terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vida breve

Óleo sobre tela, sem título, pintada por meu pai em 1972.


   Uma homenagem ao meu pai, 
Oscar da Silva Rodrigues, 
no dia em que ele estaria de aniversário.

   Mesmo que alguém consiga a façanha de viver uns cem anos, isso ainda parece pouco. O ser humano deseja tanto e, como diz o clichê “o tempo voa”, o que é mesmo uma verdade, e nossa vida é breve.
   Há pouco eu estava brincando de amarelinha no pátio de casa, e agora minha filha faz o mesmo, em quatro anos de vida que passaram como se fossem quatro dias. E o tempo vai completando seus ciclos e trazendo consigo uma questão: como desejamos ser lembrados quando não estivermos mais aqui?
   Ser lembrado como o mau-humorado ou o sorridente? O poeta ou o fingidor?  Quem dizia ou se calava?  Quem lutava ou nem tentou? Quem se preocupava com os outros, ou alguém que vivia sob a proteção de si mesmo?
   Meu pai, entre outras lições que me recordo, era o tipo de pessoa que não fazia problema com as coisas, como é uma tendência muito comum, a de aumentarmos os desafios, fazendo com que um pequeno obstáculo pareça um muro de dois metros. Ele ensinou-me, sem dizer uma palavra a respeito, que temos que buscar as soluções para os problemas, o que não significa que sempre as encontraremos. Nunca o vi frustrado por conta disso. No lugar da derrota, aparecia um sorriso largo e mais projetos. 
  

Retrato de uma cena rural do Uruguai. Óleo sobre tela, de 1974.


Oléo sobre tela. Retrato de uma igreja na campanha do Uruguai, de 1974.
   
   As obras, o trabalho, nossos sonhos planejados, é o que nos movimenta, o que pode nos dar sentido. A projeção do que queremos e como poderemos contribuir um pouquinho para esse mundo, oferecendo o que sabemos, fruto de nossa vocação e de nossas aptidões, acabará por interagir com a vida de outras pessoas. Um pouco de nossa existência fora dela.  
   Quando temos um sonho ele deverá ter serventia a alguém além de nós mesmos.
   O ser humano projeta muitas coisas, tem expectativas mirabolantes e às vezes não dá valor ao que lhes parece tão pequeno. O sentido da existência poderá estar escondido na palavra colocada na hora certa, no respeito à natureza, aos animais, nas novas amizades e nas antigas, ao fazer a pergunta: “como estás?”.
   O simples ato de deixar alguém feliz ao mostrar que também estava e que perseguia essa felicidade, poderá valer uma vida toda. Assim, meu pai me ensinou: quantas eternidades se escondem numa única existência.




Para meu pai:
Oscar da Silva Rodrigues, 
nascido em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul - Brasil, 
em 20 de setembro de 1930.
Está lá na festa do Céu, desde 21 de maio de 1994.

   A data de 20 de setembro, por coincidência, é feriado no estado do Rio Grande do Sul, comemoramos o dia do gaúcho. Meu pai era deste estado, mas toda sua família, das campanhas do Uruguai. Ele amava todos esses campos, os pampas do sul, por isso, encerro com um poema gauchesco.

Aldeia
(por Marcelo D’Ávila)*

Um velho estancieiro disse um dia:
"Pinta tua aldeia e pintarás o mundo" - **
E deste ensinamento tão fecundo
Fiz os esteios da minha poesia.

Meu verso é como faca ou punhal,
Sem cabo, só lâmina em essência:
Universal,  nascido na querência,
Campeiro, tendo o mundo por quintal.

Meu verso é um rio que corre em minhas veias
Menor e menos belo do que o Tejo -
Mas é meu verso - e assim é que o desejo
Porque é o rio que corre minha aldeia.

Canto minha aldeia e nela me desmancho
Porque é meu pago, é porto, fortaleza,
E trago no meu verso esta certeza
Que o mundo inteiro cabe no meu rancho.


   * Marcelo D’Ávila foi meu colega em Sant’Ana do Livramento, fronteira com o Uruguai, na época em que morei lá, dos meus 7 aos 12 anos. Hoje, é médico, poeta e contista. Neste poema gauchesco, utiliza uma citação de Tolstoi **, além de referências a Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Netto e Pablo Neruda.
Tenho orgulho de todos gaúchos que amam os ventos do Sul 
e traduzem isso em arte para o mundo e com o mundo.

A alma dos pampas que me fez de morada: 
o velho casarão doce e amargo dos ventos do sul.

90 comentários:

  1. Essa postagem foi difícil para mim. Preparei com quase duas semanas de antecedência, e mesmo assim... difícil.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Cissa! Imagino o quanto deva ter sido difícil, mas ficou maravilhosa essa homenagem e ele , de onde está, tenho certeza, te sorri! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem a seu pai, mesmo sendo as palavras poucas para descrever quem admiramos. As pinturas são lindas. Por a vida ser tão breve há que dar amor diariamente, intensamente, a quem nos rodeia e a quem amamos de verdade.

    Um forte abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  4. O.A.S.,
    agradeço seu canto/encanto vindos dos mares de Portugal.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem ao seu pai. Imagino o qto deve ser dificil perder pai ou a mãe, visto q ainda tenho os dois, mas perdi outras pessoas preciosas pra mim.
    Lindos os quadros do seu pai e que bom que a memória dele está viva com vc!!

    Flor, Andei beeeem sumida pelos motivos de sempre, e ainda por cima, me mudei de casa, tudo uma bagunça. Mas tentarei estar mais presente!
    Tem postagem nova, confere lá!
    Beijos*-*
    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida, amiga, não tinha ideia de como esse dia fosse significativo para ti. Não sei o que dizer a respeito da perda do homem, uma vez que apenas seu corpo pereceu, o espírito dele me parece estar intacto dentro de ti e, agora, através de seu texto e do poema de seu amigo, tornou-se também sentido na essências de nossas vísceras: na dos leitores da Ana Cecília.
    Não fique triste no dia de hoje, lembre apenas do melhor gaúcho de todos e rejubile-se nas lembranças do legado que ele te deixou.
    Com carinho, Dilso.

    ResponderExcluir
  7. Emocionante a homenagem Cissa, me fez refletir o quanto a vida é realmente breve, e aquela pessoa que está contigo todos os dias hoje, amanhã pode não estar mais. São as coisas inevitáveis pelas quais devemos passar e que jamais estamos 100 por cento preparados, mas que devemos assimilar como fatos da vida. A perda de um parente é mesmo uma coisa dolorosa, mas por outro lado, ficam as boas lembranças e a saudade.

    Grande beijo e feliz dia do gaúcho.

    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  8. EVELIN,
    obrigada pela visita, irei lá sim. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. DILSO,
    pois sim! São as tantas e quantas eternidades de uma única existência.
    Obrigada pelo carinho, amigo!

    ResponderExcluir
  10. ALMIR,
    tens razão, nunca estamos totalmente preparados. Obrigada pelas palavras e o carinho! E pelo "dia do gaúcho"! :)
    Grande beijo, amigo!

    ResponderExcluir
  11. Estes dias estava pensando qrida...É incrivel, um dia vc é filha pisca os olhos e já é mãe...
    Linda homenagem ao papai..Só tenho a dizer: Emocionante, cada palavra pincela um sabor de saudade no coração...
    Linda tarde qrida...
    Bjinhoa mineiros

    ResponderExcluir
  12. JOSY,
    minha querida amiga/irmã mineira! Obrigada pelo carinho de sempre! Beijinhos gaúchos!

    ResponderExcluir
  13. Cissa, falar das pessoas que amamos nunca é fácil, principalmente sendo a figura de um pai. Poxa, mas que homenagem! O coração falava e você ia escrevendo. Mais do que nunca, um beijo do tamanho do Rio Grande do Sul no seu coração lindo coração Gaúcho.

    ResponderExcluir
  14. Querida Cecília!
    Que linda homenagem você preparou para o seu pai! Com muita sensibilidade, demonstrou a sabedoria e o carinho por ele transmitidos. Tenha a certeza de que seu pai agora, junto de Deus, deve estar muito feliz com sua ternura!
    Eu também perdi meu pai , que partiu para junto de Deus no início de julho e sei como a saudade dói , mas as lembranças dos bons momentos enchem de luz a minha caminhada!
    Que Deus a abençoe sempre!
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  15. PAULO CESAR,
    meu querido amigo, obrigada pelo carinho. Obrigada, um beijo no seu coração carioca!

    ResponderExcluir
  16. ANGELA,
    sinto muito por seu pai. Que Deus te abençoe sempre! Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cissa.

    Sêneca, filósofo latino, escreveu que não devíamos julgar que uma pessoa viveu muito por causa das rugas e cabelos brancos, mas a vida, se bem aproveitada, é suficientemente longa para a realização de grandes tarefas.

    A insatisfação do homem. Que a vida está fadada à finitude, às mudanças, isso não pode ser mudado. Eis a razão para valorizarmos a vida, com todas as complexidades que ela apresenta, enquanto ainda estamos por aqui. Enquanto estamos com nossos queridos.

    O seu pai certamente soube como tirar proveito da vida com a realização de grandes feitos. E por isso podemos dizer que ele ainda está aí, em você: o legado que ele deixou, as lições, um jeito bonito de encarar a vida...tudo está aí, Cissa. É um grande feito, talvez dos maiores. E certamente a sua filha terá proveito também destas lições.

    Eis a melhor lembrança que alguém pode querer deixar! E expresso em belas palavras nesta bonita homenagem - como foi difícil, nesta data, mas quanta coisa boa você relembrou! E relembrou da vida, que nem mesmo a morte consegue abolir completamente!

    Um beijo no coração, Cissa! Fique bem! :)

    PS: As pinturas de seu pai são muito boas. Gosto da expressividade e cores!

    ResponderExcluir
  18. Difícil mas um belo presente a ele e a nós. Obrigada.
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  19. Bahhhhh... Ana, tu me fez chorar, mulher!!!!!
    Que saco... :-)

    Lembro do pai exatamente como descreveste: alguém que buscava através do exemplo nos ensinar coisas muito importantes para a vida. Muitas vezes ele não nos disse uma palavra sequer, mas a gente entendia tudo o que ele queria dizer.

    Mesmo quando já estava bem doente e pouco saía de casa, lembro da vida que exalava pelos poros e do quanto ainda fazia planos para o futuro, mesmo reconhecendo suas limitações e de que em breve não estaria mais com a gente. E também do quanto nos ensinava com esse exemplo.

    Talvez esse "não entregar-se" (que contagia nossa mãe até hoje!) seja o que mais lembrei durante todo este dia especial.

    Obrigada, minha irmã, por trazer a memória do nosso OSCAR RODRIGUES (gritado em alto e bom som como ele gostava de ser chamado) e partilhá-lo um pouco com estes amigos tão bacanas da blogosfera!

    ResponderExcluir
  20. E que poema lindo o do Marcelo... poxa... adorei!

    ResponderExcluir
  21. Em sua linda homenagem, ficou evidente a sabedoria e a criatividade de seu pai. Deve ter recebido dele essa facilidade de se relacionar e a forma gentil com que trata a todos. Aprendemos com exemplos e não com palavras.

    Lindo poema... o verso é rio que corre nas veias. Realidade de quem os ama.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. JAIME,
    meu amigo! A tua frase: "... vida que nem mesmo a morte consegue abolir completamente". Está maravilhosa! Muito obrigada, amigo!
    Beijos em agradecimento.

    ResponderExcluir
  23. GISA,
    obrigada pelo carinho, minha nova amiga!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Nossa.. to emocionada com uma sicronicidade que acabou de acontecer aqui....
    Mais pra frente eu te conto.
    Volto para comentar o seu tao lindo post..

    ResponderExcluir
  25. Cissinha, sua homenagem a seu paizinho é uma declaração de amor filial.
    Estou certo de que onde ele estiver, e "memoria desta vida lhe consente", está muito orgulhoso e feliz por ter uma filha maravilhosa igual a você.
    Sabe, outro dia, eu estava pensando na minha vida póstuma, e desejei que minha filha se lembrasse de mim assim como você recorda do seu pai com boas lembranças.

    Parabéns pela crônica!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  26. Cissa, minha amiga querida, primeiro parabéns pelo seu dia gaúchinha linda! Tenho que dizer que a gauchada me encanta nessa blogosfera, é tu, Chica e outras pessoas de alma linda que me enternecem o coração! Adoro vc Cissinha!

    Linda homenagem e a parte que mais me tocou foi vc dizer que ele te ensinou sem palavras. Atitudes falam por si. E isso é tão lindo, pois as pessoas não são o que falam, são o que fazem, e seu pai deve com certeza aqui nesse plano ter sido alguém muito especial, pois criou uma filha assim. Da onde ele estiver deve te olhar com um sorriso largo de tanto orgulho!

    bjokitas com carinho imenso minha sweet gaúcha!!

    ResponderExcluir
  27. Que lindo Cissa! Acho que este foi um dos mais bonitos textos que escreveu... Também gostei muito das pinturas do teu pai. Se ele estivesse entre nós agora, certamente teria muito orgulho da filha que tu és (e quem sabe, onde ele estiver, ele não está vendo essa homenagem cheio de orgulho?).

    Abração e não ligue para pessoas grosseiras. Vc é maior que isso.

    ResponderExcluir
  28. Cissa o/
    Que bela homenagem ao seu pai! Fiquei emocionada!
    Ele era um grande artista pelos trabalhos que vc postou...acho que sei a quem a filha dele puxou rs....

    Obrigada por ter curtido a postagem que fiz sobre esse clássico da Bela e a Fera! Eu procurei colocar o que senti vendo o filme e olha que fricou galtando coisa que se eu contasse seria spoiler! A transformação do Fera em príncipe me deixou surpresa...aquela dualidade sinistra de aparência e tal...e Jean Marais era um gato!
    Bjs!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Aqui é uma Paraibinha muito pequenininha que está de pé te aplaudindo pelo coração tão generoso e tão sincera...sua homenagem para seu pai nos concede a honra de participar um pouco do seu sentimentalismo que expressas de forma tão real...
    Eu te amo menina loira do meu coração...
    Só podia ser mais uma gaucha no meu coração...
    Bjssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Muito bonita sua homenagem Ana. Eu era pequenino mas tem duas coisas que me fazem lembrar dele: uma era que ele gostava do Jornal do Almoço e a outra é de apreciar uma morcilha hehhehe. Desde aquela época peguei gosto também. Ou seja, o que fica são as lembranças boas e os ensinamentos! Bjooo grande.

    ResponderExcluir
  31. Cissa, bonita homenagem. Eu acho legal e engraçado fotos antigas, é como se fosse um outro mundo, não acha? (:

    E sim, eu levaria as coisas pequenas na mão, mas pochete Cissa? o.o hahaha

    ResponderExcluir
  32. Belíssima homenagem amiga! O que é isso? Familia de artistas? Que beleza! Abraços

    ResponderExcluir
  33. Paradoxalmente, Ana, é a finitude da vida que dá sentido a ela, pois se fôssemos imortais, não daríamos à vida o valor que ela merece.
    E as lembranças boas que deixamos para nossos entes queridos sim, nos tornam imortalizam.
    Belíssimos desenhos, sem dúvida.
    Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  34. BEL,
    ...é, ele sempre fez planos para o futuro, mesmo quando já estava doente. Beijos.

    ResponderExcluir
  35. MARILENE,
    obrigada! A gentileza é toda sua. O poema dele é maravilhoso, sim! Beijos.

    ResponderExcluir
  36. BENTO,
    Bentinho, meu amigo! Também espero o mesmo em relação a minha filha. Obrigada! Da amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  37. MEIRE,
    obrigada pelo carinho! Também te adoro!
    Realmente, as atitudes falam por si!
    Beijinhos sweet paulista! rsrs

    ResponderExcluir
  38. ROSE,
    minha amiga! Obrigada pelas palavras, talvez tenha sido o melhor texto mesmo... (?)
    Quanto aos demais, tens razão! Beijosss

    ResponderExcluir
  39. TSU,
    obrigada. Nos emocionamos todas! Beijos, para a Edna também!

    ResponderExcluir
  40. SEVERA,
    muito obrigada pelas palavras carinhosas. Beijosss

    ResponderExcluir
  41. MARCEL,
    Celzinho, que surpresa!!!!
    Alguém da família,que bom. Pois é, a morcilha! rsrs
    Brigadão primo!

    ResponderExcluir
  42. LALA(IZE),
    obrigada! Pois é, parecem mesmo outro mundo, ou outra dimensão! Beijos.

    ResponderExcluir
  43. GI,
    obrigada! Gostei do "família de artistas" rsrs
    Beijos,amiga!

    ResponderExcluir
  44. JACQUES,
    tem razão, amigo! De uma forma muito estranha, a tal da mortalidade é que dá sentido as coisas. Abraços! Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Ei Cissa que lindo esse texto e essa homenagem ao seu pai... E o velho era bonitão hein!!!!!! Parabens, vc é muito carinhosa e protetora da sua familia, isso é bom!

    ResponderExcluir
  46. DEDÉ,
    obrigada pelas palavras, amigo!
    Meu velho era bonitão mesmo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  47. Cissa, linda demais e profunda a tua homenagem ao seu pai, foram palavras que tocaram fundo, não o conheci, lógico, mas creio que foi um homem espetacular, e ainda por cima, muito talentoso artisticamente, e que ainda nos legou uma família maravilhosa, o grande exemplo é vc e a Bel. Sempre quando chega o dia do niver do meu velho, que faleceu em 91 (até fiz um post dos 20 anos de partida dele, lembra?), fico mergulhado em reminiscências, e sempre questiono a morte, que, mesmo sendo algo natural ao ser humano, é, intrinsecamente, um fator antinatural. Parabéns pela bela homenagem, com certeza se ele estivesse vivo agora, teria um imenso orgulho de você, de Bel e dos outros filhos.

    Em relação ao teu comentário no meu, fico profundamente pela fidelidade, a recíproca é verdadeira, e o meu sentido do meu post lá era que, mesmo sendo importante e parte integrante de nossas vidas a internet, creio que, na medida do possível, podemos sim nos desconectar dela e vivermos o mundo real, lógico que amo a web, e não consigo mais viver sem ela, mas tenho procurado aproveitar de forma racional e proveitosa os momentos que a uso, creio que, quando passar essa fase minha e de minha esposa de estudos e estivermos com a nossa vida profissional estabilizada como almejamos, sim, vou voltar a dedicar mais tempo à internet, mas o pouco tempo que eu estou dedicando agora, é justamente para dar conta de interagir com os amigos blogueiros, como vc, André, Will, Tsu, Chica, Drielle, PC, entre outros.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  48. Cissa querida,
    Me encantei com esta bela homenagem! Sei que não foi fácil para você prepará-la, pois remexer no baú das lembranças sempre traz emoções à nossa alma.
    Vejo que seu pai foi um homem sábio, além de um artista. Não é à toa que você é essa pessoa doce e talentosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  49. Todo futuro está resumido a memórias.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  50. PAULO CHENG,
    meu amigo! Claro que lembro do post em homenagem ao teu pai, foi quando o li, que tive a ideia de fazer um para meu pai, me lembro que chorei lendo o teu post! Foi muito emocionante. E naquele dia, chorando e lendo teu texto, é que decidi fazer uma homenagem ao meu, por tabela foi você que me deu a ideia (!!!), mas decidi postar na data de nascimento, não de falecimento.
    Muito obrigada amigo, por tudo!

    ResponderExcluir
  51. VERINHA,
    obrigada pelas palavras... obrigada mesmo, de coração! Beijos.

    ResponderExcluir
  52. ROBERTO,
    seja bem vindo!
    Ainda hoje vou no teu espaço! Sem falta!

    ResponderExcluir
  53. querida amiga,
    sabia que esta postagem estaria aqui ontem, mas só hoje, e quase ao fim da tarde, consegui iludir o tempo. e que dizer, cecília querida, numa homenagem tão sentida ao teu primeiro porto de abrigo, nesta data-emblema que eterniza? apenas que o pai que trazes até nós ajuda a perceber a imensa pessoa-mulher que és.

    um beijhinho!

    p.s.de todas as ideias que aqui prendes na lapela do casaco do teu pai, retenho uma que sei fazer parte de ti também e que, ao que vejo, é uma herança direta dele: a de que estamos bem se sentimos aqueles que nos são próximos bem, também.

    ResponderExcluir
  54. Cissa,
    Que homenagem linda! Escreveu de uma forma tão simples, mas tão sincera, que me comoveu.
    muitos beijos

    ResponderExcluir
  55. Oi, Cissa.

    Foi uma linda homenagem a seu pai, emocionante! Eu é quem devo agradecer por compartilhar tão belas palavras de uma lembrança tão forte, mas bonita e feliz!

    Um beijão pra você também! :)

    ResponderExcluir
  56. Querida Cissa... voltei..mesmo assim li duas vezes a sua rica homenagem ao seu Pappy.

    As pessoas ficam conosco o tempo necessario para que aprendamos com elas e creia, ensinamos.
    Nada e por acaso.
    E estas pessoas especiais, quando nos deixam, nos deixam tambem aquele gosto do quero mais...

    Penso que o maior legado que um HOMEM pode deixar a seus filhos, nao sao palavras, que acabam indo com o vento..
    Sao seus exemplos.
    Que belo exemplo seu pai deixou a vc. De fortaleza, de retidao, de bem querer..
    E pelo jeito vc aprendeu bem a licao.

    Parabens pelo poema escolhido.... e parabens pela sua sensibilidade.

    Um beijo no seu coracao!!!

    ResponderExcluir
  57. Você é uma presença muito querida. Todas as vezes que venho visitá-la, me encanto com sua capacidade de escrever, sinteticamente, sobre tudo, sem deixar que o fundamental escape.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  58. JORGE,
    meu querido amigo de-além-mar,
    tens razão, a maior lição que recebi:"...estamos bem se sentimos aqueles que nos são próximos bem, também". Obrigada pelas palavras e o carinho! Beijinho.

    ResponderExcluir
  59. CEM PALAVRAS,
    obrigada pelas 1000 palavras que também dissestes por aqui! Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  60. JAIME,
    eu que tenho que agradecer antes...ora..., as damas primeiro! Mas, fora a brincadeirinha! Veleu, amigo! Beijão.

    ResponderExcluir
  61. WOW ~ Caro .... isso foi tão lindo e incrível! Meu coração foi profundamente tocado por suas palavras .... o que uma homenagem tocando com seu pai e à vida. Eu e minha mãe foram levados às lágrimas. O que uma obra-prima poética. Minha mãe foi criada no Brasil, então ela realmente traduzido por mim (ela fala e lê fluentemente Português). Foi tão bom tê-la falar em Inglês as palavras que você compartilhou em Português ..... linguagem não pode separar as palavras de amor e beleza .... ele não pode diluir a mensagem! Continue escrevendo, essa foi espetacular ~ ~ muita bondade e amizade ~ alice

    ResponderExcluir
  62. Menina,que homenagem linda! Tudo, tudo lindo,O texto, as telas e o seu pai (com todo respeito).Deus o tem na sua santa paz.bjs

    ResponderExcluir
  63. MA,
    nada é por acaso mesmo!... que coincidências, heim? Obrigada pelas palavras,maninha do coração! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  64. MARILENE,
    obrigada novamente pelo carinho!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  65. ALICE,
    dear new friend!
    How incredible! His mother was raised in Brazil? I was pleased to learn that she also read and translated for you! Great!
    Thank you, dear, the words, the love and presence.
    I'm your fan! I will always be there.
    Big hug. For your mother, especially a kiss!
    Stay with God!

    ResponderExcluir
  66. SONINHA,
    obrigada, querida amiga, pelos elogios, sei que são sinceros! Eu e minha "bebê" estaremos sempre em teu cantinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Cissa, uma grande homenagem que me faz lembrar de meu pai, meu pai também gostava de pintar tela, o sonho dele era ser um grande artista de óleo sobre tela, acho que por isso que tenho paixão pela pintura. A tela são linda. Meu pai deve estar lá conversando la em cima com o teu.Bjs e ótima noite!!!!!
    Smareis

    ResponderExcluir
  68. Oi, Cissa!
    Senti saudade e voltei para lhe dizer que a pintura do seu pai é maravilhosa.
    Daqui a algum tempo, ele pode ser reconhecido merecidamente como um grande pintor.

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  69. SMAREIS,
    fiquei emocionada com seu comentário...
    Beijos e ótima noite, também!

    ResponderExcluir
  70. BENTINHO,
    obrigada pelo carinho. Meu pai pintava apenas por hobby, ele era arquiteto! Tenho os quadros dele aqui em casa.
    Muito obrigada pelas palavras.
    Abraços da amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  71. Bela homenagem Cissa!

    Minha avó sempre dizia: O que são noventa anos, comparado a eternidade. Por mais tempo que vivemos, sempre será pouco comparado ao infinito.

    Muito bacana o poema!

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  72. JIM,
    querido amigo! Lindas tuas palavras! Muito inspirado. O poema é muito bom mesmo.
    Obrigada pelo carinho e presença. Beijos.

    ResponderExcluir
  73. OI CISSA...LINDA HOMENAGEM...EMOCIONANTE...AMEI A MANEIRA COMO ELE PINTOU AS TELAS QUE AQUI NOS MOSTRAS...PINCELADAS COM POESIA...ESTOU EMOCIONADO....BEIJOS........

    ResponderExcluir
  74. VINO,
    este comentário vindo de ti, é uma honra!
    Muito obrigada! Também emocionei-me por aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Olá Cissa,
    Parabéns pela belíssima homenagem ao seu pai.
    Fácil perceber o carinho e gratidão que você possui pelo "velho" mesmo tão distante (será?)
    Um ótimo dia pra você.

    ResponderExcluir
  76. Olá Querida!!
    Linda Homenagem, seu pai era um grande artista!!!
    Você deixou claro a admiração por ele, muito lindo...

    Beijinhos Iluminados!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Cecília. Eu fico deveras emocionado com isso. Estou aqui às voltas com o meu pai hospitalizado num processo difícil depois de uma cirurgia e é um momento de lembranças dessas significações todas que você brilhantemente colocou aqui. Parabéns por ter absorvido esse legado de forma tão fecunda. Um grande abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  78. WILLIAM,
    obrigada amigo de sempre! Desde o início do meu blog, acompanhando por aqui!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  79. BETA,
    obrigada pelo carinho! Apesar de que ele pintasse apenas por hobby, concordo totalmente! Beijos.

    ResponderExcluir
  80. CACÁ,
    cuida bem do teu paizinho... Estimo melhoras.
    Obrigada pelo carinho da presença!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  81. Linda homenagem.
    Não é fácil nos despedirmos de quem amamos.E esse dica fica marcado a ferro e fogo no nosso coração para sempre!
    Bjka,guria

    ResponderExcluir
  82. EMILIANA,
    tens razão! Muito obrigada pelas palavras. Beijoca!

    ResponderExcluir
  83. Linda homenagem minha amiga!
    Aliás, 'lindo' é o adjetivo que completa o post por inteiro:

    -Lindas palavras, expressando lindos sentimentos!
    -Lindas pinturas a óleo sobre tela.
    -Linda poesia.
    -E as fotos de seu pai também não ficam por baixo, rs.

    Pois bem, minha querida Ana, posso apostar que seu pai tem muito orgulho de você e que te protege, onde quer que ele esteja ele olha por você!

    Comentando atrasada, mas antes tarde do que nunca!

    ResponderExcluir
  84. JAY,
    obrigada, amiga do meu coração!
    As tuas palavras que são lindas!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  85. Oi Cissa,

    Deixei para ler este post com a calma e a atenção que mereciam, por isso demorei-me tanto.

    Esse amor pelo seu pai e pelas suas raízes, é o que faz de você a Ana Cecília Romeu que você é. Linda, inteligente, carismática! Capaz de nos prender num condomínio de ilusões ou no simples sorriso do seu rosto.

    Que alegria deve sentir seu querido pai, esteja ele onde estiver, ao saber que o seu legado de valores continua vivo, na filha onde ele plantou suas sementes.

    Até o poema escolhido exprime o verdadeiro amor às origens.

    Belíssima homenagem!

    Siga seu caminho orgulhosa em saber que carrega em você, toda essa grandeza da alma que seu pai, silenciosamente, te ensinou.

    Beijos

    Leila Rodrigues

    ResponderExcluir
  86. LEILA,M
    muito emocionada com tuas palavras...
    obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Cissa,

    eu é que tenho que agradecer a sua amizade e o seu carinho comigo.

    Obrigada por me receber tão bem no seu espaço. Eu realmente gosto muito de tudo que voce escreve/posta.

    Quanto ao seu paizinho, a melhor forma de agradecê-lo por tudo é levar este legado para a sua filhinha e isso eu tenho certeza de que voce já faz!

    Eu perdi uma vó que me era muito querida. Tenho muita saudades dela, procuro "amenizar" a falta, sendo a pessoa que ela sempre me ensinou a ser.


    Beijos

    ResponderExcluir
  88. LEILA,
    muito belas suas palavras...
    tens razão, levar o legado para minha filha, é como posso agradecer meu pai por tudo que fez!
    Beijos, amiga! Muito obrigada, por tudo!

    ResponderExcluir