sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Amizade verdadeira

Eu com meu amigo Luciano, padrinho de minha filha Luíse.
Aqui, no dia do batizado, 4 de junho de 2007.

   
   No próximo post retorno com as Histórias do Condomínio.

   Imagine que você está em uma sala onde acontece um evento, deslocado, não conhece ninguém. Em outro canto avista uma pessoa sozinha, se encontram e começam a conversar, em pouco tempo trocam afinidades e, finalmente, a festa começa para vocês.
   Assim, creio que são as amizades verdadeiras. Pessoas que se encontram e se afinam ao acaso.
   Amizade simplesmente acontece, não escolhemos, não forçamos, é um encontro de almas que, de uma forma ou de outra, se completam. É auto-conhecimento, quase como jogar xadrez com nós mesmos: familiar e surpreendente.
   Obstáculos são necessários para nosso crescimento, mas pode parecer utópico, idealista, ou o que seja, não desejo grandes dificuldades a meus amigos. Uma das coisas mais tristes que existe na vida é presenciar um amigo sofrendo, mesmo que eu seja o tipo de pessoa que chore até com o desenho animado do Scooby-Doo, mas assistir a tristeza de um amigo toca fundo. A vontade de proteger quando não temos muito mais que um olhar e palavras, gera uma impotência tremenda.
   Sim, desejo apenas obstáculos tão pequenos que meus amigos possam superar num leve toque. Penso que são pessoas especiais, embora também precisem evoluir, mas diante de minha admiração, evoluir tão pouquinho que dispensaria uma luta árdua e diária.
   Amizade é troca, crescimento, é pensar sem estar presente, (des)pensar quando se está. Falar de tudo, falar de nada, é sentir a alma latindo e abanando o rabinho.
   Amizade é sempre começo de festa. Se durar vinte anos ou a Eternidade, será a abertura do evento, aquela parte que servem os coquetéis e os canapés. Porque amigo é quem nos acompanha para as grandes surpresas, boas ou ruins. É um download diário sem hora definida, em constante atualização. Um início de vida, uma simples parte do Eu, que faz do Nosso o Vosso.


   Dedico ao meu grande amigo, quase um irmão, Luciano Werhli, que nesta semana perdeu seu paizinho.
   O Luciano é padrinho de minha filha Luíse, e uma das pessoas mais inteligentes que conheço. Design de profissão, e na minha vida também desenha formas.
   Força meu maninho!

30 comentários:

  1. Amizades se fazem quase que naturalmente, estranho isso. E tu fizeste uma linda homenagem ao teu amigo Luciano, à quem deixo um abraço e força nesse momento!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Cissa, bela homenagem ao seu amigo, tudo a ver teu texto, amizades são mais preciosas que ouro, pois se preservarmos corretamente, nada poderá nos roubá-las. Amo meus amigos, mesmo me decepcionando, o que é normal, mas consigo esquecer as rusgas e retomar o caminho. E até os virtuais (como vc) eu consigo ter tanto afeto como os de perto. Espero que o Luciano consiga superar esse momento difícil em sua vida, perder um ente querido, principalmente um ascendente não é fácil, perdi meu pai há 20 anos, mas lembro bem como foi difícil a dor no momento, fiquei em estado de choque por dias, e só consegui chorar um mês depois, quando estava no trabalho, e trabalhava à noite, durante a madrugada acordei num choro compulsivo que não parava, o pessoal ficou com um medo danado, depois expliquei a eles.

    Abração pra ti Cissa.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Cissa!
    Como é bom ter um amigo com quem a gente se dá tão bem né?
    Bela homenagem, parabens. A gente percebe que você dá muito valor a amizade e isso é bom!

    ResponderExcluir
  4. Conhecidos temos às pencas, mas amigos, pelo menos eu, conto nos dedos... de uma mão... rssssss Lucianinho é alguém muito especial e merece esta homenagem e crônica em honra à amizade. Como é bom ter alguém especial com quem se pode contar em todas as horas do dia.
    Noutro dia eu vi um comentário de um escritor gaúcho sobre a amizade e adorei: "amigo não tem hora, amigo não precisa se anunciar quando vem na casa da gente. A gente pode não ter tempo pra nada, mas pra amigo tem de sobra!"

    ResponderExcluir
  5. Minha loirinha linda!
    Da voz encantadora e comovente,e como escritora arraza,pois ainda tem o dom de fazer alguém chorar,kkkkkkkkk.Minha linda construir amizade é tudo de bom e gratificante.Agora nesses dias recebi um comentário de um amigo que deixou essa mensagem da qual estou repassando para vc:

    ..."Se você tiver um milhão de reais mas nenhum amigo, você vai ficar em casa, adoecer, morrer, apodrecer e ninguém dará pela sua falta. Mas, caso você não tenha nenhum tostão no bolso mas um milhão de amigos, no primeiro dia que você não aparecer eles com certeza irão até a tua casa, vão te socorrer e você com certeza não vai morrer." Sábias palavras´de quem criou.Eu fiquei tão feliz e me questionando de uma verdade que muitas vezes não damos importançia.Por isso que carrego meus amigos no coração e vc tbm por ser uma amiga fiel...te amo!
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, bom dia.
    Amizade verdadeira é intensa e eterna.
    Também não gosto de ver o sofrimento alheio.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  7. Olá, grande amiga Cissa!
    Sua exaltação da amizade a seu amigo é de grande valia nos dias de hoje.
    Os sábios dizem que a amizade é mais importante que o amor, pois podemos escolher os amigos.
    Vi seu pesar no comentário no blog do nosso amigo Dilso. Estava esperando um oportunidade para lhe prestar solidariedade.
    Senti-me também homenageado porque sou seu amigo.
    Seu papel de amiga é exercido plenamente, pois excede as palavras.
    Existe uma máxima que diz:" Alegria dividida é dupla alegria...Dor dividida é meia dor" e percebo que você aliviou a dor de seu amigo.

    Vocês dois parecem irmãos até no aspecto físico.

    Luciano, minhas profundas condolências!

    Parabéns pelo humanismo!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cissa.


    Como é bom ter amizade assim igual a você que sabe ser solidária em todos os momentos.

    A vida fica mais leve principalmente em momentos como esse do Luciano, que recebe o seu carinho quando você compartilha conosco da blogosfera, em sinal de que sua antena está ligada em busca de solidariedade. Estamos com ele, nesse momento de transição difícil.

    Amizade é como você disse na sua dedicatória. As encontramos pelos caminhos de nossa trajetória de vida, quando menos esperamos. Acontece, porque há de ser assim, pois somos todos irmãos em humanidade.

    Abraçamos a sua causa de fazer amigos com o Humor Em Conto, seja ela com as alegrias do Condomínio ou nos momentos em que nos faz enternecer.

    ResponderExcluir
  9. A amizade é um sentimento forte, tão bom quando se é amigo de verdade...

    Lamento o sucedido, deixo um abraço.

    bom fim de semana
    beijinho
    oa.s

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cissinha, Cissa!

    Eu não tinha lido o seu texto e nem sabia da atualização até agora que eu cheguei aqui. E curiosamente hoje pela manhã, enquanto dirigia - minto, tentava dirigir em um congestionamento nesta cidade que um dia foi tranquila - refletia sobre um tema que parece até redação de ENEM ou vestibular: "Amor e amizade: como eles acontecem?"

    E é curioso verificar nas prateleiras das livrarias um monte de títulos de auto-ajuda em relacionamentos como "Encontre sua alma gêmea", "Saiba como fazer amigos", etc. Claro que há situações propícias para que a amizade e o amor aconteçam - só não vale ficar em casa o tempo todo isolado do mundo. No entanto as melhores amizades e melhores amores acontecem assim: quando não esperamos e quando não procuramos como se saíssemos à caça, como "hoje vou achar um amigo" ou "é hoje que eu vou encontrar minha alma gêmea". Isso é determinismo e não é disso que a vida é feita: ela acontece nos imprevistos. E nos obstáculos. E até para se conquistar algumas amizades há obstáculos, como ficar algum tempo deslocado em uma "festa estranha com gente esquisita". A pessoa pode ficar ali sentada e fechada o resto da noite, resmungando...ou estar aberto para as possibilidades. Acredite, isso não é fácil para muitas pessoas.

    Deixe-e citar algo que anotei aqui do irônico, e habitual barulhento hóspede da Bastilha, Voltaire, desta vez falando sério:

    "Os interesseiros reúnem sócios;
    Os políticos congregam partidários;
    Os príncipes têm cortesãos;
    Só os virtuosos possuem amigos."

    A amizade verdadeira eu considero uma virtude. "Verdadeira"? Sim, porque há amizades e "amizades"... sobretudo em tempos de redes sociais onde o que mais se tem é amigos. Não sei se já aconteceu com você, mas comigo foi curioso: uma garota com um certo grau de parentesco era "minha amiga" no finado horrorkut e um dia eu a encontrei, de verdade, em um barzinho lá no interior. Chamei-a pelo nome e a surpresa: "Desculpe, mas eu não te conheço". Dei uma longa volta explicando desde "filho de quem" até o perfil no horrorkut até que ela entendesse e lembrasse, embora sem muito entusiasmo. Tá certo que minha cara feia não entusiasma ninguém,mas é uma boa medida do que é "amizade" via redes sociais hoje.

    Felizmente encontramos pessoas nestas redes onde desenvolvemos uma "osmose virtual", né, Cissa? rsrs

    "Amigo é quem nos acompanha para as grandes surpresas, boas ou ruins". Apenas um adendo, Cissa: "Amigo é quem nos acompanha para as grandes surpresas, boas E ruins". Porque inevitável passar por turbulências na vida...e posso dizer uma coisa: é nestes momentos, com grandes turbulências, que descobrimos quem é "amigo" e AMIGO de verdade. Eu sei porque já passei por isso e muitas outras pessoas também.

    Portanto que o padrinho de sua filha e seu grande amigo, Luciano, receba todo o apoio dos amigos verdadeiros, incluindo você, Cissa, uma amiga daquelas que personificam o ditado "encontrou um amigo, encontrou um tesouro".

    Beijos, Beijinhos, Xêro, Cissa!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida, e se me permite assim considerá-la, amiga Cissa, quantas coisas lindas contidas nesse texto inspiradíssimo de um amor fraternal e verdadeiro. É possível ver em todas as linhas desse texto, a sua emoção desabrochar nas palavras de carinho e solidariedade a dor de um amigo. Acabaste de nos dá uma aula de um amor verdadeiro e puro. O amor de uma grande amizade. Força para seu amigo. Tenho certeza absoluta que o pai dele retorna a pátria espiritual, feliz com o legado, que tenho certeza terá deixado. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  12. São amizades como essa que adoçam a vida e nos fazem acreditar na beleza das pessoas. Os amigos verdadeiros merecem todas as reverências sempre.

    Até!

    ResponderExcluir
  13. "Há amigos mais chegados que um irmão..." Provérbios 18.24
    Amigos são presentes que a vida nos dá para podermos suportá-la. Sem amigos a vida seria muito dura, árdua e sem alegrias.
    Beijokas doces pra você Cissa e um abraço especial para o Luciano, com minhas condolências.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou uma pessoa de fácil relacionamento,o que me faz ter bastantes conhecidos. Mas amigos mesmo são poucos, muuito poucos, daqueles que a gente conta nos dedos. Pra esses que me entendem, que me aceitam e que gostam de mim, eu estou para o que der e vier.Assim como sei que, quando eu precisar, eles estarão lá.

    Espero que seu amigo possa superar essa dor o mais breve possível.

    Grande beijo Cissa.

    ResponderExcluir
  15. Cissinha querida, essas demonstralções de amizade significam muito pra quem está precisando...me emocionei com seu post.

    Amigos são almas irmãs em nossa vida. bjokitas mil pra ti.

    ResponderExcluir
  16. Olá Cissa,
    Muito lindo este carinho que você está fazendo ao seu amigo!
    Creio também que uma verdadeira amizade resulta de um reencontro de almas afins. Por isso ela se instala tão rapidamente e cria vínculos eternos.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Realmente a verdadeira amizade é um bem precioso que temos nesta vida.. tão rara de ser encontrada, mas quando a encontramos, nossa vida passa a ter um brilho diferenciado diante dessas pessoas especiais!

    Beijo grande em seu coração Cissa e um lindo fim de semana para você!

    Verinha

    ResponderExcluir
  18. É como diz a musica "amigo é coisa pra se guardar".
    Sem falar que ele é um gato né???
    Desculpe não pude deixar de notar...rsrsrs
    Abração pra ti linda.

    ResponderExcluir
  19. Uma bela demonstração de respeito e sensibilidade. Sabe, Cissa, um amigo verdadeiro é como um parente evoluído, pois nós é que o escolhemos e o acolhemos através de uma ligação maior do que a simples casualidade sanguínea: uma ligação de almas que superam a morte ou a carne, que é sempre perecível.
    Abraços querida!!!

    ResponderExcluir
  20. A amizade é um daqueles presentes que recebemos da vida. Presente que simboliza o mais sincero dos sentimentos. Nele, não há cobranças e as críticas têm objetivo salutar. Mesmo na ausência, a voz de um amigo nos acalenta.
    Você o acarinhou em um momento de dor. E o fez com maestria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. A verdadeira amizade só traz alegrias, aliás, penso que verdadeira mesmo é só a amizade, o resto é apenas coleguismo. Meus sentimentos ao seu amigo, as perdas fazem parte de nossa vida e não tem como fugir, mas vc está aí, com sua homenagem e acredito que foi bem recebida por ele. Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Realmente não é possível dizer com exatidão o que faz com que pessoas que são estranhas entre si tornem-se amigas em questão de minutos.
    Acho que isso simplesmente acontece, independente de nossa vontade.
    Uma das frases mais verdadeiras sobre isso é "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" de Antoine de Saint-Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe, provavelmente um dos livros infantis mais adultos que já foram escritos.
    Quanto a mim, me ensinastes que pessoas podem ser amigas sem ao menos se encontrarem na vida real,uma lição que, pouco tempo atrás, eu julgava impossível de aprender.
    E é isso o que os amigos de verdade fazem:te tornam uma pessoa melhor e, desta forma, tornam-se melhores também.
    Minhas condolências ao teu amado amigo Luciano, e que ele tenha ombros realmente amigos para se apoiar nesta hora difícil.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  23. Amizade é uma coisa tão especial...tão unica !

    tomara que ele suporte bem a perda de um ente querido como o pai porque é barra, mas todos um dia viajaremos para o mesmo lugar não. Quanto a amizade, a nossa sempre melhorando né...um

    Entra no grupo da blogosfera e divulga o humor lá !

    Beijão e fica com Deus !

    ResponderExcluir
  24. Ana, a sua amizade é um tesouro como o seu coração!
    Só uma amiga como você tem a sensibilidade e a atitude realmente humana que vc teve.
    Porque os amigos verdadeiros se revelam na dor.
    Ana, é por esta razão que tens nome de santa. Pois vc é uma extremamente humana, extremamente cristã.

    Aprendi desde cedo que esta vida é um grande mistério e passa tão breve! Mas o que faz ela valer a pena é o amor que cultivamos.

    Fico muito triste por perder meu pai, meu exemplo meu herói da infância, aquele que me ensinou as primeiras palavras e a andar, e me ensinou a humildade, fé, coragem e força.

    -----------------------------
    Lembro-me daquela passagem bíblica, na hora da cruz, quando Maria suplica a Jesus: -
    - Meu filho!
    E ele olha pra ela e para o apóstolo João e diz
    - Mulher, eis aí teu filho; filho, eis aí tua mãe.
    ---------------------------

    Sei que agora todo este amor deve ser compartilhado com os nossos irmãos em humanidade, nossos AMIGOS!

    Muito obrigado a todos que ajudaram a dividir a minha dor. Tenham certeza que estou bem melhor e ele está amparado por mãos amigas também.

    ResponderExcluir
  25. CHICA, PAULO CHENG, DEDÉ,BEL, SEVERA, ANA KARLA, BENTINHO,EVALDO, OAS, JAIMINHO,PAULO CÉSAR, BÁRBARA, MARLY,ALMIR, MEIRE, VERA, VERINHA,HELEN, DILSO,MARILENE, GI,JACQUES, VICTINHO,

    meu muito obrigada pelo carinho com meu amigo Lucianinho e com meu trabalho.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  26. LUCIANINHO,
    maninho!

    Fiquei emocionada com o carinho e sabedoria de teu comentário, sem muito mais o que dizer, que já não escrevi no texto.

    Beijinhos e te cuida! :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Cissa,

    Amizade é saber que estamos presentes no coração do outro! E que, mesmo distante, este outro sente conosco nossas alegrias e tristezas. É sentir-se amparado por alguem que , inexplicavelmente e especialmente foi colocado no nosso caminho!

    Que benção essa amizade!
    Que Deus conforte o coração do seu amigo neste momento!

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. querida cecília,
    como me faz sentido este post, hoje mais do que nunca!
    muito do que somos e fazemos é pura intuição e afeto mesclados com programação e cálculo. todavia, na amizade as reações são de tal modo espontâneas e fulminantes que escapam a toda e qualquer lógica analítica. hoje, mais do que nunca, acredito na amizade e na sua importância no projeto individual e intercoletivo. tenha ela um formato convencional, ou totalmente atípica como aquela que nutro por tantos e tantos que reputo de amigos e que apenas sinto sob a forma mais-que-perfeita da palavra.
    se somos o que pensamos e sentimos, somos também o que dizemos; afinal, apenas dizemos o que nos fervilha no cérebro e no coração. mesmo que em silêncio.

    beijinho!

    ResponderExcluir
  29. JORGE,
    querido amigo. Obrigada por todas palavras!
    Beijos.

    ResponderExcluir