domingo, 23 de outubro de 2011

A paixão pela música


   Quando eu tinha uns 13 anos, estudava teoria musical. O professor também era músico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Recordo-me que, muitas vezes, na tentativa de explicar a diferença entre viola, violoncelo ou coisas desse tipo, os colegas faziam a maior bagunça, poucos prestavam a atenção. Era quando pegava do estojo seu violino e tocava “A Primavera”, de Vivaldi. Algo acontecia, segundos, e todos ficavam quietos, enquanto ele desfilava altivo. Era o silêncio da arte.
   A  música acompanha a vida e desfila altiva, em alguns casos,  divinamente. Vocês nunca escutaram uma música em que pensaram algo do tipo: “só foi esses caras que a fizeram?” Não parece que um anjo, uma Entidade, quem seja... a compôs também? Nessas horas parece possível solucionar questões como: “quem veio antes, o ovo ou a galinha?”, “eram os deuses astronautas?”, menos: como aqueles caras fizeram essa música?
   Na minha pasta imaginária das músicas do tipo: “só foi esses caras que a fizeram?”, estão, entre outras, o Concerto número 1, de Tchaikovsky; Adios Nonino, de Astor Piazzolla; Fool’s Overture, do Supertramp, banda inglesa que considero a melhor de todos os tempos na formação Rick Davies-Roger Hodgson.
   Mas o que pode ser divino para mim, para outro pode ser..., isso mesmo que vocês pensaram. Na minha adolescência ouvi e muito The Smiths, mas minha mãe dizia a respeito do vocalista Morrissey: “lá vem o homem que canta numa nota só”, foi quando descobri uma coisinha chamada fones de ouvido, para alegria da dona Maria Aida. Que aliás, tem o nome “Aida”, em homenagem a personagem da Ópera “Aída”, de Verdi, e assim meu avô, Alfredo Romeu, batizou todos meus tios com nomes de personagens de ópera.
   Quando o assunto é música, algumas pessoas apreciam um estilo musical e pronto, no máximo vertentes; mas há outros, no que me incluo, que são ecléticos. Eu, por exemplo, gosto de Cha Cha Cha, samba canção, blues, música gauchesca, tango, rock progressivo e..., é bom parar por aqui. Ah! Cha cha cha? Um ritmo que nasceu em Cuba em 1953.
   Mas sendo eclético ou não, a fase pela qual estamos vivendo pode determinar ritmos, ou, numa extensão pretensiosa, os ritmos podem determinar a fase, ainda que em back ground.
   Ao lado da literatura, do cinema e de outras expressões artísticas, a música tem qualquer toque, um qualquer silêncio que se escuta dentro, enquanto ela desfila altiva na nossa sala. Uma paixão em acordes, encaixe de notas precisas num cenário em que a gente se sente vivo.
   Um dia alguém clamou: “faça-se arte”! Foi quando ouviu-se música pela primeira vez.


Crônica publicada nos jornais: Jornal A Platéia (Sant'Ana do Livramento); Correio Rural (Viamão); 
Diário de Viamão; Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí.



PESQUISA HUMOREMCONTO - MÚSICA

   Coloquem em comentário as músicas, bandas ou cantores que vocês estão ouvindo atualmente. Mas peço que seja no máximo três citações por pessoa. Os comentários se transformarão em post em novembro. Assim, poderemos conhecer os gostos musicais de todos!
   Pessoal, usarei também como sugestões para mim. Quem sabe conheço novos ritmos, bandas..., enfim, a música é todo um Universo e nenhum em particular!


   De minha parte, dei folga ao Elvis quando o CD começou com uns paf-pafs, redescobri a cantora espanhola Rosana Arbelo, o grupo mexicano Maná e também estou ouvindo, e muito, a banda gaúcha de pop-rock Nenhum de Nós, criada em 1987,cujos arranjos tem um sotaque forte do Rio Grande do Sul. Aqui posto como sugestão de áudio. 


63 comentários:

  1. Ouvi muito Smiths e tenho uma quedinha por musica classica tambem, somos todos suspeitos quando falamos de preferencias musicais, porque cada um tem seu gosto,e ele pode ter tantas variaçoes que chega a nos assustar quando descobrimos o quanto e de quanto podemos ouvir.

    Gosto muito de Carl Orff, principalmente nos combates de Swordplay, no qual as vezes colocamos algumas trilhas para melhorar. gosto muito de Led Zeppelin mas escuto muito blues tambem. Ter uma mãe chamada Aida é tudo hein....

    Abraço querida, otima postagem.

    Recomendo:

    http://www.youtube.com/watch?v=J1gH_cjdb60&feature=related

    Duel of the Fates - Jonh Willians

    ResponderExcluir
  2. VICTOR,
    muito obrigada pelo "comentário da madrugada"! É sempre bom dormir, sabendo que alguém já nos prestigiou. Vou dar uma olhadinha nas tuas sugestões, com certeza! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cissa, Cissinha!

    Não é bem uma insônia, é outra coisa rs Peguei no sono mais cedo e acordei quase no meio da madrugada, veja que coisa! Pode isso? Não pode, mas deixa pra lá rs

    Falemos de música, então. Mais um comentariãooo. Aquele maluquinho prussiano que foi mal interpretado por um monte de gente chamado Nietzche afirmou: "sem a música, a vida seria um erro". Que frase forte, não? Mas igualmente bela, pois não consigo lembrar da vida sem manifestações artísticas e dentre elas a música. A música que eleva, que transmite, que é sublime...!

    Lembro de quando era criança e as músicas que tocavam em casa eram de ritmos variados. Meu pai ouvia sertanejo, mas não esse atual sertanejo meloso, cheio de (d)efeitos, Meteoros e dançarinas em cima do palco. Era o sertanejo de raiz mesmo, Tião Carreiro & Pardinho, Tonico e Tinoco, Liu e Léo...já a minha mãe gostava de Jovem Guarda, Roberto Carlos, Perla - a paraguaia, quem diria! rs

    Apesar de gostar de algumas destas músicas, eu saí destas vertentes: como eu estudei em um colégio religioso, ouvíamos muitos "cânticos de louvor" e "música clássica". Aí eu conheci Vivaldi, sublime. Debussy, mágico. Mozart e Beethoven, os gênios. Uma das coisas que eu mais gostava de ouvir era uma rádio em SP chamada "Scala FM", que só tocava música clássica. Hoje ela não existe mais. ( foi comprada por uma igreja e hoje só transmite cultos, essas coisas)

    Na adolescência passei a ouvir outras coisas...e na fase da rebeldia, rock n´roll, o que eu ouço até hoje e sou apaixonado! A primeira banda que eu ouvi pra valer e virei fã foi o Guns n´ Roses - e isso foi uma "porta de entrada" para conhecer bandas que influenciaram os gunners, como Aerosmith, Led Zepellin e os maravilhosos Rolling Stones! Fui até aprender a tocar violão para depois tocar guitarra...mas não conseguia fazer muita coisa, só mesmo Ramones: afinal bastavam 2 ou 3 notas e Hey, Ho, Let´s Go! ( mas o solo do Slash em "Knockin´on Heaven´s Door" eu tirava direitinho, viu? rs)

    E daí fui conhecendo mais e mais bandas, as origens - o blues -, passando pelo jazz e hoje tenho meus ritmos preferidos: rock, blues, jazz e clássico. Moro em Salvador e não me deixei levar pela "levada da axé music" rsrs - aliás, deixe-me falar um pouco sobre Salvador: é uma cidade musical, as pessoas respiram música, tem sempre alguém tocando algum instrumento musical em cada esquina. A Bahia é musical, não é à toa que daqui saíram Caetano, Tom Zé, os Novos Baianos, Gil, João Gilberto, etc e etc. Hoje, porém, apesar da Bahia ainda produzir muitos bons artistas, existe a "máfia do dendê" que domina a cena musical a favor da axé music, a panelinha de sempre. Uma pena, a música também tem esse lado ruim :( Mas nada contra quem gosta, afinal cada um tem suas preferências. Pena que muito do que é "sucesso" hoje é pasteurizado e comercial demais.

    Beijinho, Cissinha! Bom domingo pra você! :)

    ResponderExcluir
  4. PS: 3 bandas que estou ouvindo atualmente? Vamos lá.

    1) The Breeders - redescobrindo o álbum "The Mountain Bates" e sempre o clássico "Last Splash";

    2) The Rolling Stones - Let It Bleed, o álbum que tem a sublime "You can´t always get what you want" e a incrível "Gimme Shelter";

    3) Guns n´ Roses - Apettite for Destruction, porque de tanta raiva e decepção ao ver a "banda cover" do Axl Enrolose tenho ouvido o álbum direto.

    Agora, sim, exagerei pra valer no comentariãooo. Mas você deixa...rsrs

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. JAIMINHO!
    Leu meus pensamentos! Obrigada!
    Vou postar então só este segundo,tá bom?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Ando numa fase que todo cuidado é pouco.. Todas me emocionam e até as infantis, que atualmente mais ouço,rsrs e mesmo assim, choro... Nem te conto!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Oi Ciccinha..

    Amei tua cronica.
    Eu como voce sempre fui muito ecletica. Gosto de tudo um pouco.
    A musica alimenta a alma. O que seri da vida sem ela?

    O que eu gosto?

    Gosto do Lenine
    Gosto da Bethania
    Ouvi nesta semana a Miracle Worker da nova Bando do Mick Jagger..
    gostei..

    Beijinho..linda semana a vc Lindinha!!

    ResponderExcluir
  8. Cissa, minha amiga, um pedido que te faço: mande para todos os jornais que puder essa sua ode à sensibilidade... Nossa, curti cada letra, cada palavra, cada frase que de "desfraseava" no abstrato... tornando-se música, como diria Mia Couto, em estado de gravidez... Estou estupefato, sem palavras, nú perante essa bela manifestação de amor. Desculpe o entusiasmo, mas é inevitável, pois ainda estou em estado de choque!!!

    Minhas músicas e cantores favoritos do momento são:
    Poeta, em duas versões: Amália Rodrigues ou Joana Amendoeira;
    As cantas de Bach;
    Carmen, de Bizet;
    e La Bohème, de Puccini.
    Pediste apenas três, não foi?!
    Abraço querida, meu domingo ficou melhor depois te te ler, acho até que vou levá-lo para meus aluno se permitir!!!

    ResponderExcluir
  9. Hahahahhahahahhahahha bela postagem hein! Parabens minha amiga, você é muito legal!
    Cissa, eu tenho uns 400 cds originais e mais uns 200 baixados da internet, tenho discos de vinil que de vez em quando escuto também... Destes todos cds e discos na verdade só uns 50 são assíduos na minha vitrolinha, mas são de gostos variados... Blues e rock são os mais tocados e bandas como Ira!, artistas como o Erick Clapton e B.b.King são os campeões!

    ResponderExcluir
  10. 1-Bolero de Ravel - Original.

    2-Beatles.

    3-Tião Carreiro e Pardinho (Dever de um médico)

    EU SOU NORMAL! rsrs.

    ResponderExcluir
  11. CHICA, MAZINHA, DEDÉ, TIHUGO!
    Obrigada pela consideração e carinho!

    ResponderExcluir
  12. DILSO,
    meu amigo. Muito obrigada pelo "up", tão necessário para quem pretende fazer um trabalho sério, especificamente em literatura!
    Obrigada, de coração!

    ResponderExcluir
  13. querida amiga,
    a música é, talvez, a primeira das artes, porque recolhe um pouco de cada.
    não sei se entendi que deveria citar, por aqui, três bandas de que gosto intemporalmente, ou três que tenha estado a escutar mais recentemente. bom, na dúvida, avanço para as duas possibilidades.

    três imortais (seleção atomista, por haver não três nomes, mas 3000):
    1. rodrigo leão
    2. interpol
    3. the smiths.

    três nomes que tenho estado a escutar, recentemente:
    1. radiohead (os dois últimos álbuns)
    2. arctic monkeys (o último, suck it and see)
    3. sigur rós (toda a discografia).

    beijinho, querida cecília!

    ResponderExcluir
  14. Ai querida, essa semana me despertei para aprender um pouco de violão pois quero cantar minhas poesias....kkkk...isso aconteceu após aquela visita na escola. Passei muitos anos (10 anoa) a curtir somente músicas gospel. No entanto recentemente tenho gostado de outras. Adoro música instrumental ou clássica também. Já estudei bateria mas tinha a dificuldade de treinar devido ao barulho...incomoda as pessoas. Agora tenho gostado demais de Laura Pausini. Já tive minha época de Lulu Santos e Jota Quest que amo. Mas a Laura Pausini (Italiana) , Paula Fernandes, Vítor e Léo tem me tocado ao coração.

    A artista Laura Pausini, vencedora de quatro prêmios Grammy, também afirmou que começará a turnê mundial Inedito World Tour no dia 22 de dezembro em Milão, seguindo por vários países da Europa e da América Latina, inclusive o Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Excelente postagem.

    Adorei!

    Deixo a minha sugestão: Sergio Sampaio

    ResponderExcluir
  16. Ah! Esqueci da excelente Ithamara Koorax

    Abração, novamente. -rs

    ResponderExcluir
  17. Cissa adorei seu texto sobre a tua introdução à musica.
    Agora quanto ao meu gosto eu sou muito eclética e ouço de tudo. Arranco coisas do baú e meus filhos ficam apavorados rsrsrsrs. E sou obrigada a ouvir a que eles colocam pra estourar os tímpanos. Melhor nem citar rsrsrsrs.
    Beijokas doces e um bom restinho de domingo.

    ResponderExcluir
  18. Olá Cissa. Passando por aqui. Estava meio perdida mas achei vc. Adorei a crônica! Música seja clássica,mpb é aquela que tóca o coração. São tantas! Deixo o meu abraço e todo carinho pra vc. Obrigada pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  19. Bom domingo minha linda e carinhosa loirinha !
    vc sempre encanta com seus post...inteligência vc tem de sobra,e eu que diga,kkkkkk,pelo pouco que te conheço já captei o seu intelecto,kkkkkkk
    Menina do céu!Nem sei dizer se isso é normal...gosto de vários tipos de músicas que nem sei inumerar,do brega ao lírico,kkkkkk
    bjs de dia de domingo!

    ResponderExcluir
  20. Amiga, eu amo música, respiro música! Sou um tanto eclética também, gosto de conteúdo, mensagens que elas nos passam...E viva a música! Tenho até um texto denominado: TRIBUTO À MÚSICA
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  21. Ola Cissa.
    A moça que é uma caixinha de surpresas.
    Bom seu post e sua opinião é meio que parecida com a minha.
    Boa semana pra vc linda.

    ResponderExcluir
  22. Dizer que seu texto é de alta qualidade não traria qualquer fato novo. Escreve de forma clara, objetiva, sempre manifestando seu posicionamento, fator que enriquece as postagens dessa natureza. E tem um excelente gosto musical.
    Na música, caminho por espaços tão diferentes, que até eu mesma fico surpreendida.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. uai, meu comentário sumiu? apertei coisa erada aqui e tinha pegado os links das músicas

    ResponderExcluir
  24. De novo:

    Oi Cissa, delícia de post. Quem gosta de verdade de múcica é assim, não escolhe estilo nem época, gosta de tudo que é bom. Eu gosto de música de todos os estilos e épocas, exceto funk. Gosto tanto que criei uma página em meu blog só pra colocar as músicas que estou ouvindo no momento, tem de tudo lá, depois dê uma conferida.

    Ichhh só 3? vamos ver se consigo elege-las pra te sugerir. Vamos lá:

    Kings Of Convenience - Boat Behind
    http://youtu.be/df2K91QSqJE

    Dave Matthews Band #41
    http://youtu.be/PEbb621s_GI

    Elephant Gun by Beirut
    http://youtu.be/SWSz_PAfgNc

    Ponto de luz by Sara Tavares
    http://youtu.be/R2i_-F8JftE

    Iiich deu 4 tá vendo? falei que é difícil, vou deixar as 4, pra vc conhecer se ainda não conhece a última, vc escolhe as 3 que gosta mais tá?

    Passei da conta e ainda faltou a linda Sophie Zelmani, Paco de Luccia, Govi, Bachatas com Aventura, Tribalistas, Jorge Drexler, algumas de Moby, Otmar Liberty, Yanni, Alan Parsons, Omar Akram, etc., etc. Fica pra próxima.

    beijão Cissa!

    ResponderExcluir
  25. Ah Voltei! Não podia me esquecer do grego Makis Ablianitis, olha essa dele que linda Cissa

    Love Secret
    http://youtu.be/sDegd34-5uQ

    Desculpe Cissa, me empolguei srsr fico assim quando o assunto é música, apaixonadinha

    ResponderExcluir
  26. JORGE, SIMONE, BIXUDIPÉ,MARLY, CIDINHA, GI,HELEN, MARILENE, VAN,
    muito obrigada pela atenção e as sugestões!
    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ana, como vai?
    Woody Allen é indiscutivelmente talentoso e genial, o que o tornou muito convencido, por isso resolvemos criticá-lo da melhor forma possível, criando humor.
    Gosto musical é algo estranho, acho que o que acontece é que vinculamos as músicas às nossas emoções em dado momento, daí elas passam a ter significado especial por toda nossa vida.
    Desde pequeno me interessei por rock, e passei a gostar do estilo MESMO na adolescência, na década de 80, onde a coisa mais legal do mundo era gravar fitas para poder ouvir apenas o que se gostava.
    Atualmente ouço R.E.M. (que infelizmente acabou pouco tempo atrás), Alanis Morissete e U2.
    Meu texto também sumiu, Van, acho que isso acontece normalmente quando outro comentário é adicionado enquanto escrevemos o nosso.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  28. Cissa! Adoro música, seu post foi lindo! Lindíssimo (:

    Ultimamente tenho ouvido The Kooks '.'
    E Eliza Dolittle também ^^

    ResponderExcluir
  29. Olá Cissa,
    Parabéns pelo post!
    Amo música de modo geral. Não tenho um estilo definido. Ouço o que me apraz no momento, de acordo com a necessidade de meu espírito. Posso ouvir uma música clássica, ou uma apropriada para meditação (tenho várias) ou até um samba ou pagode se quero "mexer o esqueleto" (em casa, claro). Conclusão, retirando o Funk, tudo que vier "eu traço" de bom gosto!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  30. Cissa gostei do seu post, sou bem eclética, gosto de tudo.A música pra mim é como o ar respiro, não sei como seria sem música.Gosto de quase todos os estilos, dependendo do momento ouço todos. Mas ouvir Pearl Jam é quase uma terapia rs. Veja esse link: http://www.youtube.com/watch?v=L2WJC26Lfws. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Cissa!
    Mexeu com nossos brios, hein?
    Falar de música é uma delícia mesmo.
    Nossa!
    As músicas nos dizem muitas coisas, né?
    Todo mundo encontra coisas divinas nelas, em qualquer ritmo.
    Uma colher e uma garrafa vazia, uma batucada na mesa e eis o coração se confraternizando em alegria num samba de fundo de quintal.
    Para meditação o que podemos ouvir?
    Um violino seria uma boa, ao tom de Vivaldi.
    Um Jazz suave, hein?
    Aliás, já ouvi dizer que a verdadeira música é a clássica, mas o Sivuca e o Hermeto Pascoal inventam sons musicais incríveis.
    Ah! Cavaquinhos...
    Não gosto de certos tons de guitarra que para mim não passa de barulho (respeito quem goste), mas gosto de ouvir Led Zepelin e Pink Floyd.
    Gosto de algumas músicas da Shakira, pois também sou eclético.
    São tantas as músicas, cantores e instrumentos musicais...
    Creio que “nenhum de nós” vive sem música. rs
    Fico por aqui, boa semana, Cissa.
    Valeu a postagem, para navegarmos na música e saber que você a estudou, ainda bem jovenzinha. Parabéns!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  32. Fala Cissa!!

    Bah, eu apesar da aparência nunca me arrisquei a entrar pra música. Sou um apreciador, mas sei dos meus limites e falta de dom hahaha.

    Lá vai as 3 bandas que ando escutando bastante:

    * Reckless Love (banda glam-rock sueca formada em 2010.)

    * Jackyl (produzida pelo vocal do ac/dc em 1991).

    * Allman Brothers (essa dispensa comentários).

    Queria deixar mais duas bandas aqui pro pessoal conhecer. Ambas bandas de rock aqui do RS.

    * Cartel da Cevada
    * Draco

    Beijãão!

    ResponderExcluir
  33. Ah faltou deixar meu jabazinho.

    www.jimcarbonera.com

    Agora sim hahaha

    ResponderExcluir
  34. JACQUES, LALAIZE, VERINHA,SMAREIS, EVALDO, JIM,
    muito obrigada pela participação e sugestões!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  35. Oi Cissa, amei sua postagem!


    Gosto muito de ouvir, entre outros:
    (só pode ser 3, né?...rs)

    - Roger Waters
    - ABBA
    - The Beatles

    Fora isso, marido e eu gostamos muito de músicas clássicas (quase todas), e sempre ouvimos (principalmente no carro).

    Gosto bastante também de MPB, e na minha juventude curtia muitos cantores brasileiros (agora bem menos), e amava The mammas e the papas.

    Mas quando estou em SP junto aos netos, o que gosto mesmo, é de ouvir músicas infantis...hehehe

    Beijão pra você, Cecília.
    Tenha uma belíssima e abençoada semana.

    Cid@

    ResponderExcluir
  36. Oi, Cissa!
    Sua crônica é uma música para meu intelecto!
    A logopeia contida no texto produz uma melopeia melíflua e ritmítica que alegrou meu dia.
    Gosto de música desde criança e também já tive a impressão de que algumas letras foram feitas por alguém de outro mundo. Como sempre tive boa memória, sabia de cor todas as músicas que ouvia no rádio: de Roberto Carlos, Amado Batista, Raul Seixas, Odair José, Evaldo Braga, Fernando Mendes, Chitãozinho e Chororó, Fagner, Zé Ramalho, Wadick Soriano,Marcos Roberto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Augusto, Fábio Júnior, Teixeirinha, Nelson Ned, Almir Rogério, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Toquinho, Morais Moreira, Alce Valença e etc.. Ainda hoje tenho na memória cerca de cem músicas inteiras.
    Um único tipo de música que não consigo gostar é do Funk, mas do Rap gosto porque suas rimas se parecem muito com a do cordel.

    Olha, nós nos comunicamos até mesmo sem manifestação: nossas postagens foram coincidentemente sobre música, temos uma afinidade incrível.

    Atualmente estou ouvindo as músicas de Paula Fernandes, mas sempre curto Scorpions.

    Desculpe-me pela longa lista de cantores citados, é que fui lembrando e escrevendo, quando percebi, já estava deste tamanho.

    Parabéns pela crônica bem produzida e inteligente!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  37. Olá Cissa,
    Ao ler sua postagem me veio uma rápida lembrança do meu tempo de infância também, tão curioso em saber realmente o poder que uma nota musical possui. Um pequeno acorde é capaz de fazer parar o tempo. Não o tempo "tempo", mas sim o tempo descompromissado, sem relógio, sem hora para acabar ou despertar de uma viagem imaginária. É o poder mais supremo que existe, o da música!
    O ritmo? A vertente? Pouco importa. Importa é sentir.
    Como pediu, 3 coisas que ouço atualmente:

    1º) THE ROLLING STONES - Sempre em qualquer momento ou situação!

    2º) CYNDI LAUPER - Um cd de blues que ela gravou em 2010 simplesmente fantástico, chama-se "Memphis Blues"

    3º) MUSICA LATINO-AMERICANA - Tenho encontrado várias canções bolivianas, peruanas e chilenas de qualidade inquestionável.

    Bom, quero dizer que talvez tenha sido uma das melhores postagens até agora em seu blog.
    Uma ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  38. Querida, adoro música, mas as preferidas são as clássicas.No momento estou revendo os Dvds com os concertos regidos pelo Karajan das 9 sinfonias de Beethoven.Gosto de todas mas a 9ª é a preferida.Tenho outras preferências Também.
    Estou revendo os filmes e as trilhas sonoras de Morriconi.Ah! adoro Nana Mouskouri.
    Na verdade somos ecléticos, porque música sempre será para a alma o Cântico dos anjos.Adorei tua crônica.Tenha um lindo dia.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  39. Aaaaaamo David Bowie e Supertramp... isso não é novidade... rssss, mas atualmente tenho me revezado entre três cantores/bandas:

    1º Zeca Baleiro
    2º Jack Johnson
    3º Maná

    ResponderExcluir
  40. Oi minha querida amiga. Passando para matar a saudades e te desejar uma ótima semana. Eu, no que se refere a música, não tenho um estilo, vai do meu astral. Como músico sou um ótimo turista, kkkk. Um grande beijo. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  41. Cissa, poxa vida não é tarefa fácil para mim escolher, viu. As músicas atuais não me seduzem tanto. Tem muita coisa ruim aí. Não sou preso a nenhum estilo musical. Gosto é de música. Vou indicar três da atualidade, pois fazer lista de minhas preferidas é ser injusto com tantas coisas boas que já ouço ao longo da vida. Aí vai, Seu Jorge, Vanessa da Mata e Ana Carolina. Muito boa, essa pesquisa sua, Cissa. Beijo grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  42. Amo Nenhum de Nós! Principalmente a música deles que foi tema da novela, a primeira que tive contato: Você vai lembrar de mim.
    Também sou muito eclética, e põe eclética nisso! rsrs.

    Algumas bandas e cantores:
    -Nando Reis ( Muito Estranho; Resposta; A Fila; Eu e a Felicidade; Por Onde Andei; Pra você Guardei o Amor...)

    - Teatro Mágico (Ana e o Mar; O Anjo Mais Velho; Além, Porém Aqui; Palavra...)

    - Pe. Fábio de Melo (Todo Homem É Bom; O Caderno; Milagres; Deus é Capaz...)

    Amiga, fugindo um pouquinho do planejamento de aulas e das atividades da faculdade só para dizer que não abandonei seu cantinho, certo?
    Amei mesmo esse post, vida sem música é triste e vazia...

    Beijos e volto para ler os post's que perdi!

    ResponderExcluir
  43. Oi minha amiga,

    Todos nós adoramos música, é uma das artes mais fantásticas que o ser humano foi capaz de criar. Eu também me considero eclético (o que não quer dizer que eu goste de tudo) porque eu consigo gostar de diversos estilos diferentes. Mas o que está na veia mesmo é o Metal.

    Infelizmente há muito preconceito com o estilo, associado a "barulho". Muita gente tacanha diz "esses caras estão xingando a sua mãe na letra e você nem sabe". Mal essa pessoa sabe é que muitos fãs do estilo são incentivados a aprender inglês. Portanto, sim, eles entendem as letras das músicas, e não, ninguém xinga a mãe de ninguém.

    Mas enfim. Eu deixo como sugestão duas das minhas bandas favoritas e uma música de um estilo que eu adoro, que é o Metal Melódico:

    1 - Mercyful Fate: "Evil"

    2 - Rhapsody of Fire: "Emerald Sword"

    3- Nightwish: "Wishmaster"


    Grande beijo,

    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  44. Olá Cissa

    Olhaaa, confesso que eu não gostava de música clássica, vim gostar de música clássica assim quando entrei na faculdade, há uns 4 anos atrás, e foi um professor que me ensinou a como apreciar as músicas clássicas. Depois que aprendi apreciar elas não canso de ouvi-las são muitas belas, realmente são calmante para nosso ouvidos. Eu sou bem eclética, tirando o funk que não suporto, o restante eu ouço. Prefiro as músicas bem antigas das décadas de 70, 80 e 90, elas expressam sentimentos verdadeiros.

    Atualmente tô ouvindo

    Coldplay - Paradise

    Djavan - Um amor puro

    Ivan Lins - O tempo me guardou pra você

    Grande bjo em seu coração. Óitma semana

    ResponderExcluir
  45. CIDA,ELOAH, BEL, CLEMENTE,PAULO CÉSAR, JAYNNE,ALMIR,DIULYE, muito obrigada pela presença de vocês, de coração!

    ResponderExcluir
  46. BENTO,
    eu nunca pensaria que aplicar os conceitos de Erza Pound num texto! Obrigada, querido amigo!

    ResponderExcluir
  47. WILLIAM,
    é uma honra para mim, contar com sua presença!
    Muito obrigada, amigo!

    ResponderExcluir
  48. Cissa!!
    Ah eu não vou muito bem não mas to levando rs...
    É eu estava devedo um Top7 dos rapazes de anime e vou contar..não foi fácil decidir as posições! Só Itachi e Mello eram certeza de primeiro e segundo lugar respectivamente.
    Ah mas não precisa conhecer as séries para escolher os personagens..vc é que nem minha mãe, escolhe aquele personagem que mais simpatiza! E fez uma boa escolha! Sebastian é perfeito e o Leon dispensa comentários rs.

    Ah gostei muito desse post1 Eu também adoro Smiths e Morrisey! Suas vozes são tão inebriantes..agora quem tem uma voz inebriante também é o cara do Placebo e claro, Ian Curtis.

    Sabe, fazer um top 3 ai que vc sugeriu é meio dificil mas vou tentar e espero que minha opinião apareça na futura postagem rs.

    Em termos de voz, acho que ninguém pode se comparar á Sarah Brigthmann.
    De banda, eu tenho uma infinidade..gostei muito da inovação que The Cruxshadows fez no cenário gótico atual. The Cure é eterno...The Addicts é uma paixão que tenho...e o New York Dolls dispensa comentários.
    Agora uma banda que sai do usual é o Gregorian...sempre amei cantos gregorianos e eles rivalizam com ERA na minha preferencia.

    Uma música? Love Tear Will Us Apart do Joy Division...sempre que estou deprê por qualquer coisa, só consigo ouvir essa música!

    bjs!!!!!
    Minha mãe também te mandou um beijão!
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Cissa,

    Eu também gosto muito de música e posso dizer que "uso" a música na minha vida e muito. Tenho as minhas listas para dançar, para correr, para relaxar e até para escrever... Sou bem eclética, porém, me permito excluir por completo alguns gêneros que não tem nada a ver comigo.

    Umamúsica: All i need - Gregorian

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. TSU, LEILA,
    muito obrigada, garotas! Pelos comentários!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Cissa, lindo texto, um dos seus melhores pela emoção, e a música é algo divina, trancendental, atravessa e rompe barreiras e culturas. Realmente vc tem uma sensibilidade musical nata. E a musica é algo que difere de pessoa pra pessoa, gera controvérsias e afinidades. Mas é algo que ninguém consegue viver sem ela.

    Tenho inúmeros cds, mas ultimamente só tenho ouvido mp3, tanto no fone de ouvido como acoplado no som, acho que os cds estão entrando em desuso por mim, sou bem eclético, mas basicamente gravita em torno do rock, seja gospel ou não. La vai então:

    1) Carlinhos Félix (Gospel) - uma coletânea em mp3 dos anos 90 que escuto com frequência;

    2) Pet Sounds (The Beach Boys) - um albúm maravilhoso que dizem ser o melhor de todos os tempos pela crítica especializada, o preferido de Paul MacCartney, e acho que concordo, é DIVINO!!! De 1966;

    3) Brother Simion (Gospel) - O Brother é um cara de São Paulo, já foi muito loucão, perambulou pela Europa, quase morreu de overdose, e fundou uma banda no início dos anos 90 gospel, a Katsbarnea, uma das precursoras das bandas gospels de rock, hoje ele e sua família moram em Berlim, e recentemente fiz uma entrevista com ele. O som dele é bem eclético e giram em torno do rock e do pop, amo suas músicas.

    Ótimo post Cissa, gostei muito, abração pra ti.

    ResponderExcluir
  52. A música são as caricias da alma!... :)***


    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir
  53. The Doors, Legião,Bee Gees.(preferencias)
    Mas ouço de tudo,dependo do dia,do momento,do humor.

    ResponderExcluir
  54. Cissinha querida, que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeees!!!!!

    Sou apaixonada por música desde sempre e coloco toda a culpa no meu pai rsrs Minha mãe conta que quando ela estava me esperando ele ficava cantando na barriga dela pra mim. Ele tbm é super apaixonado por música e meu gosto musical na maior parte é reflexo do dele.
    Uma coisa que as pessoas acham o maior barato é que amo o som do vinil, ainda tenho a vitrola que era do vovô e de domingo coloco um vinil para cantar e dançar pela casa rsrs Eu prefiro as músicas e bandas antigas, mas tbm curto bandas e músicas que considero boas. Meus amigos quando estou ouvindo músicas atuais costumam dizer que eu acordei moderninha kkkkkkkkk porque minha alma é master nostálgica, no melhor e mais bonito sentido dessa palavras.

    Bom, então aí vai, minhas três bandas favoritas:

    Beatles
    Fleetwood Mac
    Carpenters

    ;)
    bjokitas com master carinho pra ti gaúchinha linda!

    ResponderExcluir
  55. Olá Cissa,

    Não vou listar (só três?!?!), apenas vou comentar que eu tinha (tenho) e curtia (curto) ouvir aquele LP (vinil!) do Supertramp (mencionado por você) que tem na capa uma tesoura prestes a cortar a corda bamba!
    E que ultimamente uma voz e pessoa musical que me seduziu foi a Paula Fernandes no seu recente DVD.

    (e se você quiser ouvir algumas outras músicas selecionadas, veja http://tremusdamivi.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  56. VC COMEÇOU COM 13?? QUE INVEJA! EU SÓ COMECEI A TOCAR INSTRUMENTOS COM 18. ANTES DISSO EU SÓ ESCUTAVA. MINHA MÃE NÃO GOSTOU MUITO DA IDÉIA DEU SER MÚSICO, MAS TUDO BEM.
    SE FALANDO DE DISCOS,LEMBRO DO CD "DA LAMA AO CAOS" DO CANTOR PERNAMBUCANO CHICO SCIENCE. ESSE CD ABRIU MEUS HORIZONTES MUSICAIS. PERFEITO.
    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/10/love-is-forever-or-la-mia-mensaje.html

    ResponderExcluir
  57. PAULO,A.L., NANI,MEIRE, MARTIN, LILLO, muito obrigada pela atenção de vocês! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi Cissa
    Não só na música como na poesia, quando leio alguns que me surpreendem, sempre acho que um anjo deu uma mãozinha ao poeta. Na música deixo de destacar algumas preferidas. Gosto de todos os estilos, só alguns sertanejos, muito MPB que ouço pela rádio USP e ultimamente ando ouvindo música clássica no espaço da Regiane Martins.
    Minha maior frustração é não saber tocar piano.
    Tenho um teclado que só dedilho a música de aniversário e também Carruagem de Fogo pela metade.rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  59. Cissa! Adorei o texto porque música faz parte da minha vida, das de todos é claro, mas cada um tem o seu jeito,gosto etc.
    Estou aprendendo a tocar violão... espero conseguir rsrs.
    Com apenas 17 anos já mudei muito de ritmo viu?! kkkk... quando criança adorava axé Bahia, por causa do é o tchan.. kkkk e Sandy&Júnior claro!
    Tive uma fase rebelde, curtia rock metálico, vestia preto e tudo kkkk... mas mudei
    Ainda curto rock, mas me encontrei mesmo no mpb e o pop internacional.
    Atualmente estou completamente apaixona pelo Maroon 5 , sempre escuto Ana Carolina, e os rocks antigos, como Legião Urbana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  60. Gosto de música de montão...rs.Amo escutar Gonzaguinha, principalmente "O que é o que é" e "um homem também chora"; amo Richard Clayderman, Ravel-Bolero; Kitaro; Ave Maria ;Ludmila Ferber...Chico Buarque,etc..etc...sou eclética..rs.Esta semana por exemplo eu só desejava ouvir música instrumental, voz? nem pensar...rs.Música, eu penso, é uma questão de ocasião, estado de espírito...por aí.beijinhos

    ResponderExcluir
  61. Olá Cecilia!

    Primeiramente gostaria de dizer que sou bem diferente culturalmente de vocês rsrssrrs mas nada impede que eu possa conhecer novas bandas e gêneros musicais, pois nunca é tarde demais para redescobrir coisas novas e viajar por novas experiências. O ritmo que eu amo é o brega, isso mesmo, gosto muito de ouvir e sugiro que você ouça, cecilia. Agora aquela música que não tem nem sentido, que é a "vou não posso nao minha mulher não deixa não" essa aí ninguém merece, né? kkkkkkkkk

    Cria uma postagem sobre o que vc acha sobre o ritmo brega, mesmo que seja uma opinião divergente, pois são músicas mais ouvidas aqui na comunidade onde moro, que é marcada por ser "popular". Um abraço!

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    autordesobrenome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. LÊ, SONINHA, FERNANDO,
    muito obrigada pelos comentários! Grande abraço!

    ResponderExcluir