quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tem bruxa boazinha?

"Mundo encantado", na visão de minha filha Luíse, de 4 anos.

    
   Em comemoração ao Dia das Crianças, uma crônica que pode ser útil aos papais e futuros papais.*

   Tem bruxa boazinha?
   Essa foi a pergunta que minha filha de quatro anos me fez, depois de mais um livrinho que li para ela.
   A criança que tem contato com literatura é estimulada na imaginação, criando cenários, personagens, histórias; estimulada para suas primeiras indagações; adquire cultura; desenvolve repertório; expande referências; amplia a comunicação, pode ter mais facilidade no domínio da escrita e gosto pelos futuros livros didáticos, suporte para o aprendizado escolar.
   Os pais deveriam se preocupar em ler livros aos filhos desde bebezinhos, independente do trabalho que é desenvolvido nas pré-escolas.

"O Paraíso", na visão da Luíse.

   Ler para seu filho que ainda não é alfabetizado, ajuda a aumentar o vínculo familiar, ao tratar-se de uma experiência compartilhada. Os pais estarão passando uma mensagem às suas crianças que ler é uma coisa legal, e pode ser um lazer familiar.
   Se estimulados a fazer essa relação que, não só a boneca, o escorregador, o carrinho ou bloquinho de montar são bacanas, mas um livrinho pode ser também, isso ajudará, e muito, que no futuro a criança permaneça como leitor assíduo.
   Hoje em dia, o mercado editorial possui publicações para crianças desde a mais tenra idade. Para bebês, por exemplo, existem uns de pano que se assemelham a almofadas, onde eles podem aprender o ritual de virar a página; assim como receberão estímulos de tato; audição; visão e olfato. E na sequência, livros para todas idades, com ilustrações, alto-relevo, e recursos que os assemelham aos brinquedos que se dispõem atualmente, tornando-os mais atrativos.
   Em família, fazemos a “hora do conto”, algumas vezes por semana. Minha filha escolhe um livrinho, lemos, interpretando vozes, mudando entonações, assim todos participam da brincadeira. Ainda fazemos perguntas para auxiliar a interatividade, para que ela crie uma continuação para a história ou insira personagens diferentes. Isso possibilita uma nova experiência com a mesma publicação a cada leitura, e desenvolve a criatividade e imaginação.
   Quando um filho passa a se interessar pelo mágico mundo da literatura, todo pai pode ter certeza que está no caminho certo. Se ao entrar numa livraria, a reação dele é como se estivesse numa loja de brinquedos, ou ainda pedir para lermos mais um livrinho, nos sentiremos inseridos nesse faz-de-conta. Na admirável Terra das Letras, que nos permite construir um reino soberano, partilhado com quem mais amamos.



Feliz dia a todas as crianças 
que fazem parte de nossa blogosfera, 
inclusive nós mesmos!

*Crônica publicada nos jornais: Correio de Gravataí, Diário de Viamão, 
Diário de Cachoeirinha, Correio Rural.
Com o título - A importância de se ler aos filhos:
nos jornais - NH e VS.

53 comentários:

  1. Linda homenagem querida! Ler só traz alegria, divertimento e benefícios.Incentivar a leitura nesta data significativa para pais e crianças é uma ótima oportunidade.Adorei.Parabéns!
    Tenha um dia encantador.
    Felicidades sempre.
    Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  2. Para mim este é um dos melhores presentes que podemos dar a uma criança. É daqueles que duram para toda a vida e ainda são partilhados em algum momento de sua fase adulta, de pais, avós, bisa... Muito boa a crônica, Cissa! Meu abraço alegre feito uma criana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. É fundamental a leitura e depois, proporcionar o manuseio dos livros às crianças...Adorei os desenhos.
    Feliz dia das crianças!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ciccinha.... que primor de cronica.
    E diga a sua filha que ela ja e uma artista.E das boas...

    Fundamental estimularmos nossos filhos para a leitura. Alias,,,estou com muitos lilvros infantis aqui em casa... a Bru ja cresceu e os temas acabam sendo outros.
    Vou fazer uma bela doacao deles....sua cronica cumpriu tambe uma funcao social..rsrs

    Um beijinho com carinho, sempre...

    ResponderExcluir
  5. Penso que quando tiver o meu, quero que seja um leitor eximio. Faz um tempão que não vejo ninguem comentar que le para os filhos, acho uma pratica mais que saudavel,e primordial para o fortalecimento intelectual dos pequenos.

    Beijo grande amiga.

    ResponderExcluir
  6. Você é sabidona hein Cissa! E já está preparando mais uma sabidonazinha desde criança! Parabens! Tenha um feriadão maravilhoso pra vc e a familia!

    ResponderExcluir
  7. Cissa, nesse dia das crianças não esperava um texto menos brilhante de sua parte. É esse tipo de sabedoria que pretendo manter com meu futuro filho. Vivemos em tempos onde terceirizamos quase todos os serviços essenciais de pais para com os filhos, e isso se reflete lá na frente, falta de companheirismo e amor na relação pai-filho e vice versa.

    Pretendo sim incutir a responsabilidade e o prazer da leitura no meu filho, mas para isso terei que dar o exemplo, e à medida que ele me ver lendo e sentindo prazer no que faço, despertará nele o desejo de fazer o mesmo. Parabéns pelo seu estilo de criação para com a sua filha, maravilhoso Cissa.

    Ah sim, estou me cuidando Cissa, às vezes pego dois ou três plantões seguidos, mas estou estudando para algo mais "adequado" e creio em Deus que, dentro de 1 ou 2 anos eu consiga minha meta de obter um consurso trabalhando em horário comercial.

    Um abençoado feriado pra ti e família, e pra Bel também.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Cissa, acho que ler para os filhos pequenininho é o primeiro passo pra se criar um "nerdzinho" fofo e feliz! *-* hahaha
    Só faz bem ^.^
    Feliz dia das crianças! =D

    ResponderExcluir
  9. Cissa, sempre li para minhas filhas desde cedo. O resultado que obtive são três adolescentes loucas por literatura. Dá muito certo.
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  10. Cissa, que crônica MARAVILHOSA, muita verdade em cada palavra digitada!!

    Beijinhos Iluminados para sua filhinha e para você!
    FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha gibis antes de aprender a ler e os guardava debaixo do travesseiro.
    Com o tempo isto mostrou-se benéfico porém, impraticável.
    Mostrar aos filhos desde cedo que a imaginação aliada ao conhecimento é um dos maiores bens que se pode alcançar na vida é uma obrigação de quem é pai que vale realmente a pena.
    Parabéns por mais um inspirado texto e feliz Dia das Crianças a todos.
    Não importa que idade tenham.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia minhaloirinha linda!
    E como vai a voz?Espero que cada dia mais encantadora...
    Crônica fabulosa e digna para um dia desse ser exposta para todos nós...parabéns minha linda pela tamanha inteligência...eu sempre estou aqui para te admirar e louvar por tudo que escreves...
    Feliz dia das crianças por ser essa criança grande...
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Cissa, o que você aqui nos passa, deveria ser uma prática comum nas famílias, o que lamentavelmente não é. Isso é o que chamamos também de base familiar, a formação do caráter de um ser, começa por aí. Como sempre, você escrevendo coisas que também nos ajuda a pensar. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  14. Tudo na crônica é verdadeiro mesmo.
    Pena que muita gente não incentive a leitura aqui no Brasil.
    Boa escolha Cissa.
    Bom feriado.

    ResponderExcluir
  15. A criança é aquilo que nós adultos a ajudamos a ser.
    Importantíssimo inserir uma criança no mundo da leitura, consequentemente da fantasia sadia, desde pequena; mostrar pra ela que leitura engrandece, traz alegrias. Esse incentivo é essencial ao desenvolvimento da criança, pena que muitas pessoas passam por cima e menosprezam essa possibilidade, criando crianças robóticas da era do video-game 3D...

    Excelente crônica, Ana. Bom feriado! Divirta-se!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Cissa!
    Que bonita está sua postagem, com os desenhos da Luíse, de apenas 4 aninhos, tão novinha e encontrando caminho para exposição de sua arte. Vivas, à mamãe carinhosa e sábia! Luíse já sabe comunicar o seu mundo alegre, através dos lápis coloridos e fazer perguntas que estão até mesmo em livros de gente grande: “Tem bruxa boazinha?”.
    Sua crônica demonstra a realidade de convivência que devemos ter com nossas amadas crianças, desde o colinho. Elas são como flores e devem ser tratadas como fazem as pessoas que sabem cuidar bem do jardim.
    O amor começa cedo, nos tenros corações, prontos para frutificar a vida, exemplo que você demonstra tão bem, com o carinho de quem sabe como partilhar convivência.
    Feliz dia para todas as crianças, com muita “arte” para elas. Na ponta do lápis, no virar as folhas do dia a dia!

    ResponderExcluir
  17. Olá Ana, tudo bem?

    A leitura estimula a criatividade e a imaginação das crianças, isso é verdade, e pode ter certeza: quando os pais instruem os filhos a se enveredar pelos caminhos da leitura, eles concerteza estarão no caminho certo. Para as crianças em geral, eu defendo também a leitura de jornais, assim elas ficarão informadas sobre o que acontece no mundo e, dessa forma, desenvolverão um senso crítico e um ponto de vista com tudo o que aprenderem.

    Aproveito para registrar que sou um visitante assíduo do seu blog, não perco um post. Lendo seu texto, me veio uma dúvida, se você é psicóloga, pois demonstra muito bem que entende do assunto referente à saúde emocional de crianças, definiu que a literatura estimula a imaginação, enfim. Se vc trabalha com psicologia infantil deve ser uma ótima psicológa.

    Obrigado por visitar meus blogs, todos os textos publicados são de minha autoria, e meu sonho mesmo é um dia me formar em jornalismo. *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cissa, Cissinha! Tudo bem?

    Olha, se prepare para um "comentariãoooo", porque desta vez será mesmo...rs

    Em primeiro lugar gostei dos desenhos da sua filha, a Luíse. Fundamental que as crianças se expressem através de manifestações artísticas e sejam estimuladas para isso. Parabéns!

    Bom, vamos lá: é imprescindível que os pais leiam para as crianças desde a mais tenra idade. A leitura trabalha com a subjetividade e as crianças começam a construir estas imagens a partir de determinada idade ( 02 anos)primeiro ouvindo as histórias - breves, neste primeiro estágio - e mais tarde já começam a fazer intervenções orais. ("gosto", "não gosto", "princesa bonita", "tem bruxa boazinha?")

    O grande problema é o estímulo à leitura em um país que não lê. E aí a coisa começa a complicar porque pra variar toda a responsabilidade para o incentivo à leitura acaba sendo depositada na escola. E vamos complicar mais um pouco: quantas escolas no Brasil possuem bibliotecas atuantes hoje? Fala-se muito que a escola precisa "entrar na era digital", mas ainda não entrou sequer na "era de Gutenberg". Há melhorias com o programa do livro didático (e paradidáticos) nas escolas e com a lei que determina a todas as instituições escolares públicas e privadas terem bibliotecas. Isso faz parte das metas do PNE - Plano Nacional de Educação.

    Infelizmente isso ainda é pouco. Há algum tempo fui convidado para uma pequena palestra para uma turma de pedagogia em uma faculdade. Perguntei para a turma - em torno de 30 alunos - quantos dali gostavam de ler. Apenas uns 8 alunos levantaram a mão. Uma aluna admitiu que detestava ler. Outros até procuraram minimizar dizendo que "gostavam mais ou menos" e se eu perguntasse quantos livros eles leram em um ano acho que o resultado seria ainda pior.

    "Que coisa, estes alunos de pedagogia serão os professores que estimularão as crianças a ler?" Olha, Cissa, isso não me surpreende: quando a família não lê, não estimula as crianças à leitura, o resultado só poderia ser este. Pode ser que até o final do curso aqueles alunos que afirmaram não gostar de ler ou "mais ou menos" desenvolvam o gosto ao entrar em contato com a literatura infantil e as fases de desenvolvimento da criança. Mas é comum encontrarmos pessoas que não gostam de ler em vários outros cursos, desde Direito até (pasme!) Letras.

    ResponderExcluir
  19. (cont)
    Sabe que eu até sou otimista em relação ao incentivo à leitura por estes lados tupiniquins? Sério: houve um tempo em que as Histórias em Quadrinhos eram demonizadas e consideradas má-influência para as crianças. O Jacques falou sobre HQ´s e minha formação de leitura também deve-se às HQ´s, pois bem antes de ir à escola eu já sabia ler e escrever graças ao Pato Donald, Tio Patinhas, etc. Hoje as HQ´s são cada vez mais utilizadas na educação, as escolas e professores começam a quebrar aquela resistência e já encontramos muitas boas obras de adaptação de clássicos da literatura para os quadrinhos. Obviamente que aí entra em cena a orientação do professor no sentido de aguçar a curiosidade daquele aluno que gostou da HQ a ler a obra original. Isso quase sempre acontece e o resultado é satisfatório.

    Mas só entre as crianças? Nada, entre adultos também. Outro dia, lá na escola onde leciono para EJA, uma senhora veio me pedir uma dica de leitura para, segundo ela, "desenvolver mais a leitura". Fomos até a biblioteca e sugeri um livrinho-coletânea de crônicas com diversos autores ( Fernando Sabino, Moacyr Scliar, etc); crônicas tratam do cotidiano, assim fica mais fácil para as pessoas que não possuem o hábito assimilarem o que o autor quer dizer. Eu não poderia indicar para ela um José de Alencar ou Machado de Assis logo de cara - e é por isso que muitos jovens, sem o hábito da leitura, acabam se afastando de vez: o professor adota "Senhora", de Alencar, com aquela linguagem descritiva até enfadonha e pede logo depois um "resumo valendo nota" ou cobra perguntas na prova. É muito difícil isso dar certo, ou seja, um aluno gostar de leitura assim. Literatura não tem que ser uma coisa chata, é divertida também, e talvez isso é o que falte.

    Então, para terminar, porque isso aqui tá muito looooongo, ( eu me empolguei!rs) é um ciclo: se jovens e adultos de hoje não adquirem hábito de ler, provavelmente seus filhos também não desenvolverão tal hábito. Com a leitura pais e filhos se divertem juntos.

    Chega, Cissa, desculpe pelo longo comentário, mas essa é uma questão que faz parte do meu universo profissional todos os dias. Aí eu realmente acabo exagerando nas palavras rs

    Beijinho e bom dia das crianças procê! :)

    ResponderExcluir
  20. Bela crônica! As crianças só vão amar os livros se aprenderem a se relacionar com eles, desde cedo. E o lar é o principal passo para isso. Despertar sua curiosidade, dar-lhe a possibilidade de viajar, conhecer mundos diferentes, sem sair de casa, é fundamental nesse objetivo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Cissinha, dorei a crônica!!! Eu sempre digo que as crianças não aprendem as coisas na base de orbigá-las a fazer. Temos que mostrar como é bom ler, o quanto gostamos, isso as ajuda a sentir a delícia de viajar pelas páginas de um livro.

    ;)
    Feliz dia das crianças guriazinha do meu core,
    bjokitas mil.

    ResponderExcluir
  22. Muito pertinente para esse dia e, acima de tudo, lindíssimo...
    Esse texto confirma minha tese de que as letras fluem fácil sob a égide de sua sensibilidade de escritora e leitora de todas as almas carentes de bons instrumentos intelectuais e imagéticos no que concerne a nossas crianças interiores e as que criamos para o mundo: as novas leitora de mundo!
    Abraço querida!!!

    Obs: http://malditasnoitesdeinsonia.blogspot.com/ esse é o blog de uma aluna de literatura do segundo ano. Se tiver tempo gostaria que desse uma olhada, estou tentando atrair "escrivinhadores" para o mundo da escrita... Certamente sua visita a animaria!!

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto, pois ler não é apenas saber decodificar os caracteres mas compreender o que o autor esta tentando transmitir, e quanto mais cedo essa prática for adotada junto a criança melhor é! Feliz dia das crianças!

    Fiquei feliz por ver que esteve la no meu site sobre educação, ainda mais porque (dei férias para o shitness) para poder me dedicar de corpo e alma nesse novo projeto que é o jornal. Obrigado pela visita e volte sempre viu cissa ?

    bjoss...
    Flávio (o Flávio do Shitness Book)
    http://www.jornaldomestre.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Cecilia

    Que lindo!
    Eu sou Kinha, do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço. Gostei muito e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjoooooooooo....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  25. Cissa, eu adorei a sua crônica que além de tudo nos passa uma verdadeira tarefa muito gostosa de realizarmos... Ingressar os nossos filhos no mundo mágico da literatura é o mesmo que estar acompanhando eles num parque de diversões, pois a emoção é dupla ! Meus parabéns por essa homenagem tão linda e tão sincera ! Agradeço ainda a sua visita no meu Blog de Contos Fantásticos... (já estou te seguindo)
    Bjs

    http://www.historiasdoandrevicttor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. pois não será bruxa...

    Será fada!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  27. Cissa amiga, que post maravilhoso, sempre li muito pra meus dois filhos e incentivando por demais, hoje vejo os resultados todos positivos. A leitura é muito importante, e os pais é uma peça importante pra criança ter esse gosto pela literatura. O desenho da sua filha é belo, criança nós ensina a ver de outra forma através de seus desenhos.Parabéns pelo post, está maravilhoso.Um exelente resto de semana cheio de coisas boas. Bjs grande!

    ResponderExcluir
  28. Cissa, sua crônica, como sempre está perfeita!
    Sabe, sempre fiz isso também com minha filha.
    Calculo que eu e minha esposa já lemos mais de duzentas historinhas para ela, sobretudo antes de dormir (agora mesmo sua mãe está lendo uma para ela), que consistem desde clássicos infantis como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho até histórias bíblicas que ganhou de um tio dela.

    Parabéns pelo talento e obrigado pelo carinho de sempre!

    Olha, os desenhos da Luíse estão ótimos!
    Eu e a Taci curtimos juntos.

    Abraços meus e da Taciane para você e para a amiguinha Luíse!

    ResponderExcluir
  29. Fofo demais!

    Parabéns à Luise. Que Deus a abençoe!

    Bruna ama os livros, e se diverte tanto com eles quanto com os brinquedos.

    Viu uma foto dela "lendo" na minha última postagem?
    Pois é!...rs

    Beijão pra você e para a sua linda filhinha.

    Tenham um restante de semana abençoado.

    Cid@

    ResponderExcluir
  30. Olá Cissa querida,
    Parabéns pela bela e oportuna crônica.
    Desenvolver nas crianças o gosto pela leitura é incentivá-las a amar os livros desde cedo, desenvolvendo-lhes a criatividade e o gosto pela literatura. E nada melhor quando este processo se inicia no seio familiar.
    Beijo com gosto de brigadeiro para você e sua filhota.

    ResponderExcluir
  31. ELOAH, CACÁ,CHICA,MA,VICTOR, DEDÉ, PAULO,LALA(IZE), GISA, BETA,JACQUES,SEVERA, PAULO CESAR,HELEN,BARBARA, EVALDO, FERNANDO,JAIME,MARILENE,MEIRE, DILSO, FLÁVIO,KINHA (seja bem vinda), ANDRÉ VICTTOR (seja bem vindo),VIEIRA, SMAREIS, BENTO, CIDA e VERINHA,
    a todos o meu agradecimento sincero.
    Sinto que tenho um time de leitores-comentaristas que me dá enorme orgulho!
    Vocês em muito contribuíram para abrilhantar este tema.
    Obrigado a todos, de coração!

    ResponderExcluir
  32. Hi Ana,
    I am here via Alice’s Page,
    It’s really wonderful to go
    thru the pages, Your little
    one’s imagination is great.
    Keep posting and also
    Keep cracking with new
    Jokes etc..
    Very interesting post.
    Thanks for sharing
    My 7th class boy created a
    Paper toy album which I
    Posted in my blog pl. do visit.
    http://pvariel.blogspot.com/2011/06/matphils-page-in-my-blog.html
    And ha, there is no follow
    Button too in your blog to join
    Pl. place one
    Best regards
    Phil

    ResponderExcluir
  33. Philip,
    thanks for the visit, Alice is a good friend. Also on Thursday will visit your blog and see your post for sure. My blog has followers, might not be appearing at the time of your visit. A big hug!

    ResponderExcluir
  34. EU TENHO SOBRINHOS E CANSO DE ARRUMAR LIVROS PRA ELES. MAS OS GURIS SÃO VICIADOS EM INTERNET. E NO FINAL ACABAM DEIXANDO OS LIVROS AQUI EM CASA. VOU ADOTAR ESSES SISTEMA DE LER PARA ELES. VOU LER ALLAN POE E SADE, HEHEHEHE. É O JEITO.

    DEPOIS PASSA LÁ CISSA:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/10/demencia.html

    ResponderExcluir
  35. Cissa
    Excelente texto pra homenagear as nossas crianças. Engraçado, quando era criança, representei uma peça de teatro na escola, que se chamava "A Bruxinha que era boa", de Maria Clara Machado. Já tem uma resposta pra sua filhota espertíssima e linda,Cissa. Bjkas com super carinho!Saudades!

    ResponderExcluir
  36. Ana, lembra quando a gente era criança e pedíamos sempre ao pai e à mãe livrinhos de presente quando eles viajavam... como era booooommmmm!!!!!!!!! Ainda bem que a "guinguinha" também está sendo criada assim!

    ResponderExcluir
  37. Hi Cecilia,
    Thanks for dropping, and the follow. Hey where is the follow button, only the label visible. please provide one so that others can follow and join in.
    Keep writing
    Best regards
    Phil

    ResponderExcluir
  38. Oi Cissa,

    Quero te parabenizar pela sugestão que eu espero que todos os pais e futuros pais de crianças pequenas coloquem em prática. Não há legado maior que um pai possa deixar para seu filho do que este gosto pela leitura, pela curiosidade, pela vontade de saber mais. Nosso povo estaria bem melhor se fosse mais leitor.

    E respondendo a pergunta da Luíse: sim, existem muitas bruxas boazinnhas que protegem a natureza e os animais, e também só querem o bem do próximo, rs.

    Grande beijo,
    Almir Ferreira.

    ResponderExcluir
  39. Um show a sua crônica.

    Infelizmente sou de uma geração na qual os pais não incentivavam os seus filhos a lerem, porém eu creio que adquiri este hábito por "ver" meu pai lendo, e muito, e a minha mãe lendo um pouco menos, tinham gostos diferentes.

    Em verdade, ler é tudo de bom!

    Ler para crianças, para cegos que não aprenderam o braille, para idosos cuja visão limitada dificulta este prazer, ler...ler...ler...!!

    Diga a Lu que os desenhos estão lindos e que a Minie amou o beijinho.

    Paz!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Cecília
    Hoje venho convidar-te a participar numa brincadeira que me foi endossada pela minha amiga Carla Ceres.
    Vai AQUI
    para te inteirares.
    Espero que a ideia te agrade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  41. LILLO,BEL,ALMIR, SONINHA, MARIAZITA,
    muito obrigada pela participação de todos vocês, também ajudaram, com seus comentários, a construir o texto! Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  42. PHILLIP,
    thanks for the visit. There is a button to follow, but sometimes it does not appear, do not know why, maybe trying to follow appears.
    Appear always visit your blog too!

    ResponderExcluir
  43. Uffa, enfim voltei!

    Querida amiga Ana, como se não bastasse a vida corrida de professora-aluna, meu computador inventou de pegar um vírus forte e morrer de vez. Resultado: Fim de semana e feriado sem ele!
    Justificada a minha ausência prolongada, quero te elogiar pelos três contos que li!

    Infelizmente não vai dar para comentar em todos como de costume, ainda tenho que planejar aula, corrigir atividades e estudar assuntos da faculdade, mas saiba que não podia ficar sem ler todos!

    Depois de ver(ler)o coração de seu marido se derreter com poodle rosa, Do jornal ser entregue por Sapo de Calça Soft pessoalmente a Italiana, de conhecer todos o bichinhos reais cuidados pela sua irmã Bel e por você e por finalmente ficar ainda mais na vontade de ter um filho e contar historinhas para ele... Tenho mais que te dar meus PARABÉNS, afinal, não é sempre que encontramos HUMOR em contos tão bonitos e bem escritos.

    Estou gostando muito de ensinar!
    Beijos de sua amiga Baiana!

    ResponderExcluir
  44. Cissa o/

    Ah existe bruxa boazinha sim! Tanto é que para a nova geraçao, as garotas preferem ser bruxas e feiticeiras do que princesas. É só ver a turma de Harry Potter...e em muitas obras que as bruxas são mostradas como belas e poderosas feiticeiras...e quem começou com isso?Acho que foi Hans Cristian Andersen com sua obra A Rainha da Neve.
    Ah então vc também é uma apaixonada pelo Feitiço de Áquila? *_* Mas esse filme é demais mesmo. vNossa, ainda bem que tu me deu um toque no nome do Rutger Hauer! Que baita falha minha! Mas já consertei isso na postagem!
    Por falar no Rutger, ele está muito galante nesse filme. Recentemente vi o filme Ritual com Antony Hopkins onde ele faz uma participação..como ele envelheceu..mas os olhos continuam iguais!
    Ah agora assim vc comentou bem no meu blog! Faça isso mais vezes ohohohohoh.
    Ah brigada por ter curtido minha foto!! To usando ela no face, orkut, blog...é meu cosplay de Julia de Cowboy Bebop (logo farei matéria sobre). Eu gostei muito de me trajar como ela, me senti bonitona kkkkk.
    Nossa eu to parecendo a Barbie do seu conto? Caramba, fiz cosplay da italiana e não to sabendo!
    bjs!!!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. JAY,
    ótima sorte, nova professorinha! Beijos :)

    TSU,
    gosto muito do trabalho do Rutger Hauer! Gostei desse Cosplay, faz mesmo um post, estou esperando! Beijos.

    ResponderExcluir
  46. cecília, querida amiga,
    de novo o humor em conto entra pelas galerias da participação e construção de uma consciência e identidade cívicas que o universo dos blogues deve ser, também.
    não poderia estar mais de acordo contigo. de resto, recordo uma frase da minha professora, investigadora e orientadora de dissertação quando, a propósito da leitura, dizia que "uma casa onde haja livros, se converse sobre livros e se sinta a presença dos livros é meio caminho para que se venha a ler e a gostar de ler.
    são, na verdade, pequenos e aparentemente insignificantes gestos que conduzem aos grandes cometimentos futuros.
    beijinho!
    p.s. o dia mundial da criança, cá em portugal, comemora-se no dia 10 de junho.

    ResponderExcluir
  47. Meu primeiro contato com os livros,foi lá pelos 14 anos,não falo das leituras do colégio,mas escolha pessoal. Meu primeiro livro:Olhai os lírios do campo!

    ResponderExcluir
  48. Ler é fundamental, a sua crónica é magnifica. Sem dúvida é uma herança que devemos criar e passar a nossos filhos.

    bom fim de semana
    beijinhos
    oa.s

    ResponderExcluir
  49. JORGE,NANI, e OAS,
    muito obrigada pela atenção e participação de vocês! Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Você me fez lembrar como é importante ler ou contar historinhas conhecidas para as crianças.
    Quando minha filha era pequenininha, depois de esgotados todos os livrinhos de casa . Inventei uma historinha para fazê-la dormir. Gostou tanto, que no dia seguinte pediu-me que contasse a mesma história. Tentei contar e não lembrava mais o final e reinventei. Ela prontamente com cara de decepção
    disse: -Não foi assim que você me contou.

    Linda escolha. E o desenho da Luise, um encanto.

    beijos

    ResponderExcluir
  51. ELISA,
    muito obrigada pelo comentário, em muito contribui!
    Grande abraço, obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Ler é importante sempre. Mas a partir dos primeiros anos, eu acredito que é muito melhor, pois, a criança certamente será mais sensível honesta, verdadeira. A leitura nos leva para um mundo só nosso, onde tudo se faz real a partir daquele livro. Se as pessoas soubessem o quanto é boom ler um livro, certamente, seria muito mais fácil encarar certos problemas rotineiros. Comecei a ler pra valer a depois que comecei a faculdade, um pouco atrasado, e hoje percebi o quanto eu perdi por não ter começado mais cedo.

    ResponderExcluir
  53. DANIEL,
    muito obrigada pelo comentário sincero!
    Abraços.

    ResponderExcluir