sábado, 15 de dezembro de 2012

Fim-começo do nosso mundo!

    
Charge de autoria de Jaime Guimarães
- para visualizar melhor, clique na imagem -
   
   Segundo a cosmologia maia a Terra tem cinco ciclos, estaríamos nos último que culminaria no dia 21 de dezembro. Para o autor de “Maya Cosmogenese”, John Jenkins, a profecia maia baseia-se num emparelhamento astronômico muito raro, onde o sol de solstício se alinhará com o centro da nossa galáxia, e isso, somado ao fenômeno da precessão: uma mudança do eixo da Terra em relação à esfera celeste.
   A partir desse estudo, surgiram previsões para o fim do mundo nessa data, onde haveria a inversão dos polos da Terra devido a distúrbios nos campos magnéticos do sol, que ocasionariam “tormentas solares”.
   Muito tem se comentado sobre isso, assim como, se o mundo tivesse uma data específica para seu fim, como poderíamos aproveitar esse tempo derradeiro.
   Recordei-me do intenso filme da diretora Isabel Coixet, de 2003, que chegou aqui no Brasil com o título de “Minha vida sem mim”, onde uma jovem de 23 anos, sabendo-se portadora de doença terminal, faz uma lista de tudo que ainda quer realizar, coisas que sempre desejou, mas nunca lhe foram possíveis.
   Interessante como o ser humano parece ter isso intrínseco: colocar a tranca na porta somente depois que o ladrão invadiu a casa. A vida é breve, pensando assim, toda hora é tempo de realizar sem esperas. Independente de quando e se o mundo vai acabar mesmo, a vida é um ser/estar aqui e agora.
   O que você colocaria na lista de coisas ainda a realizar? 
   Na iminência ou não de um apocalipse, isso não seria a preparação para o fim, e, sim, a proposta de uma gênese pessoal, uma espécie de auto descobrimento. Ao descobrirmos o que nos realizaria, assim se faria nossa realização.
   Penso que concretizar isso, constitui nosso Ser-feliz, e a felicidade pessoal pode estar tão perto, como dizia Quintana, em “Da felicidade”: “Quantas vezes a gente, em busca da ventura, procede tal e qual o avozinho infeliz: em vão, por toda parte, os óculos procura, tendo-os na ponta do nariz.”.
   A felicidade pode ser matemática simples: a cada coisa que se faça por obrigação, se permitir fazer duas por opção, que seja comer um croissant recheado de doce de leite.
   Além disso, a realização é o que nos eterniza, e mesmo que supostamente o planeta findasse teríamos sido felizes, mais do que tristes e frustrados. E isso não é tudo que desejamos? Buum!

Crônica publicada nos jornais: NH (Novo Hamburgo), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul), 
Diário Popular (Pelotas), Diário de Cachoeirinha, Diário de Viamão e Correio de Gravataí.


Senza fine - Ornella Vanoni


..............................

Pessoal, agradeço imenso pela companhia de todos neste ano! 
Desejo ótimas festas a vocês e suas famílias, 
e um próximo ano cheio de boas realizações. 
Que qualquer dificuldade, seja bem pequenina, sinceramente.




Um abraço grande a todos, nos vemos em 2013!

68 comentários:

  1. Pessoal,
    agradeço antecipadamente a todos que por aqui passarem, pela leitura e/ou comentários.
    Um abraço enorme!

    ResponderExcluir
  2. Temos que parar de querer o grandioso, o mais complicado. Na simplicidade podemos ser felizes e viver muito melhor.

    beijos,lindo NATAL pra ti e tua família, um beijinho especial pra Luisa e tudo de bom em 2013! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Cissa
    Muito se tem escrito e dito sobre o fim do Mundo (próximo, já neste mês), com base nos mais variados motivos.
    Há poucos dias ainda recebi uma relação dos "videntes" que até agora previram o fim fo mundo, e isso vem já desde tempos muitoooo antigos, dois ou três séculos DC.
    Portanto, esta "onda" não é nova, aparece ciclicamente.
    Acerca desse filme "Minha vida sem mim" digo-te que um amigo de minha irmã, que vive nos Estados Unidos, teve o diagnóstico médico de um câncer no cérebro, com previsão de um tempo de vida muito curto. O moço (na altura tinha vinte e poucos anos) agarrou em todas as suas economias e foi correr mundo (provavelmente um sonho que sempre tivera...).
    Regressou passados cerca de seis meses, foi ao médico, e estava curado. Ainda há pouco tempo estava vivo e de boa saúde. Presentemente não sei...
    Ora se não estivesse tão próximo o fim do mundo (para ele) o mais natural seria que continuasse a sua vidinha monótona, venso a volta ao mundo como um sonho irrealizável.
    É bom, por isso, que todos nós comecemos a nossa "volta ao mundo" a cada dia que passa.

    Desejo que o teu Natal seja muito alegre e feliz, na companhia dos teus entes queridos, e que o Ano Novo contribua para que se realizem todos os teus sonhos.
    Beijinhos

    PS - Essa foto junto ao Monumento dos Descobrimentos está linda!(o mesmo acontecendo com todas as anteriores)


    ResponderExcluir
  4. O novo circulo começa no dia 21 de Dezembro.
    Agora devemos descobrir quando vai acabar.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ana Cecília (nome bonito!), interessante, engraçada, legal,..., e outros, essa história de fim de mundo, que de tempos em tempos alguém entra num banheiro de rodoviária e acha no chão um "papelzinho" com uma nova teoria bombástica sobre mais um final de mundo feliz ou infeliz. É engraçado porque gera grandes polêmicas, grandes cálculos e eu me pergunto: Que utilidade tem isso, se um dia eu vou acabar mesmo? Deus fez tudo certinho. Ninguém sabe o dia nem a hora porque não interessa para ninguém. O negócio é ir vivendo dentro dos conformes e não se apavorar com o fim.
    Viver sem dramatizar é mais fácil e muito mais gostoso, não é?

    Adorei os "RECUERDOS" de Ornella Vanoni. Senza Fine e de carona ainda ouvi o Dio come ti amo.
    Agradeço antecipadamente sua existência por elaborar postagens tão alegres e agradáveis aos seus seguidores.
    Boas festas para você e todos os seus e que Deus os abençoe muito.
    Um abraçao com o carinho de 2012 e a esperança de 2013.
    Manoel

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana.
    Excelente texto.
    Não sei dizer o porque de muitas pessoas viverem esperando pelo fim do mundo, acho que isso não passa de medo de viver e arcar com as consequências de seus próprios atos.
    Considerando-se que somos seres que vivem em um estado de constante atualização de nosso hd interno, pode-se dizer que todo o dia para nós pode ser considerado o fim e o início de nosso próprio mundo, tudo depende de nossa perspectiva e força de vontade.
    Bom Natal pra ti e pra toda tua família, Ana, e voltamos a nos ler em breve, se as conjunções astrais assim permitirem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cissinha,

    como eu já havia comentado no link do Diario, o ser humano é "fascinado" por ciclos e pela ideia de "recomeço" - apesar que neste caso estamos falando de um "final de mundo", o que na verdade não é bem assim: os maias falavam em "final de ciclos", o que é bem diferente e distante de fim do mundo ou fim dos tempos.

    Os chamados apocalipses existem em várias religiões - e aí está outro gostinho da humanidade: a catástrofe, pois basta verificar o sucesso que filmes e livros com essa temática fazem por aí. Passamos pelo ano 1000, pelo ano 2000, passaremos por 2012 e depois teremos tantas outras teorias para "o fim" - eu aposto em 2033, já vou antecipando com anos.

    Acontece que muitos recomeços nem sempre são observados. A mudança não está no ano ou no ciclo, e sim nas pessoas. Escrevi mais ou menos sobre isso no ano passado:

    http://grooeland.blogspot.com.br/2012/01/depois-dos-fogos-e-dos-festejos-o-que.html

    E é assim que seguiremos, sempre com expectativas para o "próximo ano". Quintana, sábio de sempre! Está tudo aí, temos muito ao nosso alcance. Não criemos tamanhas expectativas sobretudo com o que não podemos alcançar - ao menos sem antes "cuidarmos de nosso jardim". :)

    Boas festas para ti, minha querida amiga dos pampas! E é claro que estaremos por aqui, afinal "de 2012 passará..." rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cissa!
    Gostei tremendamente do texto! Muito interessante essa tua preciosa análise sobre um tema que não é só de agora. Já no passado se falou em diferentes datas para o fim do mundo...
    Vamos andando, enquanto nos deixarem. Façamos o que podemos pois nem sempre é possível o que queremos, mas lutemos por isso!!
    Bjs para ti e para tua família. Umas boas festas com tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Olá, grande amiga Cissa!
    A humanidade vive marcando data para o mundo acabar, mas, como não lhe foi permitido prever isso (nem outras coisas), erra crassamente. Esses profetas do mal, parece que não têm mesmo o que fazer. Acho que o Calendário Maia foi mal interpretado.
    Meu avô diz que o mundo somente se acaba para quem morre.
    É certeza de que nada no universo é feito para durar para sempre, no entanto, estima-se que nosso planeta tenha mais de quatro bilhões de anos e, provavelmente não testemunharemos sua destruição juntamente. Contundo, isso nos serve de autorreflexão.
    Não tenho pronto meus últimos desejos antes do fim; talvez ver meus familiares e alguns amigos ou comer alfenim.
    Também vou trabalhar esse tema num cordel em minha próxima postagem.
    Amiga, percebo que a cada dia está mais evoluída e sábia em suas primorosas crônicas.
    Senti falta.

    Abraços fraternos do amigo de sempre e que, se sobrevivermos (rs), desejo a ti e tua família um Natal e Ano-novo com saúde, sonhos, realizações, paz, alegria, amizade e felicidade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cissa queridona
    Adorei a charge do Jaime. É claro que o fim do mundo não vai acontecer, pelo menos não será assim tão fácil kkkkkkk. Mas que bela crônica. Interessante vc falar que colocamos a tranca depois que o ladrão rouba, aconteceu um fato recentemente na minha vida, eu mudei algumas atitudes minhas, as pessoas notaram minha mudança e eu falei exatamente isso kkkkk. Ainda bem que eu sou o tipo que aprendo com os erros, é para isso que existem os erros. E a felicidade é apenas um estar, e não um ser, é o que eu penso, e não uma lista que se faz na última hora, é contar história para meu filho na hora de dormir, e não esquecer de dizer que eu o amo, olhando nos olhos dele, é deixar de fazer algo que eu queira fazer porque eu os amo. Carpie diem! Viver o momento. Um dos momentos bons foi ter te conhecido esse ano!
    Bjão queridona! Fique com Deus!Um 2013 abençoado para ti e tua família!

    ResponderExcluir
  11. Cissa, você é ótima! Fico pensando, quando ouço comentários a respeito do fim do mundo, como gastam tempo (e dinheiro) com pesquisas, precauções... Se ele vai acabar, de que adianta ter provisões para ficar protegido em um lugar especial? Todos os dias ele acaba para várias pessoas, e estas não receberam qualquer aviso.
    Desejo-lhe um Natal iluminado, junto às pessoas que lhe são queridas. E que 2013 chegue com uma enorme bandeira de alegria e esperança. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  12. Hahahahahahahaha, com essa frase: Nos vemos em 2013, ficou a impressão de que vc ainda quer estar de férias do seu blog, mas que voltou a tempo de escrever uma postagem antes do fim do mundo! Vai que o mundo acaba mesmo né Cissinha!
    Hahahahahahahaha, vc é um barato!
    Manda um abração pro povo daí!

    ResponderExcluir
  13. Oii Cissa, em 2011 qdo esta história de fim do mundo estava no auge, até mais que hj, eu estive na Riviera Maia e conversei com descendentes deles perguntei sobre a profecia, e eles se divertiram dizendo que os Maias nunca disseram que o mundo ia acabar e explicaram sobre a contagem de tempo deles e sobre o renascimento e a renovação que ocorrerá nas próximas décadas a partir do final deste ano!Que venha muitas alegrias p nós então rsr valeu ter a sua companhia Cissa, e que venha 2013! Bjooooss

    ResponderExcluir
  14. ana cecília, amiga minha,
    desde que o homem se conhece [ou julga conhecer-se] se confronta consigo mesmo na perspetiva do que nele finda ou do que em si/por si [se] eterniza. acaba, à margem do fim do mundo, por se confrontar com o fim do seu próprio mundo: aquele que, no plural, serve de matriz para todo o seu ser/agir.
    os maias desenvolveram uma teoria que, mais do que sabermos se vinga na data anunciada, tem o mérito de nos levar a antecipar a questão da nossa efemeridade. e a resposta à forma de a enfrentar residirá, seguramente, em cada um, no seu horizonte de expetativas que, multiplicado ao número de dias disponíveis e subtraídas as constrições do código de valores individual, acaba por nos ajudar a perceber a essência das coisas: a completude - fenómeno algures entre a felicidade e a eternidade. e o mar construir-se-á pelas mãos, grão a grão, independentemente do dia que o calendário ouse anunciar... fatalmente.

    beijinho e parabéns por novo trabalho reconhecido um pouco por todo o brasil!

    ResponderExcluir

  15. Oi Cissa,

    Excelente sua crônica.
    Achei muito válida a sua colocação acerca da proposta de um auto descobrimento diante da iminência ou não de um apocalipse, o que nos propiciaria descobrir o que realmente nos levaria a uma realização plena e mais feliz. A vida de cada um está sujeita a findar-se a qualquer momento, sem preparação prévia. Logo, a filosofia correta seria viver bem o aqui e agora, procurando fazer diferença neste mundão que precisa tanto da participação ativa de cada um para tornar-se melhor, mais evoluído e conquistar uma posição de paz e fraternidade no Universo. Se eu acreditasse neste próximo final do mundo, nada faria de diferente, a não ser desfrutar um tanto mais da companhia dos meus entes queridos.

    Que o Natal brilhe pleno de alegria para você e família e que o Ano Novo chegue trazendo a todos esperança, paz e prosperidade, além de felizes realizações.

    ÓTIMAS FESTAS!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cissinha,

    Tudo bem? Lembro que quando criança tínhamos a noção que o o mundo se acabaria no ano 2000. Naquele período já não tinha nenhum presságio ou medo do fim, pois como sempre fui impulsiva, sempre me permiti a viver bem o dia, seja nas impressões do que pensava ou nos sonhos que desejava.

    Penso que o final é sempre esperançoso para quem pensa em resolver as coisas em um dia, diria que é parte da cultura acreditar em uma última chance. Mas penso que a chegada do caus já é o que vivemos com tantas atrocidades.

    Li em algum lugar que tem uma cidade do seu Estado que o prefeito já liberou os funcionários para não comparecer no dia.Agora que se o final do mundo permitir uma nova era, com mais amor, harmonia e paz, estarei festejando o fim com louvor.

    Quanto a tranca, após o roubo, penso que é normal, pois é o caus que leva a ordem. Então acredito na nova era.

    Mas se o fim chegar, saiba que te gosto muito, minha amiga querida. Foi um prazer conhecê-la em 2012.

    Sempre contigo!

    ResponderExcluir
  17. Amiga Císsa!

    Parabéns, pela crónica e antes que me esqueça - sim, às vezes distraio-me e esqueço de escrever certas coisas. ;) Feliz Natal e um bom fim de ano de 2012. Que 2013 seja repleto de amor, saúde, realizações pessoais que te preencham de felicidade.
    Um brinde: tchim-tchim.
    Minha amiga, não acredito no fim do mundo, do nosso planeta. Acredito numa mudança, a nível de consciência espiritual. Os planetas estão a alinhar-se para esse efeito. É a Era de Aquário! :)

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Cissa, hoje estou a passar pra agradecer pela sua presença no meu espaço nesse ano de 2012, e meu desejo é que possamos estar trilhando novamente em 2013.
    Ótimo final de Ano, e maravilhoso começar de Novo Ano.
    Feliz Natal, e que o Ano Novo seja pleno de realização.
    Grande beijo em teu coração!

    Refletindo com a Smareis

    ResponderExcluir
  19. Ciça lindona, vc sempre mandando mt bem com as idéias e palavras, pois bem, o bicho homem é mórbido e adora cultivar catástrofes, desgraças de todos os tamanhos. Será sentimento atávico? A felicidade não é nenhum Redentor ou Coliseu, mas um sorrizinho da neta, um cheiro de filho, um passarinho desavisado que entra pela janela, essa coisas que não são colossais, nas suas formas, mas com sentidos e sentimentos gigantes. Falta-nos cair a ficha do entendimento. Gostaria que todos os fins do mundo fossem alertas para o homem se reinventar e de um jeitinho melhor, pq o homem está mais é para o fim da picada.
    bj gigante pra vc e toda sua família, com votos de dias melhores, sempre!

    ResponderExcluir
  20. Olá minha querida Madrinha !

    Quero me desculpar, por ficar tão longe de seus escritos, mas tranquilo, por saber que você conhece parte da minha rotina. Quanto ao seu texto,também me leva a reflexão, no sentido das pessoas buscarem suas realizações apenas quando descobrem que seu tempo de alguma forma se torna escasso. Tenho uma lista de metas para o ano, uma para o mês, e assim sigo. Todo dia digo que amo, quem amo de verdade, e não engulo sapos de ninguém. Entendo o que faz um corinthiano vender uma cama, pra ir para o Japão torcer no mundial, mesmo não tendo coragem pra fazer uma coisa dessas. Um beijão gostoso, e fica com Deus. Obrigado pela amizade sincera e duradoura.

    ResponderExcluir
  21. Cissa o/
    Ah estou feliz que você voltou á ativa na blogosfera! Eu que estou meio em off mas por conta da correria de fim de ano. Está uma loucura, não era para estar desse jeito..ando ficando só o pó rs. Esses últimos meses desde estão muito mais corridos que o normal. Aí junta as coisas que me aconteceram...já viu né? Não sei como ainda consigo manter o blog nos conformes...na medida do possível.
    O personagem Ed é muito interessante e o sacrifício dele amputando o braço para trazer o irmão de volta é sensacional.
    Eu também vou ficar em off do blog nessas duas semanas de festas e to preparando a postagem rs...mas pretendo voltar com tudo em 2013 afinal..eu sobrevivi á muitos apocalipses...sobreviver á esse não será dificil rs.
    Sim, agora minha mãe operou o outro olho...mas ela está passando super bem! E já te manda um beijão!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Cissa,

    Vim agradecer a visita no Palavras e ler seus textos que são sempre ótimos. Que bom que você tb está de volta.

    Depois de ler seu texto fiquei aqui pensando na minha "lista" . É muito louco imaginar isso de colocar uma data limite e um pseudo botão "desliga" para todos ao mesmo tempo. Sabemos que a nossa hora existe e deveríamos viver como se fosse amanhã, sempre. Mas só de imaginar o "bum" somos tomados por una vontade estranha de fazer no mínimo, a lista.
    Uma excelente reflexão Cissa.

    Bjs, muito bom ter você de volta.

    Leila,

    ResponderExcluir
  23. Voltei pra te desejar um feliz Natal ara você e toda sua família.

    Que 2013 seja assim, alegre como o seu sorriso.

    Bjs

    Leila

    ResponderExcluir
  24. OLá Cissa, minha querida amiga!

    BUM!...
    São tantas as previsões, tantas as informações, umas coerentes, com algum sentido, outras nem tanto. E o que poderia resultar em reflexões saudáveis sobre as nossas reações, sobre nossas prioridades, acabam por se perdem ante esse dilúvio anunciatório de fim de mundo...

    Penso que todos os dias há mudanças consideráveis na vida da gente, em todos os aspectos. Não se sabe o que nos espera no final da rua. O que parecia sob nosso controle, aquela rotina tranquila, ficou no passado.Parece que o mundo exige da gente o ser forte, não chorar as perdas, não chorar a dor...Temos que parecer forte perante a sociedade, como se fosse vergonhoso, ser frágil diante das dificuldades. Não há um dia igual ao outro, embora semelhantes. A evolução é lei da vida, e dela não temos como fugir, por isso não acredito em fim de mundo, mas o fim de um "tipo" de mundo.

    Dizem que nossa civilização está à beira do colapso, que estamos em véspera de violentas tormentas solares e pelo degelo total do Pólo Norte. Então, como sou leiga nesses assuntos, coloco meus medos na quarentena, e busco me lembrar que sou imortal, e que o que irá comigo desta pra melhor, é a minha mudança consciencial...

    Ante essas reflexões proporcionadas por tua super atual crõnica, minha querida amiga, e cheia de otimismo e confiança nas Leis Maiores da Vida, te desejo um Feliz Natal, agradecida a você, por seu carinho comigo nesse 2012, por sua amizade tão especial, que me faz sorrir, que me faz feliz!

    Que as Luzes de um Novo Tempo, iluminem as nossas vidas!

    Bjos da Lu...

    Bum...........

    ResponderExcluir
  25. ..............¨♥*✫♥,
    .........,•✯´.........´*✫
    .......♥*................ __/\__
    .......*♥............… ..*-:¦:-*
    ...¸.•✫.............……/.•*•.\
    ...~`,`~.................. |
    ¸....✫................... *•*
    ´¸...*♥..´¸...........*♥♫♥*
    ´¸¸♥*................✯•♫•♥•*
    ´¸.•✫ .............. *♥•♫•♫♥*
    ~`,`~............. ✯♥•♦♫♥•♥*.
    `.✫`.............. *♥☺♥•♥•☺♥*.
    ●/................✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
    /▌................*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
    / \....................... ╬╬╬╬
    Joyeux Noel, et Bonne Année 2013 ainsi que pour votre famille
    Merry Christmas and Happy New Year 2013 and for your family
    Feliz Navidad y Feliz Año Nuevo 2013 y para su familia
    Feliz Natal e Feliz Ano Novo de 2013 e para a sua família
    °*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
    ║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ♥ NEW YEAR ♥ 2013 !!
    ╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ¥☆★☆★☆¥ ★☆
    http://nsm08.casimages.com/img/2012/12/16/12121609514312502810669701.gif
    http://nsm08.casimages.com/img/2012/12/16/12121609514312502810669700.gif

    ResponderExcluir
  26. Agradeço seus votos e suas sempre gentis palavras. Foi ótimo havê-la conhecido este ano e espero que nos possamos encontrar, pessoalmente, em 2013. Quando quiser vir a BH, basta ligar que terei imenso prazer em recebê-la.
    Que seu Natal seja de luz e que o novo ano lhe traga a sequência dos momentos felizes e muitos outros, igualmente prazerosos. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  27. Ana... flor que ilumina essa blogosfera.
    Se o mundo acabar, morrerei feliz, sou feliz, nunca precisei de muito pra ser feliz, talvez por isso tenha conseguido vencer na vida e assim vou vivendo.
    Acreditar neste fim eu não acredito, talvez seja a hora de mudanças, que o 21 de Dezembro venha trazer mudanças boas para este mundo, que ele seja mais justo, que faça as pessoas terem a consciência de dividir suas riquezas, que o mundo seja mais igual para todos.
    Felicidades neste final de ano pra vc e toda sua família, tenha um Natal cheio de paz, alegria e um ano novo cheio de saude, pois com saude o resto corremos atrás.
    Bjs

    PS: Quando fui a praia lembrei de vc, não sei por que, fiquei olhando o mar e pensei: A Ana amaria conhecer este mar, que é tão meu.

    ResponderExcluir
  28. ah eu não acredito nessas profecias
    o mundo acaba para quem morre e ponto

    mas mesmo que essa profecia se torne real, pelo menos alguém cruzou o oceano e deu-me o prazer do seu sorriso, da sua amizade

    beijo

    ResponderExcluir
  29. Passo para te desejar um Feliz Natal e um 2013 em GRANDE!
    beijo
    Graça

    ResponderExcluir

  30. Cissa querida,

    Foi muito gratificante e prazeroso estar com você neste ano de 2012 e só tenho a agradecer pela agradável e inteligente companhia. Você ainda foi ponte para que eu pudesse conhecer a amiga Luciana Santa Rita, cuja amizade acabou transpondo a barreira da virtualidade para a realidade.
    Obrigada por tudo e ainda mais pela atenção e carinho que dispensou ao meu recanto.

    Renovo meus votos para um Natal feliz e um Novo Ano pleno de realizações e alegrias.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  31. Olá, flor!
    A Lu Sta Rita tirou (sem pretensão) o que eu pensei ao iniciar a leitura de sua crônica. Quando era pequena ouvia que o mundo iria acabar em 2000, daí imaginava: -Vou morrer com 25 anos sem ter feito nada na vida!
    Hoje, aos 37 anos, continuo sem ter feito nada, pois por mais que façamos, nada parece ser feito... e o mundo não acabou!
    Agora será dia 21, bom...penso que para morrer basta estar vivo, para muitos, inclusive 3 familiares meus, o mundo acabou no dia em que morreram nesse ano e acabará para todo o ser vivo um dia.
    Acredito, não por profecias pagãs, que pode ocorrer de um meteoro ou algo parecido vir em direção à Terra e destruí-la, a NASA deve ter conhecimento prévio de tal probabilidade, porém diante das profecias bíblicas (eu creio) o mundo está caminhando para seu fim sim, mas por culpa do próprio homem que vem destruindo nosso planeta além do amor ao próximo estar em extinção, o egoísmo e o egocentrismo estarem em alta na (de)humanidade.
    Creio nas profecias bíblicas e no resultado que vem das atitudes do Homem com nosso 'mundo'.

    Desejo um bom Natal e um Ano de 2013 repleto de saúde e amor em sua vida.

    Bjoks

    ResponderExcluir
  32. Querida Cecília!
    Todo dia tem um fim de mundo acaba dentro de nós e a cada dia um novo mundo nasce em nós.
    Feliz Natal querida e que 2013 seja maravilhoso em todos os sentidos.
    Bençãos de Jesus para você e todos que você ama, beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  33. Como seria bom realizar tudo que desejo, coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer. Mas nem todos tem a oportunidade disso, não é? Enfim, o ser humano é assim, no momento de crise repensa no que fez, o que gostaria de mudar e tals, mas quando acaba volta a ser a mesma besta de antes. Por isso acho que vai continuar tudo do mesmo jeito.
    Bela crônica, Ana Cecília.
    Um grande abraço, feliz Natal e feliz Ano novo!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá amiga
    Desejo a você e família, um Feliz Natal e um 2013 cheio de realizações.
    Bjux

    ResponderExcluir
  35. Oi, Cissa!
    Estamos terminando o ano. Mais um ano apocalíptico (???). :) Na minha infância já ouvia falar do fim do mundo. Era de dar medo. São tantos os medos que se passaram: da guerra atômica... , do domínio do mundo por certos povos, com crueldade... E o medo do petróleo acabar? A depredação da natureza...
    Bem..., se formos catar os medos... “Tadim” de nós. :)
    Com tudo isso, a maior revolução que se passou e passa todos os dias são as nossas revoluções íntimas. A cada dia não somos mais a mesma pessoa. E assim, milhões de pessoas se despertam para um raiar renovado em compreensão. Oxalá possa a humanidade se renovar na fé de um mundo melhor.
    Então, amiga Cissa, eu lhe agradeço também por fazer parte dessa convivência na globosfera durante este ano, colaborando com nossa transformação, tecendo em nossa volta sua alegria.
    Revolução em alegria frise-se, sem medo. Seu belo texto vem bem nesse sentido, de esclarecer, de desmitificar.
    Um abraço, feliz Natal para você e todos os seus e um ano novo renovado em esperanças e realizações.

    ResponderExcluir
  36. Oi Ciss.
    Desculpe a demora, mas fim de ano é sempre corrido por aqui.
    Mas gostei mesmo da parte em que devemos fazer duas coisas que gostamos para cada uma que fazemos por obrigação.
    Tipo comer uma salada por obrigação e dois pedaço de torta de limão por opção??
    Brincando tá?
    Beijão Ciss e tenha um fim de semana cheio de paz.

    ResponderExcluir
  37. Suas observações aqui nesse texto acerca desse assunto vem de alguma forma fortalecerem o meu pensamento em relação a isso. Vejam que o mundo, propriamente dito, não acabou. Estamos todos por aqui, e vivendo nele com a rotina de sempre; até a próxima profecia. Cissa, um beijo no seu coração e de sua família, com o especial desejo de terem um Natal de paz, amor e muita luz. Tudo de bom para você, minha amiga, sempre.

    ResponderExcluir
  38. Querida passei aqui para desejar-te:
    Boas Festas!
    Que o encanto prevaleça ante as perdas, e os ganhos ocupem espaços generosos na tua vida.
    Que o Ano Novo te traga muita luz e que todas as quimeras se moldem do tamanho de teus sonhos.
    Felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  39. Minha querida

    Que todos os teus dias sejam Natal e do coração nunca se apague o sol
    Que todos os momentos sejam plenos de felicidade...amor e esperança
    Que todos os sonhos se transformem em realidade com a força do amor
    Que o espírito do verdadeiro Natal renasça nas mãos de uma criança

    Os meus votos de Feliz Natal junto de todos que te são queridos e
    que a felicidade e o amor estejam sempre presentes na tua vida.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  40. Esta semana passei Por aqui e li essa partilha feita com tanto amor,não deixei comentário,porque esses dias que estão chegando o fim do nosso calendário,me consume em trabalho,do qual não posso me dedicar aos amigos,do qual estimo e amo tanto,dos escritos que me faz cada dia mais comprometida no aprendizado...
    Deixo minhas desculpas,dizendo que ainda volto para desejar um FELIZ NATAL!
    HOJE DEIXO BJSSSSSSSSSS RECHEADOS DE SAUDADES !!!!!

    ResponderExcluir
  41. Ei, Cissinha!

    Deixo aqui meus votos de um lindo Natal e um Feliz 2013. Enviei dois e-mails a você, mas como não sei se recebeu. Beijo! Beijo!

    Sua amizade foi uns dos maiores presentes de 2012!

    ResponderExcluir
  42. Minha querida Cissa
    Dei um saltinho, atravessei o Oceano, e vim trazer-te um abraço apertado com votos de Feliz Natal!
    Daqui a pouquinho vou para casa da filhota, e só regresso amanhã à noite. É a primeira vez, depois de tantos anos, que passo o Natal assim :(
    É a vida.


    Um beijo do tamanho do mundo. Tudo de bom para vocês todos.

    ResponderExcluir
  43. Que o Natal seja de muita paz e felicidade e um momento de reflexão pra você e toda a sua família,,,beijos e flores de Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  44. Oi Cissa...
    Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  45. Cissa, falando sério, eu não consigo lidar muito com o pensamento relacionado ao fim/morte e afins. Brincar é uma coisa, mas quando a porr*(ops) fica séria, aí realmente não consigo raciocinar. Se eu tivesse que fazer uma lista... ah, acho que eu simplesmente não faria. Não sei. Provavelmente eu apenas faria as coisas que desejo, sem precisar anotar. Já falei no blog que a morte é uma danada com a qual ainda não consigo mesmo me relacionar de forma "tranquila". Acho que preciso de terapia! rsrsrsrs

    Grande beijo, minha querida... e que seu dia natalino esteja sendo do jeitinho que vc programou. :*

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  46. Bonne Année 2013 ainsi que pour votre famille
    Happy New Year 2013 and for your family
    Feliz Año Nuevo 2013 y para su familia
    Feliz Ano Novo de 2013 e para a sua família
    °*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
    ║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ♥ NEW YEAR ♥ 2013 !!
    ╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ¥☆★☆★☆¥ ★☆

    Regards from France
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    A little gift for you
    http://nsm08.casimages.com/img/2012/12/26/12122605434412502810698610.gif

    ResponderExcluir
  47. Boa noite minha querida amiga toda iluminada.
    Iluminada sempre
    nas palavras que leva até meu blog,
    com carinho sem igual.
    Sempre leio suas mensagens
    com muita, muita atenção
    pois tudo o que escreve
    desperta em mim emoção.
    Você é um amiga preciosa
    que cuidadosamente vou reter
    do lado esquerdo do peito
    para jamais o perder.
    Neste momento especial
    quero também desejar
    saúde paz e amor
    para sua vida encantar.
    Que as festas natalinas tenha te feito mais iluminada ...
    bjs com o sabor de restinho de festa !!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá amiga, tudo bem? Passei para fazer uma visita ao seu blog e aproveito para convidá-la a dar uma folheada em dois livros que estão publicados em meu blog.
    Os livros são de autoria de dois amigos, um livro é de poesias e o outro conta a história da minha cidade (Jandaia do Sul).
    Desejo a você um 2013 com muito sucesso, saúde e felicidade. Abraços do amigo Bicho do Mato.

    ResponderExcluir
  49. Acho que os Maias erram os cálculos,mas pelo menos temos um texto excelente,que diz o quanto somos catastróficos quando devíamos agradecer o mundo que temos.Parabéns.

    ResponderExcluir
  50. Minha querida Cissa
    Venho desejar um feliz ANO NOVO.

    Passei o Natal junto de minha família. Não foi nada fácil, nada mesmo, mas... passou-se. Agora falta a passagem de ano e o dia de Ano Novo, outros dois dias plenos de recordações.
    Esforço-me por não pensar muito no assunto, e a minha filhota encarrega-se de não me deixar estar muito tempo em casa... Daqui a pouco vem me buscar para sair.

    Desejo que o ano de 2013 traga para vocês todos as maiores felicidades, e se cumpram, na sua grande maioria, os vossos sonhos.

    Beijinhos

    ╔═════════ ೋღღೋ ══════╗
    ೋ ~~ FELIZ ANO 2013~~ ೋ
    ╚═════════ ೋღღೋ ══════╝

    ResponderExcluir
  51. Querida Cissa
    Super interessante a sua crônica. Amei.
    O medo em si , quando isolado se manifesta de várias maneiras. As vezes inquietante diante de um perigo imaginário ou real. Mas em se tratando de uma previsão de destruição globalizada não damos nenhuma importância quando vivemos intensamente o aqui e o agora.
    A meu ver o fim do mundo só acontece aos que morrem em qualquer circunstância.
    Terremotos, tsunamis,tornados,enchentes com certeza causarão enormes destruições.

    Obrigada por você existir. Aprendo muito com você. Adorei o compartilhamento.
    Um feliz ano novo cheio de luz, paz e amor para você , á pequenina Luise e todos os seus.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  52. ainda bem que os maia errô...
    ô, cê tá certa.
    certíssima.
    o paulinho pedra azul, cantador la das geris costuma dizer (depois do quinto chope) que a vida é bela... e que nóis é que "fod'ela".

    e eu concordo.

    tudim tudim tudim.

    feliz ano novo.

    abraço e afeto do

    roberto.

    ResponderExcluir
  53. Cissa querida

    Meus votos para 2013:

    "Que tenhas felicidade bastante para que possas suportar os momentos tristes; dificuldades para que venças e te fortaleçam a cada luta; sonhos para que busques a cada dia um novo objectivo; amor que te aqueça a alma; e esperança, sempre, para que não te falte o desejo de viver cada dia melhor, todos os dias.
    O que a vida quer de nós é simplesmente coragem!"

    FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  54. Cissa, minha querida; tenha um feliz e maravilhoso ano novo. Muita paz e muita luz para você e sua família na chegada do novo ano. Feliz ano novo e um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  55. Oi Cissa...
    Vim agradecer o carinho no Ano de 2012...Eu e a Nina desejamos um Feliz 2013 repleto de Luz, Amor, Saúde e Prosperidade.
    Feliz Ano Novo!
    Rainen mo yoroshiku né!" Que quer dizer: Conto com vocês no próximo ano.
    Beijos!
    San&Nina

    ResponderExcluir
  56. Amiga Císsa!

    Desculpa a minha demora em vir aqui.
    Desejo um 2013 com tudo de bom, cheio de realizações para ti e para os teus.
    Agradeço a tua amizade e pela tua presença no meu blog.
    Tem um desafio no meu blog, que se puderes participar ficarei feliz.

    Eis o link:

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/12/presentes-de-natal.html

    Obrigada.

    Feliz 2013!

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  57. Mrs. Vampire, coincidentemente, eu vi este filme há pouco tempo. Se não me engano é um em que ela arruma até mesmo uma esposa para que possa tomar conta do seu marido e filhos. Se não estou confundindo. rs.
    A respeito do fim do mundo, eu já sabia que as profecias dos Maias não eram fatalistas como são as dos cristãos, judeus e muçulmanos, com direito a dilúvios e todas as catástrofes e pragas possíveis de um Deus "misericordioso". rs.
    Porém, tanto sua crônica quanto tudo o que ocorreu, comentaram a respeito, me levou à reflexão que, no fundo, talvez pessoas desejem o fim do mundo por estarem cansadas ou tão deprimidas ao ponto de não ter que sentir culpa pelo o que seria um "substituto do suicídio".
    Ficarei offline até o dia 02 provavelmente e não poderia deixar de passar por aqui e lhe desejar um Feliz 2013. Será difícil visitar a todos os parceiros, visto que este é o último dia / noite online de 2012.
    Espero permanecer com sua parceria no ano que vem!
    Até lá!

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  58. Um feliz ano novo pra você e pra toda sua família, repleto de amor, paz, carinho, realizações, muita poesia pra alimentar a alma, que a paz do Senhor Jesus esteja em seus caminhos por todo o ano que se aproxima....beijos e flores....

    ResponderExcluir
  59. Oi Cissa, passando para te desejar um ano novo de muita paz e saúde, pleno de realizações. Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  60. Cissa, estou voltando aqui, neste meu último comentário do ano, apenas para lhe desejar um ano novo maravilhoso, ao lado de sua família! Que tudo aconteça, em 2013, do jeito que vc deseja!!!

    bjks
    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir

  61. Cissa \o/
    Sabe o que eu acho? O ser humano gosta de um apocalipse...todo ano surgem previsões disso e daquilo querendo o fim do mundo (e agora, com a moda, o apocalipse zumbi onde as pessoas se imaginam matando zumbis quando na verdade, se acontecesse, seriam zumbis)...e o fim do mundo nunca chega rs. Ainda bem!
    Ah legal você ter curtido o post! E o meu encontro com a Lu e a Joicy! Faltou você nas fotos ;_; Mas um dia vou te conhecer! Sobre o Victor ele iria, mas não conseguiu faalr com a Joicy e como ninguém mais tinha o telefone dele...acabou que houve desencontro.
    Valeu por curtir a postagem final de 2012..agora como foi de festas de fim de ano? Curtiu bastante? Eu já retomei á blogosfera kkk
    Eu e minha mãe te desejamos um excelente começo de ano e que possamos nos falar mais vezes!
    Bjs!!!!!!!!!!E lá vamos nós para 2013!

    ResponderExcluir
  62. Minha linda !!!!!!
    O ano-novo já passou e um novo dia está começando !!!!
    Venho te abraçar neste 2013 com muito carinho !
    E perguntar se posso ficar fazendo morada por aqui por mais um ano ?
    Bjs com o sabor de um novo dia !!!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Minha querida

    Venho deixar-te o primeiro beijinho deste ano que agora começa e desejando que te cubra com o manto do amor e da paz.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  64. Ei essas férias não acabam nunca?????????????????????

    ResponderExcluir
  65. Gostei de teu blog, parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir