sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fados, tangos e outros tantos


melodias por mar, terra e ar

Há um pedaço de solidão em cada música,
e uma nota de sol-lidão nos descompassos. 
(Ana Cecília Romeu)

Fotografia de Pedro Costa - em Zambujeira do Mar
   
   Ao pensar sobre o que motiva os compositores, poetas da música, a traçarem mensagens em forma de melodia me questionei sobre o que é o “fogo que arde sem se ver”, segundo Camões, tão imenso que deva ser revelado.
   Conhecer o fado de Portugal, é mais que conhecer uma música é traduzir Portugal. Quando por lá estive, me foi provado o que já diziam na máxima: “saudades é uma palavra que só existe no idioma português”. E assim fez-se a doce melancolia em forma de música, avisando a “bailarmos longe do mar”, e parece ele ser o grande responsável por todas presenças e ausências, da deriva e da navegação, por perder-se, encontrar-se e não encontrar, por desejarmos ser um anônimo errante, um pirata sem bandeira.
   No Uruguai, os Pampas, tipo de relevo com pouquíssimas depressões em campos extensos, onde se visualiza o sol cair na linha do horizonte, é o cenário da milonga. Parece que ninguém sabe cantar tão bem a solidão como os uruguaios. “Tenho uma solidão tamanha que posso organizá-la como uma procissão”, um dia disse Mário Benedetti. Assistir ao pôr-do-sol nesse país é uma experiência única de solidão compartilhada, aquela em que fizemos na presença da natureza, do cheiro da terra úmida, uma terra que causa bradicardia ao ouvirmos Ana Prada: “gota a gota passam os minutos caindo, o tempo corre até o mar, e eu vou terra adentro”.
   O tango, ritmo popularizado na Argentina, parece viver dos compassos e descompassos, do ar e da asfixia, nos bons ares de Buenos Aires, essa capital apaixonada que poderia estar em qualquer parte do planeta, mas está nesse país das “ganas”, dos desejos, que não só tem um grande jogador de futebol, Messi; um grande ator, Darín, (outras formas de se escrever poesia), mas também onde surgiu “El dia que me quieras”, é certo, pelas mãos de um uruguaio, Gardel, e de um brasileiro, Le Pera; não pela “mano de Diós” de Maradona. Essa dupla fez um gol de placa ao imortalizar a melodia e os versos: “Acaricia meu sono, o suave murmúrio do teu suspirar. Como ri a vida se os teus olhos negros me querem olhar.”
   E o Brasil, “gigante pela própria natureza”, parece misturar tudo, mar, terra e ar: a solidão dos Pampas gaúchos e também de todos os planaltos; o mar de um litoral a perder de vista e que dá saudades; e o ar e a falta dele numa Amazonas impar. E aqui nasceu o samba genuíno de quem ama muito, mas por vezes é benevolente em excesso ao aceitar os “Renans” e os “Calheiros”, mas que não perde a esperança quase nunca, como cantava Cartola: “bate outra vez com esperanças o meu coração pois já vai terminando o verão, enfim.”
   Saudades, solidão, desejos, esperança: sentimentos universais por mar, terra e ar. Nossa vida é toda mais bela quando ouvimos a música da alma, desses escritores da melodia e das letras que fazem do seu concerto sem holofotes, o de quem ouve. Como cantava Cazuza “faz parte do meu show”, esse show que quando sobe aos palcos passa a ser propriedade afetiva de todos nós.
   Pelas mãos dos poetas-gente dos fados, milongas, tangos, sambas, da terra, do além-mar e do além-fronteiras, conjugamos a paixão como sentados à mesa de um bar na nossa esquina, conversa aqui e ali em ‘acordes’ primeiros.  Dormir, para quê?

Dedico aos compositores de música-alma,
em especial a Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.
(Rio de Janeiro – 1958/1990)




Faz parte do meu show
Composição: Cazuza e Renato Ladeira

Te pego na escola e encho a tua bola com todo o meu amor
Te levo pra festa e testo o teu sexo com ar de professor
Faço promessas malucas tão curtas quanto um sonho bom

Se eu te escondo a verdade, baby, é pra te proteger da solidão



Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Confundo as tuas coxas com as de outras moças
Te mostro toda a dor
Te faço um filho
Te dou outra vida pra te mostrar quem sou
Vago na lua deserta das pedras do Arpoador
Digo 'alô' ao inimigo
Encontro um abrigo no peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Invento desculpas, provoco uma briga, digo que não estou
Vivo num 'clip' sem nexo
Um pierrot retrocesso
meio bossa nova e 'rock'n roll'

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Meu amor, meu amor, meu amor..


50 comentários:

  1. Pessoal, agradeço antecipadamente a todos que por aqui chegarem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, Cissa. Fez-me querer conhecer Cartola haha
    Bom fim de semana. (:

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha te ler! O mar, sua grandeza, solidão,inspiradores! Lindo Cazuza! beijos,chica e bom descanso ou pulos no carná! Pra mim, descanso!

    ResponderExcluir
  4. Olá!Bom dia!
    Cissa
    Belo!
    é verdade...dormir para que?
    ..... a música carrega consigo uma capacidade de atração dos sentidos que nenhuma outra forma de arte consegue superar .Às vezes nos remontam lembranças de nossa vida ou simplesmente compõem sentimentos, que nos alimenta para o sentido real da existência humana .
    No mundo em que vivemos, em que cada vez mais as pessoas se distanciam, basta uma boa música para haver relação entre uma pessoa ou outra, do compositor e do "ouvinte". É muito bom cantarmos a vida. E cantar a vida não é só cantar a tristeza, felizmente a vida não é só feita de coisas tristes.
    Meu carinho!
    Belo feriadão/carnaval/etc
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Cecília
    Seu texto é perfeito. Me impressiona a capacidade dos poetas letristas de colocarem a alma em um papel e depois musicá-la.Quanto ao Cazuza, sem palavras.
    Bom Carnaval
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Que bela sua frase, lá em cima! Foi uma escolha excelente para a abertura de sua postagem. Os sentimentos são iguais em todos os países, pois seres humanos os habitam. E aqueles que os traduzem em canções ficam imortalizados. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, nobilíssima amiga Cissa!
    Realmente a música é feita da alma para alma. Não é à toa que existe a máxima: "Quem canta os males espanta". A música tem a capacidade de transformar não só nossa alegria, mas também nossa tristeza em arte e eternizar os momentos de felicidade, o que nos traz saudade.
    Felizmente temos ritmos e canções que não ficam atrás de país nenhum. Muitos clássicos nossos são cantados pelo mundo todo, como "Garota de Ipanena" do maestro Tom Jobim e Vinícios de Morais.

    Parabéns pela crônica espetacular e argumentada inteligentemente!

    Abraços do amigo de sempre.

    ResponderExcluir

  8. Olá Cissa,

    Bela frase/pensamento que encabeçou a crônica, que, por sua vez, é lindíssima. É prova viva de sua sensibilidade e talento para com as letras.
    Compositores são poetas por excelência. Quantos sentimentos e rimas maravilhosas nos trazem as belas composições musicais.
    E, sim, os sentimentos são universais, pois inerentes à natureza humana.
    Por fim, grande Cazuza! Será inesquecível sua passagem pelo planeta, mais precisamente pela nosso Brasil.

    Parabéns, queridona! Arrasou!

    Ótimo feriadão carnavalesco.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    É na alegria
    de muitas canções
    e acordes
    e lugares,
    que os olhos
    se esquecem
    de dormir...

    Que em teu coração,
    a alegria faça morada...

    ResponderExcluir
  10. Amo escrever sobre música Cissa, mas confesso que não teria insight e sensibilidade para escrever um texto como esse teu, perfeito, em cada canto do mundo, há suas peculiaridades musicais, e, por detrás delas, histórias, alegrias, tristezas, enfim, emoções distintas de um povo que sabe apreciar sua cultura, e, através dela, viver a sua vida.

    Parabéns pelo texto, ótimo feriadão pra ti e família. Abração.

    ResponderExcluir
  11. Querida Cissa, você falou de música e seus artistas de uma maneira que até hoje não li. E não é exagero de minha parte não. Eu não sei se você percebeu ou se foi intencional, mas o texto tomou um tom poético. E foi exatamente isso que me chamou a atenção e encantou-me nele; além, é claro, de toda beleza dele. Parabéns, minha amiga. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  12. Cissinha,

    Tudo bem? Percebo que esse texto foi escrito sob a saudade e solidão, mas também por relevos geográficos que por mais que sejam diferentes se entrelaçam. Estou fora e por isso breve, mas receba a minha admiração pelo texto.

    Beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cissa,
    Puxa, escrever assim e ainda citar o poetinha em "Faz parte do meu show" é show! rsrsrsrsrsrsr.... É por essas que, apesar de tudo, podemos dizer que vivemos em uma terra abençoada, cenário de inspiração e beleza a todos que nela vivem ou a passeio. Quem sabe não serve de motivação para transformarmos esse colosso?
    Quem sabe não desvendamos os "segredos de liquidificador"?
    e para os uruguaios, continuo com cazuza:" Viver é bom, nas curvas da estrada, solidão que nada!"

    adorei mesmo...
    Abraços, Flávio

    ResponderExcluir
  14. Belíssimo texto, quem ama a música(poesia) não pode deixar de ler,que bom estar no mesmo mundo que esses grandes gênios habitam e habitaram.Quanto a Cazuza agradeço á seus pais por terem trazido ao mundo, esse que ao meu ver, é um dos melhores artistas que pude ver.Parabéns a nós.

    ResponderExcluir
  15. Em Tempo,essa foto deu vontade de pular nesse Atlântico ao inves de tirá-la.Que lindo Portugal.

    ResponderExcluir
  16. aninha,
    antes de criar o homem, deus talvez tenha idealizado a música. e porquê? porque ao escutar o produto desta sua experiência terá percebido o que era a verdadeira humanidade: nas frestas dos sentidos, esses que percorrem lugares tão recônditos e inefáveis como a saudade, a melancolia, a nostalgia, seja em português ou em espanhol, em francês ou inglês, tanto com sotaque do litoral ou como da montanha, uns ou outros, sobretudo nessa sobrelíngua que a todos concetualiza, aproxima e percorre: o humanês. depois da música todo o projeto genesíaco se fez mais fácil.

    bela a tua crónica, porque nela nos define.

    beijinho, em fado, tango ou suave milonga ao pôr do sol dos sentidos!

    ResponderExcluir
  17. Cissa minha amiga, tava inspirada quando escreveu esse texto hein!
    Um dos melhores que já li por aqui. Parabens! Muuuuuito bom!
    Realmente o PCzão falou tudo... Ele tem um tom poético mesmo.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Querida Cissa

    Espero que já tenha se recuperado da gripe.
    Como adoro vir aqui. Leio e releio de tanto encantamento.
    "Gota a gota passam os minutos caindo, o tempo corre até o mar, e eu vou terra adentro"
    A sinuosidade do seu texto foi tomando dimensão de um grande poema. Talvez se fosse mesmo um poema perderia um pouco do encanto. Tudo tudo aqui, o céu, a terra e o mar faz parte do seu show. Como não reler?.
    "Melodias por mar terra e ar. Há um pedaço de solidão em cada música e uma nota de sol-lidão nos descompassos." Adooreeei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Cissa linda,

    poderíamos continuar esta conversa por horas, lembrando os grandes nomes da música, mestres que conseguiram misturar de tal forma as palavras que elas cantam por si.
    Fiquemos com Caetano Veloso: A língua é minha pátria e eu não tenho pátria: tenho mátria/ E quero frátria...
    Beijos e ótimos dias de carnaval para você!

    Leila

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ana.
    Belo e sensível texto.
    Creio que a música (que é a poesia cantada) é a forma que temos para entrar em sincronia com o planeta e o Universo e, em se tratando de cada microcosmo que é uma cidade, uma ilha ou uma região relativamente pequena, as pessoas acabam exteriorizando aquilo que sentem na forma de sua cultura que serve tanto para se ensinar o que é de mais belo naquele lugar quanto se passar adiante os valores que sustentam sua sociedade.
    Em resumo, o que tem (e se vê) de belo deve ser passado adiante, para o bem de todos.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  21. Meu Portugal amado
    tão bem traduzido no fado!
    Um texto marcado a saudade, não?
    Deixo-te uma das minhas músicas preferidas. Espero que ouças!
    " Há gente que fica na história da história da gente"

    http://youtu.be/OzrUs08-SWs

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Cissa, minha querida
    Li, encantada, este teu texto maravilhoso.
    Há uma tal fluidez na narrativa, que, mesmo sem querer, te acompanhamos como que em voo rasante, seja por mar, terra ou ar...

    A foto é linda, duma terra igualmente linda - Zambujeira do Mar - a terra dos festivais de música.

    O vídeo uma verdadeira delícia!

    Eu estou muito melhor. O médico esteve cá em casa na quarta-feira passada e declarou-me fora de perigo. Já hoje fui à cabeleireira, e senti-me bem. Tanto que já comecei a preparar um post para o próximo dia 14, dia em que a «CASA DA MARIQUINHAS» faz aniversário.

    Uma semana muito feliz, com um "obrigada" por teu cuidado e carinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Cissa, queridona
    Demorei mas cheguei kkkkk, estava viajando, cheguei, e o primeiro blog a visitar é o seu. Que texto gostoso, leve de se ler. Uma amiga muito querida me disse que um bom escritor deve através do texto dar as mãos ao leitor, e caminhar junto com ele, até o final da leitura, vc faz isto com maestria! Vc é show! A foto combinou bem, eu sou suspeita, pois amo o mar!
    Bjão queridona. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  24. Cissa... lindo o comentário....
    Cada país, cada povo tem sua cultura e suas belezas.... suas idionssicrasias.... ternuras, afetos, doçuras...
    Retrataste bem nós e nossos povos irmãos-vizinhos....
    Doçura de leitura!

    ResponderExcluir
  25. OI ANA!
    UMA CRÔNICA MARAVILHOSA QUE NOS ENLEVA A ALMA ENQUANTO A LEMOS, NOS REVOLTA O CORAÇÃO ENQUANTO "RENANS E CALHEIROS" E NOS APAIXONA COM SEU ENCERRAMENTO, ENQUANTO LEMOS "CAZUZA" FAZENDO PARTE DE TODO ESTE SHOW.
    LINDA
    brçs
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  26. Acredito que cada pessoa tem um dom estes poetas sabem usar....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  27. Querida Cissa
    (É assim que gostas que te chamem? A minha irmã mais velha chama-se Cecília, e minha sobrinha Maria Cecília; e também tive uma prima, já falecida, chamada Maria Cecília).

    Muito obrigada pelos parabéns à minha «CASA». Não te preocupes não ser mesmo no dia certo, todos os dias são bons para sentir o carinho que irradia das tuas palavras.
    Obrigada, minha querida.

    Um óptimo fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi minha amiga!! Ainda estou com problemas na minha internet e por isso estou vindo pouco. Deixo um forte abraço. Estou com postagens programadas e assim que normalizar voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  29. Oiee Cissa minha amada amiga!!

    Que M A R A V I L H A de crõnica, mulher do céuuu!!!

    Em uma crônica relativamente curta, onde você evitou o jorro das palavras, mas não enomizou emoção, inteligência, sabedoria e uma coisa raríssíma nos que gostam de escrever: o poder de síntese em expor as idéias em contínua inspiração!!!
    Penso que portugueses, uruguaios, argentinos e brasileitos, possuem um ponto em comum em suas músicas: a paixão!

    Dizem muitos espiritualistas que a música, é a arte que mais nos aproxima de Deus e eu concordo, porque ao ouví-la, seja o fado de Portugal, um tango de Gardel, na voz maravilhosa de Luiz Miguél, ou um samba intimista de Cartola, um Chorinho de Azevedo, uma canção apaixonada de Pixinguinha, meu Deus, o coração se enche de muita chama, e eu pergunto, de que valeria uma canção que não nos inflama? rsss...

    Tenho cá comigo, amada Cissa, o tantão de emoção que devia estar contigo ao escrever tão magnífica crônica, linda você e o texto!

    Excelente final de semana querida!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  30. Olha a poeta tomando frente e deixando outras, tantas, faces da mulher em pausa. Uma crônica poética da maior sensibilidade, onde vc desenha, com precisão, o sentimento do compositor e, ainda, o estende a todas as pessoas e ao viver. Tudo é música, e som, e melodia. Digo isso com propriedade, pq sou compositora, pq a música é minha alma, meu corpo, meu sangue, A música fez e será pra sempre parte do meu show.
    bj gigante, minha Cissa lindona

    ResponderExcluir
  31. Bom dia e belo domingo!
    Acabo de chegar a seu blog, gosto de tudo que ora vejo.
    Logo volto para comentar, esta bem?
    Ja seguindo
    deixo bjs
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  32. Querida amiga Cissa,

    Saudades de ti, dos teus artigos e do teu bom gosto com a marca qualidade.
    Gosto muito de te ler, penso que sabes isso. Parabéns pela crónica, fiquei feliz com o vídeo e letra do Cazusa. Adoro essa música. Também fiquei feliz por falares do fado. Não sou fã deste tipo de música, mas gosto de alguns. :)
    Minha amiga, tenho estado ausente do blog porque apanhei um vírus e estou com o pc avariado. Tenho esperança de conseguir repará-lo e assim que puder, voltarei a blogar. Neste momento, estou a usar o pc da minha para visitar-te.
    Deixo-te um beijinho grande e a promessa de voltar brevemente,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Minha querida

    Um texto muito belo como sempre e que nos transporta para lugares da nossa memória.
    E para rematar este belo poema de Cazuza que eu adoro.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  34. Minha querida amiga Cissa
    O dia de aniversário de Luise não esta(va) esquecido... :)
    Cá nos encontraremos.

    Uma semana muito feliz.
    Beijinhos

    PS - Acerca das Cecílias... esqueci um pormenor. O meu cunhado, marido da minha irmã Cecília, chamava-se...Romeu!
    + 1 beijito

    ResponderExcluir

  35. A música tem o dom de encantar e transformar as pessoas, é divina coisa do criador...
    A imagem é perfeita, o mar é meu parceiro e aliado.
    Adorei queridona sua postagem, como sempre impecável.

    Depois de um tempinho ausente do blog estou de volta.
    Deixo um grande abraço!
    Ótima semana!

    Refletindo com a Smareis---Clique Aqui----

    ResponderExcluir
  36. Oi Cissinha,

    Passando para te agradecer o comentário e o desejo de aniversário. Esse ano ganharei os seus votos dobrado. Sempre por aqui e quando quiser me passa um email.
    Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  37. Que texto maravilhoso minha amiga!! Parabéns!!
    Grande abraço e uma ótima semana!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. POxa, mana, por que, ultimamente, tu me faz ficar tão emocionada com teus textos? Será eu que tou envelhecendo e virando uma manteiga derretida? Não... não creio... penso que é a ótima qualidade do que escreves... a cada dia melhor. E isso, além de me tocar a alma, me enche de orgulho!!!!

    Olha, calou fundo tudo o que disseste, até porque conheço cada lugar e cada música. Se tem algo que não tenho preconceito algum é com música... tenho ótimos CDs de música portuguesa (não só fado), aaamooo tango, música castelhana e gauchesca... samba, pagode, MPB e até algum funk. Todas são expressões da mente de alguém, independente do objetivo da criação (arte explícita ou comercial), mas alguém parou e pensou e, só por isso, já merecem nossa consideração.

    Algumas nos tocam a alma... outras nos rementem a sentimentos e, outras, simplesmente nos fazem movimentar!

    Parabéns! Amei...

    ResponderExcluir
  39. Querida Cissa
    Desculpa, mas hoje não falo contigo:) Minha conversa é com Luise, a quem desejo toda a felicidade do mundo!
    Muitos parabéns por este dia maravilhoso, minha querida Luise, e aceita esta linda rosa (virtual, já que não pode ser natural...) com todo seu perfume, para alegrar ainda mais teu dia.
    Beijinhos com todo o carinho desta grande amiga de mamãe.

    PS - Para a mamãe também mando um abraço apertado; afinal, se não fosse ela, Luise não existia :) Um beijinho muito doce, minha querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Mariazita!
      Muito obrigada pela lembrança e consideração com minha filhota!
      Grande beijo querida amiga!

      Excluir
  40. Ana Cecília, belo texto. A música retrata várias coisas, vários sentimentos. Cada melodia tem um propósito e abraça um ouvinte. Ao som dos acordes, essa forma de arte nos transporta para outro mundo. E eu sou suspeito para falar do tango, principalmente o tango argentino, totalmente apaixonado. Algo que me leva para fora da realidade hehehe
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  41. Olá, querida Cissa! Ah, essa do Camões é o típico modo do amor mesmo. O que é o amor, eu pergunto? Foi algo inventado pelos poetas? Só sei que, de qualquer forma, como cê bem disse, através dos mares e oceanos, as descrições são várias para um sentimento único - sempre tem a tristeza e dor para enfeitar aquela música triste da vida boemia.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. BOA NOITE MINHA LOIRINHA MUITO AMADA !
    FOI MUITO BOM TER VINDO SÓ AGORA PRA COMENTAR TEU POST,POIS TIVE OPORTUNIDADE VE LER A OPINIÃO DE TODOS DIANTE DE TUDO QUE ESCREVESTES...LINDO E MAIS QUE PERFEITO TEXTO...
    TIRO SEMPRE O CHAPÉU PRA TI MINHA QUERIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  43. Cissa, minha querida! Que belíssima postagem... tanta sensibilidade, do início ao fim. Não poderia ser diferente, vindo de vc! :) E finalizando por uma música que eu amo... belíssima dedicatória.

    Estava super hiper mega sumida... mas, agora retornando mesmo à blogosfera! rsrs

    bjs :*

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Cissa
    Tudo bem?
    uai...pensei que tinha a crÔnica do X. Bem, como pode ver são 4 horas, e não estou com insônia não, é que vou pegar minha bikeasa e viajar para o Paraná, à trabalho.Na volta,passarei aqui
    Beijos
    Boa quarta feira
    fui....

    ResponderExcluir
  45. Oi minha menina mulher !!!!!
    Boa noite minha querida e muito amada !!!!
    Lendo sobre esse dia vejo tantos exemplos que indicam quem é a mulher num todo.Se não bastam esses exemplos para mostrar o quão forte é você como mulher,por favor ,aproveite esse dia ,olhe para si mesma e se veja,que a força faz parte da sua natureza,ela está ai bem dentro de você.
    V*I*V*A****A****M*U*L*H*E*R*******

    ResponderExcluir
  46. Querida amiga Cissa

    Passei para desejar uma boa semana e para dizer que tens uma grande alma. Um amor incondicional fora do comum. Tenho certeza que agora essa ternurinha o Quindim estará feliz. Deus te abençoa pela sua adoção. Que seria desses bichanos sem as pessoas lindas como você?

    bjs

    ResponderExcluir
  47. Cissa,Bom dia yes sim, deu certo sim, seus comments,eu vorto dixpois para comentar o post do papa , tá...beijos

    ResponderExcluir