quinta-feira, 16 de maio de 2013

A marca da elegância

Fotografia de Ana Cecília Romeu


   Um comportamento tem me chamado a atenção nas redes sociais da internet, a necessidade das pessoas em expor o lado bom da vida, ou o que elas julgam bom. Até aí não há nenhum problema quando se quer socializar, angariar amigos ou contatos, se divertir; a questão é quando isso se torna viral, o que é uma das características do meio virtual, e temos então um efeito dominó ao som de La vie en rose, numa busca incessante do parecer-se elegante ao alcance de um clique.
   A favor disso, precisamos de escapes para deixar nossa vida mais leve, o que nos define os afetos, as histórias que temos com as pessoas que amamos. E todos criamos nossa própria política do “pão e circo” para poder respirar um pouco num mundo que pode nos tirar o ar a qualquer momento. E assim nos apegamos ao lazer, em algum hobby, no futebolzinho de fim de semana, o bar com amigos, uma saída às compras, e isso é ótimo e necessário.
   Todavia ainda que a fronteira da comunicação não seja exata, tudo tem seu limite. Quando fazemos um perfil público para nos socializarmos virtualmente, está ali nosso rosto, nossas viagens, múltiplos happy-faces em todos os ângulos, mas também tem que estar presente o que pode acrescentar a quem interagimos, nossas indagações para além da crise existencial sobre qual marca de roupa é melhor, ou qual iogurte frozen convém consumir.
   Assinar para receber atualizações da grife de alta costura, da boutique famosa de decoração, do restaurante badalado, tudo bem; no entanto fazer suas atualizações apenas em torno disso, enquanto que o país vive uma crise crônica, onde o cidadão não se mobiliza, ou quando o faz não se leva a sério, - apenas para citar um exemplo -, me diz sobre essa pessoa que a sociedade como está, se mantém graças a esse tipo de atitude.
   Como versa o dito popular: “o que é moda não incomoda”; mas como seria bom que ter uma opinião formada, levar adiante o que se pensa na voz e no ato também fosse moda, para além da alta costura, da perfeição do corte, do uso do tecido, das cores e adereços da nova estação.
   Saber usar a cabeça é uma arte: ter uma postura diante das coisas que não estão corretas em nossa vida, na comunidade, no país, no mundo; focar no “fazer” sem imposições, mas agregações. Desejar uma sociedade mais humana e vestir-se dela: não existe atitude mais elegante à prêt à porter, seja se você está de salto alto ou calçado esportivo. 


Crônica publicada também nos jornais: Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul), 
Diário de Cachoerinha/Sinos e Correio de Gravataí/Sinos.


La vie en rose - Iggy Pop 


Agradecimentos............
   Agradeço a minha amiga, a escritora Mariazita, Maria Caiano Azevedo, por ter colocado no banner de seu blog "A Casa da Mariquinhas - com Lírios e Histórias de Encantar", o último parágrafo da minha crônica: Domingo diferente. 
   A Mariazita é uma pessoa que tem se tornado muito especial para mim, alguém que sinto como uma forte e indispensável presença. E o além-mar se faz único oceano, perto, bem pertinho de nós.
   Obrigada, querida amiga, por seres ponte e caminho!
   Convido vocês a conhecerem seu blog: http://acasadamariazita.blogspot.com.br/

40 comentários:

  1. Agradeço antecipadamente a todos pela leitura.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Essa busca, necessidade de mostrar-se seja na moda, seja sempre feliz, sempre tudo maravilhoso, frases lindas, imagens idem, certamente mostra um distanciamento de nós mesmos. Um instrumento tão útil como a internet, suas redes sociais podem ter um melhor uso!
    Beijo

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A força motriz que movimenta a rede social é a facilidade de manipular uma imagem perfeita, mas depois pode-se sofrer quando a futilidade imperar, e não se tem mais o que é trágico, irracional, contrário, pois não há ninguém do outro lado da linha! abraços

    ResponderExcluir
  4. Lindo e como sempre bem ponderado, palavras certas, bem colocadas.Verdades,enfim! Nada adianta estarmos ligadas à moda e aos modismos, se for apenas CASCA o que nos move... beijos,chica( Também adoro a Mariazita, pessoa elegante ,postura maravilhosa sempre!beijos às duas!)

    ResponderExcluir
  5. Ana Cecilia, há um pseudo glamour rondando as redes. Tá certo que ninguém precisa ficar chorando as suas pitangas virtualmente, mas as "receitas" de como ser bom, ter uma vida boa e um comportamento exemplar, exacerbam o bom senso. Seria cabível um equilíbrio entre o real e o "enlatado" mas não é o que acontece. Enquanto isso, a vida vai sendo pintada de rosa sem que haja, de fato, uma "digital" delimitando o que "falaram" do que se "pensa". Não sei se soube me explicar e tampouco sei se entendi o real sentido do seu texto. De qualquer maneira, aqui estou, rs. Bjos.

    Inês Queiroz

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião a melhor forma de conhecer uma pessoa na rede social da internet é pelas páginas que ela curte... rssss Tem gente que monta uma imagem, até de intelectualizada, mas tudo não passa de um invólucro quando se confere o que curte.
    Tem gente que compartilha coisas alegres, mas é triste.
    Mas tudo isso, creio, faz parte do "ser" humano. Nem totalmente alegre, nem sempre triste, às vezes fútil, às vezes profundo. Enfim, ces't la vie!
    Texto muito bacana e que convida à reflexão de forma leve e centrada!

    ResponderExcluir
  7. Adooooooooooro Iggy Pop... as músicas em parceria com David Bowie, então... uhuuuuuuu... \o/

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite
    Amiga Cissa
    Li atentamente sua bela crônica!Vou dar meus "pitacos"...
    ...claro que ser feliz é muito bom e creio que realmente existam muitas pessoas felizes neste mundo. Mas me parece que ,em alguns casos, os motivos no mundo virtual são outros. E por vezes, nem conseguimos nos mostrar fragilizados, falar de dificuldades e compartilhar assuntos mais profundos e humanos , pois a felicidade reina nesse mundo, onde não há certos limites e podemos ser o que quiser, e talvez, não aquela pessoa que os outros imaginam.Até a gentileza é astuta nessas situações, e aproveita para satisfazer suas necessidades de auto-estima.Precisamos sim, compartilhar a vida, não de forma superficial e mascarada pelo modismo viral, mas de maneira mais profunda e humana. Sentir as possibilidades que o mundo nos dá e compartilhar toda a beleza percebida. Mais do que decorar regras de etiqueta , elaborar gestos ensaiados, e se mostrar , mostrar o lado bom da vida...é preciso desenvolver a verdadeira elegância. E a elegância se confecciona tanto na biblioteca como no banheiro: sem cultura e sem limpeza a elegância é impensável, ainda mais ,se não formos fiel ás posições tomadas , que cada gesto seja sincero, que cada atitude tenha sobriedade e que marquem para sempre a existência, pois a verdadeira elegância é a do caráter, porque procede da essência do ser.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    ah...um beijo para a Mariazita
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cissa, querida!

    Tão pertinente seu texto. Algumas mães comentam que as filhas não aceitam repetir roupas de fotos que já foram postadas no facebook. Enfim, penso que a aparência está tomando conta da essência. Vc sabe que tenho dificuldade com as redes sociais, fica até difícil dar minha opinião, mas concordo com o que vc disse e vou parafrasear Nanna de Castro:Não vemos um rímel borrado nessas fotos...

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir

  10. Olá Cissa,

    Segundo Paula Sibília, "no ser humano evidencia-se uma necessidade narcísica de estar no centro das atenções, em um contínuo 'show do eu', que tem a intimidade e a obscenidade do cotidiano como seus maiores espetáculos".

    O que se observa em determinadas redes sociais é a necessidade do ser humano de ser admirado e invejado, sendo certo que a inveja é perniciosa. Há uma necessidade de mostrar que se vive bem e que é feliz. (Será?)
    Com tal postura, as pessoas acabam se afastando do primordial, que é conquistar a própria admiração. O sentido da vida é estar satisfeito consigo próprio e este pseudo sucesso não leva à felicidade.
    Não tenho nada contra interações bacanas, com fotos de lugares espetaculares onde se está passando bons momentos etc., mas para tudo há que haver moderação e equilíbrio. Afinal, várias pessoas terão acesso ao que é exposto.
    As redes sociais representam instrumento importante de comunicação e deveriam ser utilizadas também para interações que acrescentam e corroborem para a melhoria de cada um, da sociedade e do mundo.
    Claro que ninguém vai bancar o 'chato', apenas postando fatos desagradáveis e que afastem seus amigos-rsrs
    Enfim, a necessidade de se mostrar bem é compreensível, mas também é pouco construtiva.

    Sua crônica é excelente e muito oportuna.

    Conheço a Mariazita e seu belo espaço. É uma amiga muito gentil e atenciosa, além de nos propiciar ótimas leituras com suas postagens.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Todos são lindos, bondosos, felizes... imagens doadas porque, se vendidas, mereceriam análise prévia antes da aquisição (rss).
    Não sei lidar com redes sociais, onde apenas divulgo minhas publicações nos blogs. Raramente entro em páginas de amigos, salvo se souber de algo que mereça cumprimentos ou solidariedade. E nas de grupos fechados dos quais faço parte, por interesses em comum. Reconheço que alguns até postam colocações dignas de leitura, coerentes, que demonstram atenção ao que acontece no mundo e, principalmente em nosso país. São aqueles que têm a elegância na essência, mas são minoria.
    Como sempre, você fez uma excelente abordagem.
    A Mariazita escreve bem e gosto de visitá-la. É pessoa querida, experiente e escolhe bem suas publicações. Daí ter utilizado parte de sua crônica.
    Eu lhe sou grata pelas palavras deixadas na Milene. Não sei se conhece o outro espaço dela, que é adorável. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  12. aninha,
    de novo uma crónica atenta aos dias e aos seus efeitos sobre os seus filhos: cada um de nós.
    as redes sociais são um fenómeno incontornável nas sociedades contemporâneas a uma escala que nem o mais otimista dos programadores ousaria indiciar há 20 anos. são inúmeras as razões que conduzem à associação neste tipo de tribos sociais, boa parte das quais muito exploradas na tua crónica. só que, ao contrário de outras formas de socialização virtual, como os blogues, que fidelizam em função dos conteúdos que são partilhados (poesia, cinema, política, animação...), assim aprofundando o que à partida era apenas afinidade ou suspeita de afinidade, as redes sociais acabam por se tornar, não raras vezes, fontes de equívocos e até armas de arremesso contra a própria individualidade. a meu ver, isso sucede pela fórmula rasteira do que em primeira instância oferecem: a comunicação baseada fundamentalmente na imagem, no imediatismo, na superficialidade exterior. é claro que há grupos nas redes sociais que vão muito mais além, criando as suas próprias dinâmicas e sinergias identitárias, mas não duvido que a maioria dos seus utilizadores procura apenas sentir no like do "amigo" ou nas palavras estereotipadas que são trocadas uma forma de se sentir bem. faz falta, sem dúvida, mas sabe-me a pouco...

    um abraço do tamanho da admiração que sinto pela tua forma de ver e ajudar a ver para além do imediato!

    ResponderExcluir
  13. Amiga muito querida Cissa
    Li com a maior atenção a tua crónica, e, sem me dar conta, de vez em quando até acenava em gesto de concordância.
    Quando cheguei ao final... senti-me corar (de prazer!) com a alusão à minha pessoa. Foi perfeitamente inesperada, mas não vou dizer que não me agradou - nada de falsas modéstias! Senti um calorzinho cá dentro... :)
    Obrigada, minha querida.

    Voltando à tua excelente crónica:
    Dentro dos mais básicos conhecimentos de psicologia, posso afirmar que o ser humano é, por natureza, vaidoso. Procura sempre transmitir a ideia do ser perfeito (ou muito perto disso) camuflando os seus (digamos, pequenos...) defeitos, limando arestas, polindo, envernizando, usando, enfim saltos altos e finos como símbolo da mais pura elegância.
    Mas tudo, na vida, necessita de bases, e o ser humano, para ser genuíno, precisa ter os pés assentes na terra. Quando isso não acontece, e se vive uma vida de mentirinha, mais cedo ou mais tarde tudo se desmorona; a verdade acaba sempre por vir à tona de água.
    No meio virtual esta espécie de “engano” é mais frequente, embora também exista na vida real – menos, por que mais fácil de desmascarar.
    A sociedade em que vivemos presta-se muito a ledos enganos. E enquanto assim vamos flanando, algo de gigantesco se vai formando nas nossas costas, e em breve acabará por nos absorver. Se quisermos ser verdadeiramente honestos… a nós mesmos, à nossa indiferença, ao nosso “dolce fare niente” devemos atribuir as culpas do que se está passando no mundo.

    Empolguei-me, sem querer, e tu, minha doce Cissa, não mereces o castigo de tão longo comentário:))) 

    Um final de semana luminoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariazita, querida amiga!
      Tu és alguém especial, e para mim também foi tamanha surpresa os meus escritos no banner de teu blog. Fiquei muito feliz.
      Grande beijo!

      Excluir
  14. Alonguei-me tanto...:) e esqueci-me de fazer uma referência à musica, "La vie en rose", de que gosto imenso, e de agradecer a tua visita e comentário.
    As fotos, por muito bem apresentadas que possam ser, não conseguem transmitir a mística que se respira naqueles locais. As palavras também não.

    Quanto à vida... é muito mais o que ignoramos dela do que aquilo que conhecemos...

    Mais um beijinho

    ResponderExcluir
  15. Oi Cissa
    Ui, essa doeu kkkkk, falando sério, penso que vc tem toda razão queridona, vc sempre tem razão, já pensava isso te conhecendo virtualmente, e comprovei te conhecendo pessoalmente. Vc é muito centrada e essa crônica vem na contramão do que vemos nas redes sociais, confesso que eu mesma faço isso, vivo prometendo que não vou fazer mais, mas continuo fazendo kkkk, postando muitas coisas que não deveria, mas vou me policiar. Quanto a maioria fazer isso, a maioria geralmente está errada, não acredito que "a voz do povo é a voz de Deus", pois foi a voz do povo que pediu para crucificar o Filho Dele.
    Obrigada pelo comentário carinhoso lá no Histórias, sinto muito sua falta, entendo e vc tem toda razão de se dedicar a sua família, mas vc é minha incentivadora, e não só vc, mas a Joicy, a Lu, a maioria daqueles que me apoiaram no começo estão postando pouco, eu sinto muito a falta de vcs!
    Bjão queridona!

    ResponderExcluir
  16. Cissa, um beijo no seu coração. A sua observação é perfeita. Vivemos um avanço no campo da tecnologia de maneira fantástica. Porém, as pessoas não se deram conta disso ou não sabe a importância que isso pode ter para o nosso próprio bem. Veja a própria internet; um universo de possibilidades a partir de um click. E eu pergunto; a humanidade evoluiu com a mesma velocidade da tecnologia? Sinceramente, já respondendo, muito pouco ou quase nada.

    ResponderExcluir
  17. Olá Cissa!
    É minha amiga... Viver de aparência não dá né? Principalmente no reino encantado das redes sociais, onde ninguém fala sobre problemas, só de vitórias e vida boa!

    Bela postagem! E Iggy Pop é bom demais.

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Um belo texto que retrata a realidade das relações e instiga à busca do significado da vida.
    Bela foto!
    Grande abraço. Em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  19. Olá Cissa, tenho observado esta mesma tendência dentre alguns de meus amigos, nestas situações é como se personalidade que eles querem 'criar' nas redes sociais não tivesse com o quê ser construída, a não ser com os produtos, aos quais tentam se associar... Isso é um sintoma torto da busca por identidade e por autoafirmação (que é algo comum, principalmente entre adolescentes), mas que chega a níveis bizarros em algumas situações...

    ResponderExcluir
  20. Cissinha, tudo bom?

    Eu já me debrucei sobre esse tema algumas vezes no meu humilde bloguezinho - sobre a construção de personalidades "fascinantes" nas redes sociais, sobretudo no Facebook; eu costumo dizer que o Facebook é o "país das maravilhas", ao passo que no twitter as realidades ganham contornos mais autênticos, até porque em 140 caracteres é preciso ser mais objetivo e direto para se comunicar com precisão o desejado. Ativismo político, por exemplo, vejo mais forte no microblog; por outro lado, a desinformação compartilhada também é muito grande - o que é um paradoxo em tempos de democratização da informação.

    Eu gosto muito quando Zygmunt Bauman diz: "Numa vida de contínuas emergências, as relações virtuais derrotam facilmente a 'vida real'.(...)O que mais importa para os jovens é remodelar a 'identidade' e a 'rede' no momento em que surge uma necessidade - ou, na verdade, um capricho - de refazê-las, ou quando se suspeita que essa necessidade já tenha surgido. A biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias".

    No fundo, tudo é feito para ser visto - ou curtido ou receber os "RTs". Enquanto houver público para ver e curtir as postagens sobre iogurtes, cafés e "cupcakes" ( o Instagram possui usuários que postam fotos até de restos de almoço ou jantar), essa "necessidade" ( ou capricho) continuará sendo compartilhada. E as empresas que estão no Facebook, por exemplo, sabem disso e investem cada vez mais na apresentação e administração das páginas. Há perfis específicos de empresas que até procuram queixas de usuários a determinados serviços e se apressam no contato - tudo para que os clientes não reclamem e teçam críticas aos produtos nas redes sociais. A imagem, neste caso, é tudo.

    No entanto, remontando a Bauman, a imagem construída em uma rede virtual geralmente não resiste a laços mais profundos. Não surpreende, portanto, os compartilhamentos e postagens mais superficiais ou equivocadas quando se tratam de preferências partidárias - e recentemente foi divulgado um estudo sobre como essas redes também produzem a chamada "cultura do ódio" com manifestações pesadíssimas sobre partido A ou B ou determinadas ideologias e religiões. Geralmente em tais manifestações não há lugar para o bom senso e ponderação, e as agressões ocorrem de forma gratuita.

    Assim, temos nas redes sociais uma variante da autopromoção. E o fascinante, dentro deste modelo, é poder modificar a personalidade e criar uma nova autopromoção. E desta forma as pessoas não têm certeza de suas próprias identidades - "ah, que bom se a gente pudesse excluir também na vida real!". É mais fácil do que acolher/tolerar. Porque a "vida real" tem nuances e detalhes que fogem ao nosso controle - diferentemente da "vida virtual", onde não existe crise econômica, seca, congestionamentos.

    E tudo isso, no final, acaba indo de encontro à música do velho Iggy Pop: "I´m bored!" (Tô com tédio)

    Beijinhos, Cissa! Desculpa o exagero do comentário.

    ResponderExcluir
  21. Cissa, essa máscara no qual sobrevive as redes sociais já caiu pra mim faz tempo, e já deletei um montão de gente, inclusive pessoas amigas minhas e parentes por só postarem asneiras no facebook, pois não sou obrigado a tem em meu feed de notícias pessoas que conheço e engolir banalidades e futilidades gratuitas. O ser humano é complicado, às vezes sou levado a crer que, só amadurecemos na base do sofrimento ou na escassez, assim nos damos conta do que realmente é prioridade em nossas vidas. Lindo texto, profundo e reflexivo, parabéns Cissa, sempre melhorando em suas crônicas.

    Ah, essa versão na releitura de Iggy Pop ficou surreal, muito estranha, gosto da versão com a Grace Jones.

    Abração pra ti e família.

    ResponderExcluir
  22. Cissa,

    O mundo virtual está como uma janela escancarada, quem passar pela calçada vê de longe. Nem tudo é perfeito, nem todos são realmente felizes e realizados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Bom dia minha querida Cissa!!

    Muito, muito boa a tua abordagem sobre algo que já ganhou espaço nas redes sociais, mais que as idéias inteligentes e interessantes. Fica bem evidenciado esse desejo ou essa necessidade ou pseudo-necessidade, como prioridade, espalhando informação demais sobre si mesmas, o tempo todo.
    Realmente, tudo mesmo tem seu limite. As pessoas parecem não conhecer também o que é bom senso, e não saber
    discernir que Elegância não está naquela bela roupa ou sandália da moda, ou na exposição de uma vida social glamorosa, paradisíaca, mas que a verdadeira elegância está em sermos verdadeiros, humanos, no comportamento, aquela que nos acompanha desde quando acordamos pela manhã, e oferecemos o nosso melhor à Vida. Quando cumprimentarmos com simpatia os que cruzam o nosso caminho. Glamour, e exibição de grifes, pessoas e lugares da moda, expostos na rede social, não substituem a elegância das atitudes simples.

    Tema que se desdobra, hein, amada Cissa, se nos alongarmos em citar o que é e o que não é elegante. Tema pra muitas e muitas crônicas.

    Saudade de vc, sempre, sempre!

    Feliz domingo, pra vc e sua família, amada amiga!

    BJosssssssss

    ResponderExcluir
  24. O texto traz uma reflexão sobre o comportamento virtual. As rede sociais são a grande revolução nas relações interpessoais,elas estão ocupando um espaço em nossas vidas que até perdemos o controle.Celebridades aparecem do nada e passam a fazer parte de nossas vidas.Ferramentas como o Facebook nos levam a sermos conhecidos no mundo todo.O uso dessas ferramentas não nos qualifica a sermos melhores pois somos os mesmos sem elas.Mesmo que não gostemos dos comportamentos alheios temos que conviver com os esses dissabores,pois o espaço é que é democrático, não as pessoas.Portanto use a rede social com moderação.Viva o novo tempo.Parábens

    ResponderExcluir
  25. Exatamente isso, concordo com cada vírgula. E ah, acredito que sua criticidade está a flor da pele. MUITO bom. Estou acostumada a ler seus contos cheios de humor e de repente, vejo um texto totalmente diferente. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  26. Olá minha amiga Císsa.

    Os meus Parabéns pela crónica. Está excelente! :)
    As Redes Sociais, a meu ver é como uma droga para as pessoas em geral. As pessoas ficam obcecadas, em partilhar conteúdos, em publicar fotos, etc., perdem até o bom-senso. Enfim...
    Obrigada pelo teu carinho e amizade sempre.

    Beijinhos do Freddie e meus também,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Isso é chamado de "onda do bem". As pessoas, só aderem, clicam, compartilham e seguem coisas que aprecem ser otimistas. Pessoas que compartilham, por exemplo, frases de auto-ajuda, possuem vários seguidores. Mas pessoas que postam frases realistas de como anda o mundo de verdade, são repudiadas. Vejo isso como uma forma de fazer as pessoas esquecerem de tudo o que acontece ao seu redor e se apegar a só o que parece bom.

    Estou de volta aos blogs!

    "E lá está ele, Lillo Dogmez, o último dos primeiros, mesmo discordando de muitas coisas existentes, realizando sua prece, como era no princípio e como vai ser agora e sempre enquanto ele ainda estiver respirando e lutando contra o mal existente nesse mundo e abaixo dele. Ele então sozinho, faz sua prece, como um ponto luminoso na escuridão do universo..."

    http://thebigdogtales.blogspot.com.br/2013/05/confissoes-de-um-licantropo-parte-01.html

    ResponderExcluir
  28. Mrs vampire, em todas as redes sociais, inclusive na blogosfera (que quer se fazer parecer underground) a criticidade anda bem em falta.
    Por este motivo gosto de te ler, pois seu senso crítico leva o leitor a refletir, embora, só reflita acerca do que é importante quem quer.
    Aprendi que não há como querer fazer com que uma pessoa entenda, se ela não quer abrir a mente para novas ideias e outro ângulo de visão além do seu, que por vezes considera-se o "centro do universo".
    Li no Twitter duas frases que batem perfeitamente com seu texto. Já tinha lido aqui anteriormente, mas só agora me dispus a comentar por detestar fazer comentários na correria e até salvei as frases, aviso que desconheço as autorias.

    "Nem sempre o que sai da boca reflete o que está dentro do coração. Há cânceres silenciosos, nem todo mundo expõe a própria podridão".

    O desfecho é forte e é óbvio que não há quem precisa (e nem deve) expor as podridões, visto que todos possuem seus cânceres silenciosos e não é da conta de ninguém. Mas o que se refere a redes sociais, costuma-se ver frequentemente dois extremos: o da vida em cor-de-rosa (e nada a ver com o filme Ma vie en rose, que de cor-de-rosa só tinha a cor) ou da vida que é pura mazela.
    Chega ser irônico. Ou pessoa é muito vitoriosa ou muito fodida na vida, não há um meio termo. Por este motivo, quando vejo pessoas "normais", com virtudes e defeitos, humanas, procuro torná-las parceiras, pois é com estas que pretendo conviver na virtualidade.
    O que vemos nestes dois pólos extremos, é tão simplesmente um desejo de autoafirmação, uma válvula de escape a uma realidade que deixou de existir ou que existe em partes, mas pessoa a transforma "no inacreditável".
    Vejo uma necessidade excessiva de exposição, de querer provar aos outros o "que se é", de se "falar o que se pensa" sem pensar nas consequências que poderá trazer aos outros e a si, em uma busca desenfreada pelo que acreditam ser "autenticidade".
    Acho que a última frase, conclua meu pensamento:

    "O ser humano morre não quando o seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante."

    São pessoas amedrontadas, que creem que atuando como atuam, serão aceitas e reconhecidas sempre.
    Estão com medo de morrer. É.

    Adoro Iggy Pop.

    Vou conhecer o blogue da Mariazita.

    Abraço e uma excelente madrugada Mrs. Vampire.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Ana.
    Bela, lúcida e necessária postagem; eu realmente não entendo essa necessidade que muitas pessoas possuem de parecerem belas e elegantes (o que não quer dizer nada, já que muitos políticos e criminosos de colarinho branco estão sempre impecavelmente vestidos) apenas para tentar enganar os outros (o que nada mais é do que tentar enganar a si mesmo).
    Pra mim elegância é ser honesto consigo mesmo e fazer o que é certo em qualquer circunstância, sabendo que as pessoas de quem você gosta poderão contar contigo nos momentos difíceis.
    Esta música (Iggy Pop bem vestido, veja só que coisa) aparece na excelente animação Wall-E, considerado ao melhor (e mais elegante) animação da Pixar.
    Ainda estou sem internet, mas vou visitando os amigos e retribuindo comentários quando for possível.
    Está tudo bem comigo e com meus familiares, Ana, obrigado por perguntares.
    Abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite minha menina linda !
    Menina do sorriso largo ,da voz encantadora,de uma inteligência nata,de educação já conheci desde o início,das mudanças,da intelectualidade do todo que compõe a amiga Cissa.
    Falar de vc é como ir a uma festa cheia de pompas e glamour.Ler suas crônicas é fazer reflexo nas tuas escritas.Sempre que te leio,fico imaginando o quanto queria te conhecer pessoalmente para trocarmos um bom papo e eu voltar mais rica intelectualmente.
    Sabias que além de ler teu texto,me dei o direito de ler todos os comentários dos amigos deixados aqui.Refleti muito diante das redes sociais ,os comentários dentro do pensamento de cada um se alargou em cada pensamento.O meu deixo dito e falado pela minha imagem,pelas palavras usadas no contexto das minhas postagens.É lá no blog FOLHAS DE OUTONO que está a resposta do que li por aqui.
    Quanto a Mariazita .É uma amiga mais que querida,sem falar na sua intelectualidade.Tem um blog sério que faz entendermos que no mundo virtual encontramos os dois lados e ela faz parte do lado dos verdadeiros.
    E você menina grande muito querida !
    Deixo o meu beijo e o meu abraço de carinho e muito amor que tenho por vc e pelo seu trabalho !

    ResponderExcluir
  31. Cissa o/
    Tudo bom? Desculpa a demora em responder!
    Por aqui está tudo certo e por ai?
    Olha falou uma verdade...também vejo muito disso de pessoas colocando a vida perfeita nas redes sociais..fotosde perfil e linha do tempo com o amado(a) como se fosse sempre maravilhoso. Mas aposto que a realidade não é assim, ás vezes é mais tensa do que aqueles que nunca mostram nada. Acho que mostrar uma ou outra coisa é normal mas também exagerar ninguém aguenta. O facebook anda sendo um lugar onde todo mundo parece querer superar todo mundo.
    Ah minha mãe agradeceu e também tem anda um beijão de Dia das Mães embora bem atrasado rs. É que estou numa correria..justo quando pensei que ficaria mais sossegada não consegui sequer fazer metade das coisas! Como isso é possivel?
    Eu sempre curti muito Contos de Fadas e gosto de ver diversas versões...sem dúvida essa série da Shelley Duvall fez parte da minha infância e quando revi depois de adulta adorei reconhecer os atores, atrizes e demais referências. E o Christopher Reeves estão tão lindo! Aviso que a produção é bem simples com efeitos toscos mas acho que grande parte disso é proposital para manter a aparência de teatro.
    bjs!

    ResponderExcluir
  32. Oi Cissinha,

    Tudo bem? Não tenho mais motivações, como já tive, para postagens em rede social. Posto as minha atualizações e uma foto a cada seis meses que permite a atualização da minha verdadeira idade.

    Li há pouco um livro, chamado A visita cruel do tempo que me levou a várias reflexões, inclusive que ele é o dono de tudo. Digo isso porque as baboseiras ou excentricidades que são postadas são resultados de vaidade. Penso que pode haver até baixo estima. Outro dia li uma reportagem que falava de uma síndrome nova que descreve a anormalidade de pessoas que nem dormem, pensando no que postar.

    Percebo, ainda, pelo menos na minha área, excessos de publicações para se comprovar que se é uma pessoa que influencia ou que define políticas. Quando percebo essa tendência, me afasto, ainda, mais e mais desse circulo. Fiz instagram, mas nunca usei, não vejo o significado.

    Enfim, há seres que pedem aplausos e só se reforça a ignorância.

    Beijos saudosos para todos.

    ResponderExcluir
  33. A grande arte de mostrar só o que é bom, como se colocasse uma barreira para a visão, para esconder toda a sujeira da vida. Não sei o que leva a pessoa a ignorar tudo aquilo que não gosta, talvez um escape da vida real. Mas o mundo está como está devido a falta de crítica e atitude, e essa falta está presente em massa, principalmente no meio virtual. Pessoas e pessoas né?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  34. Cissa, minha querida
    De repente senti uma saudade!!!
    Por isso vim até aqui. É só mesmo para desejar bom fim-de-semana :)
    Um beijinho muito GRANDE, tudo de bom.

    PS - A seguir ao almoço vou até à praia com a filhota. O tempo está de sol radioso, e prevêem-se 27º. A água deve estar gelada:((( mas apanha-se um banho de sol e caminha-se à beira mar, o que gosto imenso de fazer.
    + 1 beijito

    ResponderExcluir
  35. Oh! querida, a gripe é tão chata!
    Oxalá te deixe em paz rapidinho, e logo, logo, te sintas em boa forma.
    Bom finalzinho de Domingo e óptima semana.
    Beijinho doce

    ResponderExcluir
  36. Olá cara amiga Cissa!

    Fantástica essa abordagem sobre redes sociais.
    O mundo virtual virou uma vitrine muito perigosa. Se os vidros quebrarem muitos sairão feridos. Pra muitas pessoas é sempre uma obrigação, é de lei, aparecer com vários tipos de roupas, grife caras, impecável, só pra abalar, quando na verdade o que tem por dentro de si são dores e tristeza. Parece uma obsessão exagerada de provar algo que nem a própria pessoa saiba o que é... Conheço uma pessoa que publica foto desde ao acordar na mesa do café, até ao dormir, até terapia anda fazendo devido essa necessidade compartilhar sua vida em rede social. Adoro o bonito, o elegante, mas não o exagero. Convivo com muitas pessoas desse meio social. Gosto mais do simples, do normal, sem por sem tirar... Por isso não curto muito estar em rede social, além de tudo não tenho tempo pra tantos exageros.
    Eu adoro a o blog da Mariazita, as histórias que ela publica são maravilhosas.

    Fiquei uns meses ausentes, mas cá estou!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  37. Oi Cissa.
    Oportuno o seu texto.Beleza e elegância não se restringem em vestir-se bem com sapatos e bolsas de marcas., o glamour. Hoje parece-me que a maioria das pessoas está preocupada em ter, acontecer, aparecer ao invés de ser. Não tenho o hábito de acessar as redes sociais . Sou suspeita para emitir uma opinião mais consistente, pois interajo mais no Facebook (cidade de haicais) um grupo aberto para os amantes dos haicais. Não conheço a Mariazita, mas indicada por você tenho a certeza que irei gostar. Estou um pouco atarefada neste momento, mas em breve irei conhecê-la.
    Lindos dias para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de partilhar contigo a minha postagem extraordinária (a regular é publicada ao dia 14 de cada mês) que publiquei hoje, dia 06/06, no meu blog A CASA DA MARIQUINHAS
    Desde já o meu bem hajas!

    PS - Desculpa o "copy & paste"

    ResponderExcluir
  39. Estou testando o novo perfil.
    Obrigado.

    ResponderExcluir