol e carnaval, e por isso, vivem nestas dificuldades que você relatou.

    Eu não comemoro o 7 de setembro. Tenho motivos pra agir assim. Este Brasil que eu tanto amo ainda não é a "mãe gentil" dos filhos deste solo, apenas o latifúndio literal e político de uma elite salafrária e egoísta, que forjou o acordo de independência para manter toda a estrutura da época colonial. Este não é o meu dia de Independência.

    Meu grito de Independência ainda não tem uma data, ele está por vir e por isso está entalado na minha garganta e de muitos outros brasileiros, que ainda não se libertaram e estão alienados na ideologia das classes dominantes deste país, a ponto de ir aplaudir o desfile dos aparatos de repressão e controle do Estado nas paradas de 7 de Setembro.

    Enfim... talvez um dia consigamos conquistar a nossa Independência de fato, no dia que o Morro descer pro asfalto mas não for Carnaval.

    Grande beijo,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  40. EVALDO,
    obrigada pelo carinho! É sim, desde crianças que devemos ser incentivados às coisas boas, dentre elas, o civismo, amor à Pátria, assim criamos um sentimento de pertença e de querer melhorar tudo! Grande abraço, amigo!

    WAND,
    também tenho orgulho, apesar de tudo! Bjux!

    ResponderExcluir
  41. BEL,
    mana! Obrigada! Sonhamos todos, então! Beijinho!

    HUGO,
    Tiugo! Obrigada pela força e atenção com meus textos! Fiquei emocionada! Abraços!

    JAY,
    obrigada, amiga! Pois é, coisas a se orgulhar; e outras tantas a não se orgulhar... Esse é o Brasil dos contrastes. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  42. ALMIR,
    sem mais o que falar: concordo 100% contigo.
    Apesar de que, não existe, na minha opinião, melhor data para ter publicado esta crônica. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  43. Texto lindo,Cissa,mas concordo com o Jim.Tô decepcionada demais pra sentir orgulho.E a decepção vem até a mim que me sinto impotente,pequena,e sem força.O povo que deveria ser a força desse país,só quer saber de farra,futebol,agitação nas redes(sem resultados),carnaval,e agora violência gratuita em todos os lugares contra qualquer pessoa.
    Soluções?Não vejo nenhuma...pelo menos a curto prazo.Acho que estou sofrendo da Cegueira Coletiva que se abateu sobre nós e há "muito" tempo.
    Bjka e sucesso pra vc sempre!
    O desenho da tua fofa é lindo!

    ResponderExcluir
  44. EMILIANA,
    também concordo com o Jim e contigo, no entanto ainda sinto orgulho, mesmo assim. E achei tua expressão "cegueira coletiva", perfeita! Obrigada pela presença e carinho com meu "bebê" e comigo! Beijocas.

    ResponderExcluir
  45. Cissa!
    Eu tenho orgulho sim.Amo e fico!
    Maravilhoso texto,e a bandeira feita pela filhota,linda!
    Beijo enoooorme!
    obs: fiz uma conta wordpress para poder ter alternativa,espero que dê certo,mas o endereço do blog é o mesmo ;)

    ResponderExcluir
  46. HARAH!
    Que saudades, garota dançarina!
    Temos orgulho,sim! Estava com saudades...
    que bom que deu certo comentar então.
    Obrigada pelo carinho por aqui e com minha filhota! Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  47. é verdade, querida amiga, parece haver mesmo sangue luso nas veias dos brasileiros, já que o tom da tua crónica aponta para o "desenrasquismo" (muito português :)), assim uma espécie de capacidade de resolver todas as questões, por mais intrincadas elas sejam; e normalmente fazendo-o bem, com sucesso, porque esta é também uma forma de argúcia e inteligência que combina muito bem com o sucesso. com um pouco mais de organização e capacidade de antecipar cenários, estaríamos bem mais perto da perfeição, não? :)
    fernão lopes dizia que a nossa casa era a terra onde nascemos, primeiro, e o lugar que nos sustenta, depois. e não é que ele, já há mais de 600 anos, tinha inteira razão?
    parabéns por mais uma crónica tua a alçar as asas e a chegar aos olhos de tantos!
    beijinho!
    p.s. a tua mana, a bel, esteve lá no viagens de luz e sombra. posso agradecer-lhe por aqui? :) beijinho para ambas!

    ResponderExcluir
  48. Parabens Aninha! Ótimo texto!
    Tem mais é que estar em muitos jornais mesmo!
    (Pelo menos, jornal ainda da pro nosso povo comprar).

    Fofa a bandeira da Luíse!
    De um beijinho nela por mim. :)

    Quanto à você, só me resta dizer um OBRIGADÍSSIMA, pelo grande carinho que você deixou lá no mosaicos.
    Que Deus abençoe a você e aos seus amores.

    Super beijo,

    Cid@

    ResponderExcluir
  49. JORGE,
    amigo de-além-mar, sempre contribuindo por aqui. Gostei do termo "desenrasquismo" e concordo contigo! Achamos um ponto de intersecção de nossos dois países. Obrigada pelo carinho com meu trabalho. Beijinho.

    ResponderExcluir
  50. CIDA,
    Cidinha! Pois estou tentando em tudo que é jornal. Quem tenta fazer gol, uma hora faz... rsrs Já estou dando o beijinho na Luíse! Que Deus abençoe a ti e teus amores também. Muito grata! Super beijo!

    ResponderExcluir
  51. Acho que eu penso um pouco como o William: tenho orgulho de ser brasileira, mas tenho vergonha do que a irresponsabilidade de muitos faz do Brasil. Tudo poderia ser tão diferente, tão mais bonito.

    Quem sabe um dia, né?!

    Parabéns mais uma vez pelo espaço que você tem conseguido conquistar na mídia, Ana. Tudo muito merecido!

    ResponderExcluir
  52. JORGE,novamente amigo!
    Claro que pode agradecer por aqui para a Bel. Falo com ela também. Beijos.

    BÁRBARA,
    é fato, um dos sentimentos que temos é vergonha. Mas temos que ter esperança, não é mesmo? Obrigada por estar acompanhando meu trabalho e pelo elogio. Significa muito para mim! Beijos.

    ResponderExcluir
  53. Querida Cecília!!

    Estava com saudades suas.

    Olha linda sua cronica. E parabéns pelas conquistas. Vocês fez por merece-las!!

    Orgulho de ser brasileira?
    Tenho orgulho de fazer parte da parte que acredita, que tem fé, que trabalha para o bém do próximo.

    Acabei de chegar de viagem agora. Olha, aqui temos o melhor de tudo: belas paisagens, belezas naturais, um povo carismático, belezas naturais..etc..

    Mas falta seriedade ...

    Mas eu creio que nem tudo tá perdido. Sempre digo a minha filha..faça o seu melhor sempre..mesmo quando tudo a sua volta diz ao contrario!!

    Um beijo com saudades..

    ResponderExcluir
  54. MA,
    querida, estava com saudades! Concordo que falta seriedade e também que temos que fazer nossa parte e passarmos essa ideia aos filhos. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  55. Pois é,tbm gostei do titulo Cegueira Coletiva,pensei até em escrever algo,mas deixo pra vc que é boa na crônica.Meu LANCE é contar historias!(Risos)
    Se aproveitá-la,por favor,dedique a mim!!!!
    Bjka e bom fds

    ResponderExcluir
  56. Acredito que o brasileiro seja apenas ignorante, e não burro, Ana.
    O que ocorre aqui no Brasil é que se perpetua o ciclo maus governantes-descaso com a educação-ignorância-maus governantes.
    Como o país era inicialmente uma colônia que servia apenas para ser espoliada, esta mentalidade acabou perdurando através dos séculos (um exemplo disso é a destruição progressiva da Amazônia (retificando o que o Jim comentou, ela é o ar condicionado do mundo, e não o seu pulmão, já que a maior arte do oxigênio que consumimos é gerado pelo fitoplâncton marinho), feita hoje da mesma forma que há 500 anos atrás, só que com tecnologia mais avançada.
    Se o povo brasileiro tem condições de mudar e deixar de ter chilique toda vez que a Seleção brasileira (nada mais do que uma mina de ouro nas mãos da CBF) perde um jogo e prestar mais atenção no que realmente importa, sim.
    Mas, como já se colocou aqui, as pessoas se acomodam e passam a achar que sua condição de virtual escravidão é algo "normal", e assim se segue.
    Oportunidade de se mudar isso existe, basta cada um repensar sua vida de tempos em tempos e ter vontade de lutar por algo melhor.
    Parabéns pelo texto e pela reflexão que ele sugere, Ana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  57. Certamente, Cissa. Há coisas nos brasileiros que nos enchem de orgulho e nos dão a certeza de fazer parte de um povo inigualável. Apenas para citar e reiterar algumas delas: solidariedade, determinação, força nas adversidades, alegria, acolhimento, paixão... As únicas características que devem urgentemente mudar são o tal "jeitinho brasileiro", que muitas vezes nos leva a tolerar situações que descambam para a desonestidade e corrupção e o jeito subserviente de ser. Se nosso povo se tornar mais ativo politicamente - como vc bem citou, como os argentinos - poderemos fazer desse um país verdadeiramente grandioso, em todos os sentidos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  58. EMILIANA,
    pode deixar quanto a "cegueira coletiva", qualquer coisa te cito sim! Beijos.

    JACQUES,
    "vida de gado, povo marcado, povo feliz!"
    Obrigada! Beijos.

    ROSE,
    minha pequena notável! A chave da questão parece ser esta sim, o termo "ativo politicamente". Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  59. Parabéns guria...
    Muito bom e essencial esse seu texto, parece que algumas penas de meu albatroz andaram fazendo parte desse voo, pois penso da mesma forma. Ao invés de ficarmos demonstrando publicamente, de maneira ufânica, nosso amor pela pátria, devíamos gastar nosso tempo repensando o país de forma mais séria, como tu fizeste aí encima nessa bela reflexão. Amar é se importar e preocupar-se!!!
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  60. DILSO,
    muito obrigada! Tentei uma reflexão séria, e o comentário de todos vocês abrilhantaram a crônica! Beijos.

    ResponderExcluir
  61. Agradeço a todos que comentaram neste post!

    ResponderExcluir